Buscar

Questões Teoria Lei Penal Espaco - Prof. Gueiros

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

� UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 FACULDADE DE DIREITO
 DEPARTAMENTO DE DIREITO PENAL
 Professor Artur gueiros
PROF. ARTUR GUEIROS: QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES
“INTRODUÇÃO E TEORIA DA LEI PENAL”
1ª QUESTÃO
Dentre os escombros do World Trade Center restou comprovada a morte de cinco cidadãos brasileiros que trabalhavam regularmente em firmas estabelecidas naquele conjunto arquitetônico. Na data de hoje, a Polícia Federal localizou, escondido, num pacato bairro de Foz de Iguaçu, o mundialmente procurado Osama Bin Laden, disfarçado de comerciante local. Tendo em vista o tipo penal do homicídio (artigo 121, § 2°, III, CP), bem assim os indícios de autoria que pesam contra aquele senhor, pergunta-se: a lei penal brasileira lhe é aplicável? Por quê?
2ª QUESTÃO 
Por ocasião da famosa regata de volta ao mundo, no veleiro da equipe argentina, RAMON, chileno, esbofeteia, após uma acalorada discussão, o colega PABLO, de nacionalidade uruguaia, deixando-lhe o rosto com alguma equimose. O veleiro, que vinha da Cidade do Cabo (África do Sul) estava há cerca de 13 milhas náuticas da cidade do Rio de Janeiro. Após chegar ao Rio, PABLO foi até a delegacia da Praça Mauá a fim de solicitar instauração de inquérito contra RAMON, por delito de lesões corporais. Analise a questão, informando da viabilidade jurídico-penal da pretensão de PABLO.
3A QUESTÃO 
Um libanês, residente na França, furta a carteira de um brasileiro que, em plena Avenida Champs Elisée, estava admirando embevecido as belezas de Paris. Apanhado pela polícia francesa, é julgado e condenado a uma pena de multa. Após cumprir a pena, o libanês, ao visitar parentes no Brasil, foi reconhecido na rua pela vítima, que o faz ser conduzido até uma Delegacia de Polícia com o objetivo de lavrar ocorrência do citado furto. Analise a questão, respondendo se a lei penal brasileira pode ser aplicada neste caso.
4A QUESTÃO 
Observe os seguintes exemplos (retirados do livro “CRIMES DE INFORMÁTICA E SEUS ASPECTOS PROCESSUAIS”, autora CARLA RODRIGUES ARAÚJO DE CASTRO, Lumen Juris: Rio, 2001):
CAROL, em Londres, envia um e-mail contendo um vírus para ANA HELENA, em São Paulo. O vírus provoca a destruição de todos os seus arquivos (v. art. 163, CP).
CAROL, no Rio de Janeiro, envia um e-mail contendo uma ameaça para ANA HELENA, na Bélgica (v. art. 147,CP).
RENATA fotografa crianças em cenas pornográficas na Espanha, envia as fotos para TIAGO, na Alemanha, que, por sua vez, as envia para CRISTIANO no Brasil. Este último coloca as fotos em sua homepage (v. art. 241, da Lei 8069/90).
ANA HELENA, na Argentina, envia um e-mail para CAROLINA, no México. RÔMULO, no Brasil, intercepta e destrói o e-mail (v. art. 10, da Lei 9296/96).
A lei penal brasileira é aplicável a todos esses casos? Por quê?
5ª QUESTAO 
Total de vítimas do Brasil no Líbano é o maior desde a 2ª Guerra (Foha On Line, 20/07/06). Os ataques de Israel ao Líbano já envolvem um número de vítimas civis brasileiras jamais visto em um conflito armado desde a Segunda Guerra Mundial, segundo informou nesta quinta-feira o embaixador que coordena o grupo de apoio a brasileiros no Líbano, Everton Vieira Vargas. Até agora, o Itamaraty reconhece oficialmente a morte de sete brasileiros no conflito. Entretanto, não há confirmação oficial do balanço de feridos e nem sequer do número de brasileiros que vivem no Líbano. (...)bDiante da gravidade da situação no Líbano e da demanda de brasileiros que tentam deixar o país, o governo brasileiro organizou comboios de ônibus de Damasco (Síria) e de Beirute (Líbano) nesta sexta-feira, sábado e domingo com destino a Adana, na Turquia, e também decidiu instalar um escritório de apoio aos brasileiros em Adana (Turquia), ao norte do Líbano. vôos da FAB no domingo, segunda e terça-feira farão o transporte dos brasileiros que não possuem bilhetes de companhias comerciais de Adana para o Brasil.
