Buscar

CUIDADOS PALIATIVOS A RESPONSABILIDADE DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO HOSPITALAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Autores: Carmem Reinaldo, Melissa Medeiros, Natalia Nariño e Vinicius Nunes.
Assistentes Sociais Entrevistadas: Anelise Rosa, Elisa Langeman e Isabel Pimenta. 
Professora:
Curso: Serviço Social – Fadergs / Rs
CUIDADOS PALIATIVOS: A RESPONSABILIDADE DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO HOSPITALAR.
Introdução: Os cuidados paliativos no âmbito hospitalar do Assistente Social visa trabalhar com a equipe multidisciplinar, garantindo direitos o bem estar físico, emocional e social do usuário e de todos os envolvidos no processo de finitude.
Foi realizada uma entrevista semiestruturada com profissionais da área de Serviço Social: Utilizamos como norteador da entrevista quatro perguntas referentes ao papel do assistente social no âmbito hospitalar e como o profissional pode identificar e compreender as manifestações das expressões da questão social no dia a dia de trabalho no setor, bem como, os processos de resistência presentes neste meio.
Resultados:
O papel do Assistente Social é assegurar que os direitos do usuário/paciente sejam garantidos em seu processo de finitude. Para isso, ele deve trabalhar juntamente a equipe multidisciplinar, a fim de assegurar o bem-estar físico, emocional, social e familiar (integralidade) deste usuário. É importante que o profissional trabalhe também com a família neste processo, que por vezes também adoece junto do usuário e precisa ser acolhida.
 A avaliação não dá-se única e exclusivamente pelo Assistente Social, mas sim pela equipe multidisciplinar que acompanha o usuário em cuidados paliativos. Neste contexto, é importante realizar os atendimentos junto do usuário, quando possível, e principalmente junto da família. A busca por produções desta área específica, podem ser úteis para que o Assistente Social crie instrumentos para o seu fazer profissional.
 O Assistente Social pode identificar as expressões da questão social na saúde a partir das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, aplicando-as no cotidiano do seu trabalho. Na política de saúde, ele deve considerar o sujeito em sua integralidade, trabalhando sob a ótica dos determinantes sociais de saúde.
Ainda que o Serviço Social esteja presente no âmbito hospitalar há muito tempo, existe certa resistência em sua atuação por conta da perspectiva médico-centrada que por vezes limita a atuação do profissional. É preciso definir os projetos de trabalho, delimitando as competências profissionais, sempre embasados de forma teórico-metodológica e assegurar o espaço do SS nas instituições de saúde, visando o direito do usuário em ser assistido por este profissional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
Frossard Andrea, Schaeffer Marli, Simões Alessandra COMPETÊNCIAS DO SERVIÇO SOCIAL 
EM CUIDADOS PALIATIVOS: NOTAS PRELIMINARES
Perguntas:
00000000000000000000

Continue navegando