Logo Passei Direto
Buscar

oal1 Toxicologia

User badge image
VALDIETE VAL

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "Toda substância, segundo os princípios da Toxicologia, pode ser considerada um agente tóxico, dependendo das condições de exposição, como dose administrada ou absorvida, tempo e frequência de exposição (doses únicas ou múltiplas) e via de administração (respiratória, oral dérmica, parenteral). Dessa forma, faz-se necessário conhecer as condições de uso seguro de substâncias químicas para a saúde humana e ambiental." Fonte: OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2014, p. 29. A avaliação da toxicidade de substâncias químicas é um estudo importante para garantir a segurança desses produtos para a saúde humana. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os testes utilizados para a avaliação da toxicidade a seguir e associe-os com suas respectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Toxicidade aguda.
2) Toxicidade crônica.
3) Carcinogênese.
4) Teratogenêse.
( ) Estuda a capacidade que as substâncias químicas têm de transformar uma célula normal em uma célula maligna.
( ) Estuda os efeitos tóxicos após exposições repetidas de uma substância em teste, que ocorrem por um tempo maior do que três meses.
( ) Estuda os efeitos tóxicos de uma substância em teste após exposição dose única ou doses múltiplas, que ocorre em um período máximo de 24 horas.
( ) Estuda a capacidade que a substância em teste tem de causar alterações no desenvolvimento embrionário ou fetal.
1. 1, 4, 2, 3.
2. 2, 4, 3, 1.
3. 1, 2, 4, 3.
4. 3, 1, 4, 2.
5. 3, 2, 1, 4.

Leia o trecho a seguir: "A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento de outras ciências e atividades humanas diversas. Também necessita de conhecimentos, métodos e conceitos filosóficos de algumas ciências para sua atuação, como a Química, Bioquímica, Patologia, Fisiologia, Epidemiologia, Imunologia, Ecologia, Biofísica e, mais recentemente, da Biologia Molecular." Fonte: OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2014, p. 4. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia e as diversas áreas da toxicologia que contribuem para esclarecer os efeitos tóxicos causados por substâncias químicas, pode-se afirmar que toxicologia analítica tem como objetivo estudar:
Agora, assinale a alternativa correta:
1. as substâncias envolvidas no ambiente de trabalho, bem como avaliar a exposição do trabalhar.
2. os níveis de tolerâncias para cada substância tóxica por meio da experimentação animal.
3. os sinais e sintomas da intoxicação para estabelecer medidas de proteção, diagnóstico e tratamento.
4. os métodos para identificar e quantificar as substâncias tóxicas nas matrizes biológicas.
5. os mecanismos de ação das substâncias químicas envolvidas no processo de intoxicação.

Leia o trecho a seguir: "Hoje, centenas de profissionais, organizações governamentais e outras organizações científicas praticam a toxicologia, e há mais de 120 revistas científicas a ela dedicadas e disciplinas relacionadas. Além disso, o Congresso Internacional de Toxicologia é composto por sociedades de toxicologia da Europa, América do Sul, Ásia, África e Austrália, reunindo ampla representação de toxicologistas de todo o mundo." Fonte: KLAASSEN, C. D.; WATKINS, J. B. Fundamentos em toxicologia de Casarett e Doull. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012, p. 2. A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento das atividades humanas. Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre elementos básicos da toxicologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A toxicologia é uma ciência que se apoia três elementos básicos: biodisponibilidade da substância, proteção para o sistema biológico e agente modificado capaz de induzir um efeito.
II. O objetivo principal da toxicologia é evitar os efeitos tóxicos das substâncias químicas possam afetar a saúde humana e ambiental.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o texto a seguir: "No Brasil, as causas externas ocupam o segundo lugar nas estatísticas de mortalidade. Dentre os óbitos por causas externas, podemos dar destaque aqueles causados por intoxicação, dado a severidade de suas consequências e do crescimento de sua ocorrência. A Organização Mundial de Saúde considera as intoxicações como um importante agravo de Saúde Pública, que deve ser investigado com consequente geração de informações que fomentem a capacidade dos países para lidar com essa questão." Fonte: BOCHNER, R.; FREIRE, M. M. Análise dos óbitos decorrentes de intoxicação ocorridos no Brasil de 2010 a 2015 com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 761-772. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2020. Os eventos envolvidos na intoxicação podem ser divididos, para fins didáticos, em quatro fases. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as fases da intoxicação disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Exposição.
