Buscar

PORTUGUES -V. RECENSAO CRITICA-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RECENSÃO CRÍTICA 
MAIS PRECAUÇÃO É DEMANDADA PARA COM O TEMPO DA PUBLICAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS DO PANORAMA DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 
Introdução 
Esta pesquisa, intitulada “Panorama das literaturas africanas de língua portuguesa”, da autoria de Maria Fonseca e Terezinha Moreira, doutoradas, respectivamente, em literatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, foi publicada, neste país, em 2007, com o objectivo de ressaltar o processo das mesmas desde o seu surgimento até a actualidade. 
O artigo em síntese, faz uma abordagem geral da história literária dos cinco países falantes de Português, a saber: Cabo Verde, São Tome e Príncipe, Angola, Moçambique e Guiné Bissau. No qual, as autoras, apresentam, de uma forma detalhada, os escritores de cada um desses países, e as suas respectivas obras acompanhadas pelo ano de publicação como também, pela sua temática. No entanto, dado o exposto, essas recorrem-se a duas vertentes, a de Manuel Ferreira e de Patrick Chabal, as quais apontam 4 momentos ou fases que permitiram-nas fazer a divisão do estudo em causa tendo em conta, os detalhes já mencionados. 
Todavia, embora Fonseca e Moreira (2007) tenham apresentado, de maneira resumida e evidentemente criativa este PLALP, há porém, alguma informação que permanece implícita a ponto de fazer com que o leitor, fique duvidoso e que leve todo o trabalho questionável, é o caso da que diz respeito ao tempo das obras publicadas, onde essas apontam, por um lado, na literatura angolana que, Pepetela, publicou antes da independência três romances “As Aventuras de Ngunga (1977), Muana Puó (1978) e Mayombe (1980)”, um facto absolutamente improvável, visto que evidentemente, o período colonial é referente aos anos muito antes da independência nacional “1975”, o que não é compatível com o contexto em que estão inseridos visto que o tempo desses indica a pós-independência. E, além disso, o primeiro destacado, foi publicado antes da independência em (1973), conforme vem na citação abaixo, extraída da fundação do Centro Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro:
O primeiro romance de Pepetela – As Aventuras de Ngunga- foi escrito e publicado em 1973 pelos serviços de cultura do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola). (pag. 162)
 Por outro lado, destaca-se na literatura de Moçambique, o mesmo caso acontecido na de Angola, com as narrativas de Luís Bernardo Honwana do título “Nós Matamos o Cão Tinhoso”, onde Fonseca e Moreira, sugerem que essa coletânea de contos, teve a sua publicacão em 1980, após a independência, o que está em oposição com outras fontes as quais defendem que o surgimento desta, está ligada ao início da luta armada contra o colonialismo pois foi no mesmo ano em que essas narrativas ganharam vida, vejamos o que a CERCIEJ evidencia: 
 ...o aparecimento de “Nós matamos o Cão Tinhoso”, de Luís Bernardo Honwana, em 1964 – mesmo no ano do início da luta de libertação nacional ... um novo paradigma para o texto narrativo moçambicano para ser estabelecido. (pag.165)
Contudo, apesar do estudo analisado ter representado, de um modo global os aspectos relevantes do tema em crítica, a presente síntese, pretende pacificamente apontar e retificar os erros que, consciente ou inconscientemente permaneceram inconsultados, e alertar que mais precaução seja tomada em conta durante a sua leitura de modo a não desviar daquilo que é a realidade. 
Referências Bibliográficas
Soares Fonseca, Maria Nazareth & Moreira, Terezinha Taborda. Panorama das Literaturas Africanas da Língua Portuguesa. Cad. CESPUC de Pesquisa, Belo Horizonte, n16. Pag. 13-69, set, 2007.
Claudia Amorim...[et al] Literaturas Africanas I.v.2/Claudia Amorim...[et al]. – Rio de Janeiro: Fundação CERCIEJ, 2018 
- 1. Literatura Africana. 2. Língua Portuguesa. 3. Literatura Pós-colonial. I.Fischgold, Christian. II.III. Tindade Junior, João Olinto. IV. Matos, Mayara. I. Título. 2018

Continue navegando