Buscar

AVA2 (1)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO EM TECNÓLOGO EM ANALISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA 
ARIEL DE OLIVEIRA DA SILVA
SISTEMAS DE NEGÓCIO DA ANTHROPOS
 
SALVADOR-BA
2023
ARIEL DE OLIVEIRA DA SILVA 
SISTEMAS DE NEGÓCIO DA ANTHROPOS
AVA2 da disciplina Tópicos 
da computação do curso de
Analise de Desenvolvimento
de Sistema do 1º semestre,
 ao Centro Universitário Jorge
Amado como requisito para
Nota da AVA2.
 
Coordenador: Fabio Gomes
SALVADOR-BA
2023
SISTEMAS DE NEGÓCIO DA ANTHROPOS
I. Considerando que a Anthropo possui atualmente 1.1000.0110.1010.0000 (está Na base 2) segurados e que cada segurado consome 1048576 bytes de espaço Em disco, quantos GB serão necessários para acomodar os dados desses
Segurados?
Resposta.
Convertendo o número binário:
+65536 
+32768
+1024
+512 104.857.600.000/1024 =102.400.000
+128 1048576 102.4000.000/1024 = 100.000 
+32 x 100.000 100.000/1024 = 97,65536
100.000 104.857.600.000 
 
II. Em reunião com a equipe de projeto, o gerente do projeto novo sistema de vendas apresentou uma lista com os fatores de qualidade de software que deveriam ser considerados. Na oportunidade ele pediu que esses fatores fossem catalogados no artefato glossário de termos técnicos na seguinte ordem: funcionalidade; confiabilidade; usabilidade; eficiência; facilidade de 
manutenção; testabilidade; portabilidade; reusabilidade. Qual é o significado de cada um desses fatores? 
Resposta.
Funcionalidade: É o setor do programa ou software que cumprir tarefa especifica. 
Confiabilidade É a capacidade do software de cumpri com suas tarefas sem falhas, o software deve estar em pleno funcionamento sem deixar na mão , o software deve ser confiável a qualquer sircunstavel.
Usabilidade: É a facilidade na interação do usuário com o software, a simplificação de uma ou mais aplicações, afim de aumentar o desempenho do usuário com a ajuda do software.
Eficiência: É o nível de desempenho do software comparado a expectativa do usuário, é a eficiência esperada do software pela quantidade de recursos gastos no mesmo.
Facilidade de Manutenção: Geralmente utilizado quando é referido as modificações feitas após o sistema ter sido disponibilizado para uso.
Testabilidade: O esforço exigido para testar um programa a fim de garantir que ele execute a função pretendida. 
Portabilidade: Facilidade na qual o software pode ser transferido de um sistema computacional ou ambiente para outro 
Reusabilidade: é fazer uso de projetos existentes a fim de reutilizar componentes já desenvolvidos, objetivando minimizar o esforço em novos projetos.
III. Durante o período de desenvolvimento do sistema, para manter a data de entrega estabelecida no cronograma e não atrasar o projeto um programador entregou um programa como pronto sem testá-lo adequadamente. Ele agiu corretamente? Por quê? 
Resposta. Não! Pois não passando pelos procedimentos de testes que são fundamentais para entrega, poderá causar erros no software e desta forma trazendo um custo mais caro para a solução dos problemas . Todo cliente iria solicitar testes com base no que foi solicitado, para todo software criado devem ser feitos testes, com relação a desempenho, modo de operação e acessibilidade após a entrega.
IV. O gerente do projeto novo sistema de vendas definiu com a sua equipe as seguintes fases a serem seguidas: requisitos; projeto; codificação; testes; e manutenção. Preocupado com a garantia da qualidade de software ele perguntou para a equipe se era mais barato corrigir os erros durante o desenvolvimento ou durante a manutenção, com o sistema já em produção. 
Tecnicamente é melhor fazer o quê? Por quê? 
Resposta: Melhor opção é fazer a correção dos erros durante o desenvolvimento do software, pois ao encontrar os erros depois do programa já sendo usado trazendo um custo mais caro correção dos erros feitos.

Continue navegando