Buscar

Características biológicas e grupos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A primeira coisa que podemos dizer sobre o homem é que ele pertence a uma espécie animal — Homo sapiens. Todos nós dependemos dos genes que recebemos de nossos ancestrais para formar nosso corpo, obedecendo às características de nossa espécie.
No entanto, a Biologia já nos ensinou que os genes se manifestam sob determinadas condições ambientais (físicas e sociais). Temos, portanto, um conjunto de traços herdados que, em contato com um ambiente determinado, têm como resultado um ser específico, individual e particular.
Segundo os autores da citação o homem é muito mais do que apenas suas características biológicas. Partindo desse pressuposto qual a característica que para Bock; Furtado e Teixeira garante ao homem a sobrevivência em sociedade?
Escolha uma:
a.
Ele precisa adquirir várias aptidões, aprender as formas de satisfazer as necessidades, apropriar-se, enfim, do que a sociedade humana criou no decurso de seu desenvolvimento histórico. 
b.
Sua capacidade de aprendizagem que, não necessariamente, pressupõe o contato com o outro, pois boa parte da nossa aprendizagem já está contida no material genético e não há necessidade da interdependência grupal.
c.
Ele precisa desenvolver apenas a aprendizagem por meio da linguagem, pois, dessa forma, poderá se inserir automaticamente nos mais variados grupos.
d.
Ele precisa desenvolver um sistema linguístico a fim de expressar suas necessidades, desejos, ansiedades e dessa forma se fazer presente no mundo que o circunscreve.
e.
Apenas ser exposto às produções culturais mais avançadas da humanidade. Inclusive o contato com outros se torna irrelevante se o mesmo puder acessar a mais refinada produção cultural.
	
Muitos autores costumam catalogar os grupos de acordo com a técnica empregada pelo coordenador do grupo e com o tipo de vínculo que ele estabelece com os indivíduos integrantes.
Existe uma profusão de classificações de grupos. No caso da grupoterapia, Zimerman os divide em dois grandes conjuntos. Assinale a seguir a alternativa que corresponde a classificação proposta por Zimerman.
Escolha uma:
a.
Operativos e psicoterapêuticos propriamente ditos.
b.
Institucionais e operativos.
c.
Operativos e terapêuticos. 
d.
De autoajuda e operativos.
e.
De autoajuda e psicoterapêuticos propriamente ditos.
3 Texto da questão
É tão abrangente a aplicação dos postulados dos grupos operativos que muitos preferem considerá-los como sendo, genericamente, um continente de todos os demais grupos, incluídos os terapêuticos, mesmo os de natureza analítica.
A qual autor é atribuída a origem dos grupos operativos?
Escolha uma:
a.
· Enrique Pichon Rivière 
b.
Fritz Perls
c.
Kurt Lewin
d.
Wilfred Bion
e.
Jacob Levy Moreno
Os grupos de autoajuda, como o nome designa, são compostos por pessoas portadoras de uma mesma categoria de necessidades, as quais, em linhas gerais, especialmente no campo da Medicina.
Ao tratar dos grupos de autoajuda, Zimerman afirmou que eles podem ser enquadrados em seis tipos a partir dos objetivos da tarefa do grupo. A seguir, assinale a alternativa que não corresponde a um grupo de autoajuda.
Escolha uma:
a.
Grupos de ensino pautados em resolução de tarefas. 
b.
Grupos voltados para cuidados primários de saúde.
c.
Grupos voltado para sobrevivência social.
d.
Grupos para tratamento de problemas sexuais e conjugais.
e.
Grupos para tratamento de adictos.
Parte superior do formulário
Os debates sobre os modos de vida do H. habilis foram iniciados pelas publicações do já falecido Glynn Isaac. Ele propôs que esses grandes conjuntos de artefatos e ossos [encontrados em sítios arqueológicos] correspondiam a moradias-base, lugares onde membros do H. habilis partilhavam alimentos e dividiam-se no cuidado da prole. 
O modelo de Glynn Isacc ficou conhecido como pirâmide de inferências ou cartas de baralho. A seguir, assinale a alternativa que apresenta as cinco etapas desse modelo  em ordem crescente (da base para o topo).
Escolha uma:
a.
1 Consumo acrescido de carne obtida pela caça ou coleta dos restos; 2 partilha dos alimentos, divisão do trabalho, organização em torno da base doméstica; 3 adoção de relações monogâmicas entre os membros do grupo sem vínculos afetivos; 4 investimento masculino na prole; 5 prolongamento da dependência infantil e habilidades comunicativas aperfeiçoadas.
b.
1 Consumo acrescido de carne obtida pela caça ou coleta dos restos; 2 partilha dos alimentos a partir das atividades sociais desenvolvidas no grupo; 3 vinculo de casais e criação conjunta das crianças do grupo; 4 curta dependência infantil e 5 habilidades comunicativas aperfeiçoadas.
c.
1 Consumo acrescido de carne obtida pela caça ou coleta dos restos; 2 partilha dos alimentos, divisão do trabalho, organização em torno da base doméstica; 3 vínculo de casais, investimento masculino na prole; 4 prolongamento da dependência infantil e 5 habilidades comunicativas aperfeiçoadas. 
d.
1 Consumo restrito de carne obtida pela coleta de restos; 2 partilha dos alimentos a partir das atividades sociais desenvolvidas no grupo; 3 vínculo familiar, sobretudo, entre pais e filhos; 4 investimento masculino na prole; 5 diminuição da dependência infantil e habilidades comunicativas restritas à gestos.
e.
1 Consumo restrito de carne obtido pela coleta de restos; 2 partilha dos alimentos, divisão do trabalho, organização em torno da base doméstica; 3 vínculo familiar, sobretudo, entre pais e filhos; 4 investimento masculino na prole; 5 prolongamento da dependência infantil e habilidades comunicativas aperfeiçoadas.
Parte inferior do formulário
TERMINAR REVISÃO

Outros materiais