2) Toxicocinética.
3) Toxicodinâmica.
4) Fase clínica.
( ) Fase em que organismo entra em contato com o agente tóxico.
( ) Fase em que há evidências de sinais em sintomas.
( ) Fase que corresponde ao comportamento do agente tóxico após o contato com o organismo humano.
( ) Fase que compreende a interação entre o agente tóxico e os sítios de ação.
1. 1, 4, 2, 3.
2. 2, 3, 1, 4.
3. 4, 1, 3, 2.
4. 3, 1, 2, 4.
5. 2, 4, 3, 1.

Leia o trecho a seguir: "Os indicadores biológicos podem ser utilizados em diversas etapas e com significados diferentes. Na maior parte das situações de nosso interesse, permitem explorar-quantificar a dose biologicamente ativa e os efeitos biológicos precoces." Fonte: PIVETTA, F. et al. Monitoramento biológico: conceitos e aplicações em saúde pública. Cad. Saúde Pública, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 545-554, 2001. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2020. O monitoramento biológico avalia a exposição a substâncias químicas que podem desempenhar uma ação tóxica para a saúde ambiental e dos trabalhadores. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a monitorização biológica.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Para a aplicação dos indicadores biológicos de dose interna, é necessário conhecer o mecanismo de ação da substância.
II. Os indicadores biológicos de efeito são utilizados para medir a concentração de uma substância em seu local de efeito.
III. Os indicadores de efeito pré-clínico permitem identificar as alterações ao nível do órgão-alvo, que geralmente ainda são reversíveis.
IV. Uma das desvantagens da monitorização biológica está relacionada com o número limitado de indicadores disponíveis.
1. I e III.
2. I e II.
3. II e III.
4. III e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: "Por milhares de anos, os venenos e o seu estudo (toxicologia) teceram uma rica malha de experiências humanas. Homer e Aristóteles descreveram a seta envenenada; Sócrates foi morto envenenado com cicuta; Cleópatra usou uma serpente africana para se suicidar; a intoxicação com chumbo pode ter contribuído para o declínio do império romano; Marilyn Monroe, Elvis Presley e o ator Heath Ledger morreram com doses excessivas de medicamentos sujeitos a prescrição obrigatória." Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 631. A toxicologia envolve uma série de conceitos básicos e várias áreas de atuação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Xenobiótico é o termo usado para indicar substâncias químicas que possuem papel fisiológico conhecido no organismo.
II. ( ) Agente tóxico é a substância química capaz de causar danos a um organismo, alterando sua função ou levando à morte.
III. ( ) Toxicologia social estuda os efeitos adversos do uso de drogas de abuso.
IV. ( ) Toxicologia forense busca elucidar a causa post mortem, analisando amostras provenientes de crimes.
1. F, V, F, V.
2. F, V, V, V.
3. V, F, V, F.
4. V, V, F, F.
5. F, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “A toxicocinética é o estudo dos processos de movimento do xenobiótico no organismo [...]. Esses processos podem se apresentar saturados em determinadas situações, como a superdosagem, e mostrar modificação em suas velocidades. A toxicocinética pode ser determinada medindo-se a concentração do xenobiótico no sangue ou plasma em várias colheitas após a exposição.” Fonte: DORTA, D. J. et al. Toxicologia Forense. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2018, p. 55. (Adaptado). A ação que o organismo realiza sobre a substância lipofílica pode ser dividido em quatro etapas.
Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os processos a seguir de acordo as etapas da toxicocinética:
( ) Biotransformação.
( ) Absorção.
( ) Distribuição.
( ) Excreção.
1. 2, 4, 1, 3.
