Buscar

Acao de Dissolucao parcial de Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ação de Dissolução Parcial de Sociedade 
Artigos 599 a 609 CPC
O sócio não é obrigado a permanecer indefinidamente na sociedade. A vontade de estar e permanecer em sociedade dá-se o nome de affectio societatis. 
Quando o affectio termina, encerra-se o elo que existia entre os sócios, prenunciado o fim da sociedade, mesmo que de forma parcial, acontecimento este que possui reflexos no mundo do direito. 
Além dos instrumentos adequados para a dissolução consensuais, a existência de litígio sobre os termos da dissolução pode ser resolvida em juízo, por meio de sentença que ajuste a situação Juridica da sociedade, extinguindo-a total ou parcialmente, e apure adequadamente os respectivos haveres. 
Quando a quebra da affectio societatis engloba a totalidade dos sócios e se extingue totalmente o ânimo de permanecer em sociedade, não há solução senão desconstruir completamente a pessoa jurídica e apurar os haveres devidos a cada um dos ex-sócios. Nesse caso, se da a dissolução total. 
· Se conduzida em juízo, a dissolução total se da por meio de simples proposição de ação constitutiva (e condenatória, na parcela que se refira a apuração dos haveres), que tramita pelo procedimento comum. 
O CPC, não prevê procedimento especial para a dissolução total de sociedade. 
Somente a dissolução total se dará pelo procedimento comum art.1046,§3º do CPC. 
Para a dissolução parcial, o legislador criou o procedimento especial. 
Na dissolução parcial de sociedade, há a retirada apenas de um dos sócios, sem que isso implique o encerramento da sociedade. Há um série de motivos que justificam a dissolução parcial de sociedade: 
· A saída voluntária de um dos sócios, decorrente da quebra unilateral da affectio societatis, ou a exclusão de sócio por falta grave, ou o falecimento. 
Independentemente do motivo, dissolução parcial resulta no desligamento de um dos sócios, extinguindo sua ligação jurídica com a sociedade, sem a extinção da pessoa jurídica. O termo “dissolução” aqui não se refere ao fim de sociedade, mas o desfazimento do vínculo existente entre a pessoa jurídica do sócios retirante. 
A fim de privilegiar a continuidade da existência da empresa, ao mesmo tempo em que se discute os termos de saída do sócio retirante, bem como a apuração de haveres a ele devidos, desenhou-se um procedimento de natureza bifurcada, que visa resolver parcialmente a sociedade e apurar os haveres, prestigiando a continuidade da empresa. 
· Essa bifurcação é a principal característica do procedimento especial, cujo objetivo é a resolução parcial da sociedade, num primeiro momento, procedida pela apuração de haveres. Prestigia-se, assim, a liberdade de associação de todas as partes, resolvendo a sociedade, permitindo que tanto o sócio retirante como a sociedade continuem exercendo suas atividades de forma independente. Aí sim, num segundo momento, quando resguardados os interesses societários, discute-se o pedido condenatório, de apuração de haveres. 
Arts. 1028, 1029, 1030, 1031 e 1032 do CC (da resolução da sociedade em relação a um sócio). E arts. 605, 606 e 608 entre outros. 
· A dissolução parcial não É o Fim da sociedade, mas do vínculo entre o sócio retirado e a PJ
· Dissolução parcial conjugou respeito da affectio societatis, ao princípio da preservação da empresa principal e quando a empresa tem atividade comercial em razão de ser de interesse da sociedade para garantir geração de emprego, a circulação de mercadorias, a arrecadação: Tributária, o mercado de consumo (função social da empresa) 
· Principal característica do procedimento especial: bifurcação 
Petição Inicial 
Possui ação constitutiva e condenatória, Com a peculiaridade de pedido ilíquido discutida dificuldade de apuração. 
Se fosse procedimento comum:
· Sentença procedente dissolve a sociedade condena ao pagamento dos haveres dos sócio retirante.
· A condenação precisa ser liquidada por árbitro, demanda prova pericial artigo 510 CPC
Procedimentos especiais:
· Possibilidade de que os ex-sócios concedeu desde logo com a dissolução parcial, permitindo a liquidação artigo 603 CPC
· Fase de liquidação: Ordem expressa para que o juiz determine o depósito adiantado dos valores incontroversos (art.604,§1º CPC), bem como, a modificação a qualquer tempo Pelo juiz dos parâmetros da prova pericial
· Artigo 603, §2º CPC: Refere-se ao a tu material;
· Data da saída artigo (605 CPC )da sociedade;
· Critério de apuração (606 CPC);
· Composição da indenização artigo 608 CPC

Outros materiais