Buscar

RESENHA - CRITÉRIO EMPIRISTA DE SIGNIFICAÇÃO COGNITIVAPROBLEMAS E ALTERAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEXTO SOCIOLOGIA
O autor inaugura seu texto apresentado o princípio básico do empirismo contemporâneo, qual seja a realização de uma assertiva cognitivamente significativa pela sentença. Trata-se do princípio do critério de testabilidade do significado empírico, o qual também é utilizado em outras ciências, como no operacionalismo e no pragmatismo. 
Assim, tal princípio tem como objetivo identificar o significado de um enunciado e verificar suas condições empíricas de verificação, conforme o apontado pelo autor do texto. 
O autor aponta que a sentença apenas cria uma asserção cognitivamente significativa se for analítica/contraditória ou se for capaz de ser testada por meio de evidências experimentais, sendo esta última uma importante característica do próprio empirismo científico. 
Para o autor, essa concepção é correta, apesar de contestada diversas vezes. Entretanto, aponta a dificuldade de estabelecimento de critérios mais específicos para que sejam estabelecidas diferenciações entre os enunciados puramente lógicos e os enunciados que apresentam significação empírica. Não apenas isso, como há uma dificuldade em diferenciar as sentenças que possuem significação cognitiva daquelas sentenças que não a tem. 
Assim, a proposta do autor é justamente a apresentação de critérios que fazem considerações a respeito destas distinções. Uma das condições apresentadas é a condição de adequação necessária, a qual é entendida pelo autor como uma condição para que critério seja minimamente aceitável. 
Por meio desta condição, propõe-se que, se em um dado critério de significação cognitiva uma sentença N é sem significado, então toda sentença verofuncional composta, na qual N não ocorra vacuamente como um componente, também tem de ser. Assim, se em um critério de significação cognitiva a sentença N é desprovida de significado, então assim tem de ser qualquer conjunção entre ela e as sentenças dera derivadas, não importando se estas são significativas ou não.

Outros materiais