Buscar

Avaliação de Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0471_AV2_201301634931 » PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201301634931 - DEBORA MAHIANE FONSECA COSTA 
	Professor:
	MARIA CECILIA MOREIRA DA COSTA
	Turma: 9018/AT
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 1,5        Data: 15/06/2013 10:18:43
	
	 1a Questão (Cód.: 23195)
	5a sem.: Behaviorismo
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma empresa de laticínios contratou um pedagogo para treinar seus funcionários de apoio e manutenção, pois eles não eram pontuais nem assíduos em suas atividades. Com faltas e atrasos num setor de base tão importante para a organização e andamento de todos os outros na empresa, havia queda de produtividade e insatisfação com o cotidiano de trabalho. A partir de conversas com os funcionários, o Pedagogo fez uma análise diagnóstica e concluiu que faltavam motivação e reconhecimento do valor de tais atividades dentro da empresa. Os funcionários se sentiam pouco úteis e, portanto, desvalorizados. Como estratégia de treinamento, o pedagogo utilizou um Sistema de fichas que pontuava, semanalmente, todas as vezes que um funcionário fosse pontual, assíduo e organizado em seu setor. A cada conjunto de 3 fichas recebidas, o funcionário ganhava como recompensa um dia de folga por mês. 
Marque a alternativa que responde qual o tipo de reforçamento utilizado pelo Pedagogo para alcançar o seu objetivo com os funcionários. 
		
	
	Reforço Positivo
	
	Reforço Positivo e Negativo 
	
	Extinção de Comportamento por causação
	
	Reforço Negativo
	
	Extinção de Comportamento por estímulo aversivo
	
	
	 2a Questão (Cód.: 47464)
	4a sem.: processo de aprendizagem
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Um dos enganos da Psicologia foi o de pretender, através de "testes", medir habilidades/características de seres humanos como "dados", como "coisas objetivas" que podem ser comparadas, mensuradas, classificadas. A inteligência, assim concebida, resulta de pontuações/cálculos matemáticos realizados por especialistas na área da psicometria; os alunos passam a receber rótulos de normais ou anormais, capazes ou incapazes. Tais classificações ainda podem ser facilmente encontradas no âmbito das escolas públicas, destinadas às camadas populares, apesar da difusão de importantes teorias e estudos sobre os aspectos biopsicossociais do ser humano, a partir, principalmente, de meados do século XX.
Assim, analise a importância de o professor conhecer o contexto sociocultural dos alunos e princípios básicos de processo pedagógico que vise à emancipação humana.
 
		
	
Resposta: O aluno, não chega à escola vazio, ele já traz conhecimetos e experiências vividas, fora do âmbito escolar. Cabe então ao professor, como um conhecedor de tecnicas e métodos, averiguar os conhecimentos trazidos pelos alunos, para que se possa trabalhar a partir deles, não se esquecendo de que cada criança é diferente, e precisa de tratamento adequado.
	
Gabarito: 
Torna-se fundamental o professor conhecer, investigar a história de vida do aluno, legitimando "outros" saberes tão importantes quanto o domínio cognitivo, e que também são formativos (formação integral), rompendo com o determinismo, com a visão fatalista de mundo, própria da tese da hereditariedade e da psicometria, cuja responsabilidade pelo fracasso ou sucesso escolar e na vida é do indivíduo, se ele apresenta ou não dotes naturais medidos via instrumentos de medida; tendo como finalidade maior, no processo de avaliação escolar, contemplar, mobilizar outras competências, conforme já mencionado anteriormente, trabalhar com o aluno real e não com o aluno ideal e construir uma nova ordem social. A psicologia influenciada pelas ciências naturais mostra que não é neutra, encontrando justificativa científica para o fracasso escolar, via testes de medida, mantendo como "verdade" absoluta conceitos e teses não corroboráveis já negados por outras ciências.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 61540)
	5a sem.: ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Leia o relato desta mãe: Meu filho não consegue aprender a ler! Pedro já está cursando o 1º. ano do ensino fundamental pela terceira vez e ainda não aprendeu a ler. Suas professoras me deram explicações diferentes para a sua dificuldade. No primeiro ano de reprovação, a professora me explicou que ele era imaturo para acompanhar a turma. No segundo ano de repetência, a professora explicou que ele não tinha feito educação infantil e, por isso, não tinha coordenação viso-motora, concentração e desenvolvimento de letramento para aprender a ler. Na última reunião, a professora disse que aos 9 anos de idade e sem saber ler, ele só poderia ser um aluno com dificuldade ou com transtornos de aprendizagem e, por isso, deveria ficar reprovado novamente. Eu como mãe me pergunto: - "O que a escola e as professoras fizeram para ajudar meu filho em seu processo de aprendizagem cheio de dificuldades?". 
De acordo com a concepção interacionista de desenvolvimento e aprendizagem, qual poderia ser o desfecho desta história de fracasso escolar? 
		
	
Resposta: O fracasso escolar não está ligado apenas como sendo um problema do aluno, e sim envolve todo o contexto de relações e experiências vividas por ele, como em ambiêntes familiares e escolares (professor, colegas, direção, etc). Como o caso exposto em questão, houve falha de maior atenção da escola, enquanto a mesma, poderia ter trabalhado como um todo, identificando sua dificudade para que se pudesse trabalhar a partir dela. Outros métodos de explicação dados elo professor e auxiliado pela escola, poderia ser uma alternativa de solução para o ''problema''.
	
