Buscar

U2-S1

Prévia do material em texto

Iniciado em
	sexta, 31 mar 2023, 14:24
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 31 mar 2023, 14:31
	Tempo empregado
	6 minutos 39 segundos
	Notas
	3,00/3,00
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00Marcar questão
Texto da questão
"Os direitos da personalidade são todos os direitos necessários para realização da personalidade e para sua inserção nas relações jurídicas. Os direitos da personalidade são subjetivos, ou seja, oponíveis erga omnes (se aplicam a todos os homens).". (Disponível em: https://jus.com.br/artigos/55019/direitos-da-personalidade, acesso em 21/11/2020).
Assinale a alternativa correta que traz os direitos da personalidade, protegidos pela Constituição Federal.
Escolha uma:
a.
Aposentadoria,  saúde, honra e imagem.
b.
Educação, saúde, moradia e transporte.
c.
Segurança, lazer, intimidade e honra.
d.
Intimidade, vida privada, honra e imagem. 
e.
Saúde, moradia, lazer e imagem.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
marcar questão
Texto da questão
"Segundo a legislação pátria - artigo 12, parágrafo único do Código Civil, o morto poderá sofrer violação aos direitos inerentes à sua personalidade - direito à honra, à privacidade, à imagem. Isto posto, a família do morto terá legitimidade para pleitear que cesse a ameaça e/ou lesão inerente à violação da personalidade, tendo em vista que o código civil protege os direitos post-mortem inerentes à personalidade jurídica". (Disponível em https://marcelobarca.jusbrasil.com.br/artigos/121944063/protecao-post-mortem-envolvendo-os-direitos-da-personalidade . Acesso em 21/11/2020.).
Nesse contexto e com base no art. 12, parágrafo único, do Código Civil, têm legitimidade para pleitear judicialmente a reparação do dano ao morto o(s)
Escolha uma:
a.
ascendentes, descendentes, cônjuge sobrevivente e colateral até segundo grau.
b.
cônjuge sobrevivente, colateral até o terceiro grau e ascendentes.
c.
cônjuge sobrevivente, qualquer parente em linha reta e colateral até o quarto grau. 
d.
cônjuge sobrevivente, qualquer parente em linha reta e colateral até o terceiro grau.
e.
colateral até o quinto grau, cônjuge sobrevivente e descendentes.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
"O domicílio, em última análise, é a sede jurídica da pessoa, onde ela se presume presente para efeitos de direito e onde pratica habitualmente seus atos e negócios jurídicos.". (Carlos Roberto Gonçalves. Direito civil brasileiro, parte 1, 2018, p. 88).
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Domicílio legal é aquele estipulado pelas próprias partes, preferencialmente por meio de um contrato.
II. Domicílio voluntário é o geral e comum, fixado por simples manifestação de vontade da parte, portanto é o escolhido livremente.
III. Domicílio por eleição é onde funcionam as suas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, apenas.
b.
II e III, apenas
c.
II, apenas. 
d.
I e II, apenas
e.
I, II e III.
U2S1 - Atividade de Aprendizagem
	Iniciado em
	sexta, 31 mar 2023, 14:32
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 31 mar 2023, 15:10
	Tempo empregado
	37 minutos 48 segundos
	Notas
	3,00/3,00
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão Texto da questão
Com o advento da República e da maior burocratização do governo, o registro civil ganhou novo fôlego e, mesmo diante de pressões contrárias, no ano de 1889 os primeiros registros começaram a ser escritos. O decreto de 1888 impôs regras para o assentamento dos registros de nascimento, casamento e óbito, sendo uma das primeiras referente ao declarante. (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, parte 1, 2018, p. 92).
 
