Buscar

O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
A organização de um sistema educacional para o Brasil é uma aspiração antiga, que remonta à decada de 1930, quando por ocasião do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) sua importância foi enfatizada. Pode-se considerar que com a escrita das leis de diretrizes e bases da educação nacional de 1961, 1971 e de 1996 (atual) o sistema educacional brasileiro se constituiu de fato, acompanhando as tendências e exigências dos campos políticos, econômicos e culturais.
O sistema educacional brasileiro se reconfigura a partir da Constituição Federal de 1988 e, com maior detalhamento, por meio da LDB 9.394/1996. Na atualidade existe uma estrutura, dentro do regime de colaboração proposto para a educação, com órgãos que se encarrega de gerenciar esse sistema em nível nacional.
O sistema educacional brasileiro é de extrema importância para que possa haver organização e nivelamento entre as práticas educativas que ocorrem nas escolas das redes de ensino nacionais, sejam elas públicas ou privadas. 
A partir da organização desse sistema educacional, são atribuídas as obrigações dos municípios, estados, Distrito Federal e União, que, em regime de colaboração, irão perseguir os objetivos propostos para a educação nacional em inúmeras políticas públicas educacionais, como o Plano Nacional de Educação 2014-2024, Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014, por exemplo.
O sistema educacional brasileiro encontra-se estruturado e organizado a partir dos diversos órgãos do Ministério da Educação e dos entes da federação, bem como das normas e dos regulamentos existentes e que constituem suas políticas públicas educacionais. Dentre essas legislações, são muito importantes as proposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional atual, Lei 9.394, de 1996. Logo no seu primeiro artigo, a LDB atual traz os quatro conceitos estruturantes sobre os quais a educação escolar deverá se desenvolver.

Continue navegando