Buscar

Trabalho de Desenvolvimento Humano II

Prévia do material em texto

Faculdade Anhanguera educacional Jacareí
Bianca Sousa Silva
Jhonata Mourão Paiva
Leandra Barbosa Campos
Rafaela Elen Freire Ferreira Soares
Adolescência, experimentação de uso de drogas licitas e ilícitas, ECA, vulnerabilidade e direito dos adolescentes, projetos com e para adolescentes.
Jacareí
2023 
Bianca Sousa Silva
Jhonata Mourão Paiva
Leandra Barbosa Campos
Rafaela Elen Freire Ferreira Soares
Adolescência, experimentação de uso de drogas licitas e ilícitas, ECA, vulnerabilidade e direito dos adolescentes, projetos com e para adolescentes.
Trabalho apresentado ao curso de psicologia
 anhanguera educacional como requisito para
a obtenção de titulo de graduação a psicologia 
Orientadora: Tatiane Zaram
Jacareí 
2023
Sumário
Resumo..................................................................4
Introdução...................................................................5
Desenvolvimento.............................................................6 ao 8
Conclusão.......................................................................9
Referencias.....................................................................10
 Resumo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que a fase da adolescência começa ao 12 anos e permanece até os 19, onde o uso de drogas nessa fase de desenvolvimento do corpo humano, o estímulo de drogas precoce, podem agravar em vários riscos, tanto na saúde, quanto no psicológico do indivíduo e da família.
 Porém temos vários projeto como ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), que é uma lei que regulamenta os direitos para faixa etária de 0 a 18 anos (crianças e adolescentes) garantindo proteção, para que haja educação, lazer, dignidade, saúde e todos os aspectos que garantem um crescimento saudável. 
Temos também PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), CAPSI (O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), (CAPS AD) Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas, entre outros. Esses projetos fortaleceram ações preventivas ao consumo de drogas, assim como também, ressaltar sobre os efeitos e consequências do uso e os impactos causado nas famílias.
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar informações sobre o uso de drogas na adolescência e os demais projetos que temos aqui no brasil para adolescentes. Nele serão encontrados também o que é adolescência e sobre o consumo experimental de drogas lícitas e ilícitas nessa fase, suas vulnerabilidades e seus direitos como o ECA (Estatuto da criança e do adolescente).
Afinal, o que é Adolescência?
Termo que vem do Latim "adolescentia" e é o período da vida de todos conhecido como o processo de transição da infância a fase adulta. Durante esse ciclo encontra-se transformações biológicas, físicas e comportamentais, devido a grande concentração e criação de hormônios naturais criados pelo corpo humano. Para Freud, a adolescência é entendida como o processo de criação de maturidade, sem a autoridade dos pais, para que possam se tornar independentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a adolescência é definida em média entre os 10 aos 19 anos, sendo variada de acordo com o início da puberdade. Sendo dividida em 3 estágios:
•Pré-adolescência dos 10 aos 14 anos •Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos
•Juventude – dos 15 aos 24 anos.
Já o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera esse período dos 12 aos 18 anos, entrando nos direitos humanos de tal.
O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas
O uso das drogas lícitas é algo que estamos acostumados a ver em adultos, como lidam e como agem em casa um, entretanto, na adolescência é algo preocupante devido à fatores psico ativos que se encontram no álcool, cigarros, etc. no organismo não preparado devido a falta de idade e/ou maturidade, é um grande fator prejudicial à saúde do indivíduo, nem se falando no risco de dependência nessa idade jovial, influenciada de fatores genéticos, familiares e pior, o ciclo social. A juventude atualmente, segue muito influenciável, sendo em festas, na rua até mesmo nas escolas. Segundo o IBGE, feito em 2012, três a cada quatro adolescentes do 9° ano, fizeram ou fazem uso de bebidas alcoólicas. No Artigo 243 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 (ECA), é proibido vender, servir, fornecer, ministrar ou entregar, bebidas alcoólicas a criança ou adolescente.
Drogas ilícitas, já temos o conhecimento dado pelo próprio nome, porém, quando se cai na mão de uma criança ou adolescente, o peso que se da a sociedade é maior. Muitos dos jovens, tem a consciência de que aquilo, é proibido. Contudo, a sociedade nos dias atuais, não se da a devida atenção a esses casos, no caso muitos deles vem de comunidades que se encontram em situação de pobreza, e para fugir dessa realidade, fazem a utilização de substâncias químicas. Isso afeta tanto o presente da pessoa, quanto o futuro, afinal, o uso de drogas lícitas e ilícitas, são prejudiciais a
saúde, ao convívio, afetando também a família do jovem.
Atualmente existem vários programas sociais para lidar e tratar isso.
ECA (Estatuto da criança e do adolescente)
O ECA (Estatuto da criança e do adolescente) prevê crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado. A lei federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 que regulamenta o artigo 227 da constituição Federal, o ECA visa a proteção, a responsabilidade por ação ou omissão e violação dos direitos a aplicação dos instrumentos pontuados pelo sistema.
Essa lei regulamentou os direitos para a faixa etária de 0 a 18 anos (crianças de 0 a 12 anos e adolescentes de 12 a 18 anos) garantindo proteção para essas crianças e adolescentes para que haja dignidade na saúde, educação, lazer e todos os aspectos que garantem um crescimento saudável.
