Buscar

Mecanismos de Ação dos Antimicrobianos

Prévia do material em texto

FACULDADES INTEGRADAS PADRÃO – GUANAMBI-BA SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS III
ALCIDES JUNIOR SANTOS LIMA
TRABALHO ACADÊMICO
TIC’s – MECANISMO AÇÃO - ANTIMICROBIANOS
GUANAMBI/BA 2022
· Envie aqui um detalhamento sobre o mecanismo de ação dos antimicrobianos. 
Antimicrobianos abrange todos os fármacos usados contra agentes infecciosos, como os antibacterianos, antiprotozoários, antiviral, antifúngico, entre outros. Tendo em vista as diferentes classes dos antimicrobianos, há também diversos mecanismos de ações para combater a infecção, alguns deles são:
- INIBIDORES DA SÍNTESE DA PAREDE CELULAR: essa classe é mais seletiva, apresentando um elevado índice terapêutico. Como exemplo, a penicilina, que contém na sua estrutura um anel b-lactâmico, que interage com proteínas denominadas PBPs que formam a parede do microrganismo, provocando uma perda na rigidez dessa parede.
- LIGANTES A MEMBRANA CITOPLASMATICA: uma classe que na maioria das vezes exibem menor grau de toxicidade seletiva. Como exemplo, o Ionóforo, composto por moléculas hidrofóbicas que se envolve com a membrana citoplasmática do microrganismo, permitindo a difusão passiva de compostos ionizados para dentro ou fora da célula.
- INIBIDORES DA SÍNTESE DE ÁCIDO NUCLEICO: essa classe tem seletividade variável. Como exemplo, a novobiocina, que se liga a DNA girasse, afetando o desenvolvimento do DNA, impedindo a replicação do microrganismo.
- ANTAGONISTAS METABÓLICOS: essa classe geralmente provoca uma inibição competitiva. Como exemplo, o Isoniazida, que afeta o metabolismo do NAD ou piridoxal, inibindo a síntese do ácido micólico por parte do microrganismo.
· Referências:
Grahame-Smith e Aronson. Tratado de Farmacologia Clínica e Farmacoterapia. Editora Guanabara Koogan, 3aedição, 2004. 
Rang, H.P; Dale, M.M. Farmacologia. Editora Elsevier, 8a edição, 2016.
Tavares, W. e col. Editora Atheneu. 3ª ed., 2001. Antibióticos e Quimioterápicos para o uso clínico. Tavares, W. e col. Editora Atheneu, 2ª edição, 2009.

Continue navegando

Outros materiais