Buscar

Construção do pensamento lógico-matemático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O respeitado teórico construtivista Jean Piaget (1978) afirma que a construção do conhecimento humano é feita através das relações. Ou seja, o ser humano precisa do meio para criar seus conceitos, personalidades e formas de enxergar o mundo. A criança está preparada para aprender e o meio precisa estar pronto para auxiliar no aprendizado. 
Para tanto, é preciso que os professores façam avaliações diagnósticas para entender quais as necessidades de cada grupo e de cada indivíduo, pois segundo Luckesi (2005) tais avaliações são cruciais para que o trabalho do docente seja realizado com êxito.
Dentre vários cenários, uma professora poderia se ver numa situação desafiadora, diante de alunos com dificuldade, precisando ajudar crianças da educação infantil. Para isso, ela precisaria de um objetivo final: Auxiliar os alunos a desenvolver o pensamento lógico-matemático, que conseguissem interpretar o valor (financeiro) real das coisas. Com um objetivo geral em mãos, ela iria buscar formas de chegar a ele. Então, seria interessante criar, no final do ano letivo, uma grande feira livre, onde os alunos pudessem vender tudo o que produzissem, seja comida, artesanato, arte, o que eles quiserem.
Até chegar o grande dia, a professora vai precisar brincar de “faz de conta”, que é um excelente método de ensinar crianças nessa fase. Fazer jogos com dinheiro de brinquedo, músicas que falem de ir ao mercado, apresentar frutas e verduras e falar sobre o valor de cada uma. Introduzindo, aos poucos, o mundo que eles vão conhecer. Dessa forma, passarão a entender não só o valor do dinheiro, como vão ter uma percepção de mundo diferente. Experiência que levarão para o resto de suas vidas.
Referências:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e
proposições -17 ed.-São Paulo: Cortez, 2005.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1978.

Continue navegando