Buscar

ESPORTES COMPLEMENTARES - APOL II APENAS CORRETAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESPORTES COMPLEMENTARES - APOL II = APENAS AS CORRETAS
“Os gestos espontâneos não se opõem aos gestos culturais; espontaneidade, para nós, tem a ver com naturalidade, facilidade, o que se faz voluntariamente, de modo próprio; de modo próprio porque é inerente ao ser humano, quer dizer, cada um possui a sua singularidade, um estilo próprio que o faz único e parte de um todo. Porém, os gestos/signos espontâneos não nascem de uma tábula rasa: na produção de signos, ‘efetiva-se sempre uma ‘renascença’ de conhecimentos antigos restabelecidos sob/sobre a experiência nova, que vai se acrescentando de outras informações [...]’”.
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primei
“Estes jogos eletrônicos, são jogos desenvolvidos como nova forma de interação das crianças com os brinquedos modernos, videogames, computadores e celulares, mantendo-se as características lúdicas. No transcorrer da história destes jogos eletrônicos, estes vieram se aproximando aos esportes tradicionais em premiações e espetacularização [...]. Os autores [...] alegam que a indústria dos jogos eletrônicos é a terceira mais lucrativa do mundo, ultrapassando a indústria do cinema e ficando atrás somente da indústria bélica e automobilística”.
	D
	III, IV e V
“A discussão em torno do fenômeno dos e-Sports, termo comumente usado para designar o esporte eletrônico, tem se tornado particularmente recorrente no Brasil — e não só em seu aspecto acadêmico, mas em uma repercussão social mais ampla, que implica tanto em um endereçamento frequente por parte dos meios de comunicação quanto em um princípio de fomento e aceitação mais abrangente, verificado a partir da criação de times e instituições dedicadas à prática. Essa condição de recorrência surge como consequência direta de dois fatores que enquadram a experiência dos video games no país [...]”.
	C
	I, III e IV
“Com relação ao contexto de jogo, o voleibol apresenta peculiaridades em relação aos outros esportes [...]. Ao contrário das outras modalidades coletivas, considerados como jogos de invasão ou territoriais, o voleibol é considerado um esporte de rede [...] uma vez que sua quadra é dividida em duas metades iguais separadas por uma rede. O fato de a bola viajar de uma metade a outra não podendo tocar o solo, pois resulta em pontos para o adversário, torna o jogo de voleibol um dos esportes mais difíceis de ser ensinado, pois exige movimentos precisos e altamente técnicos”.
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
“Esportes com Rede Divisória ou Muro/Parede de Rebote: são modalidades nas quais se arremessa, lança ou se bate na bola ou peteca em direção à quadra adversária (sobre a rede ou contra uma parede) de tal forma que o rival não consiga devolvê-la, ou a devolva fora do campo adversário ou pelo menos tenha dificuldades para devolvê-la. Diversas modalidades no mundo todo podem ser classificadas nesta categoria e se orientam por desafios táticos semelhantes. Podem ser citados como exemplos de esportes com rede divisória o voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca, sepaktakraw, ringo, ringtennis”.
	E
	II, III e IV
“A Ginástica Rítmica (GR) é um esporte que proporciona o desenvolvimento de todas as características para os seus aprendizes, através de várias oportunidades de movimento. [...] estas oportunidades são infinitas, as crianças usam sua criatividade natural e imaginação para manipular os aparelhos com formas diferentes e divertidas. [...] a GR é um dos esportes privilegiados, que por possuir habilidades motoras bem próximas da cultura corporal encontrada nas brincadeiras e nos jogos infantis, favorece desde os cinco anos de idade a possibilidade de vivências motoras na GR sem que estejamos iniciando precocemente na habilidade”.
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
“Uma das principais características das modalidades de rede divisória ou parede de rebote é que não deve haver contato físico entre os jogadores adversários. [...] Assim, como principais elementos técnicos executados nos esportes de rede/parede, podemos destacar: saque, recepção, levantamento, rebatida, percepção espaço-temporal e empunhadura. Os jogos de rede/parede iniciam-se com a execução do saque, no qual um atleta deve golpear o objeto com a mão ou com o pé (futevôlei, futsac) em direção à quadra adversária. Existem várias formas ou maneiras de realizar o saque: sua execução pode ser rápida ou lenta [...]”.