2. 2, 1, 3, 4.
3. 1, 3, 4, 2.
4. 3, 4, 2, 1.
5. 3, 1, 2, 4.

Leia o trecho a seguir: “Os efeitos tóxicos de duas ou mais substâncias no organismo podem ser independentes, aditivos ou interativos (como sinergismo, potenciação ou antagonismo). O efeito aditivo ocorre quando os compostos individuais de uma mistura possuem o mesmo mecanismo de ação tóxica (grupo de compostos com mecanismo comum - GMC), diferindo apenas da potência desse efeito.” Fonte: JARDIM, A. N. O.; CALDAS, E. D. Exposição humana a substâncias químicas potencialmente tóxicas na dieta e os riscos para saúde. Quím. Nova, [s. l.], v. 32, n. 7, p. 1898-1909, 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os mecanismos gerais dos agentes tóxicos, pode-se citar como exemplo o cianeto, cujo mecanismo de ação tóxica ocorre por meio de:
1. interação com os sítios nucleofílicos das proteínas.
2. inibição da fosforilação oxidativa.
3. complexação com componentes enzimáticos.
4. ligação nos receptores presentes na membrana.
5. deterioração oxidativa dos ácidos graxos poli-insaturados.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "Toda substância, segundo os princípios da Toxicologia, pode ser considerada um agente tóxico, dependendo das condições de exposição, como dose administrada ou absorvida, tempo e frequência de exposição (doses únicas ou múltiplas) e via de administração (respiratória, oral dérmica, parenteral). Dessa forma, faz-se necessário conhecer as condições de uso seguro de substâncias químicas para a saúde humana e ambiental." Fonte: OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2014, p. 29. A avaliação da toxicidade de substâncias químicas é um estudo importante para garantir a segurança desses produtos para a saúde humana. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os testes utilizados para a avaliação da toxicidade a seguir e associe-os com suas respectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Toxicidade aguda.
2) Toxicidade crônica.
3) Carcinogênese.
4) Teratogenêse.
( ) Estuda a capacidade que as substâncias químicas têm de transformar uma célula normal em uma célula maligna.
( ) Estuda os efeitos tóxicos após exposições repetidas de uma substância em teste, que ocorrem por um tempo maior do que três meses.
( ) Estuda os efeitos tóxicos de uma substância em teste após exposição dose única ou doses múltiplas, que ocorre em um período máximo de 24 horas.
( ) Estuda a capacidade que a substância em teste tem de causar alterações no desenvolvimento embrionário ou fetal.
1. 1, 4, 2, 3.
2. 2, 4, 3, 1.
3. 1, 2, 4, 3.
4. 3, 1, 4, 2.
5. 3, 2, 1, 4.

Leia o trecho a seguir: "A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento de outras ciências e atividades humanas diversas. Também necessita de conhecimentos, métodos e conceitos filosóficos de algumas ciências para sua atuação, como a Química, Bioquímica, Patologia, Fisiologia, Epidemiologia, Imunologia, Ecologia, Biofísica e, mais recentemente, da Biologia Molecular." Fonte: OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2014, p. 4. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia e as diversas áreas da toxicologia que contribuem para esclarecer os efeitos tóxicos causados por substâncias químicas, pode-se afirmar que toxicologia analítica tem como objetivo estudar:
Agora, assinale a alternativa correta:
1. as substâncias envolvidas no ambiente de trabalho, bem como avaliar a exposição do trabalhar.
2. os níveis de tolerâncias para cada substância tóxica por meio da experimentação animal.
3. os sinais e sintomas da intoxicação para estabelecer medidas de proteção, diagnóstico e tratamento.
4. os métodos para identificar e quantificar as substâncias tóxicas nas matrizes biológicas.
5. os mecanismos de ação das substâncias químicas envolvidas no processo de intoxicação.

Leia o trecho a seguir: "Hoje, centenas de profissionais, organizações governamentais e outras organizações científicas praticam a toxicologia, e há mais de 120 revistas científicas a ela dedicadas e disciplinas relacionadas. Além disso, o Congresso Internacional de Toxicologia é composto por sociedades de toxicologia da Europa, América do Sul, Ásia, África e Austrália, reunindo ampla representação de toxicologistas de todo o mundo." Fonte: KLAASSEN, C. D.; WATKINS, J. B. Fundamentos em toxicologia de Casarett e Doull. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012, p. 2. A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento das atividades humanas. Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados sobre elementos básicos da toxicologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A toxicologia é uma ciência que se apoia três elementos básicos: biodisponibilidade da substância, proteção para o sistema biológico e agente modificado capaz de induzir um efeito.
II. O objetivo principal da toxicologia é evitar os efeitos tóxicos das substâncias químicas possam afetar a saúde humana e ambiental.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o texto a seguir: "No Brasil, as causas externas ocupam o segundo lugar nas estatísticas de mortalidade. Dentre os óbitos por causas externas, podemos dar destaque aqueles causados por intoxicação, dado a severidade de suas consequências e do crescimento de sua ocorrência. A Organização Mundial de Saúde considera as intoxicações como um importante agravo de Saúde Pública, que deve ser investigado com consequente geração de informações que fomentem a capacidade dos países para lidar com essa questão." Fonte: BOCHNER, R.; FREIRE, M. M. Análise dos óbitos decorrentes de intoxicação ocorridos no Brasil de 2010 a 2015 com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 761-772. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2020. Os eventos envolvidos na intoxicação podem ser divididos, para fins didáticos, em quatro fases. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as fases da intoxicação disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Exposição.
2) Toxicocinética.
3) Toxicodinâmica.
4) Fase clínica.
( ) Fase em que organismo entra em contato com o agente tóxico.
( ) Fase em que há evidências de sinais em sintomas.
( ) Fase que corresponde ao comportamento do agente tóxico após o contato com o organismo humano.
( ) Fase que compreende a interação entre o agente tóxico e os sítios de ação.
1. 1, 4, 2, 3.
2. 2, 3, 1, 4.
3. 4, 1, 3, 2.
4. 3, 1, 2, 4.
5. 2, 4, 3, 1.

Leia o trecho a seguir: "Os indicadores biológicos podem ser utilizados em diversas etapas e com significados diferentes. Na maior parte das situações de nosso interesse, permitem explorar-quantificar a dose biologicamente ativa e os efeitos biológicos precoces." Fonte: PIVETTA, F. et al. Monitoramento biológico: conceitos e aplicações em saúde pública. Cad. Saúde Pública, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 545-554, 2001. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2020. O monitoramento biológico avalia a exposição a substâncias químicas que podem desempenhar uma ação tóxica para a saúde ambiental e dos trabalhadores. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a monitorização biológica.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Para a aplicação dos indicadores biológicos de dose interna, é necessário conhecer o mecanismo de ação da substância.
II. Os indicadores biológicos de efeito são utilizados para medir a concentração de uma substância em seu local de efeito.
III. Os indicadores de efeito pré-clínico permitem identificar as alterações ao nível do órgão-alvo, que geralmente ainda são reversíveis.
IV. Uma das desvantagens da monitorização biológica está relacionada com o número limitado de indicadores disponíveis.
1. I e III.
2. I e II.
3. II e III.
4. III e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: "Por milhares de anos, os venenos e o seu estudo (toxicologia) teceram uma rica malha de experiências humanas. Homer e Aristóteles descreveram a seta envenenada; Sócrates foi morto envenenado com cicuta; Cleópatra usou uma serpente africana para se suicidar; a intoxicação com chumbo pode ter contribuído para o declínio do império romano; Marilyn Monroe, Elvis Presley e o ator Heath Ledger morreram com doses excessivas de medicamentos sujeitos a prescrição obrigatória." Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 631. A toxicologia envolve uma série de conceitos básicos e várias áreas de atuação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Xenobiótico é o termo usado para indicar substâncias químicas que possuem papel fisiológico conhecido no organismo.
II. ( ) Agente tóxico é a substância química capaz de causar danos a um organismo, alterando sua função ou levando à morte.
III. ( ) Toxicologia social estuda os efeitos adversos do uso de drogas de abuso.
IV. ( ) Toxicologia forense busca elucidar a causa post mortem, analisando amostras provenientes de crimes.
1. F, V, F, V.
2. F, V, V, V.
3. V, F, V, F.
4. V, V, F, F.
5. F, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “A toxicocinética é o estudo dos processos de movimento do xenobiótico no organismo [...]. Esses processos podem se apresentar saturados em determinadas situações, como a superdosagem, e mostrar modificação em suas velocidades. A toxicocinética pode ser determinada medindo-se a concentração do xenobiótico no sangue ou plasma em várias colheitas após a exposição.” Fonte: DORTA, D. J. et al. Toxicologia Forense. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2018, p. 55. (Adaptado). A ação que o organismo realiza sobre a substância lipofílica pode ser dividido em quatro etapas.
Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os processos a seguir de acordo as etapas da toxicocinética:
( ) Biotransformação.
( ) Absorção.
( ) Distribuição.
( ) Excreção.
1. 2, 4, 1, 3.
2. 2, 1, 3, 4.
3. 1, 3, 4, 2.
4. 3, 4, 2, 1.
5. 3, 1, 2, 4.

Leia o trecho a seguir: “Os efeitos tóxicos de duas ou mais substâncias no organismo podem ser independentes, aditivos ou interativos (como sinergismo, potenciação ou antagonismo). O efeito aditivo ocorre quando os compostos individuais de uma mistura possuem o mesmo mecanismo de ação tóxica (grupo de compostos com mecanismo comum - GMC), diferindo apenas da potência desse efeito.” Fonte: JARDIM, A. N. O.; CALDAS, E. D. Exposição humana a substâncias químicas potencialmente tóxicas na dieta e os riscos para saúde. Quím. Nova, [s. l.], v. 32, n. 7, p. 1898-1909, 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os mecanismos gerais dos agentes tóxicos, pode-se citar como exemplo o cianeto, cujo mecanismo de ação tóxica ocorre por meio de:
1. interação com os sítios nucleofílicos das proteínas.
2. inibição da fosforilação oxidativa.
3. complexação com componentes enzimáticos.
4. ligação nos receptores presentes na membrana.
5. deterioração oxidativa dos ácidos graxos poli-insaturados.

Prévia do material em texto

Módulo B - 149351 . 7 - Toxicologia - T.20231.B
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Valdiete Carla Freitas Vilela
Nota final Enviado em: 08/04/23 00:08 (BRT)
10/10
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Toda substância, segundo os princípios da Toxicologia, pode ser considerada um agente tóxico, dependendo das condições de exposição, como dose administrada ou absorvida, tempo e frequência de exposição (doses únicas ou múltiplas) e via de administração (respiratória, oral dérmica, parenteral). Dessa forma, faz-se necessário conhecer as condições de uso seguro de substâncias químicas para a saúde humana e ambiental.”
Fonte: OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2014, p. 29. 
A avaliação da toxicidade de substâncias químicas é um estudo importante para garantir a segurança desses produtos para a saúde humana. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os testes utilizados para a avaliação da toxicidade a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) Toxicidade aguda.
2) Toxicidade crônica. 
3) Carcinogênese.
4) Teratogenêse.
( ) Estuda a capacidade que as substâncias químicas têm de transformar uma célula normal em uma célula maligna.
( ) Estuda os efeitos tóxicos após exposições repetidas de uma substância em teste, que ocorrem por um tempo maior do que três meses. 
( ) Estuda os efeitos tóxicos de uma substância em teste após exposição dose única ou doses múltiplas, que ocorre em um período máximo de 24 horas.
( ) Estuda a capacidade que a substância em teste tem de causar alterações no desenvolvimento embrionário ou fetal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 4, 2, 3. 
2. 
2, 4, 3, 1. 
3. 
1, 2, 4, 3. 
4. 
3, 1, 4, 2. 
5. 
3, 2, 1, 4. 
Resposta correta
2. Pergunta 2
1/1
Leia o trecho a seguir:
“A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento de outras ciências e atividades humanas diversas. Também necessita de conhecimentos, métodos e conceitos filosóficos de algumas ciências para sua atuação, como a Química, Bioquímica, Patologia, Fisiologia, Epidemiologia, Imunologia, Ecologia, Biofísica e, mais recentemente, da Biologia Molecular.”
Fonte: OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 4. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2014, p. 4. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia e as diversas áreas da toxicologia que contribuem para esclarecer os efeitos tóxicos causados por substâncias químicas, pode-se afirmar que toxicologia analítica tem como objetivo estudar:
Ocultar opções de resposta 
1. 
as substâncias envolvidas no ambiente de trabalho, bem como avaliar a exposição do trabalhar.
2. 
os níveis de tolerâncias para cada substância tóxica por meio da experimentação animal.
3. 
os sinais e sintomas da intoxicação para estabelecer medidas de proteção, diagnóstico e tratamento.
4. 
os métodos para identificar e quantificar as substâncias tóxicas nas matrizes biológicas.
Resposta correta
5. 
os mecanismos de ação das substâncias químicas envolvidas no processo de intoxicação.
3. Pergunta 3
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Hoje, centenas de profissionais, organizações governamentais e outras organizações científicas praticam a toxicologia, e há mais de 120 revistas científicas a ela dedicadas e disciplinas relacionadas. Além disso, o Congresso Internacional de Toxicologia é composto por sociedades de toxicologia da Europa, América do Sul, Ásia, África e Austrália, reunindo ampla representação de toxicologistas de todo o mundo.”
Fonte: KLAASSEN, C. D.; WATKINS, J. B. Fundamentos em toxicologia de Casarett e Doull. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012, p. 2.
A toxicologia é uma ciência muito eclética e contribui significativamente para o desenvolvimento das atividades humanas. Considerando a informação apre-sentada e os conteúdos estudados sobre elementos básicos da toxicologia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A toxicologia é uma ciência que se apoia três elementos básicos: biodisponibilidade da substância, proteção para o sistema biológico e agente modificado capaz de induzir um efeito. 
Porque:
II. O objetivo principal da toxicologia é evitar os efeitos tóxicos das substâncias químicas possam afetar a saúde humana e ambiental.
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Resposta correta
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. Pergunta 4
1/1
Leia o trecho a seguir:
“A administração de uma droga em seres humanos, muitas vezes, gera uma resposta farmacológica inesperada, que pode ser determinada pela concentração plasmática anormal da mesma, podendo produzir, como consequência, vários efeitos indesejáveis. A avaliação deste fato revela que tais efeitos podem estar diretamente relacionados ao processo de biotransformação. A biotransformação de drogas envolve reações bioquímicas específicas, em que cada etapa conta com a participação de sequências enzimáticas altamente ordenadas.”
Fonte: AUDI, E. A.; PUSSI, F. D. Isoenzimas do CYP450 e biotransformação de drogas. Acta Scientiarum, [s. l.], v. 22, v. 2, p. 599-604, 2000. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/2976/2136. Acesso em: 15 set. 2020.
A biotransformação dos fármacos e outros xenobióticos é essencial para sua eliminação do organismo, bem como para interromper suas atividades biológicas e farmacológicas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biotransformação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A biotransformação pode envolver reações que ocorrem nos rins e no fígado.
II. ( ) A atividade do sistema enzimático citocromo P450 pode ser aumentada por diversos agentes ambientais e farmacológicos.
III. ( ) Nas reações de fase I, o agente tóxico se liga a um grupamento químico, com objetivo de se tornar mais lipossolúvel.
IV. ( ) Na fase II, ocorre a exposição de um radical, por meio das reações de oxidação, redução e hidrólise. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F. 
2. 
V, V, F, V. 
3. 
F, V, F, V. 
4. 
F, F, V, V. 
5. 
V, V, F, F. 
Resposta correta
5. Pergunta 5
1/1
Leia o trecho a seguir:
“O monitoramento da exposição é um procedimento que consiste em uma rotina de avaliação e interpretação de parâmetros biológicos e/ou ambientais, com a finalidade de detectar os possíveis riscos à saúde. A exposição pode ser avaliada pela medida da concentração do agente químico em matrizes ambientais - Monitoramento Ambiental (MA).”
Fonte: CARVALHO, L. V. B. de et al. Exposição ocupacional a substâncias químicas, fatores socioeconômicos e Saúde do Trabalhador: uma visão integrada. Saúde em Debate [online], [s. l.], v. 41, n. spe, p. 313-326, 2017. Disponível em: <https://www.scielosp.org/pdf/sdeb/2017.v41nspe2/313-326/pt>. Acesso em: 23 set. 2020. 
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre monitorização ambiental e limites de exposição, analise os limites de exposição ocupacional a seguir e associe-os com suas respectivas características. 
1) TLV-TWA.
2) TLV-STEL.
3) TLV-C.
4) Nível de ação.
( ) Aplica-se às substâncias que produzem efeito tóxico a médio ou longo prazo.
( ) Corresponde a 50% do limite de exposição ocupacional permitido para o trabalhador.
( ) Refere-se à concentração que os trabalhadores podem estar expostos continuamente por um curto período de tempo.
( ) Indica o valor estipulado para substâncias comelevada toxicidade ou risco, que produzam efeito a curto prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 2, 4, 3. 
2. 
4, 1, 2, 3. 
3. 
1, 4, 2, 3. 
Resposta correta
4. 
3, 1, 2, 4. 
5. 
2, 4, 3, 1. 
6. Pergunta 6
1/1
Leia o texto a seguir:
“No Brasil, as causas externas ocupam o segundo lugar nas estatísticas de mortalidade. Dentre os óbitos por causas externas, podemos dar destaque aqueles causados por intoxicação, dado a severidade de suas consequências e do crescimento de sua ocorrência. A Organização Mundial de Saúde considera as intoxicações como um importante agravo de Saúde Pública, que deve ser investigado com consequente geração de informações que fomentem a capacidade dos países para lidar com essa questão.”
Fonte: BOCHNER, R.; FREIRE, M. M. Análise dos óbitos decorrentes de intoxicação ocorridos no Brasil de 2010 a 2015 com base no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 25, n. 2, p. 761-772. Disponível em: <https://scielosp.org/pdf/csc/2020.v25n2/761-772/pt>. Acesso em: 15 set. 2020.
Os eventos envolvidos na intoxicação podem ser divididos, para fins didáticos, em quatro fases. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as fases da intoxicação disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características. 
1) Exposição.
2) Toxicocinética.
3) Toxicodinâmica.
4) Fase clínica.
( ) Fase em que organismo entra em contato com o agente tóxico.
( ) Fase em que há evidências de sinais em sintomas. 
( ) Fase que corresponde ao comportamento do agente tóxico após o contato com o organismo humano.
( ) Fase que compreende a interação entre o agente tóxico e os sítios de ação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 4, 2, 3. 
Resposta correta
2. 
2, 3, 1, 4. 
3. 
4, 1, 3, 2. 
4. 
3, 1, 2, 4. 
5. 
2, 4, 3, 1. 
7. Pergunta 7
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Os indicadores biológicos podem ser utilizados em diversas etapas e com significados diferentes. Na maior parte das situações de nosso interesse, permitem explorar-quantificar a dose biologicamente ativa e os efeitos biológicos precoces.”
Fonte: PIVETTA, F. et al. Monitoramento biológico: conceitos e aplicações em saúde pública. Cad. Saúde Pública, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 545-554, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csp/v17n3/4638.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020.
O monitoramento biológico avalia a exposição a substâncias químicas que podem desempenhar uma ação tóxica para a saúde ambiental e dos trabalhadores. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a monitorização biológica. 
I. Para a aplicação dos indicadores biológicos de dose interna, é necessário conhecer o mecanismo de ação da substância. 
II. Os indicadores biológicos de efeito são utilizados para medir a concentração de uma substância em seu local de efeito.
III. Os indicadores de efeito pré-clínico permitem identificar as alterações ao nível do órgão-alvo, que geralmente ainda são reversíveis. 
IV. Uma das desvantagens da monitorização biológica está relacionada com o número limitado de indicadores disponíveis.
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
2. 
I e II. 
3. 
II e III. 
4. 
III e IV. 
Resposta correta
5. 
II e IV. 
8. Pergunta 8
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Por milhares de anos, os venenos e o seu estudo (toxicologia) teceram uma rica malha de experiências humanas. Homer e Aristóteles descreveram a seta envenenada; Sócrates foi morto envenenado com cicuta; Cleópatra usou uma serpente africana para se suicidar; a intoxicação com chumbo pode ter contribuído para o declínio do império romano; Marilyn Monroe, Elvis Presley e o ator Heath Ledger morreram com doses excessivas de medicamentos sujeitos a prescrição obrigatória.”
Fonte: WHALEN, K. et al. Farmacologia ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 631.
A toxicologia envolve uma série de conceitos básicos e várias áreas de atuação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à toxicologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Xenobiótico é o termo usado para indicar substâncias químicas que possuem papel fisiológico conhecido no organismo.
II. ( ) Agente tóxico é a substância química capaz de causar danos a um organismo, alterando sua função ou levando à morte.
III. ( ) Toxicologia social estuda os efeitos adversos do uso de drogas de abuso.
IV. ( ) Toxicologia forense busca elucidar a causa post mortem, analisando amostras provenientes de crimes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V. 
2. 
F, V, V, V. 
Resposta correta
3. 
V, F, V, F. 
4. 
V, V, F, F. 
5. 
F, F, V, V. 
9. Pergunta 9
1/1
Leia o trecho a seguir:
“A toxicocinética é o estudo dos processos de movimento do xenobiótico no organismo [...]. Esses processos podem se apresentar saturados em determinadas situações, como a superdosagem, e mostrar modificação em suas velocidades. A toxicocinética pode ser determinada medindo-se a concentração do xenobiótico no sangue ou plasma em várias colheitas após a exposição.”
Fonte: DORTA, D. J. et al. Toxicologia Forense. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2018, p. 55. (Adaptado).
A ação que o organismo realiza sobre a substância lipofílica pode ser dividido em quatro etapas. Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os processos a seguir de acordo as etapas da toxicocinética: 
( ) Biotransformação. 
( ) Absorção.
( ) Distribuição.
( ) Excreção
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 4, 1, 3. 
2. 
2, 1, 3, 4.
3. 
1, 3, 4, 2. 
4. 
3, 4, 2, 1. 
5. 
3, 1, 2, 4. 
Resposta correta
10. Pergunta 10
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Os efeitos tóxicos de duas ou mais substâncias no organismo podem ser independentes, aditivos ou interativos (como sinergismo, potenciação ou antagonismo). O efeito aditivo ocorre quando os compostos individuais de uma mistura possuem o mesmo mecanismo de ação tóxica (grupo de compostos com mecanismo comum - GMC), diferindo apenas da potência desse efeito.”
Fonte: JARDIM, A. N. O.; CALDAS, E. D. Exposição humana a substâncias químicas potencialmente tóxicas na dieta e os riscos para saúde. Quím. Nova, [s. l.], v. 32, n. 7, p. 1898-1909, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/qn/v32n7/36.pdf>. Acesso em: 17 set. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os mecanismos gerais dos agentes tóxicos, pode-se citar como exemplo o cianeto, cujo mecanismo de ação tóxica ocorre por meio de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
interação com os sítios nucleofílicos das proteínas.
2. 
inibição da fosforilação oxidativa.
3. 
complexação com componentes enzimáticos.
Resposta correta
4. 
ligação nos receptores presentes na membrana.
5. 
deterioração oxidativa dos ácidos graxos poli-insaturados.

Mais conteúdos dessa disciplina