Buscar

AD1GUILHERMEFADEL_20220922101215

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância (AD)
Unidade de Aprendizado: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Curso: Ciências da Aeronáutica
Professora: Cintia R. G. Sales
Acadêmico: Guilherme Boneli Fadel
Data: 
Orientações:
1. Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado – ?
1. Esta ATIVIDADE É OBRIGATÓRIA e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual (ULIFE).
QUESTÃO 1 (VALOR 2,5 pontos)
a) Um dos efeitos da altitude no corpo humano são os Disbarismos. Qual é a Lei da física explica esse fenômeno e quais seus efeitos no corpo humano? 
R: A lei de Boyle-Mariotte, pois algumas partes do corpo estão preenchidas com ar que se expandirá com o aumento de altitude e se comprimirá com a diminuição de altitude. Pode gerar dor, desconforto, sangramento. 
b) Cite 2 exemplos de quadros ocasionados pelo efeito dos Disbarismos. 
R: Barodontalgia, dor de dente causada por diferença de pressão; Barosinusite, barotrauma sinusal ou aerosinusite é causada pelo acumulo de ar nos seios para-nasais com diferença de pressão entre o ar intrasinusal e o ar ambiente, causando a inflamação de um ou mais seios para-nasais.
QUESTÃO 2 (VALOR 2,5 pontos)
Imagine a seguinte situação: um pouco antes de decolar, você é um instrutor de voo e percebe que seu aluno está com sinais de um resfriado (tosse seca, coriza). Ao comentar a situação com ele, ele diz que não há problemas porque no caminho passou na farmácia (automedicação), comprou e tomou um analgésico associado a um descongestionante.
a) Qual o problema dessa situação?
R: O problema é que voar resfriado aumenta as chances de desenvolver uma barosinusite ou uma bariotite, o aconselhado séria ficar afastado por alguns dias e consultar com um médico durante esse período, o uso de descongestionante é aconselhado apenas como último recurso, o ideal seria visitar um médico após o voo para avaliar possíveis danos.
QUESTÃO 3 (VALOR 2,5 pontos)
Sabemos eu determinadas altitudes podem ocasionar danos até mesmo irreversíveis no organismo. Explique de que forma o organismo realiza a compensação referente aos efeitos da altitude?
R: O corpo humano possui mecanismo de compensação respiratórios, aumentando a circulação de ar no pulmão pelo aumento da ventilação; e circulatórios, aumentando o fluxo sanguíneo para aumentar o número de trocas gasosas. 
QUESTÃO 4 (VALOR 2,5 pontos)
a) Cite os estágios de hipóxia e qual altitude pode ocasionar um estado de hipóxia irreversível? E explique por que esse fenômeno ocorre.
 
 R: Estágio indiferente de 0 a 6000ft, estágio compensatório de 6000 a 12000ft, estágio de perturbações de 12000 a 20000ft, estágio crítico acima de 20000ft; acima de 25000ft no estágio crítico pode ocasionar em alterações de consciência, convulsão, colapso respiratório e morte.
b) Quais sintomas podem ser percebidos pelo indivíduo em estado de hipóxia?
R: Dificuldade de concentração, dormência, falta de ar, palpitação, alterações visuais(lábios e unhas azulados), sonolência e perda de consciência, fadiga, visão distorcida(descolorida, turva, dupla, em túnel ou limitada), ansiedade, dores de cabeça, náuseas, perda de sensibilidade, perda de coordenação.

Continue navegando