Gabarito: Na concepção interacionista de desenvolvimento e aprendizagem aluno e professores aprendem e se desenvolvem nas ações cooperativas e compartilhadas de construção de conhecimento, portanto, o sucesso ou o fracasso do aluno dependem também de como o professor atua na mediação da construção de conhecimentos. O desfecho pode ser mais exitoso caso o aluno Pedro tenha uma atenção diferenciada e aprenda utilizando várias das metodologias possíveis no ensino da leitura e da escrita, valorizando-se mais o processo de aprendizagem em detrimento do produto final, valorizando o que o aluno conseguiu produzir e não superdimensionando o que ele deveria produzir, ou seja, suas lacunas cognitivas. 
	
	
	 4a Questão (Cód.: 14594)
	4a sem.: Desenvolvimento humano
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O erro possui uma função no processo educativo na perspectiva sócio-histórica. Para Vygotski, os alunos erram porque:
		
	
	Expressam seus pontos de vista, que são ponto de partida para o processo educativo
	
	Não estão prontos para assimilar aquele conhecimento devido a um bloqueio mental.
	
	Apresentam imaturidade neurológica, emocional ou intelectual e é preciso respeitar o ritmo de seu amadurecimento.
	
	Apresentam déficits devido ao ambiente em que vivem e interagem.
	
	Apresentam deficiências nos aspectos endógenos do processo da cognição.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 15656)
	8a sem.: Educação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Uma sala de aula da quinta série do primeiro grau é composta por 40 alunos. Os professores reclamam da indisciplina da sala e da impossibilidade de ministrar aulas na sala, afirmam ainda que os alunos não são respeitados pelos professores e nem pelos colegas. Segundo a perspectiva do ensino significativo, qual deve se o procedimento dos professores?
		
	
	Punir os alunos que estão desrespeitando o professor, para que eles sirvam de exemplo aos outros .
	
	Construir junto aos outros professores regras mais rígidas e informar estas regras e as punições.
	
	Construir junto aos alunos as regras e as possíveis sanções
	
	Selecionar alguns alunos da sala, para que eles possam auxiliar o professor a identificar os alunos problemas, para garantir uma punição eficaz.
	
	Punir de forma mais adequada os alunos, para garantir o maior controle da sala.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 14602)
	7a sem.: Escolas psicológicas
	Pontos: 1,0/ 1,0 
	É constituída por um conjunto de princípios a partir de uma perspectiva metodologicamente experimental. Permite analisar sob quais variáveis o comportamento humano é função para, posteriormente, constituir-se em tecnologia de intervenção. Esta alternativa melhor descreve o:
		
	
	Sociointeracionismo
	
	Gestalt
	
	Cognitivismo.
	
	Psicanálise.
	
	Behaviorismo.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 14595)
	2a sem.: Fracassso escolar
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em relação às explicações para o fracasso escolar, a psicologia escolar desenvolvida nas últimas duas décadas reconhece como mitos frequentes no pensamento educacional:
		
	
	Pobreza; divisão social do trabalho e não acesso à cultura letrada
	
	Má alimentação; reprodução da luta de classes no interior da escola; carência cultural
	
	Má alimentação; configuração familiar não tradicional e carência cultural.
	
	Má alimentação; configuração familiar não tradicional e política econômica.
	
	Política econômica; reprodução da luta de classes no interior da escola e não acesso à cultura letrada.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 23268)
	3a sem.: Desenvolvimento Humano
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Paulo e Pedro são gêmeos idênticos. Por ocasião do nascimento foram separados e enviados a ambientes diferentes. Depois de alguns anos foi feito o confronto de seus comportamentos, verificando-se que o menino que estivera submetido ao ambiente mais estimulante apresentava rendimento escolar superior ao de seu irmão, que fora exposto a um ambiente pouco estimulante. Em função do que vimos, podemos admitir que o rendimento escolar dos gêmeos resultou de: 
		
	
	determinação hereditária
	
	predomínio dos fatores ambientais sobre os genéticos 
	
	mutação no material genético
	
	influência dos fatores genéticos sobre os ambientais 
	
	desenvolvimento embrionário
	
	
	 9a Questão (Cód.: 24521)
	2a sem.: Bulliyng
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual desses transtornos é caracterizado por comportamentos agressivos e hostis de alunos que se julgam superiores a outros colegas e por isso realizam perseguições e difamações na escola: 
		
	
	Carência cultural
	
	Bullying
	
	TDAH
	
	Depressão Infantil
	
	Autismo
	
	
	 10a Questão (Cód.: 23184)
	1a sem.: Psicologia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum. 
		
	
	O conhecimento científico sempre é verdadeiro e o senso comum pode se tratar de uma ilusão, na medida em que é elaborado a partir da livre observação da realidade.
	
	O conhecimento científico é informal escolarizado e o senso comum é formalmente escolarizado.
	
	Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população.
	
	O conhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade.
	
	A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo.

Continue navegando

Outros materiais