Buscar

dissertação FISIOLOGIA BÁSICA 2023

Prévia do material em texto

O sedentarismo, acompanhado ou não pela obesidade, aumenta as chances de o paciente acumular gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial coronariana (DAC) ou até mesmo influenciar na morte súbita.
Além de priorizar uma dieta com alimentos saudáveis, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar, a população deve investir em atividades físicas, escolhendo aquela que lhe traga mais prazer e seja indicada a seu perfil, mantendo-se, assim, ativa. Praticar um esporte favorito duas ou três vezes na semana ou caminhar ao menos 20 minutos por dia, por exemplo, já diminuem as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.
A atividade física está entre os hábitos mais recomendados para uma vida saudável. Devido a isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a tratar o sedentarismo (que é a inatividade física) como um problema de saúde pública. A falta da prática de exercícios é um perigo crescente na sociedade, gerando maiores riscos à saúde e aumentando o índice de obesidade, doenças cardíacas, e a taxa de mortalidade.
Fazer exercícios físicos de forma contínua e moderada pode trazer inúmeros benefícios. Entre eles, está controlar o peso, diminuir riscos de desenvolver doenças crônicas (como diabetes, hipertensão, depressão, doenças cardiovasculares) ou atenuar seus sintomas, gerar o fortalecimento muscular e aumentar a sensação de bem-estar. Assim você estará equilibrando sua saúde física e mental.

Continue navegando