Buscar

Gabarito Medieval 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01-Com relação à perspectiva Liberal acerca da Idade Média, assinale as sentenças a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) e falsas (F) e assinale a sequência CORRETA:
É teleológica: considera que existe vários “caminhos” a serem percorridos pela “civilização”, e cada cultura está em um ponto determinado dele e deverá seguir atingindo os demais um por um.
É unívoca: considera que o caminho que foi percorrido pela civilização ocidental é o único possível e que todas as “civilizações” um dia trilharão esse mesmo caminho. Portanto, despreza tudo o que não tiver perdurado até hoje como sendo uma “relíquia” sem utilidade.
É eurocêntrica – ou, antes, anglocêntrica ou francocêntrica: considera que a Europa é o grande centro de civilização e, como tal, a única região digna de ser estudada, ou concentra-se ainda mais, conforme o estudioso, na Idade Média inglesa ou francesa.
É personalista: considera que os grandes homens e grandes mulheres, sem distinção são os responsáveis, com sua iniciativa e habilidade, pela movimentação da História, sempre na direção “correta”, a do “progresso”. Isto é, para eles, o triunfo do liberalismo, ou então, com sua resiliência, tentam barrar esse avanço.
A- As alternativas III e IV são verdadeiras
B- As alternativas II e III são verdadeiras
C- As alternativas I e II são verdadeiras
D-Todas as alternativas são verdadeiras
02-O Império Romano do Oriente durou cerca de mil anos e atravessou, de acordo com a perspectiva de historiadores, pelo menos duas eras de grande prosperidade.Sobre esse fato histórico, assinale a alternativa INCORRETA:
A-A campanha enfraqueceu o Estado bizantino e abriu espaço para revoltas que, juntamente à peste, mergulharam o Império no caos político após a morte de Justiniano. 
B-Os bizantinos reconquistaram os territórios que o Império Romano do Ocidente havia perdido, conquistando o norte da África.
C-Em seu primeiro período áureo, sob o comando do Imperador Justiniano (527-565), uma grande perda territorial foi imposta ao império do Oriente.
D-A intenção de Justiniano era, declaradamente, conquistar os reinos germânicos para reunificar todas as regiões do antigo Império Romano.
03-No início do século VII, o Império Romano do Oriente estava em calamidade. A crise econômica e o avanço dos monarcas sassânidas favoreciam as revoltas de povos integrantes do Império, como os ávaros e os eslavos. Muitos territórios conquistados por Justiniano haviam sido perdidos. O Império enfrentava dificuldades econômicas e políticas muito sérias.
Sobre essa fase histórica do Império Romano do Oriente, assinale a alternativa INCORRETA: 
A-Heráclio tomou o poder em 610, após o assassinato do odiado Imperador Fócias, e começou um lento processo de substituição de parte da herança deixada pelos romanos.
B-Com o Imperador Heráclio (575-641), Constantinopla conseguiu recuperar grande parte de seu poder militar e econômico, graças à grande aliança política com os Muçulmanos. 
C-A partir desse momento, a cultura do Império tornou-se cada vez mais helênica e afastou-se, inclusive do ponto de vista religioso, de Roma.
D-Heráclio decretou o grego como língua oficial do Império e adotou o título de Basileus, tradução grega para o Imperator romano.
04-As transformações religiosas do século XVI representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural, um ajustamento de ideias e valores para as transformações socioeconômicas da Europa. 
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A-A criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.
B-O rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.
C-A diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.
D-A proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas obras na Europa.
05-O feudalismo foi um modo de organização social, político, econômico, religioso e ideológico que se estruturou lentamente na Europa após a queda do Império Romano do Ocidente, permanecendo durante parte da Idade Média (século X ao século XV da História).
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A-Eram considerados alguns dos principais tributos e impostos da época: capitação (pagamento por cada membro da família), dízimo e corveia (trabalho nas terras dos senhores durante alguns dias na semana).
B-O clero era responsável por rezar e exercia uma grande influência política sobre as pessoas daquela época. Os nobres também eram chamados de senhores feudais; eles negociavam com o rei (trabalhavam no exército em troca de terras).
C-O feudo se dividia em três partes: a propriedade individual do senhor, o manso servil e o manso comunal.
D-O comércio era forte, sendo a base da economia feudal. As indústrias estavam em expansão, tornando a mão de obra agrária cada vez mais escassa.
06-As Cruzadas, ou Guerra Santa, receberam esse nome porque os cruzados utilizavam uma cruz - símbolo do cristianismo - estampada em suas vestimentas durante as batalhas.
Sobre o período inicial das Cruzadas, assinale a alternativa CORRETA:
A-O rei da França Luis IX organizou uma Cruzada em 1270 para converter a região norte da África.
B-No século XI, o papa Urbano II conseguiu estabelecer um tratado de paz com os muçulmanos e conseguiu, sem conflitos militares, reconquistar Jerusalém.
C-No século XIII, as cruzadas estimularam o comércio, fato que colaborou para a crise do feudalismo na Europa.
D-Em 1095, o papa Urbano II convocou um grande número de fiéis para lutarem pela libertação da Terra Santa.
07-As Cruzadas foram uma série de guerras realizadas pela Igreja Católica entre os anos de 1096 e 1272 que tinham como objetivo declarado a reconquista da Terra Santa - Jerusalém.
Considerando uma das principais consequências econômicas das Cruzadas, assinale a alternativa CORRETA:
A-O renascimento comercial na Europa.
B-O fortalecimento do modo de produção feudal.
C-O início e processo de industrialização na Europa.
D-A crise do capitalismo em toda a Europa.
08-A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs, dentre as quais destacam-se a Luterana, a Calvinista e a Anglicana. A respeito das características que conferem especificidade a cada uma delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. 
Considerando um desses elementos, assinale a alternativa CORRETA:
A-Tolerância com relação às demais religiões cristãs.
B-Afirmação da primazia da igreja sobre o Estado.
C-Celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis.
D-Ausência de hierarquia eclesiástica.
09-Como a religião explica o aumento da rivalidade entre romanos e germânicos?
A-Muitos germânicos converteram-se ao arianismo, crença considerada uma heresia para a Igreja Católica de Roma.
B-A religião não explica a rivalidade entre romanos e germânicos, uma vez que ambos eram pagãos.
C-Os romanos haviam abandonado o paganismo e abraçado o cristianismo, o que mobilizou os germânicos contra Roma.
D-Roma ordenou a execução de sacerdotes de uma religião pagã que haviam sido enviados pelos francos à Hispânia.
10-Ao longo da Idade Média, a sociedade foi profundamente dominada pela religiosidade e pelo misticismo. No imaginário popular era comum entender e explicar o surgimento de doenças e epidemias como sendo causa da má conduta e da pouca fé das pessoas. Contudo, estudiosos e pesquisadores são unânimes em defender que neste período, na maior parte das moradias, ocorria falta de higiene, de água tratada e de sistema de esgoto, que por sua vez favorecia a proliferação de doenças infectocontagiosas, responsáveis por provocavam surtos de epidemias que levavam à morte milhares de pessoas. Como fato que ilustra este cenário, se tem que durante esse período ocorreu um dos maiores surtos epidêmicos da história do ocidente.
Sobre esse surto epidêmico, assinale a alternativa CORRETA: 
A-Gripe Asiática.
B-Peste Negra.
C-Gripe Espanhola.
D-Peste de Atenas.

Continue navegando