O ECA (estatuto da criança e do adolescente) foi de suma importância para que a sociedade e o Estado olhassem para as crianças e adolescentes com um olhar mais humanizado, antes do artigo 227 a lei vigente era o código do menor. Como pessoas em desenvolvimento a legislação entendeu que é importante uma estrutura familiar, a convivência comunitária, acesso a saúde e aspectos da educação dentre outras tantas necessidades que uma criança e adolescente possui, tudo isso influencia no seu crescimento de curto e a longo prazo.
O trabalho infantil antes de 1990 era extremamente naturalizado crianças de 14 anos ou menos trabalhavam sem uma legislação que garantissem seus direitos, hoje em dia isso se enquadra como crime previsto no código penal. Além disso o direito a educação é uma das prioridades do estatuto e é um dos principais responsáveis pela queda nas taxas do trabalho infantil e no analfabetismo, junto com o Estatuto da criança e do adolescente veio o conselho tutelar, também criado dia 13 de julho o conselho tutelar tem como principio cuidar de crianças e adolescentes, zelar pelo seu bem estar, aplicar medidas de proteção e atender e aconselhar pais e responsáveis. O artigo 132 do ECA determina que cada município deve haver no mínimo um conselho tutelar com cinco membros escolhidos pela comunidade por eleição direta para mandatos de três anos permitida uma recondução.
Por que no Brasil existe uma legislação sobre drogas?
No Brasil, quando se fala sobre drogas, entra em cena a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, conhecida como Lei das Drogas, que trata da questão de maneira a dar diferentes tratativas a consumidor, traficante e produtor das substâncias, além de estabelecer normas de punição e repressão ao tráfico das drogas ilícitas. É desta lei que surge o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD). O deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Eliabe Marques (Solidariedade), destaca que a problemática das drogas, além de ser uma questão de segurançapública, não pode ser dissociada do tema da saúde pública. É neste sentido que se define o principal ponto do SISNAD, ao olhar para as drogas com o viés de trabalhar a prevenção ao uso, o tratamento e a reinserção social de dependentes. 
Projetos com e para adolescentes:
Os Projetos de Intervenção devem fortalecer ações preventivas ao consumo de drogas, assim como também, ressaltar sobre os efeitos e consequências do uso no âmbito da saúde e os impactos causado nas famílias 
1 Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) 
Foi criado em 1992 no Rio de Janeiro. Aplicado por policiais militares e professores previamente capacitados, o curso incluiu dez lições quer alertam, de forma leve e divertida, alunos do 5º ao 8º ano com idades entre 10 e 14 anos. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. 
2 (CAPSI) O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil É serviço público de saúde que atende crianças e adolescentes que apresentem intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes ou sofrimento psíquico decorrente do uso de substâncias psicoativas, de 0 a 18 anos. Equipe profissional do Caps está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento no território e seus vínculos sociais. 
3 CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas É um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado. É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção (RAPS) em substituição à “internação psiquiátrica", e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, atendimento individual, oficinas terapêuticas, grupos de apoio, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes. 
4 Programa Recomeço - Uma vida sem as drogas 
O Programa Recomeço foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2013 promove a prevenção ao uso indevido de drogas, o controle e a requalificação das cenas de uso degradadas em virtude do uso de substâncias psicoativas, acesso à Justiça e a Cidadania, apoio socioassistencial e ao tratamento médico a pessoas com problemas decorrentes ao uso de substâncias psicoativas, suas famílias e comunidade. Tendo como objetivo proporcionar condições para uma vida saudável e digna a população do Estado de São Paulo e auxiliar pessoas com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas promovendo qualidade de vida, garantia de direitos e autonomia.
Conclusão
Segundo a OMS, a fase da adolescência começa ao 12 anos e permanece até os 19, onde o uso de drogas nessa fase é muito prejuducial devido ao fatores de psico ativos nelas e do organismo não estar preparado para recebe-las, além tambem da possivel dependencia que os adolescente podem desenvolver, seja pelo fato de ciclo social ou de uma dependencia genetica, pelos familiares. Porém temos vários projeto como ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), CAPSI (O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), (CAPS AD) Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas, entre outros que de uma forma são direitos dos adolescentes e ajudam no processo entre tratar os adolescentes que já estão em certa dependencia, como tambem evitar que eles desenvolvam esse vício. 
 Referências 
Conselho Tutelar / ECA | Jusbrasil
O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA — Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (www.gov.br)
http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/adolescencia
https://blog.psicologiaviva.com.br/adolescencia-como-lidar/
https://mppr.mp.br/Noticia/ALCOOL-Adolescentes-usam-disque-bebidas-para-burlar-lei
https://www.jusbrasil.com.br
http://www.rsp.fsp.usp.br
https://www.scielo.br/j/tce/a/rL9BBwKqvThnh8VmJ7XympF/?lang=pt
https://www.ssp.sc.gov.br/index.php/programas/proerd 
https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-recomeco
2
2

Continue navegando