Considerando as informações, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
 O registro civil, por sua importância na vida das pessoas, interessa a todos: ao próprio registrado, a terceiros que com ele mantenham relações e ao Estado.
 Registro civil é a perpetuação, mediante anotação por agente autorizado, dos dados pessoais dos membros da coletividade e dos fatos jurídicos de maior relevância em suas vidas, para fins de autenticidade, segurança e eficácia.
 Somente serão averbados em registro público: o divórcio, a separação judicial e o restabelecimento da sociedade conjugal, os atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconhecerem a filiação.
 A mulher não pode registrar o nascimento do filho em igualdade de condições com o homem, é necessário que ela espere o prazo de 15 dias para que então possa proceder com o registro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
V – F – F – F.
b.
F - F - V - V.
c.
F – V – V – F.
d.
V – V – F – F. 
e.
F – F – V – F.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
"Como se observa, destinam-se os direitos da personalidade a resguardar a dignidade humana, por meio de medidas judiciais adequadas, que devem ser ajuizadas pelo ofendido ou pelo lesado indireto. Estas podem ser de natureza preventiva, cautelar, objetivando suspender os atos que ofendam a integridade física, intelectual e moral, ajuizando-se em seguida a ação principal, ou de natureza cominatória, com fundamento nos arts. 497 e 536, § 4º, do Código de Processo Civil, destinadas a evitar a concretização da ameaça de lesão". (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, parte 1, 2018, p. 97.).
Os direitos da personalidade são protegidos juridicamente, por meio de ações
Escolha uma:
a.
de caráter preventivo por meio de ajuizamento de ação cautelar, ou ordinária com multa cominatória, com a finalidade de evitar a concretização da ameaça de lesão ao direito da personalidade ou repressiva, através da imposição de sanção civil (pagamento de indenização) ou sanção penal (perseguição penal) em caso de a lesão já haver ocorrido. 
b.
somente de caráter repressivo, através da imposição de sanção civil (pagamento de indenização) ou sanção penal (perseguição penal uma vez que não há possibilidade de se ajuizar ação judicial para casos para prevenir que se ocorra um dano. É necessário a efetividade do dano.
c.
de caráter preventivo por meio de ajuizamento de ação repressiva, ou ordinária com multa cominatória, com a finalidade de evitar a concretização da ameaça de lesão ao direito da personalidade ou cautelar, através da imposição de sanção civil (pagamento de indenização) ou sanção penal (perseguição penal) em caso de a lesão já tenha ocorrido.
d.
de caráter preventivo por meio de ajuizamento de ação cautelar, ou ordinária sem a possibilidade de multa cominatória, somente com a finalidade de evitar a concretização da ameaça de lesão ao direito da personalidade ou repressiva, através da imposição de sanção civil (pagamento de indenização) e nunca com sanção penal (perseguição penal) em caso de a lesão já haver ocorrido.
e.
somente de caráter preventivo por meio de ajuizamento de ação cautelar, ou ordinária com multa cominatória, com a finalidade de evitar a concretização da ameaça de lesão ao direito da personalidade.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
"A ausência pode ser considerada como hipótese de morte presumida, decorrente do desaparecimento da pessoa natural, sem deixar corpo presente (morte real). Em outras palavras, ocorre nos casos em que a pessoa está em local incerto e não sabido (LINS), não havendo indícios das razões do seu desaparecimento.". (Tartuce, Flavio. Direito Civil: Volume 1. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2019, p. 326).
Uma vez declarada a ausência e aberta a sucessão provisória,
Escolha uma:
a.
empossados nos bens, os sucessores provisórios não são responsáveis por ações pendentes ou futuras ações que forem movidas conta os bens do ausente.
b.
os ascendentes, os descendentes e o cônjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, darão,necessariamente, garantias da restituição dos bens mediante penhores ou hipotecas equivalentes aos quinhões respectivos.
c.
os herdeiros, para se imitirem na posse dos bens do ausente, não precisam dar garantias da restituição deles.
d.
os imóveis do ausente serão alienados, independentemente de autorização judicial, para lhes evitar a ruína.
e.
os ascendentes, os descendentes e o cônjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, poderão, independentemente de garantia, entrar na posse dos bens do ausente. 
Parte inferior do formulário

Continue navegando