Logo Passei Direto
Buscar

Regime Juridico Servidores - LEI N 8 112 de 1990 - Questões FCC

User badge image
jorge santos

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As autarquias, fundações e empresas estatais relacionam-se, quanto aos princípios que regem a Administração Pública e o regime funcional aplicável a seus servidores, porque
A autarquias e fundações públicas sujeitam-se ao princípio que exige a realização de concurso público para a contratação de servidores públicos, de aplicação facultativa para as empresas estatais.
B empresas estatais não se submetem aos princípios que regem a Administração Pública porque a Constituição lhes destina legislação própria e específica.
C autarquias, fundações públicas e empresas estatais submetem-se ao regime público, inclusive quanto à necessidade de licitação para suas contratações, ainda que com procedimentos diferenciados.
D autarquias são as pessoas jurídicas integrantes da Administração Indireta que mais se aproximam do regime jurídico aplicável à Administração Direta, inclusive no que se refere ao regime de bens, que não se prestam a garantir ou satisfazer a execução de débitos do ente.
E as fundações não dependem de observância do princípio licitatório para alienação de seu patrimônio, tendo em vista que são constituídas sob a forma de pessoas jurídicas de direito privado, natureza que também predica seus bens.

A exigência de concurso público para contratação de servidores públicos, sabe-se, é norma constitucional, excepcionada, contudo, para
a) nomeação para cargos de confiança no âmbito da Administração Indireta, para suprir déficit transitório de empregos.
b) contratação de servidores por tempo determinado, os chamados temporários, conquanto não se destinem à prestação de atividades-fim do ente contratante.
c) nomeação de servidores temporários, ou seja, por prazo determinado, para ocupar cargos de direção indispensáveis ao exercício das atividades precípuas do ente público.
d) fundações integrantes da Administração Pública Indireta, porque sujeitas a regime celetista desprovido de estabilidade funcional.
e) cargos de confiança na organização administrativa da Administração Direta, porque destinados a aguardar o efetivo provimento por servidores efetivos, prestando-se a suprir as lacunas necessárias da estrutura funcional dos órgãos.

João, servidor público federal, faltou ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses. Nos termos da Lei nº 8.112/1990, a conduta de João está sujeita à penalidade de
A advertência.
B suspensão por inassiduidade habitual.
C demissão por inassiduidade habitual.
D suspensão por abandono de cargo.
E demissão por abandono de cargo.

Nos termos dispostos na Lei nº 8.112/1990:
A A licença concedida dentro de sessenta dias do término de outra da mesma espécie será considerada ilegal.
B A licença por motivo de doença em pessoa da família poderá ser concedida, incluídas as prorrogações, por até noventa dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor.
C A licença por motivo de afastamento do cônjuge será por prazo indeterminado e sem remuneração.
D Concluído o serviço militar, o servidor terá até trinta dias com remuneração para reassumir o exercício do cargo.
E O servidor terá direito à licença, com remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

Ao dispor sobre o regime disciplinar do servidor público, a Lei no 8.112/1990 prevê que
A a censura é uma das penalidades disciplinares que podem ser aplicadas ao servidor.
B o servidor será apenado com suspensão, caso faça uso de pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.
C as sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, pois é vedada a imposição de mais de uma penalidade a um único fato infracional.
D o prazo de prescrição começa a fluir da data em que o servidor cometeu a infração passível de penalidade disciplinar.
E o servidor público será apenado com demissão na hipótese de incontinência e conduta escandalosa, na repartição.

A Lei no 8.112/1990 especifica que a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos
A relacionados ao processo administrativo disciplinar.
B de ofício previstos em lei.
C passíveis de delegação.
D relativos à escala de trabalho.
E que configurem crime.

Alessandra é servidora pública federal, ocupante de cargo efetivo. Em conformidade com a Lei nº 8.112/1990, por ocasião do seu casamento, Alessandra poderá ausentar-se do serviço, sem qualquer prejuízo, por até
A 3 dias consecutivos.
B 5 dias consecutivos.
C 8 dias consecutivos.
D 7 dias consecutivos.
E 4 dias consecutivos.

O adicional I será devido aos servidores em exercício em zonas de fronteira ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento. De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.112/1990, considerando apenas as informações fornecidas, a lacuna I deve ser preenchida corretamente por:
A de atividade penosa
B de insalubridade
C de periculosidade
D por serviço extraordinário
E noturno

A posse, nos casos de provimento de cargo por nomeação, ocorrerá no prazo de I dias contados da publicação do ato de provimento. É de II dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. Será submetida à homologação da autoridade competente, III meses antes de findo o período do estágio probatório, a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo. Conforme estabelece a Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, as lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
A 15 − 30 − 2
B 15 − 15 − 6
C 30 − 15 − 4
D 30 − 30 − 3
E 30 − 15 − 3

Um servidor, por meio de ato comissivo, na forma culposa, causou prejuízo a terceiro. Nos termos previstos na Lei nº 8.112/1990, desse ato decorre responsabilidade
A civil, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, mas sem previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores.
B civil, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, e com previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores, e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.
C civil, sem previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, mas com previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores, e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.
D penal, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, mas sem previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores.
E penal, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, e com previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores, e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

Em relação a determinado servidor, ocorreram os seguintes fatos: publicação do ato de provimento em 1º/3/2012; tomou posse em 30/3/2012; entrou em exercício em 10/4/2012; publicação de ato de promoção em 10/6/2022, oportunidade em que foi interrompido o tempo de exercício. Houve ofensa ao disposto na Lei nº 8.112/1990, uma vez que
A a posse independe da publicação do ato de provimento.
B não foi respeitado o prazo para tomar posse.
C a entrada em exercício independe do servidor ter tomado posse.
D não foi respeitado o prazo para entrada em exercício.
E a promoção não interrompe o tempo de exercício.

A Lei nº 8.112/1990 estabelece que, dentre outras, são formas de provimento de cargo público:
A nomeação, posse e entrada em exercício.
B promoção, posse e readaptação.
C reversão, entrada em exercício e aproveitamento.
D nomeação, posse e reintegração.
E recondução, reintegração e reversão.

De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.112/1990, são todas hipóteses, dentre outras, nas quais ocorre a vacância de cargo público:
A promoção, posse em outro cargo inacumulável, reversão, remoção.
A promoção, posse em outro cargo inacumulável, reversão, remoção.
B posse em outro cargo inacumulável, promoção, reversão, reintegração.
C demissão, falecimento, recondução, reversão.
D exoneração, promoção, readaptação, aposentadoria.
E aproveitamento, exoneração, transferência, falecimento.

Determinado servidor, durante o exercício das atribuições do cargo, tirou as licenças para capacitação
Nos termos da Lei nº 8.112/90, as lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
A com − sem − com
B com − sem − sem
C sem − sem − sem
D com − com − com
E sem − com − com

O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região realizou concurso de provas, em duas etapas. O edital foi publicado no Diário Oficial da União. O concurso público teve validade de 1 ano, tendo sido prorrogado uma única vez, por igual período. Expirado o prazo de validade do concurso, mesmo havendo lista com candidato aprovado, foi aberto novo concurso.
Houve ofensa aos regramentos previstos na Lei nº 8.112/1990, pois
A o novo concurso somente poderia ter sido aberto após esgotada a lista de classificação do concurso anterior.
B o concurso não poderia ter sido realizado em duas etapas.
C não poderia ter havido prorrogação da validade do concurso.
D a validade do concurso deveria ter sido de dois anos.
E o edital também deveria ter sido publicado em jornal diário de grande circulação.

Para os efeitos da Lei nº 8.112/1990 “a pessoa legalmente investida em cargo público” é denominada
A titular de cargo público.
B agente público.
C servidor.
D ocupante de cargo público.
E funcionário público em exercício.

Um servidor de um TRT não satisfez as condições do estágio probatório e por isso sofreu uma pena de advertência. Esse ato contrariou o disposto na Lei nº 8.112/1990, uma vez que deveria ter sido
A aplicada a pena de demissão.
B refeito o estágio probatório.
C submetido o servidor a uma readaptação.
D exonerado de ofício.
E submetido o servidor a um aproveitamento.

A Lei nº 8.112/1990 determina que o servidor deve apresentar declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. Esses documentos devem ser apresentados
A na inscrição do concurso público.
B no ato de nomeação.
C no ato de posse.
D no ato de entrada em exercício.
E na conclusão do estágio probatório.

No que concerne à organização da Administração direta e indireta da União, tem-se que
Está correto o afirmado, APENAS, em
I. a criação de órgãos públicos é matéria de reserva da Administração, sendo, portanto, privativa do Chefe do Executivo, a quem cabe dispor mediante decreto.
II. as autarquias são instituídas por lei, enquanto as empresas públicas e sociedades de economia mista devem contar com autorização legislativa para sua criação.
III. a extinção de cargos públicos depende de lei, salvo em relação aos vagos, cuja extinção pode ser feita por decreto presidencial.
IV. o consórcio, quando constituído com personalidade de direito público, integra a Administração indireta dos entes da Federação consorciados.
A II, III e IV.
B II e III.
C II e IV.
D I e IV.
E I e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

As autarquias, fundações e empresas estatais relacionam-se, quanto aos princípios que regem a Administração Pública e o regime funcional aplicável a seus servidores, porque
A autarquias e fundações públicas sujeitam-se ao princípio que exige a realização de concurso público para a contratação de servidores públicos, de aplicação facultativa para as empresas estatais.
B empresas estatais não se submetem aos princípios que regem a Administração Pública porque a Constituição lhes destina legislação própria e específica.
C autarquias, fundações públicas e empresas estatais submetem-se ao regime público, inclusive quanto à necessidade de licitação para suas contratações, ainda que com procedimentos diferenciados.
D autarquias são as pessoas jurídicas integrantes da Administração Indireta que mais se aproximam do regime jurídico aplicável à Administração Direta, inclusive no que se refere ao regime de bens, que não se prestam a garantir ou satisfazer a execução de débitos do ente.
E as fundações não dependem de observância do princípio licitatório para alienação de seu patrimônio, tendo em vista que são constituídas sob a forma de pessoas jurídicas de direito privado, natureza que também predica seus bens.

A exigência de concurso público para contratação de servidores públicos, sabe-se, é norma constitucional, excepcionada, contudo, para
a) nomeação para cargos de confiança no âmbito da Administração Indireta, para suprir déficit transitório de empregos.
b) contratação de servidores por tempo determinado, os chamados temporários, conquanto não se destinem à prestação de atividades-fim do ente contratante.
c) nomeação de servidores temporários, ou seja, por prazo determinado, para ocupar cargos de direção indispensáveis ao exercício das atividades precípuas do ente público.
d) fundações integrantes da Administração Pública Indireta, porque sujeitas a regime celetista desprovido de estabilidade funcional.
e) cargos de confiança na organização administrativa da Administração Direta, porque destinados a aguardar o efetivo provimento por servidores efetivos, prestando-se a suprir as lacunas necessárias da estrutura funcional dos órgãos.

João, servidor público federal, faltou ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses. Nos termos da Lei nº 8.112/1990, a conduta de João está sujeita à penalidade de
A advertência.
B suspensão por inassiduidade habitual.
C demissão por inassiduidade habitual.
D suspensão por abandono de cargo.
E demissão por abandono de cargo.

Nos termos dispostos na Lei nº 8.112/1990:
A A licença concedida dentro de sessenta dias do término de outra da mesma espécie será considerada ilegal.
B A licença por motivo de doença em pessoa da família poderá ser concedida, incluídas as prorrogações, por até noventa dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor.
C A licença por motivo de afastamento do cônjuge será por prazo indeterminado e sem remuneração.
D Concluído o serviço militar, o servidor terá até trinta dias com remuneração para reassumir o exercício do cargo.
E O servidor terá direito à licença, com remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

Ao dispor sobre o regime disciplinar do servidor público, a Lei no 8.112/1990 prevê que
A a censura é uma das penalidades disciplinares que podem ser aplicadas ao servidor.
B o servidor será apenado com suspensão, caso faça uso de pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares.
C as sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, pois é vedada a imposição de mais de uma penalidade a um único fato infracional.
D o prazo de prescrição começa a fluir da data em que o servidor cometeu a infração passível de penalidade disciplinar.
E o servidor público será apenado com demissão na hipótese de incontinência e conduta escandalosa, na repartição.

A Lei no 8.112/1990 especifica que a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos
A relacionados ao processo administrativo disciplinar.
B de ofício previstos em lei.
C passíveis de delegação.
D relativos à escala de trabalho.
E que configurem crime.

Alessandra é servidora pública federal, ocupante de cargo efetivo. Em conformidade com a Lei nº 8.112/1990, por ocasião do seu casamento, Alessandra poderá ausentar-se do serviço, sem qualquer prejuízo, por até
A 3 dias consecutivos.
B 5 dias consecutivos.
C 8 dias consecutivos.
D 7 dias consecutivos.
E 4 dias consecutivos.

O adicional I será devido aos servidores em exercício em zonas de fronteira ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento. De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.112/1990, considerando apenas as informações fornecidas, a lacuna I deve ser preenchida corretamente por:
A de atividade penosa
B de insalubridade
C de periculosidade
D por serviço extraordinário
E noturno

A posse, nos casos de provimento de cargo por nomeação, ocorrerá no prazo de I dias contados da publicação do ato de provimento. É de II dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. Será submetida à homologação da autoridade competente, III meses antes de findo o período do estágio probatório, a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo. Conforme estabelece a Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, as lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
A 15 − 30 − 2
B 15 − 15 − 6
C 30 − 15 − 4
D 30 − 30 − 3
E 30 − 15 − 3

Um servidor, por meio de ato comissivo, na forma culposa, causou prejuízo a terceiro. Nos termos previstos na Lei nº 8.112/1990, desse ato decorre responsabilidade
A civil, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, mas sem previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores.
B civil, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, e com previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores, e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.
C civil, sem previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, mas com previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores, e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.
D penal, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, mas sem previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores.
E penal, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, e com previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores, e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

Em relação a determinado servidor, ocorreram os seguintes fatos: publicação do ato de provimento em 1º/3/2012; tomou posse em 30/3/2012; entrou em exercício em 10/4/2012; publicação de ato de promoção em 10/6/2022, oportunidade em que foi interrompido o tempo de exercício. Houve ofensa ao disposto na Lei nº 8.112/1990, uma vez que
A a posse independe da publicação do ato de provimento.
B não foi respeitado o prazo para tomar posse.
C a entrada em exercício independe do servidor ter tomado posse.
D não foi respeitado o prazo para entrada em exercício.
E a promoção não interrompe o tempo de exercício.

