Buscar

LAB - ACIONAMENTOS

Prévia do material em texto

3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA 
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
MAICON DOUGLAS PORTO MALTA 20201001507
LABORATÓRIO 
Lógica de contatos
Barra Mansa
2023
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA 
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
MAICON DOUGLAS PORTO MALTA 20201001507
LABORATÓRIO 
Lógica de contatos
	
	Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina “Comandos Elétricos e Acionamento” do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Centro Universitário de Barra Mansa, sob orientação do Professor Marco Gabriel.
Barra Mansa
2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	1
1.1 Objetivo......................................................................................................................1
2. MATERIAIS E MÉTODOS	1
2.1. Materiais	1
2.2. Metodologia	1
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO	2
4. CONCLUSÃO	3
REFERÊNCIAS	3
1. INTRODUÇÃO
A lógica de contatos é o que permite a elaboração das soluções para problemas de automação e a implementação de funções nos controladores. Os contatos são a representação de chaves ou elementos de entradas digitais que tem a função de expressar o estado de uma variável.
O contato de selo basicamente é uma lógica usada em comandos elétricos, que através do intertravamento elétrico de botoeiras pulsadoras, realiza a auto-alimentação do contator no comando elétrico.
1.1 Objetivo	
Quem trabalha ou estuda comandos elétricos e deseja que o seu sistema seja capaz de se manter energizado, deve saber da importância do contato de selo para esse feito! Mas o que é contato de selo? Para que serve o contato de selo? Esse contato tem relação com a botoeira com retenção? O que é Inter travamento elétrico e o que isso tem a ver com o contato de selo?
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1. Materiais
· Um disjuntor
· Três cabos de cores diferentes (fase, neutro e comando do contato de selo)
· Uma botoeira normalmente aberta (NA)
· Uma botoeira normalmente fechada (NF)
· Um contator de potência
· Painel elétrico
2.2. Metodologia
Quando a ligação está completa e o comando energizado, ao pressionar a botoeira normalmente aberta o contato dela se fecha e permite que a energia passe pelo circuito. Se não houvesse o contato de selo, ao tirar a pressão do botão o circuito iria desligar.
Com o contato de selo, a bobina interna do contator é energizada assim que a energia chega no borne A1 da alimentação do contator, e isso cria um campo magnético forte o suficiente para comutar os contatos de comando do contator!
Ao comutar os contatos, o contato auxiliar normalmente aberto 13 e 14 se fecha, permitindo a passagem de energia. Isso também cria um caminho paralelo para a energia passar, o que mantém o contator ligado sem que a botoeira continue sendo pressionada.
E para desligá-lo, basta pressionar a botoeira normalmente fechada, pois como ela está recebendo a corrente primeiro, É ela que secciona todo o circuito do comando após ela!
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para começar conectamos o cabo da fase no disjuntor e o cabo do neutro no barramento. Depois levamos a fase até a botoeira S1, ligando-a no contato 11 normalmente fechado (NF). Usamos essa botoeira para desligar o contator. Saindo do contato 12 (NF) de S1, ligamos a fase na botoeira S2, conectando no contato 13 normalmente aberto (NA). Saimos com o cabo da fase do contato (NA) 14 de S2 e o ligamos no borne A1 da alimentação do contator. Ligamos o cabo do neutro do barramento até o borne A2 da alimentação do contator. Agora, fizemos uma ligação paralela (também chamada de jump), saindo do borne 13 de entrada da botoeira S2 (NA) e ligando no borne de entrada do contato auxiliar (NA) do contator, que geralmente é o 13. Fizemos novamente uma ligação paralela (jump), agora partindo do borne 14 de saída da botoeira S2 (NA) e indo até o borne de saída do contato auxiliar do contator, que geralmente é o 14. Ao pressionar a botoeira (NA), o contator foi acionado e quando parar de pressionar, o contator deve continuar funcionando. Quando pressionamos a botoeira (NF), o contator parou de funcionar na hora, e só voltará a funcionar quando for acionado novamente
4. CONCLUSÃO
Quando aciona uma botoeira sem retenção, ao soltar o dedo do botão ela volta para a posição original e interrompe o seu acionamento. O contato de selo já provou ter uma grande vantagem em relação à essa botoeira, justamente por manter o comando ligado como foi explicado anteriormente. Contudo, quando se aciona uma botoeira com retenção ou uma chave seletora, o circuito também fica ligado sem o constante pressionamento do botão. O selo possui uma proteção que se tornou uma grande vantagem em comparação com estas outras botoeiras e chaves seletoras! Quando aciona uma chave seletora, ela se mantém ligada até realizarem o seu desligamento. 
REFERÊNCIAS
https://blog.se.com/br/eletricistas/2021/06/14/principais-componentes-em-comandos-eletricos/
www.mundodaeletrica.com.br/o-contato-de-selo-o-que-e-como-funciona/

Continue navegando