Abstraída a legislação penal militar, atendo-se, portanto, aos dispositivos do CÓDIGO PENAL, responda se a lei penal brasileira pode ser aplicada relativamente à morte dos sete brasileiros acima citados. Justifique sua resposta.
6ª Questão
Numa plácida manhã de domingo, nas águas da Baía de Guanabara, o brasileiro JUAN não atina para o fato de que o tenente norte-americano DAVID acabara de lhe subtrair o aparelho celular, no momento em que se encontravam no interior do porta-aviões US Ronald Regan, pertencente à marinha daquele país-irmão. Após ancorar no Porto do Rio, todos se dirigem para uma recepção no Hotel Copacabana Palace, ocasião em que JUAN descobre a autoria do furto do qual fora vítima. Acionada a diligente polícia carioca, o tenente DAVID é conduzido até a DP de Copacabana a fim de ser indiciado pelo delito de furto (art. 155, CP). Sob o ponto de vista penal, analise o presente caso, dando o devido enquadramento jurídico. Fundamente sua resposta.
7ª QUESTÃO
“FÚRIA DE PASSAGEIRA PROVOCA POUSO FORÇADO – AVIÃO DA VARIG TEM QUE FAZER ESCALA EM LISBOA PARA DESEMBARCAR MULHER QUE AGREDIU COMISSÁRIO DE BORDO. O acesso de fúria de uma mulher na classe econômica do vôo 756 da Varig fez com que os passageiros, que iam para a Europa, vivessem momentos de tensão na madrugada de Sexta-feira. Fora de si, ela agrediu os comissários de bordo, teve de ser amarrada no assento e provocou um pouso de emergência em Lisboa. Segundo a Varig, a passageira foi detida pela polícia e permanecia em Portugal até o final da tarde de ontem. A confusão a bordo, de acordo com a Varig, começou pouco depois de o jantar ser servido, por volta das 4h (horário de Londres). A assessoria da companhia aérea informou que a passageira, de aparência robusta, mordeu os braços do comissário de bordo (...), que estava lhe servindo o jantar. As comissárias que foram socorrer o colega também foram agredidas por ela.” (Jornal O Globo, 20/05/00, p. 9).
Considerando que os fatos contidos nesta notícia ocorreram na hora do jantar, quando o avião sobrevoava a Inglaterra, bem como o fato de que as mordidas e agressões da “robusta passageira” tipificam o crime de lesões corporais (v. artigo 129, CP), RESPONDA: É aplicável a lei penal brasileira a este incidente? Sim? Não? Por quê?
8ª QUESTÃO
“IRONIA PODE TER LEVADO À MORTE DE ESTUDANTE NOS EUA, AFIRMA POLÍCIA. A polícia de Danbury (Estado de Connecticut) trabalha com a hipótese de que um comentário irônico sobre o desempenho sexual de SAUL DOS REIS tenha levado à morte da estudante Christina Long. A confissão teria sido feita na segunda-feira pelo brasileiro aos investigadores do caso, que pretendem utiliza-la em juízo. (...)Segundo os policiais, na manhã seguinte à prisão, REIS, 25, teria dito que estrangulou a norte-americana Christina Long, 13, por ela ter debochado de seu desempenho enquanto os dois faziam sexo no carro do brasileiro, no estacionamento de um shopping da cidade em que ela morava. A defesa alegará morte acidental. (...) ‘Os pais das colegas de Christina me perguntam por que ele ainda não foi indiciado pelo crime’, disse o prefeito de Canbury, Mark Boughton. ‘Respondo que os promotores estão levantando o maior número possível de provas para poderem pedir a pena de morte’, afirmou. Se considerado culpado, REIS pode ser condenado à morte por injeção letal, pena que não é aplicada em Connecticut desde 1960. Hoje à tarde, o brasileiro ouve de um tribunal federal em Bridgeport (Connecticut) se pode ser solto sob fiança e qual o valor. O mais provável é que permaneça preso, por ser imigrante ilegal.” (FOLHA DE S.PAULO, edição de hoje, 24/05/02).
Analise o fato relatado nesta reportagem, informando se na hipótese, embora remota, de SAUL DOS REIS ser solto por fiança e, em seguida, fugir dos EUA, homiziando-se em São Paulo, sua terra natal, a lei penal brasileira pode ou não lhe ser aplicável. Poderia ele, neste caso, ser extraditado para os EUA? Por quê?