A Lei nº 8.112/1990 estabelece que, dentre outras, são formas de provimento de cargo público:
A nomeação, posse e entrada em exercício.
B promoção, posse e readaptação.
C reversão, entrada em exercício e aproveitamento.
D nomeação, posse e reintegração.
E recondução, reintegração e reversão.

De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.112/1990, são todas hipóteses, dentre outras, nas quais ocorre a vacância de cargo público:
A promoção, posse em outro cargo inacumulável, reversão, remoção.
A promoção, posse em outro cargo inacumulável, reversão, remoção.
B posse em outro cargo inacumulável, promoção, reversão, reintegração.
C demissão, falecimento, recondução, reversão.
D exoneração, promoção, readaptação, aposentadoria.
E aproveitamento, exoneração, transferência, falecimento.

Determinado servidor, durante o exercício das atribuições do cargo, tirou as licenças para capacitação
Nos termos da Lei nº 8.112/90, as lacunas I, II e III devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
A com − sem − com
B com − sem − sem
C sem − sem − sem
D com − com − com
E sem − com − com

O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região realizou concurso de provas, em duas etapas. O edital foi publicado no Diário Oficial da União. O concurso público teve validade de 1 ano, tendo sido prorrogado uma única vez, por igual período. Expirado o prazo de validade do concurso, mesmo havendo lista com candidato aprovado, foi aberto novo concurso.
Houve ofensa aos regramentos previstos na Lei nº 8.112/1990, pois
A o novo concurso somente poderia ter sido aberto após esgotada a lista de classificação do concurso anterior.
B o concurso não poderia ter sido realizado em duas etapas.
C não poderia ter havido prorrogação da validade do concurso.
D a validade do concurso deveria ter sido de dois anos.
E o edital também deveria ter sido publicado em jornal diário de grande circulação.

Para os efeitos da Lei nº 8.112/1990 “a pessoa legalmente investida em cargo público” é denominada
A titular de cargo público.
B agente público.
C servidor.
D ocupante de cargo público.
E funcionário público em exercício.

Um servidor de um TRT não satisfez as condições do estágio probatório e por isso sofreu uma pena de advertência. Esse ato contrariou o disposto na Lei nº 8.112/1990, uma vez que deveria ter sido
A aplicada a pena de demissão.
B refeito o estágio probatório.
C submetido o servidor a uma readaptação.
D exonerado de ofício.
E submetido o servidor a um aproveitamento.

A Lei nº 8.112/1990 determina que o servidor deve apresentar declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. Esses documentos devem ser apresentados
A na inscrição do concurso público.
B no ato de nomeação.
C no ato de posse.
D no ato de entrada em exercício.
E na conclusão do estágio probatório.

No que concerne à organização da Administração direta e indireta da União, tem-se que
Está correto o afirmado, APENAS, em
I. a criação de órgãos públicos é matéria de reserva da Administração, sendo, portanto, privativa do Chefe do Executivo, a quem cabe dispor mediante decreto.
II. as autarquias são instituídas por lei, enquanto as empresas públicas e sociedades de economia mista devem contar com autorização legislativa para sua criação.
III. a extinção de cargos públicos depende de lei, salvo em relação aos vagos, cuja extinção pode ser feita por decreto presidencial.
IV. o consórcio, quando constituído com personalidade de direito público, integra a Administração indireta dos entes da Federação consorciados.
A II, III e IV.
B II e III.
C II e IV.
D I e IV.
E I e III.

Prévia do material em texto

PDF ORGANIZADO 
 
1 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
 
(BANCA – FCC ) 
 
 
01 Q2032493 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-PE - Auditor Fiscal do Tesouro Estadual 
As autarquias, fundações e empresas estatais relacionam-se, quanto aos princípios que regem a 
Administração Pública e o regime funcional aplicável a seus servidores, porque 
A autarquias e fundações públicas sujeitam-se ao princípio que exige a realização de concurso público para a 
contratação de servidores públicos, de aplicação facultativa para as empresas estatais. 
B empresas estatais não se submetem aos princípios que regem a Administração Pública porque a 
Constituição lhes destina legislação própria e específica. 
C autarquias, fundações públicas e empresas estatais submetem-se ao regime público, inclusive quanto à 
necessidade de licitação para suas contratações, ainda que com procedimentos diferenciados. 
D autarquias são as pessoas jurídicas integrantes da Administração Indireta que mais se aproximam do 
regime jurídico aplicável à Administração Direta, inclusive no que se refere ao regime de bens, que não se 
prestam a garantir ou satisfazer a execução de débitos do ente. 
E as fundações não dependem de observância do princípio licitatório para alienação de seu patrimônio, 
tendo em vista que são constituídas sob a forma de pessoas jurídicas de direito privado, natureza que 
também predica seus bens. 
 
 
02 Q2032491 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-PE - Auditor Fiscal do Tesouro Estadual 
A exigência de concurso público para contratação de servidores públicos, sabe-se, é norma constitucional, 
excepcionada, contudo, para 
A nomeação para cargos de confiança no âmbito da Administração Indireta, para suprir déficit transitório de 
empregos. 
B contratação de servidores por tempo determinado, os chamados temporários, conquanto não se destinem 
à prestação de atividades-fim do ente contratante. 
C nomeação de servidores temporários, ou seja, por prazo determinado, para ocupar cargos de direção 
indispensáveis ao exercício das atividades precípuas do ente público. 
D fundações integrantes da Administração Pública Indireta, porque sujeitas a regime celetista desprovido de 
estabilidade funcional. 
E cargos de confiança na organização administrativa da Administração Direta, porque destinados a aguardar 
o efetivo provimento por servidores efetivos, prestando-se a suprir as lacunas necessárias da estrutura 
funcional dos órgãos. 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
2 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
03 Q2017001 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
João, servidor público federal, faltou ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, 
interpoladamente, durante o período de doze meses. Nos termos da Lei nº 8.112/1990, a conduta de João 
está sujeita à penalidade de 
A advertência. 
B suspensão por inassiduidade habitual. 
C demissão por inassiduidade habitual. 
D suspensão por abandono de cargo. 
E demissão por abandono de cargo. 
 
 
04 Q2016987 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Nos termos dispostos na Lei nº 8.112/1990: 
A A licença concedida dentro de sessenta dias do término de outra da mesma espécie será considerada 
ilegal. 
B A licença por motivo de doença em pessoa da família poderá ser concedida, incluídas as prorrogações, por 
até noventa dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor. 
C A licença por motivo de afastamento do cônjuge será por prazo indeterminado e sem remuneração. 
D Concluído o serviço militar, o servidor terá até trinta dias com remuneração para reassumir o exercício do 
cargo. 
E O servidor terá direito à licença, com remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em 
convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a 
Justiça Eleitoral. 
 
 
05 Q2016986 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Nos termos dispostos na Lei no 8.112/1990, o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou 
vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder é denominado 
A remoção. 
B readaptação. 
C reaproveitamento. 
D aproveitamento. 
E redistribuição. 
 
 
06 Q2016926 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 5ª Região (BA) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação 
Ao dispor sobre o regime disciplinar do servidor público, a Lei no 8.112/1990 prevê que 
A a censura é uma das penalidades disciplinares que podem ser aplicadas ao servidor. 
B o servidor será apenado com suspensão, caso faça uso de pessoal ou recursos materiais da repartição em 
serviços ou atividades particulares. 
C as sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, pois é vedada a imposição de mais de 
uma penalidade a um único fato infracional. 
D o prazo de prescrição começa a fluir da data em que o servidor cometeu a infração passível de penalidade 
disciplinar. 
E o servidor público será apenado com demissão na hipótese de incontinência e conduta escandalosa, na 
repartição. 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
3 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
07 Q2001793 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 14ª Região (RO e AC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
A Lei no 8.112/1990 especifica que a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão 
constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não 
poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos 
A relacionados ao processo administrativo disciplinar. 
B de ofício previstos em lei. 
C passíveis de delegação. 
D relativos à escala de trabalho. 
E que configurem crime. 
 
 
08 Q1999932 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.112/1990, o processo administrativo disciplinar da sindicância 
poderá resultar: 
I. no arquivamento do processo disciplinar. 
II. na aplicação da penalidade de advertência. 
III. na aplicação da penalidade de suspensão por até 60 dias. 
IV. na aplicação da penalidade de demissão. 
V. na instauração de processo disciplinar. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
A I, II e V. 
B I, II e III. 
C III e IV. 
D II e III. 
E I, IV e V. 
 
 
09 Q1999931 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Alessandra é servidora pública federal, ocupante de cargo efetivo. Em conformidade com a Lei nº 
8.112/1990, por ocasião do seu casamento, Alessandra poderá ausentar-se do serviço, sem qualquer 
prejuízo, por até 
A 3 dias consecutivos. 
B 5 dias consecutivos. 
C 8 dias consecutivos. 
D 7 dias consecutivos. 
E 4 dias consecutivos. 
 
 
10 Q1999930 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
O adicional I será devido aos servidores em exercício em zonas de fronteira ou em localidades cujas 
condições de vida o justifiquem, nos termos, condições e limites fixados em regulamento. 
De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.112/1990, considerando apenas as informações fornecidas, a 
lacuna I deve ser preenchida corretamente por: 
A de atividade penosa 
B de insalubridade 
C de periculosidade 
D por serviço extraordinário 
E noturno 
 
PDF ORGANIZADO 
 
4 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
11 Q1999929 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
A posse, nos casos de provimento de cargo por nomeação, ocorrerá no prazo de I dias contados da 
publicação do ato de provimento. É de II dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar 
em exercício, contados da data da posse. Será submetida à homologação da autoridade competente, III 
meses antes de findo o período doestágio probatório, a avaliação do desempenho do servidor, realizada 
por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da 
respectiva carreira ou cargo. Conforme estabelece a Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico 
dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, as lacunas I, II e III 
devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por: 
A 15 − 30 − 2 
B 15 − 15 − 6 
C 30 − 15 − 4 
D 30 − 30 − 3 
E 30 − 15 − 3 
 
 
12 Q1999911 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Um servidor, por meio de ato comissivo, na forma culposa, causou prejuízo a terceiro. Nos termos 
previstos na Lei nº 8.112/1990, desse ato decorre responsabilidade 
A civil, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, mas sem 
previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores. 
B civil, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, e com 
previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores, e contra eles será executada, até o limite do 
valor da herança recebida. 
C civil, sem previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, mas com 
previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores, e contra eles será executada, até o limite do 
valor da herança recebida. 
D penal, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, mas sem 
previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores. 
E penal, com previsão de que o servidor responderá perante a Fazenda Pública, em ação regressiva, e com 
previsão da extensão de reparar o dano aos seus sucessores, e contra eles será executada, até o limite do 
valor da herança recebida. 
 
 
13 Q1999910 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Em relação a determinado servidor, ocorreram os seguintes fatos: publicação do ato de provimento em 
1º/3/2012; tomou posse em 30/3/2012; entrou em exercício em 10/4/2012; publicação de ato de 
promoção em 10/6/2022, oportunidade em que foi interrompido o tempo de exercício. Houve ofensa ao 
disposto na Lei nº 8.112/1990, uma vez que 
A a posse independe da publicação do ato de provimento. 
B não foi respeitado o prazo para tomar posse. 
C a entrada em exercício independe do servidor ter tomado posse. 
D não foi respeitado o prazo para entrada em exercício. 
E a promoção não interrompe o tempo de exercício. 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
5 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
14 Q1999909 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
A Lei nº 8.112/1990 estabelece que, dentre outras, são formas de provimento de cargo público: 
A nomeação, posse e entrada em exercício. 
B promoção, posse e readaptação. 
C reversão, entrada em exercício e aproveitamento. 
D nomeação, posse e reintegração. 
E recondução, reintegração e reversão. 
 
 
15 Q1999474 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
De acordo com o que estabelece a Constituição Federal, ao servidor público da administração direta, 
autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, 
A na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, haverá a sua desfiliação desse regime 
no ente federativo de origem. 
B em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, não haverá contagem de 
seu tempo de serviço para qualquer efeito legal. 
C investido no mandato de Prefeito, havendo compatibilidade de horários, não será afastado do cargo, 
emprego ou função e continuará percebendo as suas vantagens, sem prejuízo da remuneração do cargo 
eletivo. 
D investido no mandato de Vereador, será afastado do cargo, emprego ou função, haja ou não 
compatibilidade de horários, sendo-lhe vedada sua remuneração. 
E tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou 
função. 
 
 
16 Q1999473 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
De acordo com o que estabelece a Constituição Federal, bem como do entendimento dos Tribunais 
Superiores acerca dos servidores públicos, 
A a proibição de acumulação remunerada de cargos públicos não se estende aos empregos e funções em 
autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias. 
B aos estados da federação é vedado o estabelecimento, por qualquer meio, de diferenças de idade e tempo 
de contribuição para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a 
agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes. 
C os pagamentos indevidos aos servidores públicos decorrentes de erro administrativo (operacional ou de 
cálculo), não embasado em interpretação errônea ou equivocada da lei pela Administração, estão sempre 
sujeitos à devolução. 
D mesmo nas hipóteses de cargos acumuláveis previstos na Constituição Federal, aos servidores que forem 
titulares de cargos efetivos é vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria com a 
remuneração de cargo, emprego ou função pública. 
E lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos 
orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, 
para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e 
desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma 
de adicional ou prêmio de produtividade. 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
6 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
17 Q1999472 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
De acordo com a jurisprudência dos Tribunais Superiores acerca do direito de greve do servidor público, 
A em regra, a Administração Pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do 
exercício do direito de greve pelos servidores públicos, em virtude da suspensão do vínculo funcional que 
dela decorre. 
B a justiça trabalhista é competente para julgar a abusividade de greve de servidores públicos celetistas da 
Administração pública direta, autarquias e fundações públicas. 
C é vedado o parcelamento dos valores referentes aos dias parados e não compensados da remuneração do 
servidor grevista. 
D o exercício do direito de greve é permitido aos policiais civis e a aos servidores públicos que atuem 
diretamente na área de segurança pública, desde que não tenha cunho político. 
E o desconto dos dias parados da remuneração do servidor grevista será cabível ainda que se demonstre que 
a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público. 
 
