Buscar

estudo dirigido bioenergetica QUIMICA 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
ESTUDO DIRIGIDO – BIOENERGÉTICA 
Albeliano Rodrigues De Lacerda Junior
Kaio Alisson Alves Morais 
Geusdismar Noberto Gonzaga
 
1. Conceitue e discuta o conceito de Bioenergética.
R - É uma parte da bioquímica que trata do estudo dos fenômenos energéticos nos seres vivos. Estuda a forma que ela é obtida, armazenada, mobilizada e utilizada através de processos metabólicos favoráveis (liberam energia) e/ou desfavoráveis (necessitam de energia).
2. O grau de organização dos organismos vivos viola as leis da Termodinâmica? Discuta.
R - Não uma organização de seres vivos que viola as Leis da Termodinâmica.
Há 1ª Lei, nos diz que a energia do universo não é destruída e sim transformada, pode se ver esse conceito na transformação de energia quimica contida nos alimentos em trabalho ou estocada.
Há 2ª Lei, nos diz que o calor não pode fluir espontaneamente de um corpo de temperatura menor para um outro corpo de temperatura mais alta, isso nos diz respeitos a nossa homeostasia do corpo.
3. Conceitue Energia Livre de Gibbs, relacionando-a com entalpia e entropia, e apresente os significados de Variação de Energia Livre para os sistemas biológicos.
R - Há energia de Gibbs nada mais do que a energia que sobra após uma reação química espontânea, sendo para uma reação ser espontânea, ΔH<0 (reação exotérmica) e ΔS>0, sendo ela liberada, ΔG<0. A energia necessária para se ocorrer uma reação. Equação ΔG = ΔH – T. ΔS
Sendo Energia Livre maior que zero, as reações biológicas acontecem.
Sendo a Energia Livre menor que zero, as reações biológicas não acontecem.
Sendo a Energia Livre igual a zero, as reações biológicas estão em equilíbrio. 
4. Fale sobre as fontes de Energia Livre para as células.
R - Adenosina trifosfato(ATP) - fonte de energia para a realização da maioria dos processos celulares, reagindo com água liberando o ADP e fósforo inorgânico.
5. Conceitue, interprete e discuta a Variação de Energia Livre Padrão e sua relação com a constante de equilíbrio das reações catalisadas por enzimas.
R - Energia Livre Padrão é a energia necessária para se realizar a determinada reação química, num sistema em equilíbrio a temperatura, pressão, a velocidade de reação daquele sistema será a mesma independentemente da quantidade de reagente adicionado
6. Quais as diferenças entre Variação de Energia Livre Padrão e Variação de Energia Livre Real?
R - Há diferença entre a Padrão e a Real, é que a Real depende das concentrações dos produtos e reagentes, temperatura, e pH, mas não é afetada pelo caminho da reação ou catálise enzimática. E a Padrão somente em condições CPTP.
7. Discuta a frase “As variações de Energia Livre Padrão são aditivas”.
R- Diz que “as variações de energia de energia livre padrão são aditivos” significa que cada não possui própria constante de equilíbrio e sua própria variação de energia livre padrão, isso explica como uma reação termodinamicamente desejável pode acontece sentido direto e acoplando a uma reação altamente harmônicas 
8. Dada as reações abaixo, calcule a Variação de Energia Livre Padrão da seguinte reação:
Glicose + ATP 🡪 Glicose-6-P + ADP
Glicose-6-P + H2O 🡪 Glicose + Pi - ΔG’o = -3,3 kcal/mol
ATP + H2O 🡪 ADP + Pi - ΔG’o = -7,3 kcal/mol