9ª QUESTÃO
Quais foram os princípios adotados pelo legislador para
firmar o conceito de lei penal no tempo e de lei penal no espaço? Eles se diferenciam um do outro? Por quê?
10ª QUESTÃO
Atente para a seguinte hipótese formulada por Hungria: De Buenos Aires, certo indivíduo despacha, por via postal, um pacote de confeitos envenenados endereçados a pessoa residente em Montevidéu, mas que, acidentalmente, se acha a passeio no Rio de Janeiro, para onde alguém, insciente do conteúdo, reenvia o pacote, e acontecendo que o destinatário, intoxicado pelos confeitos, é salvo por um antídoto imediatamente ministrado.(HUNGRIA, Nélson. Comentários ao Código Penal Vol. I. Rio: Forense, 1958, p. 156)
Responda: Aplica-se ao caso a lei penal brasileira? Por quê?
11ª QUESTÃO
A norma penal em branco stricto sensu viola o princípio da legalidade? Por quê?
12ª QUESTÃO
O que é e qual o alcance da analogia in bonam partem no Direito Penal? Ela tem o mesmo significado de interpretação analógica? Por quê?
13ª QUESTÃO 
As leis excepcionais ou temporárias violam o dispositivo inserto no art. 5º, inc. XL, da CF/88. isto está correto? Por quê?
14ª QUESTÃO 
“PARADEIRO DE BRASILEIRO NÃO É REVELADO. MARSELHA, França. Josafá de Moura Pereira, soldado brasileiro da Legião Estrangeira foi acusado de matar quatro pessoas no Chade, no dia 7. O tenente-coronel François Gourgeon, porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas francesas, não confirma se ele está preso em Paris ou se continua no Chade. (...) Em circunstâncias não reveladas – o inquérito está sob sigilo – o soldado Josafá, de 27 anos de idade, em missão no Chade, matou primeiro seus dois camaradas da Legião. Depois, um soldado togolês. E na tentativa de fuga, teria matado um camponês. O brasileiro será julgado pelo Tribunal das Forças Armadas de Paris, um tribunal de civis que julga, em tempo de paz, os crimes cometidos fora do território nacional por militares franceses.” (O GLOBO, 03 de maio de 2009, p. 10). Responda: abstraída a legislação militar, informe se e como a lei penal brasileira poderia ser aplicada ao referido episódio. Aponte, ainda, qual a solução jurídica a ser observada na hipótese de Josafá Pereira fugir do Chade e homiziar-se em solo brasileiro.
15ª QUESTÃO
O médico FEBRÔNIO, sensibilizado com o drama de SIMPLÍCIA, que veio a engravidar em razão do crime de atentado violento ao pudor, perpetrado por um desconhecido, à noite, numa rua deserta, resolve intervir cirurgicamente, provocando o abortamento do feto. Posteriormente, FEBRÔNIO foi intimado a comparecer numa delegacia policial, onde viu-se, em razão da sua conduta, indiciado no crime do artigo 124, do Código Penal. À luz dos princípios que informam a interpretação e a integração da norma penal, pode o médico FEBRÔNIO alegar algo, juridicamente válido, em sua defesa? Por quê?
16ª QUESTÃO
MACHADO aliciou GOMES para trabalhar na construção civil, no Japão, em 1990. Processado criminalmente por violação da norma penal prevista no artigo 206, do CP, MACHADO foi condenado, em 1992, às penas de dois anos de detenção e multa de 360 dias-multa. Recorreu e, enquanto aguardava o julgamento no tribunal, sobreveio a Lei 8683/93, dando nova redação ao artigo 206, do CP, acrescentando a elementar “mediante fraude”. Acrescente-se, por fim, que GOMES não gostou de trabalhar na construção civil, no Japão, voltando ao Brasil, onde processou, no juizado civil, MACHADO, com o propósito de ser indenizado ante o dinheiro gasto na viagem internacional.
PERGUNTA-SE: 1º A alteração legislativa, acima referida, beneficia MACHADO de alguma forma? Por quê? 2º O pedido de indenização feito por GOMES, no juizado civil, sobre alteração em razão supracitada mudança legislativa? Por quê? 
17ª QUESTÃO
“A história da pena é a história de sua constante abolição” – Reflita sobre esta frase de von Ihering, e esclareça como ela se justifica juridicamente à luz dos princípios básicos que regem o Direito Penal.