18 Q1999469 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.112/1990, sobre a gratificação natalina devida aos servidores 
públicos, 
A seu valor deverá ser considerado para cálculo das demais vantagens pecuniárias. 
B ao servidor exonerado não é devido o seu pagamento, ainda que proporcional aos meses trabalhados. 
C a fração igual ou superior a 10 dias será considerada como mês integral. 
D esta será paga até o dia 25 do mês de dezembro de cada ano. 
E esta corresponderá a 1/12 da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de 
exercício no respectivo ano. 
 
19 Q1999468 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.112/1990, são todas hipóteses, dentre outras, nas quais ocorre 
a vacância de cargo público: 
A promoção, posse em outro cargo inacumulável, reversão, remoção. 
B posse em outro cargo inacumulável,promoção, reversão, reintegração. 
C demissão, falecimento, recondução, reversão. 
D exoneração, promoção, readaptação, aposentadoria. 
E aproveitamento, exoneração, transferência, falecimento. 
 
20 Q1999456 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
Determinado servidor, durante o exercício das atribuições do cargo, tirou as licenças para capacitação 
I remuneração, para tratar de interesses particulares II remuneração e para o desempenho de mandato 
classista III remuneração. Nos termos da Lei nº 8.112/90, as lacunas I, II e III devem ser preenchidas, 
correta e respectivamente, por: 
A com − sem − com 
B com − sem − sem 
C sem − sem − sem 
D com − com − com 
E sem − com − com 
 
 
01: D 02: B 03: C 04: C 05: E 06: E 07: B 08: A 09: C 10: A 
11: C 12: B 13: E 14: E 15: E 16: E 17: A 18: E 19: D 20: B 
 
PDF ORGANIZADO 
 
7 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
21 Q1999455 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região realizou concurso de provas, em duas etapas. O edital foi 
publicado no Diário Oficial da União. O concurso público teve validade de 1 ano, tendo sido prorrogado 
uma única vez, por igual período. Expirado o prazo de validade do concurso, mesmo havendo lista com 
candidato aprovado, foi aberto novo concurso. Houve ofensa aos regramentos previstos na Lei nº 
8.112/1990, pois 
A o novo concurso somente poderia ter sido aberto após esgotada a lista de classificação do concurso 
anterior. 
B o concurso não poderia ter sido realizado em duas etapas. 
C não poderia ter havido prorrogação da validade do concurso. 
D a validade do concurso deveria ter sido de dois anos. 
E o edital também deveria ter sido publicado em jornal diário de grande circulação. 
 
 
22 Q1999454 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
Para os efeitos da Lei nº 8.112/1990 “a pessoa legalmente investida em cargo público” é denominada 
A titular de cargo público. 
B agente público. 
C servidor. 
D ocupante de cargo público. 
E funcionário público em exercício. 
 
 
23 Q1999386 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
Um servidor de um TRT não satisfez as condições do estágio probatório e por isso sofreu uma pena de 
advertência. Esse ato contrariou o disposto na Lei nº 8.112/1990, uma vez que deveria ter sido 
A aplicada a pena de demissão. 
B refeito o estágio probatório. 
C submetido o servidor a uma readaptação. 
D exonerado de ofício. 
E submetido o servidor a um aproveitamento. 
 
 
24 Q1999385 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
A Lei nº 8.112/1990 determina que o servidor deve apresentar declaração de bens e valores que 
constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função 
pública. Esses documentos devem ser apresentados 
A na inscrição do concurso público. 
B no ato de nomeação. 
C no ato de posse. 
D no ato de entrada em exercício. 
E na conclusão do estágio probatório. 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
8 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
25 Q1999348 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 5ª Região (BA) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
No que concerne à organização da Administração direta e indireta da União, tem-se que 
I. a criação de órgãos públicos é matéria de reserva da Administração, sendo, portanto, privativa do Chefe 
do Executivo, a quem cabe dispor mediante decreto. 
II. as autarquias são instituídas por lei, enquanto as empresas públicas e sociedades de economia mista 
devem contar com autorização legislativa para sua criação. 
III. a extinção de cargos públicos depende de lei, salvo em relação aos vagos, cuja extinção pode ser feita 
por decreto presidencial. 
IV. o consórcio, quando constituído com personalidade de direito público, integra a Administração indireta 
dos entes da Federação consorciados. 
Está correto o afirmado, APENAS, em 
A II, III e IV. 
B II e III. 
C II e IV. 
D I e IV. 
E I e III. 
 
 
26 Q1999346 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 5ª Região (BA) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
O instituto da readaptação, na forma prevista na Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos 
servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, consiste em 
A procedimento de natureza disciplinar aplicado ao servidor que tenha cometido faltas funcionais puníveis 
com pena de suspensão, como sucedâneo à aplicação da referida sanção. 
B modalidade de investidura em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com limitação sofrida 
pelo servidor em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica. 
C modalidade de movimentação funcional passível de utilização apenas enquanto não concluído o estágio 
probatório, quando se verificar, mediante relatório circunstanciado, que o servidor poderá ter melhor 
aproveitamento em local de lotação diverso do original. 
D modalidade de retorno ao cargo de origem do servidor aposentado por invalidez, quando junta médica 
oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria. 
E reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua 
transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial. 
 
 
27 Q1999325 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 5ª Região (BA) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Nos termos da Lei nº 8.112/1990, relativamente à disciplina das vantagens do servidor público, 
A não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de 
mandato eletivo. 
B as indenizações, as gratificações e os adicionais não se incorporam ao vencimento ou provento do servidor 
para qualquer efeito. 
C a diária é concedida ao servidor por dia de afastamento, sendo devida integralmente, ainda que o 
deslocamento não exija pernoite fora da sede. 
D o auxílio-moradia será concedido no prazo de 3 (três) meses, após o servidor comprovar a despesa 
efetuada com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira. 
E não será concedida indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio 
próprio de locomoção para a execução de serviços externos. 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
9 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
28 Q1999225 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Ao disciplinar o provimento de cargos públicos, a Lei nº 8.112/1990 estabelece que 
A a transferência é uma das formas de provimento do cargo público. 
B devem ser reservadas às pessoas portadoras de deficiência até 15% (quinze por cento) das vagas 
oferecidas no concurso público. 
C a investidura em cargo público se perfaz com o ato de nomeação. 
D o provimento de cargo público de brasileiro naturalizado far-se-á exclusivamente mediante ato 
administrativo de competência privativa do chefe do Poder Executivo. 
E a investidura em cargo público exige a idade mínima de 18 (dezoito) anos. 
 
 
29 Q1999178 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Analise as assertivas abaixo. 
I. Serão assegurados transporte e diárias ao servidor convocado para prestar depoimento fora da sede de 
sua repartição, na condição de testemunha, denunciado ou indiciado. 
II. Diante do princípio da verdade real, a alegação de injustiça da penalidade constitui fundamento 
suficiente para a revisão do processo administrativo disciplinar. 
III. O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 30 dias, contados da data de publicação 
do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o 
exigirem. 
IV. Não poderá participarde comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do 
acusado, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o quarto grau. 
V. O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado 
voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada. 
De acordo com o que estabelece a Lei no 8.112/1990, sobre o processo administrativo disciplinar, está 
correto o que se afirma APENAS em 
A I e V. 
B II e III. 
C IV e V. 
D I, III e IV. 
E II e IV. 
 
 
30 Q1999177 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
De acordo com o que estabelece a Lei nº 8.112/1990, sobre as férias dos servidores públicos, 
A é permitido o desconto de faltas justificadas no período de férias. 
B estas poderão ser parceladas em, no máximo, duas etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no 
interesse da administração pública. 
C o pagamento de sua remuneração será efetuado até 5 dias antes do início do respectivo período. 
D o servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 30 dias 
consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação. 
E estas somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação 
para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do 
órgão ou entidade. 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
10 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
31 Q1999166 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
A Lei nº 8.112/1990 prevê licença por motivo de doença em pessoa da família, que poderá ser concedida a 
cada período de doze meses, incluídas as prorrogações, por até 
A 60 dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor, e por até 180 dias, consecutivos ou não, 
sem remuneração. 
B 90 dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor, e por até 180 dias, consecutivos ou não, 
sem remuneração. 
C 60 dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor, e por até 120 dias, consecutivos ou não, 
sem remuneração. 
D 90 dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor, e por até 120 dias, consecutivos ou não, 
sem remuneração. 
E 60 dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor, e por até 90 dias, consecutivos ou não, 
sem remuneração. 
 
 
32 Q1999165 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Um servidor ocupante de cargo em comissão foi nomeado para ter exercício, interinamente, em outro 
cargo de confiança, com prejuízo das atribuições do que ocupava, e optou pela remuneração do cargo 
anterior durante o período da interinidade. Esse fato contraria o disposto na Lei nº 8.112/1990, pois 
A deveria ser sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa. 
B o servidor ocupante de um cargo em comissão não poderia ser nomeado a outro cargo de confiança. 
C o servidor ocupante não poderia optar pela remuneração do cargo anterior. 
D essa nova nomeação não poderia ser de forma interina. 
E a nova nomeação em outro cargo de confiança dependeria de aprovação em concurso de provas ou provas 
e títulos. 
 
 
33 Q1999164 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
A Lei nº 8.112/1990 estabelece que o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura 
organizacional que devem ser cometidas a um servidor é denominado 
A função. 
B comissionamento. 
C cargo público. 
D prestação de serviço público. 
E provimento. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
11 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
34 Q1998334 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-AP - Fiscal da Receita Estadual 
A remuneração paga aos servidores públicos titulares de cargo efetivo 
A sujeita-se ao limite do subsídio fixado para os ministros do Supremo Tribunal Federal, excluídas verbas 
indenizatórias e vantagens pessoais de qualquer natureza. 
B deve ser inicialmente fixada por lei de iniciativa do Chefe do Executivo, admitindo-se revisão periódica e 
reajuste anual por decreto, desde que previamente demonstrada a existência de recursos orçamentário-
financeiros para fazer frente à despesa. 
C fixada, por meio de subsídio, por lei específica, não exclui a possibilidade de pagamento de verbas 
indenizatórias a serem excluídas do limite constitucional estabelecido para remuneração dos agentes 
públicos (teto constitucional). 
D tem natureza de subsídio e submete-se integralmente ao teto constitucional estabelecido para os 
ministros do Supremo Tribunal Federal, na mesma proporção e percentual, independentemente da natureza 
da verba. 
E admite cumulação de vencimentos com parcelas indenizatórias, a exemplo de subsídio acrescido de 
gratificações, de adicionais por tempo de serviço e de décimo terceiro, excluídas do limite constitucional de 
remuneração de agentes públicos (teto constitucional). 
 
 
35 Q1995965 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: SEFAZ-AP - Auditor da Receita Estadual 
Enquadram-se na categoria de agente público 
A empregados públicos, excluídos os contratados em caráter temporário para atendimento de excepcional 
necessidade pública. 
B servidores públicos, salvo os ocupantes de cargo de livre provimento declarado em lei de livre nomeação e 
exoneração. 
C agentes políticos, o que inclui os Secretários de Estado, não obstante não detenham mandato. 
D aqueles que possuam algum vínculo funcional com a Administração, excluídos os detentores de mandato 
eletivo. 
E apenas servidores admitidos mediante concurso público, ocupantes de cargo ou emprego público. 
 
 
36 Q1993011 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 5ª Região (BA) - Técnico Judiciário - Agente da Polícia Judicial 
Ao dispor sobre o regime disciplinar do servidor público, a Lei nº 8.112/1990 prevê que 
A o prazo de prescrição começa a fluir da data em que o servidor cometeu a infração passível de penalidade 
disciplinar. 
B o servidor público será apenado com demissão na hipótese de incontinência e conduta escandalosa, na 
repartição. 
C a censura é uma das penalidades disciplinares que podem ser aplicadas ao servidor. 
D o servidor será apenado com suspensão, caso faça uso de pessoal ou recursos materiais da repartição em 
serviços ou atividades particulares. 
E as sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, pois é vedada a imposição de mais de 
uma penalidade a um único fato infracional. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
12 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
37 Q1992400 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Contabilidade 
Acerca dos vencimentos do servidor público, nos termos da Lei nº 8.112/1990, 
A o servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou 
disponibilidade cassada, terá o prazo de 60 (sessenta) dias para quitar o débito. 
B exclui-se do teto de remuneração do servidor a gratificação recebida por encargo de curso ou concurso. 
C o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível, salvo na 
hipótese de pandemia. 
D o servidor perderá a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências e saídas 
antecipadas, ressalvadas, entre outros, ausências, por até 5 dias, para alistamento ou recadastramento 
eleitoral. 
E o vencimento e a remuneração do servidor não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos 
casos de proventos previdenciários e prestação de alimentos resultante de decisão judicial. 
 
 
38 Q1979143 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 22ª Região (PI) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
A propósito do processo administrativo disciplinar, a Lei nº 8.112/1990 estatui que 
A é vedada a reformatio in pejus nos recursos interpostos contraa pena aplicada. 
B a responsabilidade administrativa do servidor será afastada sempre que houver absolvição na esfera 
criminal. 
C a comissão que atuar na sindicância deve conduzir o processo administrativo disciplinar dela resultante. 
D a revisão do processo disciplinar não gera direito à reintegração em favor de ocupante de cargo em 
comissão que dele tenha sido destituído. 
E o servidor acusado deve ser representado por advogado, devendo-se nomear defensor dativo com essa 
qualidade, em caso de revelia. 
 
 
39 Q1978952 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Júlio Vetusto trabalhou por seis anos em sociedade de economia mista federal, após aprovação em 
concurso público promovido pela entidade. Não satisfeito com tal posição, pediu dispensa após ter sido 
aprovado em concurso para cargo público efetivo do Ministério da Saúde, nele sendo nomeado e 
empossado. Foi, todavia, reprovado ao fim do estágio probatório. Em relação à posição anteriormente 
ocupada na sociedade de economia mista, Júlio 
A faz jus à recondução. 
B faz jus à reintegração. 
C faz jus à reversão. 
D faz jus ao aproveitamento. 
E não faz jus a qualquer provimento derivado. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
13 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
40 Q1978945 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Lorenzo era servidor público e já havia adquirido estabilidade quando perdeu seu cargo mediante processo 
administrativo. Considerando apenas os dados fornecidos, a demissão de Lorenzo 
A não poderá ser invalidada, pois apenas pode ser invalidada a demissão decorrente de procedimento de 
avaliação periódica de desempenho, realizado na forma de lei complementar, sendo assegurada ampla 
defesa. 
B não poderá ser invalidada, em nenhuma hipótese, por expressa vedação constitucional. 
C poderá ser invalidada por sentença judicial, sendo ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, 
independentemente de ser estável, reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização, aproveitado 
em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. 
D poderá ser invalidada por sentença judicial, sendo ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se 
estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto 
em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. 
E poderá ser invalidada por sentença judicial, sendo ele reintegrado apenas se o seu cargo não tiver sido 
ocupado por outro servidor público estável, devendo, no caso dessa situação ter ocorrido, ser colocado em 
disponibilidade, com direito a indenização. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
21: E 22: C 23: D 24: C 25: A 26: B 27: A 28: E 29: A 30: E 
31: E 32: A 33: C 34: C 35: C 36: B 37: A 38: D 39: E 40: D 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
14 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
41 Q1969725 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 
Diante do que dispõe a Lei nº 8.112/1990, considere: 
I. Marisa, servidora estável, volta a ocupar o cargo do qual era titular, após ser reprovada no estágio 
probatório do cargo para o qual foi recentemente nomeada. 
II. Gilberto, após decisão judicial que invalidou sua demissão, pois constatou a ilegalidade do ato que a 
provocou, retorna ao cargo que anteriormente ocupava no serviço público. 
III. Judite, servidora pública, retorna ao exercício de seu cargo após a perícia médica oficial constatar que 
deixaram de existir os motivos que a levaram a se aposentar por invalidez. 
As formas de provimento acima descritas são, respectivamente: 
A reversão, recondução e reintegração. 
B reintegração, reversão e recondução. 
C recondução, reintegração e reversão. 
D recondução, reversão e reintegração. 
E reintegração, recondução e reversão. 
 
 
42 Q1969724 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 
De acordo com o que dispõe a Lei nº 8.112/1990, 
A as indenizações se incorporam ao vencimento ou provento para todos os efeitos. 
B o servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço, com ou sem motivo justificado. 
C o servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou 
disponibilidade cassada, terá o prazo de 90 dias para quitar o débito. 
D não será concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de 
mandato eletivo. 
E a ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não 
podendo exceder a importância correspondente a 2 meses. 
 
 
43 Q1969195 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
De acordo com o que dispõe a Lei nº 8.112/1990, acerca da posse e do exercício em cargo público, 
A será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo de 15 dias contados da 
publicação do ato. 
B a posse em cargo público poderá dar-se mediante procuração específica. 
C é de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data 
da posse. 
D a promoção interrompe o tempo de exercício, que passa a ser contado do novo posicionamento na 
carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor. 
E a posse em cargo público, em virtude de decorrer da aprovação em concurso público, independerá de 
prévia inspeção médica oficial. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
15 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
44 Q1969179 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Considere os itens a seguir: 
I. assiduidade. 
II. disciplina. 
III. capacidade organizacional. 
IV. produtividade. 
V. trabalho em equipe. 
Consoante disposto na Lei nº 8.112/1990, consta do rol de fatores objeto de avaliação durante o estágio 
probatório o constante APENAS em 
A I, II e III. 
B II, III e V. 
C I, II, III e IV. 
D I, II e IV. 
E I, II, IV e V. 
 
 
45 Q1968928 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
Lourenço, servidor público, foi acusado pela prática dos crimes de prevaricação e de concussão. Após 
responder ao processo criminal, acabou por ser absolvido por falta de provas. Diante dessa situação 
hipotética, em conformidade com a Lei nº 8.112/1990, 
A tendo em vista o fato de que o servidor já foi processado e absolvido na esfera criminal, a Administração 
Pública não mais poderá processá-lo e puni-lo pelos mesmos fatos. 
B ainda que tenha sido absolvido na esfera criminal por falta de provas, a Administração Pública poderá vir a 
punir o servidor. 
C diante do princípio da supremacia do interesse público, a Administração Pública deverá sempre 
desconsiderar as decisões judiciais, sejam elas condenatórias ou absolutórias, nos casos de apuração de 
crime por parte de servidores públicos, e aplicar a decisão que melhor lhe convier no âmbito da 
Administração. 
D as decisões da justiça, que punam ou absolvam o servidor pela prática de qualquer crime, sempre vinculam 
o Poder Público. 
E por se tratar de crimes funcionais, atendendo-se ao princípio da separação de poderes, Lourenço jamais 
poderia ter sido processado judicialmente, cabendo apenas à Administração Pública a apuração dos fatos 
imputados ao servidor. 
 
 
46 Q1968927 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
De acordo com o que dispõe a Lei nº 8.112/1990 acerca das licenças, 
A poderá ser concedida licença, com remuneração, ao servidor para acompanhar filho ou enteado que foi 
deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos 
Poderes Executivo e Legislativo.B ao servidor convocado para o serviço militar será concedida licença. Concluído o serviço militar, o servidor 
terá até 60 dias remunerados para reassumir o exercício do cargo. 
C a critério do servidor, e desde que ocupante de cargo efetivo, poderão ser concedidas licenças para o trato 
de assuntos particulares pelo prazo de até quatro anos consecutivos, sem remuneração. 
D a licença concedida dentro de 180 dias do término de outra da mesma espécie será considerada como 
prorrogação. 
E é vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença por motivo de doença em 
pessoa da família. 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
16 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
47 Q1968913 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
De acordo com a Constituição Federal de 1988, o servidor público titular de cargo efetivo que sofre 
limitação em sua capacidade física, enquanto permanecer nesta condição, 
A poderá ser readaptado para exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis 
com essa condição, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de 
destino, sendo que a remuneração será a prevista para o novo cargo, podendo ou não coincidir com a do 
cargo de origem. 
B poderá ser readaptado para exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis 
com essa condição, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de 
destino, mantida a remuneração do cargo de origem. 
C ficará afastado de suas funções até que sua capacidade integral seja recuperada, ainda que haja cargo vago 
compatível com sua condição, percebendo a remuneração do cargo de origem. 
D ficará afastado de suas funções até que cesse a limitação sofrida, ainda que haja cargo vago compatível 
com sua condição, sem perceber qualquer tipo de remuneração. 
E poderá ser readaptado para exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis 
com essa condição, ainda que não possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de 
destino, pois se trata de caso atípico, mantida a remuneração do cargo de origem. 
 
 
48 Q1968909 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
Em relação ao exercício de cargo público, a Lei nº 8.112/1990 dispõe que 
A o prazo concedido ao servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido é 
declinável. 
B a promoção interrompe o tempo de exercício. 
C é de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da 
data da nomeação. 
D ao chefe imediato para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício. 
E a entrada em exercício em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial. 
 
 
49 Q1968908 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
A Lei nº 8.112/1990 dispõe que o aproveitamento é forma de 
A recondução em cargo público. 
B readaptação em cargo público. 
C reintegração em cargo público. 
D provimento em cargo público. 
E reversão em cargo público. 
 
 
50 Q1968319 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação 
No que concerne à reversão, a Lei nº 8.112/1990 estabelece que: 
A é o retorno do servidor em disponibilidade. 
B se o servidor estava aposentado por invalidez, encontrando-se provido o cargo, exercerá suas atribuições 
como excedente, até a ocorrência de vaga. 
C independe de cargo vago. 
D não é possível no interesse da Administração, salvo se o servidor era estável na atividade. 
E é possível no interesse da Administração, tanto no caso do servidor aposentado voluntariamente como por 
invalidez. 
 
PDF ORGANIZADO 
 
17 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
51 Q1968318 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação 
Considere os seguintes itens referentes a Concurso Público: 
I. Será de provas ou de provas e títulos. 
II. Realização em duas etapas, obrigatoriamente. 
III. Condicionamento da inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, sem exceções. 
IV. Validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. 
É regra obrigatória afeta aos concursos públicos, nos termos dispostos na Lei nº 8.112/1990, o constante em 
A I, II, III e IV. 
B I, II e IV, apenas. 
C II e III, apenas. 
D I, III e IV, apenas. 
E I e IV, apenas. 
 
 
52 Q1968274 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
De acordo com o que dispõe a Lei nº 8.112/1990, 
A o servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles. 
B o direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade permanece, ainda que haja a eliminação das 
condições ou dos riscos que deram causa à sua concessão. 
C somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, 
respeitado o limite máximo de 4 horas por jornada. 
D a gratificação por encargo de curso ou concurso se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para 
todos os efeitos e deverá ser utilizada como base de cálculo para todas as outras vantagens, inclusive para 
fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e pensões. 
E o servidor fará jus a trinta dias de férias, que poderão ser parceladas em até quatro etapas, desde que 
assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública. 
 
 
53 Q1968259 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
A Lei nº 8.112/1990 prevê que a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão 
constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado. Essas 
atribuições, deveres e responsabilidades 
A não poderão ser alterados unilateralmente por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos 
em lei. 
B poderão ser alterados unilateralmente por qualquer das partes, a bem do serviço público. 
C não poderão ser alterados unilateralmente, ressalvados os atos de ofício afetos à segurança nacional. 
D poderão ser alterados unilateralmente apenas pela Administração, a bem do serviço público. 
E não poderão ser alterados unilateralmente, ressalvados atos relacionados à organização do Tribunal 
Regional do Trabalho. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
18 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
54 Q1968258 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Conforme dispõe expressamente a Lei nº 8.112/1990, compõem os requisitos básicos para a investidura 
em cargo público, dentre outros, 
A a nacionalidade brasileira e a idade mínima de 21 anos. 
B o gozo dos direitos políticos e a quitação com as obrigações militares. 
C o nível de escolaridade exigido e a quitação com as obrigações eleitorais das últimas três eleições, no 
mínimo. 
D a posse de cargo público. 
E a entrada em exercício de cargo público. 
 
 
55 Q1966455 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 22ª Região (PI) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 
O teto remuneratório dos servidores públicos previstos no inciso XI do art. 37 da Constituição Federal de 
1988 
A não é autoaplicável, dependendo de legislação de cada um dos entes da Federação para ser executado. 
B é inaplicável a certos ocupantes de emprego na Administração Indireta. 
C é aplicável apenas aos agentes políticos e servidores públicos que recebam sua remuneração por meio de 
subsídios. 
D deve ser aplicado sobre a somatória das remunerações, em caso de acumulação regular de cargos, 
empregos ou funções públicas. 
E corresponde, para todos os servidores dos Estados e do Distrito Federal, ao subsídio de Desembargador. 
 
 
56 Q1959722 
Ano: 2022 Banca: FCCÓrgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Analista Judiciário - Contabilidade 
A propósito das hipóteses de afastamentos e licenças dos servidores públicos, a Lei nº 8.112/1990 prevê 
que o servidor 
A poderá, após cada triênio de efetivo exercício, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do 
cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação 
profissional. 
B poderá, no interesse da Administração, e desde que a participação não possa ocorrer simultaneamente 
com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com 
a respectiva remuneração, para participar em programa de graduação em instituição de ensino superior no 
País. 
C fará jus a licença com remuneração para acompanhar cônjuge ou companheiro deslocado para outra 
localidade, exceto quando o deslocamento for para o exterior. 
D investido no mandato de vereador, havendo compatibilidade de horários, não precisará se afastar de seu 
cargo, podendo acumular as remunerações respectivas. 
E terá direito a licença, com remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção 
partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a justiça 
eleitoral. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
19 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
57 Q1959604 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: DPE-AP - Defensor Público 
Segundo o princípio da periodicidade, no tocante à remuneração dos servidores públicos, restou garantida 
pela Constituição Federal 
A a revisão geral, no mínimo anual, desencadeando o processo de elaboração da lei em favor do 
funcionalismo público. 
B a revisão específica, quando, no prazo de um ano, houver perda real do valor da remuneração do servidor. 
C a fixação do índice de correção anual que mantenha a irredutibilidade dos vencimentos do funcionalismo 
público. 
D a simultaneidade de revisão, tanto para servidores civis públicos, quanto para militares, para fim de revisão 
remuneratória. 
E que, na ausência de envio de projeto de lei anual pelo Poder Executivo, o Poder Judiciário lhe fará as vezes, 
observadas as limitações orçamentárias legais. 
 
 
58 Q1959183 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Estevão Caprichoso foi convidado para assumir a posição de diretor estatutário em um banco estatal, 
constituído na forma de sociedade de economia mista federal e que independe de recursos do tesouro 
para pagamento de pessoal e para despesas de custeio em geral. A propósito do regime jurídico de tal 
posição, Estevão 
A deve firmar contrato de trabalho, regido pela CLT, como qualquer outro empregado da empresa, segundo 
jurisprudência consolidada. 
B está submetido às normas da Lei n° 8.112/1990. 
C deverá ser obrigatoriamente um empregado de carreira da empresa estatal. 
D não estará submetido ao teto remuneratório previsto no inciso XI do art. 37 da Constituição Federal de 
1988. 
E deve ser brasileiro nato, para que possa tomar posse. 
 
 
59 Q1959182 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
A propósito do regime disciplinar dos servidores públicos, a Lei n° 8.112/1990 dispõe que: 
A extinta a punibilidade pela prescrição, serão cancelados todos os registros nos assentamentos individuais 
do servidor. 
B é possível o afastamento cautelar do servidor, para garantia da apuração, por prazo improrrogável de 60 
dias, durante o qual receberá 2/3 dos vencimentos. 
C o servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado 
voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada. 
D dentre as sanções disciplinares aplicáveis aos servidores públicos titulares de cargo efetivo que tenham 
alcançado a estabilidade está a aposentadoria compulsória com proventos proporcionais ao tempo de 
serviço. 
E a sanção de “demissão a bem do serviço público” será aplicada quando a conduta infracional for capitulada 
também como crime. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
20 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
60 Q1956896 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Considere os seguintes atos: 
I. recusar fé a documentos públicos. 
II. inassiduidade habitual. 
III. opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço. 
IV. incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição. 
V. recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado. 
Para os atos de I a V, a Lei nº 8.112/1990 prevê, respectivamente, as penas de 
A demissão, demissão, advertência, advertência e advertência. 
B advertência, advertência, advertência, advertência e advertência. 
C demissão, demissão, demissão, demissão e demissão. 
D demissão, advertência, demissão, advertência e demissão. 
E advertência, demissão, advertência, demissão e advertência. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
41: C 42: D 43: B 44: D 45: B 46: E 47: B 48: A 49: D 50: B 
51: E 52: A 53: A 54: B 55: B 56: D 57: A 58: D 59: C 60: E 
 
PDF ORGANIZADO 
 
21 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
61 Q1956894 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Um servidor ocupante de cargo em comissão foi nomeado para ter exercício em outro cargo de confiança. 
Segundo a Lei nº 8.112/1990, esse fato é possível desde que seja 
A com prejuízo da remuneração do cargo atual. 
B de forma permanente. 
C com acúmulo de remuneração. 
D de forma interina. 
E com prejuízo das atribuições que atualmente ocupa. 
 
 
62 Q1956261 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Contabilidade 
São formas em que simultaneamente ocorre vacância e provimento de cargo público: 
A promoção e readaptação. 
B reversão e readaptação. 
C promoção e exoneração. 
D somente a posse em outro cargo inacumulável. 
E demissão e aposentadoria. 
 
 
63 Q1954055 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Especialidade: Arquitetura 
Consoante a Lei nº 8.112/1990, no que concerne ao processo disciplinar: 
A O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis ou comissionados 
designados pela autoridade competente. 
B Na fase do inquérito, o presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados de nenhum interesse 
para o esclarecimento dos fatos. 
C As reuniões e as audiências da comissão condutora do processo disciplinar terão caráter público. 
D O prazo para a conclusão do processo disciplinar, improrrogável, não excederá sessenta dias. 
E O julgamento fora do prazo legal implica nulidade do processo. 
 
 
64 Q1954054 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Especialidade: Arquitetura 
Considere os seguintes itens: 
I. Reintegração. 
II Recondução. 
III. Reversão. 
IV. Promoção. 
V. Readaptação. 
De acordo com a Lei nº 8.112/1990, a vacância do cargo público ocorre APENAS nos casos indicados em: 
A I, II, III e V. 
B I, II e III. 
C III, IV e V. 
D IV e V. 
E I, II e IV. 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
22 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
65 Q1954053 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Especialidade: Arquitetura 
Considere as seguintes definições: 
I. Retorno à atividade de servidor aposentado. 
II. Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua 
transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com 
ressarcimento de todas as vantagens. 
III. Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado. 
Nos termos da Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da 
União, das autarquias e das fundações públicas federais,as definições I, II e III correspondem correta e 
respectivamente a: 
A aproveitamento, reintegração e readaptação. 
B reversão, aproveitamento e recondução. 
C reversão, reintegração e recondução. 
D recondução, aproveitamento e readaptação. 
E aproveitamento, recondução e reintegração. 
 
 
66 Q1953365 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação 
Considere os seguintes tipos de licenças: 
I. por motivo de afastamento do cônjuge. 
II. para atividade política. 
III. para capacitação. 
IV. para tratar de interesses particulares. 
V. para o desempenho de mandato classista. 
Segundo a Lei nº 8.112/1990, há previsão de licença com remuneração para o que consta em 
A I, II, III, IV e V. 
B II, III e V, apenas. 
C IV e V, apenas. 
D I, apenas. 
E II e III, apenas. 
 
 
67 Q1953364 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação 
Nos termos da Lei nº 8.112/1990, 
A não há previsão legal de exclusão do teto de remuneração de qualquer vantagem. 
B é prevista a redutibilidade de vencimentos para fins de isonomia para cargos de atribuições iguais ou 
assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter 
individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho. 
C remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes 
estabelecidas em lei. 
D não há previsão legal para desconto incidente sobre a remuneração ou provento. 
E para o vencimento, a remuneração e o provento não há previsão legal para serem objeto de arresto, 
sequestro ou penhora. 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
23 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
68 Q1953363 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação 
Considere os seguintes itens: 
I. Assinatura do respectivo termo. 
II. Publicação do ato de provimento. 
III. Provimento de cargo por nomeação. 
IV. Prévia inspeção médica oficial. 
V. Procuração específica. 
Consoante o disposto na Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos 
civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, é condição para a ocorrência da posse, 
em qualquer caso, o contido em 
A I, II e IV, apenas. 
B III, IV e V, apenas. 
C I, II, III, IV e V. 
D I, II, III e IV, apenas. 
E I, II e V, apenas. 
 
 
69 Q1951076 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TJ-CE - Oficial de Justiça 
Um funcionário público em estágio probatório apropriou-se de insumos hospitalares disponíveis em uma 
unidade de atendimento, disposto a aliená-los no mercado informal paralelo em proveito próprio. Em 
razão de sua situação funcional 
A deverá ser exonerado cautelarmente, instaurando-se processo administrativo na sequência, para apuração 
dos fatos ocorridos e infrações cometidas. 
B poderá ser demitido somente após a conclusão do triênio do estágio probatório, por ocasião da avaliação 
especial de desempenho ordinária. 
C poderá ser submetido a avaliação especial de desempenho extraordinária, culminando com sua demissão, 
sem prejuízo da aplicação de outras sanções, inclusive por improbidade administrativa. 
D não pode ser responsabilizado por improbidade administrativa, salvo se tiver agido em conjunto com 
agente público e se o produto do ilícito tiver revertido também em favor do sujeito ativo da improbidade. 
E será responsabilizado como servidor público efetivo, antecipando-se sua confirmação na carreira, para que 
possa figurar como réu no processo administrativo-disciplinar de apuração de responsabilidade. 
 
 
70 Q1943144 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
No que concerne às penalidades administrativas impostas aos servidores públicos, consoante os termos da 
Lei nº 8.112/1990, é correto afirmar: 
A É cabível a advertência no caso de inassiduidade habitual. 
B A pena de advertência pode ser aplicada na forma escrita ou verbal. 
C Não há previsão legal para a conversão da pena de suspensão em multa. 
D É cabível a demissão no caso de o servidor atuar, como procurador, junto a repartições públicas, para 
tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de cônjuge. 
E A penalidade de suspensão terá seu registro cancelado após o decurso de cinco anos de efetivo exercício, 
se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar. 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
24 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
71 Q1943143 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Considere os seguintes itens: 
I. Exoneração de cargo efetivo. 
II. Remoção. 
III. Redistribuição. 
Nos termos da Lei nº 8.112/1990, há previsão legal para a ocorrência de ofício para o que consta em: 
A I, apenas. 
B I e III, apenas. 
C I, II e III. 
D II e III, apenas. 
E I e II, apenas. 
 
 
72 Q1943142 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Segundo a Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos, civis da União, 
das autarquias e das fundações públicas federais, ao servidor em estágio probatório é 
A vedado o exercício de cargo de provimento em comissão. 
B permitido o exercício de funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. 
C permitida a concessão de licenças de qualquer natureza. 
D vedado o afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para 
outro cargo na Administração Pública Federal. 
E vedada a recondução ao cargo anteriormente ocupado se não aprovado no estágio probatório. 
 
 
73 Q1942594 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Engenharia Civil 
Consoante a Lei nº 8.112/1990, no que concerne ao processo disciplinar: 
A O julgamento fora do prazo legal implica nulidade do processo. 
B O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis ou comissionados 
designados pela autoridade competente. 
C Na fase do inquérito, o presidente da comissão poderá denegar pedidos considerados de nenhum interesse 
para o esclarecimento dos fatos. 
D As reuniões e as audiências da comissão condutora do processo disciplinar terão caráter público. 
E O prazo para a conclusão do processo disciplinar, improrrogável, não excederá sessenta dias. 
 
 
74 Q1942593 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Engenharia Civil 
Considere os seguintes itens: 
I. Reintegração. 
II Recondução. 
III. Reversão. 
IV. Promoção. 
V. Readaptação. 
De acordo com a Lei nº 8.112/1990, a vacância do cargo público ocorre APENAS nos casos indicados em: 
A I, II e IV. 
B I, II, III e V. 
C I, II e III. 
D III, IV e V. 
E IV e V. 
 
PDF ORGANIZADO 
 
25 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
75 Q1942592 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Engenharia Civil 
Considere as seguintes definições: 
I. Retorno à atividade de servidor aposentado. 
II. Reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua 
transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com 
ressarcimento de todas as vantagens. 
III. Retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado. 
Nos termos da Lei nº 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da 
União, das autarquias e das fundações públicas federais, as definições I, II e III correspondem correta e 
respectivamente a: 
A aproveitamento, recondução e reintegração. 
B aproveitamento, reintegração e readaptação. 
C reversão, aproveitamento e recondução. 
D reversão, reintegração e recondução. 
E recondução, aproveitamento e readaptação. 
 
 
76 Q1942125 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: Prefeitura de Teresina - PI - Procurador do Município 
No que se refereàs regras sobre prescrição decorrentes do regime jurídico-administrativo, à luz da 
legislação e da jurisprudência dominante, é correto afirmar: 
A A chamada “prescrição do fundo de direito” não se aplica mais, pois foi considerada inconstitucional pelo 
STF. 
B Aplica-se a prescrição quinquenal para ajuizamento de ações indenizatórias em face de pessoas jurídicas de 
direito privado que atuem como prestadoras de serviços públicos. 
C Aplica-se a prescrição quinquenal no ajuizamento das ações discriminatórias. 
D É imprescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil. 
E Prescreve em cinco anos, a partir da ciência, pela Administração, do fato ilícito, a ação para aplicação das 
sanções previstas na Lei Federal nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Lei de Improbidade). 
 
 
77 Q1903235 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: PGE-AM - Assistente Procuratorial 
Carlos Eduardo será nomeado servidor público para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso 
público. Atendidas as demais condições, de acordo com a Constituição Federal, Carlos Eduardo adquirirá 
estabilidade após 
A dois anos de efetivo exercício e, sendo estável, perderá o cargo somente em virtude de sentença judicial 
transitada em julgado, mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. 
B três anos de efetivo exercício e, sendo estável, perderá o cargo: em virtude de sentença judicial transitada 
em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; mediante 
procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla 
defesa. 
C dois anos de efetivo exercício e, sendo estável, perderá o cargo: em virtude de sentença judicial transitada 
em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; mediante 
procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla 
defesa. 
D cinco anos de efetivo exercício e, sendo estável, perderá o cargo somente em virtude de sentença judicial 
transitada em julgado. 
E três anos de efetivo exercício e, sendo estável, perderá o cargo somente em virtude de sentença judicial 
transitada em julgado. 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
26 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
78 Q1903234 
Ano: 2022 Banca: FCC Órgão: PGE-AM - Assistente Procuratorial 
Antônio é servidor público ocupante de cargo da Administração direta estadual e Bruno é servidor público 
ocupante de cargo da Administração autárquica estadual. Ambos exercerão mandato eletivo estadual. De 
acordo com a Constituição Federal, durante o exercício do mandato, 
A Antônio e Bruno ficarão afastados de seus respectivos cargos. 
B nenhum dos dois será afastado de seu cargo, se houver compatibilidade de horários, sem prejuízo de 
remuneração do mandato eletivo. 
C apenas Antônio ficará afastado de seu cargo. 
D apenas Bruno ficará afastado de seu cargo. 
E nenhum dos dois ficará afastado de seu cargo, tendo em vista que ambos são servidores públicos estaduais 
e exercerão mandato eletivo estadual. 
 
 
79 Q1857237 
Ano: 2021 Banca: FCC Órgão: MANAUSPREV - Procurador Autárquico 
Servidor público efetivo, ocupante de cargo de professor de ensino fundamental na rede pública 
municipal, é aprovado em concurso para exercer cargo de professor em escola técnica mantida por 
autarquia do mesmo Município, e passa a exercer ambos, diante da compatibilidade de horários. Quando 
da realização do primeiro pagamento pela autarquia, parte da remuneração é retida, sob o argumento de 
que o somatório das remunerações é superior ao teto remuneratório municipal, correspondente ao 
subsídio do Prefeito, ainda que, isoladamente consideradas, ambas sejam inferiores ao teto. 
Nesse caso, diante da disciplina constitucional da matéria e da jurisprudência do Supremo Tribunal 
Federal, a acumulação remunerada de cargos é 
A lícita, devendo o teto remuneratório, que de fato é o subsídio do Prefeito, incidir isoladamente sobre cada 
um dos vínculos do servidor, sendo, portanto, indevida a retenção de parte do pagamento. 
B lícita, devendo o teto remuneratório, que de fato é o subsídio do Prefeito, incidir sobre o somatório das 
remunerações do servidor, sendo, portanto, devida a retenção da parte do pagamento que exceda o teto. 
C ilícita, mesmo diante da compatibilidade de horários, devendo o servidor optar pela manutenção de 
apenas um dos vínculos, embora faça jus à integralidade da remuneração devida pelos serviços efetivamente 
prestados durante o período em que os exerceu simultaneamente, sob pena de locupletamento ilícito do 
erário. 
D lícita, devendo o teto remuneratório, que é o subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, e não 
do Prefeito, incidir isoladamente sobre cada um dos vínculos do servidor, sendo indevida a retenção do 
pagamento se os valores respectivos forem inferiores ao teto. 
E lícita, devendo o teto remuneratório, que é o subsídio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, e não do 
Prefeito, incidir sobre o somatório das remunerações do servidor, sendo devida a retenção do pagamento se 
esse somatório exceder o referido teto. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
27 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
80 Q1842912 
Ano: 2021 Banca: FCC Órgão: PGE-GO - Procurador do Estado Substituto 
Um servidor efetivo, integrante dos quadros da Secretaria da Educação, foi apenado, em regular 
procedimento administrativo disciplinar, com multa, em mitigação à penalidade de suspensão, diante de 
comprovada infração disciplinar. Considerando que a penalidade, em abstrato, para a infração em 
questão, é a suspensão, a decisão da autoridade competente, no referido processo disciplinar 
A exige expressa ratificação ou revisão pela autoridade imediatamente superior, pois constitui ato 
administrativo composto. 
B é aderente ao princípio da legalidade, tendo em vista que o rol de penalidades legalmente previstas para as 
infrações disciplinares é exemplificativo, podendo a autoridade competente, diante de circunstâncias do caso 
concreto, aplicar sanção diversa, ainda que não constante da legislação. 
C é ilegal, passível de ser reformada, uma vez que aplicada penalidade diversa da expressamente prevista 
para a infração tipificada. 
D insere-se no juízo discricionário de dosimetria da pena pela autoridade competente, podendo, esta, 
considerando as circunstâncias e histórico funcional do servidor, em observância aos princípios da 
razoabilidade de proporcionalidade, aplicar penalidade menos gravosa que a prevista em abstrato. 
E implicou exacerbação de poder disciplinar, na medida em que não cabe apreciação discricionária de 
dosimetria sancionatória nos casos de infrações administrativas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
61: D 62: A 63: B 64: D 65: C 66: E 67: C 68: D 69: C 70: E 
71: C 72: B 73: C 74: E 75: D 76: B 77: B 78: A 79: A 80: D 
 
PDF ORGANIZADO 
 
28 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
81 Q1842904 
Ano: 2021 Banca: FCC Órgão: PGE-GO - Procurador do Estado Substituto 
A propósito do regime constitucional do acesso aos cargos públicos, o Supremo Tribunal Federal tem 
afirmado seu entendimento dominante por meio de diversos precedentes qualificados, dentre os quais: 
A A nomeação tardia de candidatos aprovados em concurso público, por meio de ato judicial, à qual atribuída 
eficácia retroativa, não gera direito às promoções ou progressões funcionais que alcançariam houvesse 
ocorrido, a tempo e modo, a nomeação. 
B Aplica-se a teoria do fato consumado para o fim de manter no cargo público candidato não aprovado que 
nele tomou posse em decorrência de execução provisória de medida liminar ou outro provimento judicial de 
natureza precária, desde que tal posse tenha ocorrido há mais de dez anos, em prestígio ao princípio da 
segurança jurídica. 
C Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem,seja qual for a 
natureza do conteúdo veiculado, por força da garantia constitucional da liberdade de expressão. 
D É constitucional o aproveitamento de servidor, aprovado em concurso público a exigir formação de nível 
médio, em cargo que pressuponha escolaridade superior, desde que o titular tenha completado a formação 
antes do prazo correspondente ao estágio probatório. 
E Os serviços sociais autônomos integrantes do denominado Sistema "S", por serem custeados por 
contribuições parafiscais, estão submetidos à exigência de concurso público para contratação de pessoal, nos 
moldes do art. 37, II, da Constituição Federal. 
 
 
82 Q1836845 
Ano: 2021 Banca: FCC Órgão: DPE-RR - Defensor Público 
A exoneração, hipótese de vacância, que acarreta a destituição do servidor de cargo, emprego ou função, 
tem como característica tratar-se de medida aplicável 
A apenas ex officio pela autoridade imediatamente superior ao agente público. 
B com efeito de desligamento do agente dos quadros do funcionalismo, após constatação de sua 
incapacidade por laudo médico. 
C quando o servidor toma posse, mas não entra em exercício no prazo estabelecido. 
D quando o servidor comete ato ilícito, independente de aplicação de penalidade. 
E em decorrência de penalidade imposta após procedimento disciplinar regular. 
 
 
83 Q1813753 
Ano: 2021 Banca: FCC Órgão: DPE-GO - Defensor Público 
Na classificação dos agentes públicos, são definidos como agentes credenciados aqueles que 
A exercem atividade pública de natureza profissional e remunerada, em regime jurídico próprio imposto pela 
entidade. 
B mantêm relação precária com a Administração, executando serviço público atípico, com ou sem 
remuneração. 
C recebem designação para, transitoriamente, colaborarem com o Estado, em função de sua importância, 
mediante remuneração do Poder Público. 
D executam atividade ou serviço público em nome próprio, mas sempre sob a fiscalização da Administração. 
E recebem incumbência da Administração para representá-la em determinado ato ou praticar certa 
atividade. 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
29 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
84 Q1309943 
Ano: 2020 Banca: FCC Órgão: AL-AP - Assistente Legislativo - Assistente de Registro de Imagens 
Atenção: A questão refere-se a Noções de Direito Administrativo e de Administração Pública. 
Alírio, brasileiro de 24 anos de idade, após ocupar por dois anos, no Poder Executivo do Amapá, cargo em 
comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, assume no mesmo órgão, observados os 
ditames legais, novo cargo para o qual foi nomeado em virtude de regular habilitação no único concurso 
público que prestou. Neste caso, com relação ao requisito temporal do conceito de estabilidade, Alírio 
A não se submeterá a período destinado à aquisição de estabilidade, pois já a adquiriu no exercício do cargo 
anterior, vez que a estabilidade se dá no serviço público e não no cargo. 
B só poderá ser considerado estável após três anos de efetivo exercício no novo cargo, desprezado o tempo 
em que exerceu o cargo anterior em comissão. 
C só poderá adquirir a estabilidade se cumprir, no exercício do novo cargo, o período de um ano, que será 
somado ao tempo em que exerceu o cargo anterior. 
D só adquirirá a estabilidade após o efetivo exercício no novo cargo durante dois anos, desprezado o tempo 
em que exerceu o cargo anterior. 
E não se submeterá a período destinado à aquisição da estabilidade, porque o seu novo cargo é de 
provimento efetivo e, portanto, a estabilidade se dá automaticamente com a posse do servidor. 
 
 
85 Q1138207 
Ano: 2020 Banca: FCC Órgão: TJ-MS - Juiz Substituto 
Juan Mesquita é brasileiro naturalizado, tem 55 anos de idade e acaba de se aposentar. Antes da 
aposentadoria, ocupava emprego público de fisioterapeuta em Hospital Municipal. Candidatou-se em 
concurso público para o cargo efetivo de fiscal de rendas do Estado e foi aprovado. Sabe-se que dispõe da 
escolaridade exigida para o cargo, goza de boa saúde física e mental, está em dia com suas obrigações 
militares e eleitorais e em pleno gozo de seus direitos políticos. Considerando a situação descrita, é correto 
concluir que Juan 
A poderá tomar posse no cargo público, desde que requeira a desaposentação em relação ao vínculo 
anterior. 
B não poderá tomar posse no cargo público, pois se trata de cargo privativo de brasileiro nato. 
C não poderá tomar posse no cargo público, pois a percepção da aposentadoria com os vencimentos do 
cargo implica acúmulo vedado pela Constituição Federal. 
D poderá tomar posse no cargo público, pois não há nenhum impedimento para tanto. 
E não poderá tomar posse no cargo público, pois ultrapassou a idade máxima exigida para vincular-se ao 
regime próprio de previdência dos servidores públicos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
30 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
86 Q1136113 
Ano: 2020 Banca: FCC Órgão: AL-AP - Assistente Legislativo 
Ricardo Reis, servidor público, foi acusado, em processo disciplinar, de haver subtraído da repartição um 
aparelho de ar condicionado, falta que ensejaria sua demissão a bem do serviço público. Em processo 
criminal instaurado concomitantemente, o juiz absolveu Ricardo, concluindo que Bernardo Soares, pessoa 
totalmente estranha à repartição, era o verdadeiro responsável pelo furto. Constatou-se, todavia, que 
Ricardo Reis havia se ausentado da repartição sem acionar os alarmes antifurto, providência de sua 
exclusiva responsabilidade. Tal comportamento não gerou punição na esfera criminal, por se tratar de 
conduta criminalmente atípica. Diante do relato hipotético, conclui-se que Ricardo Reis 
A será absolvido da conduta que lhe foi inicialmente imputada, mas ainda poderá ser punido pela conduta 
omissiva, pois, embora considerada criminalmente atípica, pode configurar falta disciplinar residual. 
B deve pedir a inclusão de Bernardo Soares no processo disciplinar, na qualidade de corréu, de maneira a 
diminuir sua responsabilidade no incidente. 
C não sofrerá punições em âmbito administrativo, visto que a decisão criminal é vinculante na esfera 
administrativa. 
D pode ser demitido pela subtração do equipamento, visto que as conclusões da decisão proferida na esfera 
criminal não vinculam a Administração. 
E será indenizado pela injusta submissão a processo disciplinar, o que é suficiente para configurar dano 
moral. 
 
 
87 Q1136106 
Ano: 2020 Banca: FCC Órgão: AL-AP - Assistente Legislativo 
Segundo a Constituição Federal, o servidor público estável poderá ser colocado em disponibilidade quando 
ocorrer a: 
I. extinção ou declaração da desnecessidade do cargo público. 
II. reprovação em estágio probatório. 
III. necessidade de corte de despesas para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. 
IV. reintegração de antigo titular do cargo, cuja demissão foi invalidada por sentença judicial. 
Está correto o que se afirma APENAS em 
A II e IV. 
B I e IV. 
C I e III. 
D II. 
E III. 
 
 
88 Q1135696 
Ano: 2020 Banca: FCC Órgão: AL-AP - Auxiliar Legislativo - Auxiliar Operacional 
De acordo com a Constituição Federal, o servidor público da Administração Direta que for eleito 
Governador de determinado Estado, no exercício do seu mandato, 
A ficará afastado de seu cargo, emprego ou função, sendo que seu tempo de serviço será contado para todos 
os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento. 
B não ficará afastado de seu cargo, emprego ou função sempre que houver compatibilidade de horário, 
sendo que o tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por 
merecimento. 
C ficará afastado de seu cargo, emprego ou função, sendo que seu tempo de serviço não será contado para 
qualquer efeito legal, inclusive para a promoção por merecimento. 
D ficará afastado de seu cargo, emprego ou função, sendo que seu tempo de serviço será contado para todos 
os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento. 
E não ficará afastadode seu cargo, emprego ou função sempre que houver compatibilidade de horário, não 
sendo contado, porém, o tempo de serviço para qualquer efeito legal. 
 
PDF ORGANIZADO 
 
31 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
89 Q1260051 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: RIOPRETOPREV - Analista Previdenciário - Assistente Social 
A Administração Pública direta e indireta nas três esferas de governo e no Distrito Federal é regida pelos 
princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. No que tange a empregos e 
funções, está proibida sua acumulação em: 
A Autarquias. 
B Institutos estatais. 
C Empresas públicas de sociedade de economia mista. 
D Empresas de economia privada. 
E Fundações privadas. 
 
 
90 Q1226795 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TJ-MS 
Ao dispor sobre a criação de cargos em comissão, o legislador deve observar as normas constitucionais e a 
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal nessa matéria, segundo as quais 
A a criação de cargos em comissão somente se justifica para o exercício de funções de direção, chefia e 
assessoramento, não se prestando ao desempenho de atividades burocráticas, técnicas ou operacionais, 
pressupondo necessária relação de confiança entre a autoridade nomeante e o servidor nomeado. 
B cabe à lei que os instituir definir, objetivamente, suas atribuições, podendo, todavia, delegar essa 
competência ao administrador, para que discipline a matéria por meio de ato regulamentar, uma vez que a 
Constituição Federal não veda a delegação de competências entre os Poderes. 
C pode a lei do ente federativo facultar aos servidores públicos ocupantes exclusivamente de cargo público 
em comissão a opção entre aderir ao Regime Geral de Previdência Social ou ao Regime Próprio de 
Previdência Social. 
D os servidores públicos ocupantes exclusivamente de cargo público em comissão devem aposentar-se 
compulsoriamente aos 70 (setenta) anos de idade ou, na forma da lei complementar federal, aos 75 (setenta 
e cinco) anos de idade. 
E é inconstitucional, por violação à norma constitucional que permite a livre nomeação pelo administrador 
público, norma estadual que estabeleça requisito de formação, em curso de nível superior, para o 
preenchimento de cargo em comissão. 
 
 
91 Q1125840 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SPPREV - Técnico em Gestão Previdenciária 
Um empregado público foi regularmente contratado há 2 anos por ente da Administração indireta para 
ocupar emprego público. As avaliações internas feitas pelo empregador vêm demonstrando que o 
empregado não vem performando adequadamente, tampouco demonstrando o necessário 
comprometimento com suas atribuições. A administração do ente pretende demitir o empregado, o que 
exige 
A aguardar o término do estágio confirmatório de 3 anos, o que permitirá o pagamento ao empregado das 
verbas rescisórias e indenizatórias. 
B processo administrativo com observância do contraditório e da ampla defesa, desde que o empregado 
tenha sido contratado mediante concurso público de provas ou de provas e títulos. 
C que a decisão de extinção do vínculo seja adotada antes do término do período de estágio probatório, após 
o que será necessário que o empregador solicite autorização da Administração direta que integra. 
D decisão fundamentada em razões que consubstanciem a motivação do ato, não sendo necessária 
instituição de processo administrativo com prévia oitiva e defesa do empregado. 
E comunicação escrita ao empregado acerca da demissão, não se exigindo motivação e fundamentação da 
decisão, requisito necessário apenas para a extinção de vínculo estatutário. 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
32 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
92 Q1119684 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: DPE-AM - Analista Jurídico de Defensoria - Ciências Jurídicas 
Alípio Constâncio era Defensor Público e se aposentou do cargo público por ele desempenhado. Ainda 
disposto a trabalhar, pretende exercer outro cargo público. Tal pretensão se mostra juridicamente 
A inviável, pois não pode haver cumulação do cargo de defensor público com qualquer outro. 
B viável, desde que seja de outro cargo da área jurídica. 
C viável, desde que seja cargo de professor, cargo eletivo ou cargo comissionado declarado em lei de livre 
nomeação e exoneração. 
D Inviável, pois o aposentado não pode ocupar qualquer outro cargo, uma vez que se tornou inativo. 
E viável, seja qual for o cargo pretendido. 
 
 
93 Q1085654 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 3ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Informática 
O servidor público estável João perdeu seu cargo e sua vaga foi ocupada por Décio, também servidor 
público estável. Porém, João teve sua demissão invalidada por sentença judicial transitada em julgado e foi 
reintegrado. Nesse caso, de acordo com a Constituição Federal de 1988, Décio 
A não poderá ser reconduzido ao cargo de origem, mas terá direito a indenização, ficando em 
disponibilidade, sem remuneração, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. 
B será reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em 
disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. 
C não poderá ser reconduzido ao cargo de origem, mas terá direito a indenização, ficando em 
disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em 
outro cargo. 
D será reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em 
disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. 
E será reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em 
disponibilidade sem direito a remuneração. 
 
 
94 Q1085653 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 3ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Informática 
De acordo com o previsto na Lei no 8.112/1990 para as penalidades disciplinares, a 
A demissão só pode ser aplicada para caso de servidor já apenado, ainda que por outra infração disciplinar, 
com suspensão. 
B advertência deve ser necessariamente acompanhada da imposição de multa pecuniária, de caráter 
pedagógico. 
C advertência e a suspensão ficam registradas na ficha do servidor apenado, não podendo ser canceladas 
durante a atividade. 
D primeira infração disciplinar praticada pelo servidor efetivo deve necessariamente ser apenada com 
advertência. 
E reincidência de infrações passíveis de punição com advertência enseja aplicação de suspensão. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
33 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
95 Q1085165 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 3ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Administrativa 
No tocante às licenças e afastamentos dos servidores públicos, a Lei n° 8.112/1990, que estabelece o 
regime jurídico aplicável aos servidores públicos federais, dispõe que 
A a licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro, que foi deslocado para outro ponto do 
território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e 
Legislativo, será por prazo indeterminado e com proventos proporcionais. 
B o servidor investido em mandato eletivo ou classista poderá ser removido ou redistribuído de ofício para 
localidade diversa daquela onde exerce o mandato, desde que justificadamente. 
C a licença por motivo de doença em pessoa da família somente será deferida se a assistência direta do 
servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante 
compensação de horário. 
D o servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funções e que exerça cargo de 
direção, chefia, assessoramento, arrecadação ou fiscalização, dele será afastado, a partir do dia imediato ao 
do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, somente a ele retornando no ano seguinte ao 
pleito. 
E após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, a seu exclusivo critério, afastar-se do 
exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração,por até três meses, para tratar de interesses 
particulares. 
 
 
96 Q1085164 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 3ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Administrativa 
A Lei n° 8.112/1990, que estabelece o regime jurídico aplicável aos servidores públicos federais, estatui 
uma série de comportamentos proibidos e outros que são autorizados ou tolerados. Nos termos do 
referido diploma, é permitido ao servidor público federal 
A manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o 
segundo grau civil, contanto que haja autorização superior. 
B participar nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, 
direta ou indiretamente, participação no capital social. 
C aliciar subordinados a se filiarem a partido político. 
D participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, desde 
que não mantenha relações de cunho comercial com os entes públicos. 
E aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro, desde que autorizado pelo Ministério das 
Relações Exteriores. 
 
97 Q1083589 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 3ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária 
A Lei n° 8.112/1990, que estabelece o regime jurídico aplicável aos servidores públicos federais, estatui 
uma série de normas relacionadas à parcela denominada Auxílio-Moradia, que “consiste no ressarcimento 
das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de 
hospedagem administrado por empresa hoteleira” (art. 60-A). Tal vantagem 
A não mais vigora, pois foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. 
B será paga, ainda que o deslocamento tenha sido realizado por força de alteração de lotação ou nomeação 
para cargo efetivo. 
C será paga, mesmo que o servidor ou seu cônjuge ou companheiro tenha sido proprietário, promitente 
comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município aonde for exercer o cargo. 
D não será paga, caso o deslocamento ocorra dentro da mesma região metropolitana, aglomeração urbana 
ou microrregião, constituídas por municípios limítrofes e regularmente instituídas, da qual faça parte o local 
de residência ou domicílio do servidor. 
E é limitada ao valor correspondente a 50% do valor do cargo em comissão, função comissionada ou cargo de 
Ministro de Estado ocupado. 
 
PDF ORGANIZADO 
 
34 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
98 Q1064732 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: Câmara de Fortaleza - CE - Agente Administrativo 
Em um processo disciplinar, a Comissão Processante designada para apurar o ilícito cometido pelo servidor 
público conclui seu relatório apontando a existência de culpa do acusado e recomendando a pena de 
demissão. Submetidos os autos do processo à autoridade competente para aplicação da penalidade, tal 
autoridade 
A deverá aplicar a pena de demissão, pois o relatório tem caráter vinculante. 
B poderá mitigar a pena proposta, independentemente de motivação, em vista do caráter discricionário da 
decisão. 
C não poderá mitigar a pena proposta, mas poderá agravá-la, em vista da indisponibilidade do interesse 
público. 
D não poderá agravar a pena proposta, mas poderá mitigá-la, em vista do princípio “in dubio pro reo”. 
E poderá absolver o servidor, mitigar ou agravar a pena proposta, desde que, embasado em elementos do 
processo, fundamente a decisão. 
 
 
99 Q1037365 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SANASA Campinas - Analista Administrativo - Serviços Jurídicos 
A contratação de servidores pela Administração pública indireta 
A depende de prévia realização de concurso público, em observância ao princípio da isonomia, admitindo-se 
que o controle externo em relação ao certame seja exclusivamente desempenhado por parte do Poder 
Judiciário. 
B dá-se sempre por meio da realização de concurso público, independentemente da finalidade de 
provimento de cargo, emprego ou função públicos. 
C é objeto de controle interno e externo, cabendo exame de discricionariedade exclusivamente ao Tribunal 
de Contas, restrito ao Judiciário exame de legalidade. 
D pode se dar para provimento de cargo ou emprego públicos, precedida de concurso público de provas e 
títulos para que os selecionados façam jus à estabilidade. 
E não afasta o controle externo desempenhado pelo Tribunal de Contas quanto à legalidade, restrito o juízo 
de revisão por ato próprio à esfera do Poder Executivo. 
 
 
100 Q1026923 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: MPE-MT - Promotor de Justiça Substituto 
Em matéria de servidor público: 
A Não há cargo sem função, tampouco função sem cargo. 
B Há distinção entre cargo e emprego público, pois o vínculo que une o servidor à Administração pública é 
diferente. 
C Inexiste diferença entre cargo e emprego público, pois em ambos os casos o vínculo que une o servidor à 
Administração pública é o mesmo. 
D Todo servidor público só pode ser contratado mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, 
sem qualquer exceção. 
E Não há previsão legal para que o servidor público seja contratado mediante concurso público de provas ou 
de provas e títulos. 
 
 
 
 
 
81: A 82: C 83: E 84: B 85: D 86: A 87: B 88: A 89: A 90: A 
91: D 92: C 93: D 94: E 95: C 96: B 97: D 98: E 99: E 100: B 
 
PDF ORGANIZADO 
 
35 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
101 Q1014913 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Segurança e Transporte 
Os servidores públicos estatutários podem ser responsabilizados, considerando o disposto na Lei n° 
8.112/1990, 
A em âmbito civil, de forma solidária e em conjunto com a União, sob a modalidade objetiva. 
B em âmbito civil, administrativo e penal, sendo causa de exclusão de responsabilidade a absolvição na 
última esfera. 
C em todas as esferas, ou seja, penal, civil e administrativa, desde que ajam com dolo. 
D civilmente, em caso de culpa ou dolo, podendo ser acionados pela União em caráter regressivo. 
E civil e administrativamente, desde que atuem com dolo. 
 
 
102 Q1014862 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 
As indenizações previstas na Lei n° 8.112/1990 
A são espécies de vantagens passíveis de serem pagas aos servidores de forma recorrente e reiterada, 
incorporando-se aos vencimentos devidos mensalmente. 
B não se incorporam aos vencimentos recebidos pelos servidores, porque constituem espécies de vantagens 
e, como tal, não podem ser pagas por prazo indeterminado. 
C são espécies de gratificações devidas aos servidores, podendo, em alguns casos, ser incorporadas à 
remuneração mensal. 
D são adicionais devidos aos servidores em situações episódicas, mediante comprovação de despesa prévia, 
não se incorporando à remuneração mensal. 
E e as gratificações são pagamentos devidos aos servidores em casos de comprovação de despesas 
extraordinárias, podendo ser incorporadas aos vencimentos, mas não aos proventos. 
 
103 Q1013522 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Paulo da Silva é servidor federal e foi designado para compor Comissão Processante destinada a apurar a 
responsabilidade de outro servidor público. Ao tomar ciência da designação, Paulo verifica que o servidor 
investigado é seu parente de quarto grau, por intermédio de uma irmã adotiva de sua mãe. Diante da 
situação relatada e à luz do que dispõem a Lei n° 8.112/90 e a Lei n° 9.784/99, Paulo 
A é obrigado a comunicar o impedimento à autoridade que o designou, abstendo-se de atuar, sob pena de 
responsabilidade funcional. 
B é obrigado a comunicar a suspeição à autoridade que o designou, abstendo-se de atuar, sob pena de 
responsabilidade funcional. 
C deve prosseguir na Comissão, pois as leis em questão determinam expressamente que parentescos 
baseados em adoção são incapazes de gerar incompatibilidade para atuação em processo administrativo. 
D não está obrigado a comunicar impedimento, mas pode declarar-se em situação de suspeição,solicitando 
o afastamento à autoridade que o designou. 
E não está obrigado a comunicar suspeição, mas pode declarar-se em situação de impedimento, solicitando o 
afastamento à autoridade que o designou. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
36 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
104 Q1013521 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Manuel dos Santos foi servidor público federal estável e aposentou-se voluntariamente aos sessenta e dois 
anos de idade. Após dez anos de gozo da aposentadoria, requereu sua reversão ao cargo público que antes 
ocupava. Diante dessa hipótese, à luz do que dispõe a legislação federal aplicável, 
A é impossível a reversão, pois o requerente já atingiu a idade da aposentadoria compulsória. 
B é impossível a reversão, pois a lei federal apenas contempla a hipótese de reversão ex officio, pela 
insubsistência dos motivos que levaram à aposentadoria por invalidez. 
C é possível, desde que haja cargo vago e interesse da administração no retorno do requerente à atividade. 
D é possível, independentemente do interesse da administração, pois se trata de hipótese de ato vinculado e 
o requerente preencheu todos os requisitos legais. 
E é impossível, em razão do lapso temporal transcorrido desde a aposentadoria do requerente. 
 
 
105 Q1013474 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal 
Acerca do regime jurídico aplicável aos cargos públicos, a Constituição Federal e a Lei n° 8.112/1990 
dispõem que 
A apenas nos cargos públicos reservados aos brasileiros natos pode ser recusada a investidura aos 
estrangeiros. 
B somente os servidores titulares de cargo efetivo podem exercer funções de confiança. 
C a aptidão física e mental deve ser apurada antes da nomeação para o cargo. 
D a readaptação é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo 
resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial. 
E a investidura de servidor em cargo de natureza eletiva sempre impõe o seu afastamento do cargo efetivo 
de que é titular. 
 
 
106 Q1013422 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa 
Um servidor público recém nomeado para cargo efetivo na Administração direta foi convidado para 
representar o Brasil em conselho internacional situado no exterior, com competência deliberativa em 
matéria comercial. O servidor, que conta apenas com 15 meses de cargo público, mas possui notório 
conhecimento na área, o que motivou o convite, 
A não poderá representar o Brasil para a finalidade indicada, o que é permitido apenas aos servidores 
titulares de cargos efetivos que já tenham sido devidamente confirmados. 
B não poderá aceitá-lo, pois o estágio probatório em curso não permite ao servidor a concessão de nenhuma 
licença ou afastamento, privativos de servidores efetivos. 
C poderá assumir a representação do Brasil, ficando antecipadamente concluído o período de estágio 
probatório em razão da superioridade das funções a serem desempenhadas em nível internacional. 
D poderá pleitear afastamento, prosseguindo com o cumprimento do estágio probatório na localidade onde 
se situa o organismo internacional que passará a integrar, sendo de rigor adaptação dos critérios de 
avaliação às novas atividades desenvolvidas. 
E poderá ser afastado para desempenhar as funções no organismo internacional, operando-se a suspensão 
do estágio probatório, que voltará a transcorrer após o encerramento da representação no exterior. 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
37 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
107 Q1006307 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: DETRAN-SP - Oficial Estadual de Trânsito 
Uma autarquia titular de determinado serviço público tem seu quadro de servidores composto por 
empregados públicos. A contratação e a demissão desses servidores, em comparação com os funcionários 
públicos estatutários, 
A são semelhantes, porque a contratação depende de concurso público e a demissão de processo 
administrativo disciplinar, considerando a estabilidade que rege o vínculo funcional dos mesmos. 
B são mais flexíveis, considerando que os empregados públicos não dependem de prévio concurso público 
para admissão, bastando decisão administrativa para contratação de pessoal. 
C guardam semelhanças, porque são admitidos mediante prévia aprovação em concurso público de provas 
ou de provas e títulos, mas se distinguem por não exigirem processo administrativo disciplinar para 
demissão. 
D apresentam maior rigor para admissão, que depende de autorização legislativa específica para 
contratação, mas o desligamento se dá mediante demissão imediata. 
E apresentam vantagens para o servidor, pois este adquire estabilidade após 3 anos de efetivo exercício, mas 
não depende de prévio concurso público para ser contratado. 
 
 
108 Q1000829 
Ano: 2019 Banca: FCC Órgão: SEMEF Manaus - AM - Técnico Fazendário 
Diante de uma decisão de reintegração de determinado servidor ao cargo que anteriormente ocupava, 
aquele 
A será necessariamente colocado em disponibilidade se o cargo anterior estiver sendo ocupado por outro 
servidor. 
B passará a ocupar cargo imediatamente superior ao que ocupava, no caso de extinção deste ou se tiver sido 
provido por terceiro. 
C será automaticamente colocado em disponibilidade ou no quadro de cargos em extinção. 
D pode ser reintegrado no cargo resultante da transformação do anteriormente ocupado, caso tenha se 
operado essa alteração. 
E passará a ocupar exatamente o mesmo cargo anterior, por direito subjetivo, ainda que tivesse sido extinto, 
cabendo exoneração do servidor que estivesse ocupando referido cargo no momento da reintegração. 
 
 
109 Q1026154 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: SEGEP-MA - Analista Executivo - Administrador 
A Administração pública pretende, o mais rápido possível, preencher cargos públicos efetivos e cargos 
públicos em comissão, já existentes e vagos, vinculados à Secretaria da Saúde, como medida para que o 
atendimento médico à população seja realizado em tempo razoável, evitando-se o agravamento de 
moléstias em razão da demora na prestação regular do serviço. Para tanto, a Administração pública deverá 
realizar 
A processo seletivo simplificado para preencher os cargos efetivos, sendo que os demais são de livre 
nomeação pela autoridade administrativa. 
B concurso público para preencher ambos os cargos, tendo em vista o princípio da igualdade no acesso aos 
cargos públicos. 
C processo seletivo simplificado para preencher ambos os cargos, prestigiando os princípios da eficiência 
administrativa de um lado e da igualdade no acesso aos cargos públicos de outro. 
D concurso público de provas ou de provas e títulos, dependendo da natureza e da complexidade do cargo, 
para preencher os cargos efetivos, e processo seletivo simplificado para preencher os cargos em comissão, 
tendo em vista os princípios da igualdade e da eficiência administrativa. 
E concurso público de provas ou de provas e títulos, dependendo da natureza e da complexidade do cargo, 
para preencher os cargos efetivos, sendo que os demais são de livre nomeação pela autoridade 
administrativa. 
 
PDF ORGANIZADO 
 
38 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
110 Q1026004 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: IAPEN-AP - Agente Penitenciário 
A obrigatoriedade de realização de concurso público de títulos e documentos para ingresso em cargo 
público efetivo é, dentre outros fundamentos, 
A manifestação do princípio da eficiência, tendo em vista que devem ingressar no serviço público aqueles 
que demonstrem capacitação e condições técnicas para exercício do cargo. 
B expressão do princípio da publicidade que rege a Administração pública, já que os editais, provas e 
resultados devem ser publicados em jornais de grande circulação, ainda que fundações e empresas estatais 
não estejam sujeitas a essa norma. 
C expressãodo princípio da isonomia, para igualdade de oportunidade para todos os interessados no 
ingresso no serviço público, não podendo ser adotadas condições diferenciadas para nenhum participante. 
D obrigatória para o preenchimento de cargos, empregos e funções em qualquer modelo de organização 
administrativa escolhido, mesmo na desconcentração em que são instituídas pessoas jurídicas para integrar a 
Administração indireta. 
E passível de ser dispensada nos casos de situação emergencial, sujeitando-se o novo funcionário à estágio 
probatório para, além da finalidade original, atestar a capacitação técnica. 
 
 
111 Q958648 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: Prefeitura de Caruaru - PE - Procurador do Município 
Em relação aos agentes públicos, é correto afirmar que 
A particulares em colaboração com o Poder Público são pessoas físicas que prestam serviços ao Estado, 
necessariamente mediante remuneração, embora sem vínculo empregatício. 
B os servidores estatutários se submetem a um regime jurídico legal estabelecido pela respectiva unidade da 
Federação. 
C os titulares de cargo vitalício só podem perder o cargo por sentença judicial transitada em julgado ou por 
meio de processo administrativo disciplinar, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa. 
D servidores temporários não são considerados agentes públicos, uma vez que não ocupam cargo ou 
emprego público. 
E os empregados públicos são agentes contratados sob o regime da legislação trabalhista e ocupantes de 
cargo público. 
 
112 Q949156 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: SP Parcerias - Analista Técnico 
Um empregado público de uma empresa estatal do setor de energia apresentou requerimento dirigido ao 
Ministério ao qual está administrativamente vinculada aquela pessoa jurídica, pleiteando que fosse 
estendida administrativamente à sua categoria uma gratificação recentemente concedida aos ocupantes 
de cargo efetivo naquele órgão e sujeitos ao regime da Lei n° 8.112/1990. O Ministro indeferiu o pedido, 
A não tendo referida decisão natureza de ato administrativo, considerando que se trata de indeferimento 
dirigido a empregado público, cujo vínculo funcional com o ente da Administração indireta é de natureza 
privada. 
B não cabendo recurso administrativo contra referida decisão, considerando que o empregado não integra a 
estrutura hierárquica da secretaria e que o autor da decisão é a mais alta autoridade do órgão. 
C o que não possui fundamento jurídico, considerando que a distinção de regimes funcionais entre cargos e 
empregos públicos não impede a extensão administrativa de vantagens e gratificações reciprocamente entre 
seus ocupantes. 
D sob o fundamento de que a vantagem fora estrita e regularmente concedida aos ocupantes de cargo 
efetivo, de acordo com o regime estatutário a que se submetem, cabendo às empresas estatais a emissão de 
suas decisões e deliberações, observadas as competências estabelecidas em seus atos constitutivos, que 
devem ser aderentes à lei que autorizou a criação das mesmas. 
E sendo indispensável a motivação do ato, por se tratar de ato discricionário, o que impedirá o 
questionamento judicial de qualquer de seus elementos ou atributos. 
 
PDF ORGANIZADO 
 
39 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
113 Q933464 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: Câmara Legislativa do DF - Consultor Legislativo - Constituição e Justiça 
O conceito de agente público na extensão a este atualmente conferida pela Constituição da República, 
predica que 
A os militares, a partir da edição da Emenda Constitucional n° 20/98, não mais se enquadram na definição de 
agentes públicos, sujeitos que estão a regime jurídico próprio, diverso dos servidores públicos. 
B os particulares que atuam em colaboração com a Administração, tais como aqueles convocados para 
prestação de serviço eleitoral, são agentes públicos, na medida em que exercem função pública, embora não 
se enquadrem na categoria de agente administrativo. 
C são considerados agentes administrativos apenas os detentores de mandato eletivo e seus auxiliares 
diretos, também denominados agentes políticos, diversamente dos agentes públicos que detém vínculo 
funcional com a Administração, denominados servidores públicos. 
D os ocupantes de cargo em comissão de livre nomeação e exoneração, assim como os temporários e os 
empregados públicos são considerados agentes administrativos, em contraposição aos ocupantes de cargo 
efetivo, cuja natureza do vínculo confere apenas a estes últimos a condição de agentes públicos. 
E os agentes políticos ocupantes de cargo efetivo provido por meio de mandato eletivo não são considerados 
servidores públicos para fins previdenciários, embora se enquadrem na categoria de agentes administrativos. 
 
 
114 Q932656 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: Câmara Legislativa do DF - Técnico Legislativo - Agente de Polícia 
Jaime exerce o cargo remunerado de professor público em determinada instituição de ensino, no período 
matutino e, após aprovação em concurso público, nos termos da lei, pretende exercer também o mesmo 
cargo remunerado em uma outra instituição pública de ensino, no período noturno. Sua esposa, Rosa, 
exerce cargo público científico remunerado no período vespertino e tem interesse em prestar concurso 
para exercer também cargo remunerado de professora em uma instituição pública de ensino superior no 
período noturno. Com base apenas nas informações fornecidas e de acordo com a Constituição Federal, 
obedecidos os limites remuneratórios eventualmente aplicáveis, a acumulação de cargos pretendida é 
A vedada ao Jaime e à Rosa. 
B permitida apenas ao Jaime. 
C permitida apenas à Rosa. 
D permitida ao Jaime e à Rosa. 
E permitida ao Jaime e à Rosa, desde que se trate de cargos integrantes de Administrações de diferentes 
esferas da federação. 
 
 
115 Q932645 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: Câmara Legislativa do DF - Técnico Legislativo - Agente de Polícia 
Considerando que Rita é servidora que ocupa cargo público efetivo e João é advogado, servidor de carreira 
não efetivo no serviço público, conforme o tratamento constitucional dado aos servidores públicos, 
levando em conta apenas os dados ora apresentados, é correto afirmar que 
A Rita pode exercer função de confiança e João pode exercer cargo em comissão nos casos, condições e 
percentuais mínimos previstos em lei, com atribuições apenas de direção, chefia e assessoramento. 
B Rita e João podem exercer função de confiança e João pode exercer cargo em comissão nos casos, 
condições e percentuais mínimos previstos em lei, com atribuições apenas de direção, chefia e 
assessoramento. 
C João pode exercer função de confiança e Rita pode exercer cargo em comissão nos casos, condições e 
percentuais mínimos previstos em lei, com atribuições apenas de assessoramento. 
D João pode exercer função de confiança, e Rita e João podem exercer cargo em comissão nos casos, 
condições e percentuais mínimos previstos em lei, com atribuições apenas de chefia e assessoramento. 
E Rita e João podem exercer função de confiança e cargo em comissão nos casos, condições e percentuais 
mínimos previstos em lei, com atribuições apenas de chefia e assessoramento. 
 
PDF ORGANIZADO 
 
40 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
116 Q927549 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: PGE-AP - Procurador do Estado 
Em processo administrativo disciplinar apurando suposta conduta infracional cometida por servidor 
público – acusado de ter solicitado e recebido vantagem indevida de um particular – a comissão 
processante que promoveu a instrução do processo propôs, em seu relatório, a extinção do processo, por 
insuficiência de provas. O noticiário local, todavia, divulgou que o referido servidor foi condenado, no 
âmbito criminal, pelo crime de corrupção passiva, pelo mesmo fato investigado no processo disciplinar. 
Além disso, noticia que uma das integrantes da comissão processante seria sobrinha do acusado. Diante de 
tal situação, 
A o processo deve ser automaticamente arquivado,sendo dispensável a remessa à apreciação da autoridade 
competente para decidir sobre a sanção. 
B haverá automática dissolução da comissão processante, com remessa dos autos à autoridade competente, 
que promoverá ela mesma as medidas necessárias para correta apuração do ocorrido. 
C dada a notoriedade do fato, a autoridade competente poderá, embasada no princípio da comunicabilidade 
das instâncias, aplicar sanção ao servidor. 
D em virtude do princípio da independência das instâncias e em face da distância do parentesco alegado, a 
autoridade competente para aplicar a sanção deverá acolher o parecer da comissão e extinguir o processo. 
E a autoridade julgadora, constatando a veracidade da notícia, deve anular o processo e ordenar a 
constituição de outra comissão, para instauração de novo processo, determinando que sejam tomadas 
emprestadas as provas produzidas na esfera criminal. 
 
 
117 Q925630 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Estatística 
Suponha que determinado órgão da Administração pública federal tenha sido extinto e, por força do 
mesmo diploma legal, também extintos os cargos efetivos correspondentes. Diante de tal circunstância, os 
servidores estáveis que ocupavam os referidos cargos deverão ser, conforme disposto na Lei no 
8.112/1990, 
A colocados em disponibilidade, até o seu aproveitamento em cargo de atribuições e vencimentos 
compatíveis com o anteriormente ocupado. 
B readaptados, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos. 
C colocados em licença compulsória, com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, até a realocação 
em cargo equivalente ao extinto. 
D redistribuídos a outros órgãos ou entidades integrantes da Administração, recebendo a remuneração 
correspondente, ainda que inferior à do cargo extinto, enquanto não sobrevier cargo vago equivalente. 
E aposentados compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de serviço, cabendo reversão na 
hipótese de vacância de cargo equivalente ao extinto, a pedido do servidor ou ex officio. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
41 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
118 Q920787 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP) - Analista Judiciário - Arquitetura 
Considere hipoteticamente que João, servidor público federal cujo vínculo é regido pela Lei n° 8.112/90, foi 
promovido na sua carreira após 10 anos de efetivo exercício. Solicitou, ao departamento competente, a 
contagem de seu tempo de serviço, passados 5 anos do ato que o promoveu, sem que tenha se afastado 
do exercício de quaisquer dos cargos nesse período. A certidão foi expedida na mesma data em que 
solicitada, apontado que João contava com 5 anos de exercício no serviço público federal. A certidão 
A está incorreta, pois a promoção não interrompe o tempo de exercício, que, tão somente, é contado no 
novo cargo a partir da publicação do ato que o promoveu. 
B está correta, pois a promoção suspende o tempo de exercício, cuja contagem é retomada, com efeitos ex 
nunc, a partir da publicação do ato de promoção. 
C está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o 
qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido 
considerado. 
D está correta, pois, após a promoção, o tempo de serviço é zerado, contando-se apenas o tempo de 
exercício decorrido no novo cargo. 
E está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 10 anos de serviço público federal, 
pois a lei de regência determina que o tempo transcorrido após a promoção deve ser desconsiderado. 
 
 
119 Q920786 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP) - Analista Judiciário - Arquitetura 
Considere que hipoteticamente a autarquia federal Y entendeu por bem realizar concurso público para 
provimento de cargos públicos vagos previstos em sua estrutura organizacional, estabelecendo no edital 
que nos três primeiros anos de exercício os investidos nos cargos públicos correlatos não perceberiam 
vencimentos. A previsão estabelecida no edital, nos termos da Lei n° 8.112/1990, 
A é válida, pois, dada a conjuntura econômica do país, se faz permitida a prestação de serviços federais 
gratuitos. 
B é válida, pois durante o estágio probatório, que coincide com os três primeiros anos de exercício, os 
servidores não percebem vencimentos, mas indenização e ajuda de custos. 
C é nula, pois os cargos públicos são criados por lei com vencimentos pagos pelos cofres públicos, não 
havendo que se falar na prestação de serviços gratuitos nesta hipótese. 
D é nula, pois a prestação de serviços gratuitos à União encontra limite temporal de dois anos, no máximo. 
E é válida, em razão de se tratar de concurso para provimento de cargo da Administração pública federal 
indireta, hipótese em que, desde que haja previsão em edital, é permitida a prestação de serviços gratuitos 
por período a ser acordado entre as partes. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF ORGANIZADO 
 
42 – LEI 8.112 de 1990 – BANCA FCC - ( PDF ORGANIZADO ) - 2023 
 
120Q920353 
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP) - Analista Judiciário - Psicologia 
Considere hipoteticamente que João, servidor público federal cujo vínculo é regido pela Lei no 8.112/90, 
foi promovido na sua carreira após 10 anos de efetivo exercício. Solicitou, ao departamento competente, a 
contagem de seu tempo de serviço, passados 5 anos do ato que o promoveu, sem que tenha se afastado 
do exercício de quaisquer dos cargos nesse período. A certidão foi expedida na mesma data em que 
solicitada, apontado que João contava com 5 anos de exercício no serviço público federal. A certidão 
A está incorreta, pois a promoção não interrompe o tempo de exercício, que, tão somente, é contado no 
novo cargo a partir da publicação do ato que o promoveu. 
B está correta, pois a promoção suspende o tempo de exercício, cuja contagem é retomada, com efeitos ex 
nunc, a partir da publicação do ato de promoção. 
C está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o 
qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido 
considerado. 
D está correta, pois, após a promoção, o tempo de serviço é zerado, contando-se apenas o tempo de 
exercício decorrido no novo cargo. 
E está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 10 anos de serviço público federal, 
pois a lei de regência determina que o tempo transcorrido após a promoção deve ser desconsiderado. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
101: D 102: B 103: D 104: E 105: B 106: E 107: C 108: D 109: E 110: A 
111: B 112: D 113: B 114: D 115: A 116: E 117: A 118: A 119: C 120: A

Mais conteúdos dessa disciplina