Buscar

DISSERTAÇÃO MANEJOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MANEJOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
 Em uma bacia hidrográfica existem 6 padrões de drenagem : dendrítico, treliça, paralelo, retangular, radial e anular, esses padrões é o formato dos talvegues da bacia hidrográfica, eles estão relacionados a características geológicas e geotectônicas. São parâmetros que justificam a forma da distribuição espacial dos canais fluviais.
 A relação de bifurcação existe entre número total de segmentos de certa ordem e o número total de segmentos de ordem imediatamente superior,com esses dados verifica-se se acontece alongamento ou alargamento da bacia hidrográfica.A densidade de uma bacia hidrográfica, indica o grau de desenvolvimento do sistema de drenagem, quando o grau de de densidade está de alto, indica que a bacia terá uma grande capacidade de drenagem de qualidade, fazendo com que tenha escoamento mais rápido.
 O gradiente de canais é o elo, entre a altitude maior e o comprimento do canal principal.Esses números dizem como é a junção entre a cota máxima e o comprimento do canal principal expresso em porcentagem. O objetivo é indicar a declividade dos cursos d'água, podendo também influenciar nos processos de deposição sedimentar e na natureza dos sedimentos como: seixos, areia e argila.
 Com o índice de compacidade, existe uma união entre o perímetro da bacia e circunferência de um círculo de área, quanto mais a bacia se assemelha a um circo, maior capacidade de proporcionar grandes. Quando as bacias têm formato de círculo, oval ou quadrado, a área de extremidades ao meio são quase iguais, com isso as águas recebidas, chegam quase ao mesmo tempo no meio da bacia. Já as bacias retangulares e triangulares, são menos propensas a enchentes.
REFERÊNCIAS:
CUNHA. S. B. Geomorfobia fluvial p. 225.In: GUERRA, Antonio José Teixeira; CUNHA,Sandra Baptista da (org.).Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos.4. ed. rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001,472 p.
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfobia - São Paulo: Edgard Blucher: FAPESP, 1981,313 p.
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia fluvial - São Paulo:Edgard Blucher: FAPESP, 1981, 313 p.
HORTON, R. E. Erosional development of streams and their drainage basin: hidrophysicalapprouch to quantitative morphology, Geol. soc. America Bulletin,1945, 56 (3),pp. 275-370.

Outros materiais