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
“A dança funciona como uma ferramenta de desenvolvimento motor, de várias vertentes: provocando movimentos lentos, rápidos, quebrados, fluidos, simples ou complexos. A estes movimentos podemos relacionar uma batida rítmica ou uma música ou um som, e podemos interligar também uma emoção ou expressão. Então, o que de facto está a acontecer? Uma multiplicidade de ações e sensações que se poderão tomar memórias e que, estando elas guardadas, poderão ser utilizadas em qualquer altura. A dança prepara-nos para as forças e dinamismos que a vida nos pode exigir, e simplifica a aceção de novas ações ou atitudes”.
	A
	I e II
“[...] podemos observar que a Ginástica Rítmica reúne todas as qualidades para o desenvolvimento integral do ser humano. Sua beleza plástica, graça elegância formam um conjunto harmonioso de movimento e ritmo. É definida também como uma relação harmoniosa entre o corpo em movimento, os objetos manipulados, o espaço envolvente inter-relacionados com a música. É difícil definir as origens, mas se sabe que a ginástica rítmica começou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas não possuía regras específicas nem uma denominação, mas já utilizava elementos de coreografia de dança”.
	C
	F – V – V – V – V
“A ginástica rítmica é uma modalidade desportiva essencialmente feminina que se fundamenta na expressividade artística. É conceituada como a busca do belo, uma explosão de talento e criatividade, em que a expressão corporal e o virtuosismo técnico se desenvolvem juntos, formando um conjunto harmonioso de movimento [...]. Hoje é considerada um dos mais belos esportes da atualidade e nas Olimpíadas, um dos esportes que atrai mais público. A ginasta pode competir a partir do ano em que completa 15 anos, ou seja, entre os 15 e 20 anos a atleta deve estar no auge de sua performance desportiva”.
	D
	V – V – V – F – V
“De maneira geral, todos os gestos técnicos são realizados como um ato de ação para defender ou atacar, fazendo com o objeto do jogo (bola, argola ou peteca) seja enviado aos espaços vazios da quadra adversária ou de maneira que dificulte a defesa ou o contra-ataque do adversário. No entanto, apesar das semelhanças entre os fundamentos técnicos, as modalidades de muro e algumas de rede apropriam-se necessariamente do uso de raquete como instrumento para que o jogador possa sacar ou devolver a bola à quadra adversária ou à parede”.
	C
	I, III e IV
“Logo, o uso das práticas digitalizadas e virtuais tornou-se uma ação protagonista, ao invés de ser apenas uma forma auxiliar de treinamento como de hábito. Deu-se aí a criação dos chamados eSports (ou e-Sports), termo definido para ‘diferenciar os jogos [digitais] casuais daqueles de natureza essencialmente competitiva’ [...]. Logo, os eSports poderiam ser entendidos como uma propagação do esporte convencional enquanto modalidade esportiva, onde o competidor encontra-se conectado a uma máquina e envolve aspectos competitivos, habilidades e engajamento cognitivo [...]”.
	B
	V – F – F – V – V
“Deste cenário lúdico, bilionário, jovem, mas abrangente, surgem os e-Sports. Mas, o que são os e-Sports? Um grupo de indivíduos reunidos para jogar games pode ser considerado esporte? [...] Pode-se dizer que os jogos eletrônicos se caracterizam, sim, como esporte, dado que envolvem controle físico (habilidades motoras em teclados e joysticks),empenho mental (estratégia, concentração), ambiente competitivo (em formato de campeonatos), e, tais como em muitas categorias olímpicas, participação direta dos atletas em competições (às vezes em equipes, às vezes individualmente)”.
	E
	II, III e IV
“O tênis de mesa é um esporte olímpico desde 1988 (Seul), com edições anuais de seu campeonato mundial, bem como copas mundiais disputadas ao redor do mundo, cujos títulos são majoritariamente conquistados por chineses, seguidos por atletas europeus e demais atletas do continente asiático. Os mesatenistas brasileiros destacam-se no continente americano, com um somatório expressivo de títulos em Jogos Pan-Americanos. Nos últimos anos, nossos atletas passaram a compor times da liga europeia e começaram a galgar resultados expressivos no cenário mundial deste esporte [...]”.
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Continue navegando