Buscar

6-Sistema Articular (31 03 2023)

Prévia do material em texto

Sistema Articular
Possui consistência rígida, superfície lisa e serve para o suporte e revestimento para aumentara quantidade de movimentação.
Tecido Cartilaginoso
As células presentes são os condrócitos e possui o material intercelular (matriz cartilaginosa). Os componentes extracelulares são as proteínas fibrosas, colágeno tipo II promovendo estabilidade mecânica.......
Tipos de Articulações
As sinartroses são articulações por continuidade das superfícies ósseas, em que os osso são unidos por tecido conjuntivo fibroso. Promove uma movimentação limitada. Osso com função primária de sustentação e.... A sincondrose está presente nas costelas e esterno, a qual é uma cartilagem semimóvel. A sinostose é uma articulação imóvel e rígida, está presente entre os ossos do sacro. A sínfise pélvica e a sínfise púbica possui uma faixa em que permite que a articulação se mova juntamente com os ossos. 
As diartroses são de grande extensão de movimentos.
Todos os componentes da articulação não são visíveis radiograficamente, isto é, se observar qualquer coisa significa que está alterado. 
Luxação
Os ossos longos se articulam pela diartrose, e quando há uma luxação tem um desencontro total entre 2 superfícies articulares. 
Causa muita dor ao animal, pois é uma movimentação muito abrupta que causa dano nos tecidos. 
Luxação coxofemoral representa 90% de todas as luxações do corpo, normalmente ela é traumática, geralmente resultado de atropelamento. Também é consequência de doenças articulares, como a displasia coxofemoral. A luxação dorsal e cranial é a mais comum, a luxação caudal é muito rara, e luxação ventral é normalmente iatrogênica (geralmente é uma articulação que já está sub-luxada e que com pouco movimento causa a luxação).
A luxação de patela tem causa desconhecida, em cães de pequeno porte a crista troclear parece ser mais achatada o que faz com que seja comum a luxação, pois uma vez que a crista não tem profundidade, como que a patela vai se localizar ali. As fêmeas têm maior predisposição. É raro em gatos. Os sinais radiográficos são a patela medial ou lateral, alterações ósseas, DAD.
Ligamento e tendão não é visualizado na radiografia, só é possível visualizar quando está calcificado.
Subluxação
É o desencontro parcial entre duas superfícies articulares, sito é, é a separação incompleta de um osso em relação a outro dentro de uma articulação tendo ainda contato entre ossos.
Entorse
É o deslocamento de uma articulação produzindo estiramento ou ruptura dos ligamentos e voltando o osso a sua posição normal. Ou seja, é a “torção de pé”.
Sinais Gerais das Doenças Articulares
Aumento ou diminuição do espaço articular
Aumento da densidade da cartilagem articular
Aumento da densidade da sinovia, isto é, muita celularidade no liquido sinovial
Mal alinhamento entre superfícies articulares
Corpos radiopacos livres na articulação que são os osteófitos
Doença Articular Degenerativa (DAD) – Osteartrite ou Osteoartrose
É uma condição não inflamatória que levará a perda da cartilagem e o seu estilhaçamento. A perda da cartilagem pode ser primaria decorrente do envelhecimento ou secundaria que resulta de pressões anormais devido a displasias. 
Os sinais radiográficos são o osteófito ou entesófito, esclerose do osso subcondral. Diminuição do espaço articular e remodelamento ósseo. 
Displasia do Cotovelo
Ocorre devido a um mal desenvolvimento da chanfradura radio-ulnar, possui sinais muito discretos. 
Afeta cães de raças puras de grande porte com crescimento rápido entre 5-12 meses de idade.
É uma doença bilateral em que o animal claudica somente de um membro.

Continue navegando