Buscar

Relações_Trabalhistas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Centro Universitário Estácio da Bahia
*
*
Índice
Capítulo 12 – Relações Trabalhistas
12.1 Conceito - Relações Trabalhistas 12.2 Sindicalismo 12.2.1Conceito – Sindicato 12.2.2 Categoria Econômica e Profissional 12.2.3 Finalidades dos Sindicatos 12.2.4 Unicidade e Pluralidade Sindical 12.2.5 Estrutura Sindical Brasileira 12.2.6 Liberdade Sindical 12.2.7 Principais Fontes de Receitas dos Sindicatos 12.2.8 Conflitos Coletivos 12.2.9 Forma de Solução de Conflitos Coletivos 12.2.10 Postura das Empresas ante os Sindicatos do Trabalhadores 12.2.11 O que as Empresas Devem Fazer para Prevenir Problemas Trabalhistas 12.2.12 Plano de Contingência 12.2.13 Piquete 12.2.14 Cláusulas Comumente Negociadas entre Empregados e Empregadores
*
*
Relações Trabalhistas
 São as relações coletivas entre as empresas, os funcionários e o Estado. Essas relações são objetos de regulamentação legal, e são fortemente influenciadas pelos usos, costumes , cultura e política. Em nosso país o conceito é extenso em função da intervenção do Estado na área trabalhista. O que não ocorre com tanta força em países já desenvolvidos.
*
*
Sindicalismo
 È uma associação de trabalhadores tendo como função defender os seus interesses e direitos enquanto tais. Sendo cada trabalhador livre de participar na constituição de um sindicato e dele se tornar sócio, sendo o conjunto dos trabalhadores organizados num sindicato livre de estruturar e regular o seu funcionamento e definir as formas e os objetivos da ação coletiva.
*
*
Sindicato
EDUARDO GABRIEL SAAF 
“È uma associação de caráter permanente, formada de empregadores de trabalhadores independentes ou de patrões, que exerçam a mesma profissão ou atividade econômica, com a finalidade de estudar e defender seus interesses profissionais.”
*
*
Categoria Econômica e Profissional
Categoria Econômica
É quando se trata de empresas ou empregadores que atuam em um mesmo ramo ou segmento.
Ex: categorias econômicas como banqueiros, empresários de indústria têxtil, assim como as de metalurgia.
CategoriaProfissional É o conjunto de empregados que, em virtude do exercício de uma mesma atividade de trabalho ou profissão, possuem interesses jurídicos e econômicos próprios e coincidentes.
Ex: categorias profissionais os metalúrgicos, os contadores, os advogados, os comerciários, os engenheiros e etc.
 
*
*
Finalidades dos Sindicatos
A finalidade dos Sindicatos é a defesa e a promoção dos interesses socioprofissionais, dos membros que os integram, ou defesa dos interesses e a promoção de condição de representação de sua profissão para ação coletiva de contestação.
 Nota: O sindicato não se limita a tratar dos problemas coletivos, decorrentes do exercício da própria profissão, mas igualmente se preocupa com o bem estar, a condição social dos trabalhadores enquanto cidadãos estando aí a ação sindical direcionada para questões extraprofissionais. 
 
*
*
Finalidades dos Sindicatos
Função de Representação
 É quando em amparo judicial ou extrajudicial o Sindicato representa sua classe. Ou seja, o Sindicato está em nome de seus representados para representá-los.
 Função Negocial
É quando a ação sindical caracteriza-se pelo poder para ajustar a CLT, nas quais serão fixadas regras a serem aplicadas nos contratos individuais de trabalho dos empregados de determinada categoria.
 Função Assistencial
É atribuição sindical prestar serviços aos seus representados, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano. A CLT determina ao sindicato diversas atividades assistenciais, como a educação; saúde: colocação ; lazer e fundação de cooperativas e serviços jurídicos
 
*
*
Unicidade e Pluralidade Sindical
Unicidade Sindical
 Resulta da determinação legal de existência de apenas um sindicato de uma determinada categoria ou profissão numa determinada base sindical. Trata-se do sistema de sindicato único, como monopólio de representação da categoria.
*
*
Unicidade e Pluralidade Sindical
Pluralidade Sindical
É a possibilidade, a permissão legal e a livre decisão sobre a criação, ou não, de mais de um sindicato da mesma categoria ou profissão numa mesma base sindical. Neste caso o sindicato teria o poder de representação apenas dos filiados.
*
*
Estrutura Sindical Brasileira
*
*
Liberdade Sindical
Quanto ao trabalhador
É a liberdade do trabalhador de aderir ou não a um determinado sindicato e dele sair quando quiser.
Quanto a um grupo profissional
Neste caso é o enquadramento de uma categoria profissional ou não num quadro sindical. Ou até mesmo de estabelecerem ou não relações com outros sindicatos para formar grupos mais amplos.
Quanto ao Estado
A liberdade dos Sindicatos para com Estado diz respeito a sua independência quanto ao mesmo. Caracterizado como autonomia sindical.
*
*
Principais Fontes de Receitas dos Sindicatos
Mensalidade ou Contribuição Associativa
É um percentual descontado geralmente em folha do trabalhador.
 Contribuição Sindical (Antigo Imposto Sindical)
É desconto em folha de pagamente realizado todos mês de Março equivalente a um dia de trabalho do trabalhador.
Contribuição Confederativa
É a contribuição realizada pelas organizações e suas respectivas categorias para custeio das Confederações.
Contribuição Assistencial
É também descontada em folha de pagamento e repassada aos sindicatos.
*
*
Conflitos Coletivos
Ocorre quando vários funcionários de um setor ou de uma empresa ou até mesmo sua totalidade se voltam contra a empresa. Geralmente por alguma inconformidade, insatisfação (no ambiente organizacional, no salário, segurança, etc.).
*
*
Forma de Solução de Conflitos Coletivos
Via negociação coletiva Este meio de negociação geralmente tem sido o mais usado. Compreende uma forma direta, voluntária, de se solucionar os conflitos. Os sindicatos dos trabalhadores versus os dos patronais discutem e chegam em comum acordo (Convenção Coletiva).
Via medição
Este meio já compreende uma forma indireta de resolução dos conflitos. Necessita-se de mediador (pessoa que pessoa mediar os entendimentos entre ambas as partes) e apresentar proposta para solucionar os conflitos.
Via arbitragem
Também se dá por intermédio de um terceiro que ao invés de propor solução como mediador impõe a medida correta conforme discerni para ambas as partes. Não tem vinculação com Estado, entretanto se o seu laudo for homolago em juízo passa a ter eficácia de titulo executivo.
*
*
Forma de Solução de Conflitos Coletivos
Via judicial Imposição judicial a ambas as partes da solução. Sendo então uma solução jurisdicional. O julgamento ocorre nos TRT (Tribunal Regional do Trabalho) ou TST ( Tribunal Superior do Trabalho). Durante o processo existem audiências em rol de conciliações para posteriormente vim a normativa.
Greve
É um direito dos trabalhadores. Considera-se greve uma paralisação de parte o total dos trabalhadores com intenção de pressionar os empresários, para atendenderem o que requisitado.
*
*
Forma de Solução de Conflitos Coletivos
Tipo de Greve
Quanto ao objetivo
De reivindicação, advertência e protesto.
Quanto a duração
De curta ou longa 
Quanto a legalidade
Lícita e não abusiva e ilícita e abusiva
Quanto a extensão
Numa única empresa, setor, área, etc.
Tipo de Greve
Quanto a forma
Branca ou operação tartaruga Ao pé da máquina
Pipoca Ocupação do estabelecimento
Sabotagem
*
*
Postura das Empresas ante os Sindicatos do Trabalhadores
Apoio
Geralmente evidenciado desde da contratação do funcionário quando do o Departamento de Recursos Humanos oferece formulários de sindicalização para os empregados.
De respeito, de indiferença
Algumas empresas não apoiam mas também não hostilizam os sindicatos reconhecendo seus legitimo direito.
De hostilidade
Posição antagônica aos sindicatos dos trabalhadores. Sempre contra, e sempre gerando dificuldades de associar o empregado a um sindicato que o possa representar.
*
*
O que as Empresas Devem Fazer para Prevenir Problemas Trabalhistas
Treinamento de Chefias;
Pesquisa
do clima organizacional;
Reuniões; Atendimento as queixas e reclamações;
Comunicação sobre o andamento das negociações coletivas;
Cumprir os contratos de trabalhos;
Tratamento justo aos funcionários;
Programa de sugestões;
Canal de comunicação e Manter um bom relacionamento com os sindicatos 
*
*
Plano de Contingência e Piquete
Plano de Contingência
É um conjunto de ações preestabelecidas que devem ser colocadas em prática em caso de greve deflagrava.
Piquete
É um direito que o movimento grevista tem de persuadir aqueles trabalhadores que não tenham aderido a greve, a fim de evitar o ingresse deles no trabalho. Tem que ser feito de forma pacífica. Caco contrário ilegal. 
*
*
Cláusulas Comumente Negociadas entre Empregados e Empregadores
Reajuste salarial;
Antecipações salariais;
Aumentos reais;
Aumento ou bonificação por produtividade;
Piso salarial;
Horas extras;
Ganhos extras e
Condições de trabalho.
*
*
Bibligrafia
Administração de Recurso Humanos I Gestão de Pessoas 1ª. Edição/2008 LUIZ, RICARDO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais