Buscar

PESQUISA OPERACIONAL ENADE - ADM - 4 PERIODO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENADE – PESQUISA OPERACIONAL – ADMINISTRAÇÃO – 4º PERÍODO
· UM OPERADOR LOGÍSTICO APLICOU UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM SEUS CLIENTES DO ANO DE 2017, POIS ESTÁ SEMPRE EM BUSCA DE MELHORIA CONTÍNUA. O OBJETIVO DA PESQUISA ERA VERIFICAR SE O NÍVEL DE SERVIÇO PERCEBIDO PELOS CLIENTES ESTAVA DE ACORDO COM O NÍVEL DE SERVIÇO OFERECIDO PELA EMPRESA.  COMO RESULTADO DESSA PESQUISA, O OPERADOR LOGÍSTICO PERCEBEU QUE SEUS CLIENTES ESTÃO, EM SUA MAIORIA, SATISFEITOS COM O NÍVEL DE SERVIÇO E, AO MESMO TEMPO, PERCEBENDO O NÍVEL DE SERVIÇO QUE ELA SE PROPÕE A OFERECER.
 
UM DOS MOTIVOS QUE CONTRIBUI PARA O RESULTADO CONSTATADO É QUE:
Resposta Marcada :
a gestão dos processos internos são caracterizados pela alta flexibilidade e adaptação a momentos, situações, contextos e necessidades apresentados do cliente.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· NESTE ESTUDO, A TEORIA DE FILAS FOI EMPREGADA PARA DESCREVER AS FILAS QUE SE FORMAM NOS CAIXAS DE CERTO SUPERMERCADO. O INTERESSE PARTICULAR DESSE ESTUDO É A DETERMINAÇÃO DO TEMPO MÉDIO QUE CADA CLIENTE GASTA EM ESPERA NA FILA. DOIS MODELOS FORAM CONSIDERADOS: (I) SISTEMA M/M/M EM FILA ÚNICA E (II) SISTEMA M/M/1 EM M FILAS PARALELAS E INDEPENDENTES.
R. MORABITO E F. C. R. DE LIMA. UM MODELO PARA ANALISAR O PROBLEMA DE FILAS EM CAIXAS DE SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DE CASO. PESQUISA OPERACIONAL, VOL. 20, N.º 1, JUN./2000, P. 59-71 (COM ADAPTAÇÕES).
COM RELAÇÃO AO ASSUNTO ABORDADO NO TEXTO ACIMA, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA:
Resposta Marcada :
O modelo G/M/m descreve uma fila cuja distribuição dos intervalos de tempos entre as chegadas de dois clientes consecutivos segue uma distribuição arbitrária, não necessariamente exponencial.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E DE BIOTECNOLOGIA UTILIZAM, COMO INSUMOS PRIMÁRIOS, O TRABALHO HUMANO, OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS, OS RECURSOS BIOLÓGICOS E O CAPITAL. ESTAS MATÉRIAS-PRIMAS E SABERES SÃO FONTES INESGOTÁVEIS PARA O PROCESSO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E PROCESSOS BIOMÉDICOS E BIOTECNOLÓGICOS NOS SETORES CIENTÍFICOS E PRODUTIVOS.
OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO CONTRIBUEM COM RECURSOS NATURAIS E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS À BIODIVERSIDADE. ENTRETANTO, DE ACORDO COM (RODRIGUES JUNIOR, 2009), “ESSAS ORGANIZAÇÕES CIENTÍFICAS E INDUSTRIAIS, MOVIDAS PELA AMBIÇÃO DESMEDIDA, FREQUENTEMENTE RETRIBUEM O BEM RECEBIDO COM A IMPOSIÇÃO DE UMA EXTERNALIDADE NEGATIVA SOBRE AS COMUNIDADES TRADICIONAIS E PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, AO NÃO RECONHECEREM O PAPEL DESTAS CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DE SUA MISSÃO NEM BENEFICIÁ-LAS COM UMA PARCELA DOS LUCROS AUFERIDOS”.
A APROPRIAÇÃO INDÉBITA DESTES RECURSOS DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA, CONHECIMENTOS E EXPRESSÕES CULTURAIS TRADICIONAIS CARACTERIZA A BIOPIRATARIA, GRANDE PARTE DESSA PRÁTICA ACONTECE LEGALMENTE PORQUE, EQUIVOCADAMENTE, OS REGIMES DE PI (PROPRIEDADE INTELECTUAL) PRESSUPÕEM QUE ESSAS “PROPRIEDADES” INTELECTUAIS SÃO CONSTRUÍDAS A PARTIR DO NADA E QUE OSRECURSOS BIOCULTURAIS IMATERIAIS(RBI) POSSUEM A QUALIDADE DE BENS PÚBLICOS.
( FONTE: RODRIGUES JUNIOR, EDSON B. A PROTEÇÃO INTERNACIONAL DO PATRIMÔNIO BIOCULTURAL IMATERIAL A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O PROBLEMA DA BIOPIRATARIA.TESE(DOUTORADO). 555 P. FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. 2009.)
