Buscar

Cássia Cristine

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO -O DILEMA DE GUILHERME
1 – Quais os erros da empresa/diretor?
O diretor, perceptivelmente, apresenta problemas pessoais em relação ao Guilherme, visto que persegue e desvaloriza o funcionário, mas o mantém em sua empresa. Desse modo, demonstra falta de profissionalismo em não saber controlar suas emoções para que não afetem seu trabalho de forma irracional. Ademais, o dono da fábrica erra em não fiscalizar seus funcionários de forma eficiente, uma vez que o trabalhador em questão faz duas denúncias, porém nada é feito para averiguar a situação, o que poderia ter gerado prejuízos. 
2 – Quais as falhas de Guilherme ao longo do tempo?
Inicialmente, Guilherme assumiu uma postura passiva em relação ao descaso que sofreu, pois, ao ver que suas reclamações não resolveram a situação, nada mais fez. Nesse sentido, as perseguições aumentaram e o jovem deveria ter preferido sair do emprego. Porém, caso a demissão não fosse uma opção em curto prazo, o planejamento apresentaria-se eficaz na solução do problema, haja vista que ele poderia organizar-se financeiramente, preparar-se para um novo trabalho e, assim, deixar a empresa com uma segurança para o futuro.
Outrossim, criar novos laços com a fábrica também se configura como uma atitude errônea. Nesse contexto, Guilherme criou certa dependência em relação à empresa, aceitando que esta pagasse parte do valor das mensalidades de sua faculdade.
3 – Que riscos Guilherme corre ao permanecer na empresa?
Permanecendo na empresa, o funcionário sofrerá as consequências das advertências que lhe foram aplicadas injustamente. Concomitante, comprometerá sua saúde mental, a qual pode prejudicar também seu condicionamento físico e seus relacionamentos pessoais. Além disso, mesmo que se qualifique, caso Guilherme perca o controle de sua inteligência emocional e chegue à uma idade avançada, se tornará pouco atraente para o mercado de trabalho.
4 – Guilherme deve ou não pedir demissão?
O funcionário tem motivos mais que suficientes para pedir demissão. Porém, visto que tal atitude geraria despesas às quais Guilherme não possui condições de arcar, o correto seria fazer a ação de forma planejada, preparando uma reserva financeira e capacitando-se para o mercado de trabalho.
5 – No conceito de trabalho e emprego, quais os caminhos que Guilherme pode buscar?
Guilherme deve desenvolver sua empregabilidade, adquirindo habilidades como iniciativa, criatividade, liderança, trabalho em equipe e comprometimento. Assim, ele se tornará competitivo no mercado de trabalho e um funcionário valorizado pelas empresas. Outrossim, desenvolver também a trabalhabilidade, aumentará suas possibilidades, uma vez que poderá trabalhar em um negócio próprio.
Portanto, é crucial que Guilherme reconheça a importância de planejar seu futuro, para que possa superar a situação em que se encontra e não deixar que ocorra novamente.
Discente: Cássia Cristine

Continue navegando