Buscar

David Bizarro - Atividade 2 - Métodos e Medidas de Posicionamento Geodésico GNSS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Unyleya - Educação à Distância (EaD)
Curso de Pós-Graduação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais
Avaliação 2 - Teórica
	Aluno
	David Salomão Pinto Castanho Bizarro, Matrícula nº 1148652
	Disciplina
	Métodos e Medidas de Posicionamento Geodésico - GNSS
	Data de entrega
	01/04/2023
	Professor
	Gildriano Soares de Oliveira 
	Tipo de prova
	Teórica
	Curso
	Georreferenciamento de Imóveis Rurais
	Turma
	2022/23
	Nota
	
	ATENÇÃO: A avaliação deverá estar entregue de acordo com as normas da ABNT.
	Referências
	DA SILVA, Márcio Felisberto; Métodos e Medidas de Posicionamento de Geodésico - GNSS. Pós-Graduação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Faculdade UnyLeya, Brasília-DF, 2022.
IBGE - Coordenação de Geodésia. Solução Multianual das Estações da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS no Período de 2000 a 2019. Série Relatórios Metodológicos, Volume 49. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/ livros/liv101895.pdf>. Acesso em 21 de Março de 2023.
	Tarefa
	Com base nos conteúdos estudado, descreva quais os componentes importantes na composição dos resultados dos levantamentos referenciados pela RBMC.
Mínimo de 01 lauda.
	A Rede Brasileira de Monitoramente Contínuo (RBMC) atualmente conta com 147 estações operacionais em todo o Território Nacional, ocupando posição de relevância desde a adoção da estrutura geodésica de referência do SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) na produção de geoinformação que compatibiliza a aplicação de técnicas da geodésia espacial como o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). Um papel importante da RBMC envolve as observações que contribuem para a densificação regional da rede do IGS (International GPS Service for Geodynamics), garantindo uma melhoria na precisão das informações sobre o território brasileiro, por exemplo, a geodinâmica do local onde estão instaladas as estações geodésicas cujas coordenadas finais têm precisão na ordem de ± 5 mm, entre outras atividades de importância, tal como a manutenção e a avaliação do referencial SIRGAS2000 em relação aos referenciais geodésicos globais, tais como, aqueles disponibilizados pelas órbitas precisas dos satélites do International GNSS Service - IGS.
As estações da RBMC são projetadas e materializadas através de pinos de centragem forçada cravados em pilares estáveis, equipadas com receptor e antena geodésica, conectadas na Internet e abastecidas com energia elétrica que possibilita uma operação contínua. Esses receptores da rede possuem capacidade de rastrear satélites GPS e GLONASS, procedendo à coleta com intervalo de 1 ou 15 segundos e ao armazenamento das observações do código e da fase das ondas portadoras (L1, L2 e algumas, L5) transmitidos pelos satélites daquelas constelações, cuja disponibilização ocorre através de arquivos diários nos formatos RINEX2 e RINEX3 juntamente com as órbitas, outra forma de disponibilização dos dados da RBMC envolve o serviço RBMC-IP em fluxo contínuo a cada segundo (em tempo real).
As críticas metodológicas às variadas informações coletadas, bem como ao monitoramento das coordenadas das estações da Rede ao nível centimétrico de precisão ao longo do tempo e o processamento dos dados GNSS visam ao provimento de dados de qualidade ao usuário, atividades essas que possibilitam a determinação contínua de um conjunto de coordenadas, velocidades e séries temporais para cada estação, que por sua vez permitem identificação de descontinuidades provenientes de trocas de equipamentos, fenômenos de vibração brusca da superfície terrestre, mudanças de velocidades na propagação de sinais, efeitos das condições locais, entre outros eventos, cujas posições estimadas diferem das coordenadas IGS em ± 5 milímetros de erro médio quadrático (EMQ) para as componentes planimétrica e vertical. Enfim, esse aspecto viabilizou o desenvolvimento prático da Geodésia em quatro dimensões, sendo a última componente justamente o tempo de referência das coordenadas, juntamente com as coordenadas das estações da RBMC que são as outras componentes importantes na composição dos resultados finais dos levantamentos de posicionamento referenciados.
Na aplicação dos métodos de posicionamento GNSS de precisão geralmente utiliza-se um método de posicionamento relativo envolvendo a ocupação simultânea de estações com coordenadas conhecidas e das estações que se deseja determinar, surgindo assim aplicação das estações geodésicas da RMBC dos Sistemas GNSS que elimina a necessidade do usuário imobilizar um receptor num ponto que oferece dificuldades de acesso, tendo em vista existir relatório de informações para cada estação, a saber: a localização, as coordenadas oficiais pertencentes ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), as informações sobre os equipamentos GNSS, e outras informações complementares.
Como consequência envolvendo as informações anteriores, relativamente ao estabelecimento da rede geodésica e das coordenadas das estações, cabe ao IBGE a responsabilidade no Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) pela disponibilização de dados e serviços direcionados ao posicionamento de precisão, seja em tempo real, seja para o pós-processamento.
	 Palavras-chave:
	Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC); 
Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS);
Relatório de Informação de Estação (IBGE).
Website: https://unyleya.edu.br/, 
UNYEAD EDUCACIONAL S.A. ; CNPJ. 24.531.339/0001-82, 
End.: Rua do Carmo, nº 66, Bairro Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP.: 20011-020, BRASIL

Continue navegando