O PATRIMÔNIO BIOCULTURAL IMATERIAL (PBI) É CONSTITUÍDO POR GRUPOS DE RBI´S, A SABER :
Resposta Marcada :
a diversidade biológica e os conhecimentos e expressões culturais tradicionais.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· CIDADES INTELIGENTES SÃO CONHECIDAS POR UTILIZAR A TECNOLOGIA EM PROL DO SEU DESENVOLVIMENTO, REPENSANDO O USO DE ESPAÇOS URBANOS PARA TORNAR A REGIÃO MAIS EFICIENTE E SUSTENTÁVEL. MUITAS CIDADES NO MUNDO GANHARAM O STATUS DE INTELIGENTES E ACABARAM IMPULSIONANDO O MOVIMENTO: SONGDO, NA COREIA DO SUL, E MASDAR, EM DUBAI SÃO DOIS EXEMPLOS.
MAS, PARA JASON POMEROY, ARQUITETO RESPONSÁVEL PELA POMEROY STUDIO, EMPRESA QUE DESENVOLVEU A PRIMEIRA CASA CARBONO-ZERO DA ÁSIA, ACREDITA QUE BARCELONA E AMSTERDÃ SÃO AS CIDADES QUE DEVERIAM SERVIR DE MODELO PARA OUTRAS REGIÕES – ELAS SERIAM, INCLUSIVE, MAIS BEM-SUCEDIDAS QUE SONGDO NA OPINIÃO DO ESPECIALISTA.
PARA POMEROY AS DUAS CIDADES POSSUEM “MAIOR SENSIBILIDADE ÀS NECESSIDADES DAS PESSOAS ALI, PORQUE ELAS EXISTEM A MAIS TEMPO”, DISSE, EM ENTREVISTA À REVISTA ESPECIALIZADA EM ARQUITETURA E DESIGN DEZEEN. ALÉM DISSO, NA OPINIÃO DO ARQUITETO, SONGDO ESTÁ SE TORNANDO ULTRAPASSADA RAPIDAMENTE – APESAR DE SEUS FEITOS IMPRESSIONANTES, COMO UMA INFRAESTRUTURA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS E SERVIÇO DE DRONES PARA EMERGÊNCIAS.
“A IDEIA ERA QUE, SE VOCÊ INCORPORAR A TECNOLOGIA NO INÍCIO, INCLUIR OPORTUNIDADES PARA BIG DATA E GRANDES TECNOLOGIAS, E COLOCAR UMA QUANTIDADE INCRÍVEL DE INVESTIMENTO GASTOS EM SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E VIGILÂNCIA, A CIDADE SERÁ MAIS INTELIGENTE E AS PESSOAS VÃO AMAR. MAS NÃO É SEMPRE ASSIM QUE ACONTECE”, RELATA.
“QUANDO VOCÊ OLHA PARA A CIDADE AGORA, MUITAS DAS TECNOLOGIAS ESTÃO OBSOLETAS”. NA OPINIÃO DO ESPECIALISTA, AS TECNOLOGIAS PRECISAM SER USADAS COM SABEDORIA, CASO CONTRÁRIO, “VOCÊ ACABARÁ EM UMA SITUAÇÃO ONDE ELA SERÁ OBSOLETA”.
BARCELONA E AMSTERDÃ, POR SUA VEZ, MOSTRAM QUE, PARA TER SUCESSO, A TECNOLOGIA DEVE SER NÃO APENAS FACILITADA PELA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE, MAS TAMBÉM PRECISA SER ABRAÇADA E CELEBRADA PELOS CIDADÃOS. “AS CIDADES INTELIGENTES MAIS BEM-SUCEDIDAS RECONHECERAM QUE NÃO É UMA ABORDAGEM DE CIMA PARA BAIXO, TAMPOUCO DE BAIXO PARA CIMA, É UMA COMBINAÇÃO DE AMBAS”, ACRESCENTOU POMEROY.
FONTE:  BARCELONA E AMSTERDÃ: MODELOS DE CIDADES INTELIGENTES. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.TECMUNDO.COM.BR/MOBILIDADE-URBANA-SMART-CITIES/121417-BARCELONA-AMSTERDA-MODELOS-CIDADES-INTELIGENTES.HTM>. ACESSO EM: 15. JUN. 2018 (ADAPTADO).
A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO, AVALIE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.
I – O GRANDE DESAFIO DO MODELO URBANO APRESENTADO NO TEXTO É FAZER COM QUE A TECNOLOGIA NÃO SE TORNE OBSOLETA, BUSCANDO SEMPRE INOVAÇÕES E SUBSTITUIÇÕES COM O QUE HÁ DE PONTA NO MERCADO TECNOLÓGICO, PARA SEMPRE SE REINVENTAR E FUGIR DA OBSOLÊNCIA PROGRAMADA.
II – O GRANDE DESAFIO DO MODELO URBANO APRESENTADO NO TEXTO É FAZER COM QUE TECNOLOGIA DE PONTA UTILIZADA ATENDA ÀS NECESSIDADES E DEMANDAS ESPECÍFICAS DA POPULAÇÃO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A PARTIR DAS QUESTÕES LOCAIS, NÃO DE MODELOS IMPOSTOS.
III –  O GRANDE DESAFIO DO MODELO URBANO APRESENTADO NO TEXTO DE NÃO DEIXAR QUE A TECNOLOGIA SE TORNE OBSOLETA PODE SER RESOLVIDO COM DIÁLOGO ENTRE ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE E A POPULAÇÃO E TOMADA DE DECISÕES EM CONJUNTO ACERCA DO PROJETO TECNOLÓGICO A SER IMPLANTADO.
É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
Resposta Marcada :
II e III, apenas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
Total20 / 20
×

Continue navegando