18ª QUESTÃO
No tocante ao conflito de leis penais no tempo em que consiste a combinação de leis? Você é a favor ou contra? Dê alguns exemplos e justifique sua assertiva.
19ª QUESTÃO. 
Devido a uma terrível estiagem, ocorreu uma quebra de safra no Brasil, seguido de elevação vertiginosa de preços dos alimentos, fome generalizada, além de inúmeros outros distúrbios sociais. Frente a tal estado, é baixada, em 10 de janeiro de 2008, a Portaria n. 100, do Ministério da Fazenda, tabelando os preços dos gêneros de primeira necessidade. Segundo o inciso X, da citada Portaria, o preço máximo de venda de feijão ficou fixado em R$10,00 o quilo. Seis meses depois, com a vinda de chuvas em algumas partes do País, e o parcial reequilíbrio entre oferta e procura de alimentos, sobreveio a Portaria n. 105, tabelando o preço do feijão para venda em, no máximo, R$ 20,00 o quilo. Findo o período de um ano, a situação se normaliza, sendo revogada a Portaria por último mencionada. Considerando a norma penal incriminadora do art. 6º, inciso I, da Lei n. 8.137/90, informe se haverá alguma retroatividade penal beneficiando o comerciante JOÃO, que, na data de 27 de fevereiro de 2008, fora preso em flagrante vendendo o quilo do feijão por R$ 15,00.
20ª QUESTÃO 
O PL 5122/09, de autoria do Deputado Capitão Assumção (PSB/ES), propõe alterar o Código Penal, para introduzir a pena alternativa de castração química nos crimes contra a liberdade sexual. À luz dos princípios básicos do Direito Penal, analise a pertinência doutrinária do referido PL. Na mesma esteira, analise o PL 3028/08, do Deputado Silvinho Peccioli (DEM/SP), que permite, ao condenado no regime fechado ou semi-aberto, remir um dia de pena para cada dia de doação de sangue.
21ª QUESTÃO 
Analogia e interpretação analógica significam a mesma coisa? Por quê? Justifique sua resposta.
22ª QUESTÃO 
Em virtude da crise econômica mundial, acarretada pela “quebra” de grandes instituições bancárias internacionais, com a retração de crédito para a população em geral e uma vertiginosa “fuga de capitais” do Brasil, que acarretam uma crise jamais no Sistema Financeiro Nacional, com ameaça à sobrevivência da economia do País, entra em vigor, na data de 12/11/08, a hipotética Lei Anti-Marolinha, com o escopo de facilitar o consumo. Aquela Lei cominou pena de dois a cinco anos de reclusão para a conduta de “deixar de conceder, injustificadamente, empréstimo bancário aos consumidores adimplentes”. Com o reaquecimento parcial do crédito, mas ainda sob os efeitos de atipicidade econômica, é alterada, em 27/03/09, a referida Lei, cominando a conduta precedente com pena de detenção, de 06 (seis) meses a um ano, e multa. Finalmente, com o crédito e o consumo restabelecidos no Brasil, com excelentes indicativos econômicos, é promulgada, em 12/11/09, a Lei Pró-Marolinha, revogando o delito acima capitulado. Na data de 13/11/08, o gerente do Banco do Brasil, LERDO LONTRA, foi preso em flagrante quando, sem justa causa, proibiu que fosse dado empréstimo aos clientes da sua agência. Com base nos dispositivos legais pertinentes, analise a situação jurídica de LERDO LONTRA na data de hoje, da 13/11/09. Justifique sua resposta.
23ª QUESTÃO 
Segundo Rudolf von Ihering: De todas as noções do direito, a da pena é a mais importante do ponto de vista da história da civilização. Ela é o reflexo do pensamento e do sentimento do povo em uma época determinada; dá o nível exato de sua moralidade e, semelhante a uma cera mole, recebe e guarda fielmente o cunho de todas as fases do desenvolvimento moral da nação. (...) O direito penal é a face do direito a refletir a individualidade inteira do povo, o seu pensamento, os seus sentimentos, o seu caráter, as suas paixões, o seu grau de civilização ou de barbárie, toda a sua alma, em uma palavra, é o povo mesmo. A história do direito penal dos povos é um fragmento da psicologia da humanidade. (in Prefácio de José Higino. Tratado de Direito Penal Alemão. Tomo I. Franz von Liszt. Rio: Brighiet, 1899, p. 16).
Isso está correto? Por quê? Responda com base na história geral da pena e na história do direito penal brasileiro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais