Buscar

APS EFH

Prévia do material em texto

APS – ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA
a) Conforme o caso, o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor. Defina os planos de secções (cortes) utilizados para estudo neste tipo de exame
Planos axial, coronal e sagital.
b) Analise o exame do caso clínico e cite a secção presente na imagem, da ressonância magnética
Axial.
c) O exame de imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico. Faça um mapa conceitual da divisão do Sistema Nervoso, detalhando ainda, as partes do tronco encefálico
 SNC = ENCÉFALO + MEDULA ESPINHAL
ENCÉFALO = CÉREBRO + TRONCO ENCEFÁLICO + CEREBELO
TRONCO ENCEFÁLICO = MESENCÉFALO + PONTE + BULBO
d) Quais as células que constituem o tecido nervoso? 
Células nervosas (neurônios) 
e) O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo.
São feixes de fibras nervosas, que são constituídas por um axônio e por bainhas envoltórias. Esse axônio e as bainhas envoltórias são, por sua vez, revestidos pelo endoneuro. 			
							
f) Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico
As dores e sintomas dados pelo paciente se dá pelo fato do tumor ter se desenvolvido na região do tronco encefálico, pressionando órgãos. Esse tumor cerebral possui um crescimento anormal das células no interior do crânio.
g) Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
A despolarização ocorre quando um neurônio recebe um estimulo nervoso supralimiar ou limiar, fazendo com que sua diferença de potencial seja elevada até o limitar de despolarização e o transcende, o que desencadeia o potencial de ação. Então, os canais de Na+ são abertos na membrana celular e permite a entrada de uma grande quantidade de sódio na célula, tornando o seu interior mais positivo e seu exterior mais negativo.
Com a entrada do sódio, os canais de Na+ se fecham e faz com que os canais de K+ se abram imediatamente, provocando a saída de potássio da célula e tornando seu interior mais negativo e se exterior mais positivo. Esse é o processo de repolarização.
h) A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação.
Na sinapse elétrica as correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem em outras células. Já na sinapse química, a transmissão ocorre através de neurotransmissores.

Continue navegando