Buscar

TRABALHO DO RODRIGO

Prévia do material em texto

Gerenciamento de Aquisições e Estoque
A gestão de estoque possibilita que todas as demandas sejam atendidas, sendo em momentos de alta procura ou nos períodos de baixa. Gerir bem os processos possibilita a continuidade das operações e a otimização dos recursos disponíveis, gerando redução de custos e aumento da produtividade. Isto significa, a gestão ajuda a otimizar o processo, organizar os recursos e maximizar os possíveis retornos.
São exemplos de aplicação: Manter o controle do que entra e sai afim de evitar compras equivocadas ou desnecessárias, dando mais inteligência aos procedimentos, reduzindo gastos de recursos e consequentemente, o prejuízo. Um estoque adequado à demanda irá diminuir o número necessário de pessoal e de equipamentos para movimentá-lo, consequentemente, o custo de armazenagem.
Planejar, fazer, checar e agir. Utilizar softwares de otimização a favor do gerenciamento
Realizar inventário é uma prática utilizada por meio da identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados com o objetivo de conferir se essas informações estão de acordo com a realidade do que foi dado como entrada e saída de mercadorias.
Um estoque com volume sem a dimensão adequada pode comprometer o atendimento aos clientes e significar a perda de dinheiro. A dimensão inadequada, com estoque em excesso, também pode ser sinônimo de prejuízo, com o encalhe de produtos. Mas existem técnicas seguras e eficientes para auxiliar as empresas a planejar um dimensionamento adequado de seus estoques.
A gestão de estoques é, sem dúvida, um desafio para a maioria das empresas. Mesmo na etapa que antecede suas vendas, seu lucro ou prejuízo pode ser parcialmente explicado pela eficiência, ou falta dela, da capacidade de gerenciar seu estoque.
O responsável por essa parte da gestão é o gerente de operações. Empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, voltadas para produção de bens, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por uma série de razões. O fato é que uma empresa que dependa de produção não pode sobreviver sem um bom sistema de gerenciamento de estoques. Um bom sistema de gestão de estoques precisa atender as demandas de forma constante.

Continue navegando