Buscar

Escola psicológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escola psicológica: teoria behaviorista
O behaviorismo (ou comportamentalismo) é definido como uma escola de pensamento, um movimento, uma corrente ou uma teoria psicológica. Seus principais expoentes são John B. Watson e B. F. Skinner, que buscaram explicar o comportamento humano por meio do condicionamento clássico e do condicionamento operante, respectivamente. Na imagem a seguir, você pode acompanhar os princípios do behaviorismo.
A aprendizagem comportamental na perspectiva behaviorista clássica, denominada reflexo condicionado, associa um estímulo incondicionado a um estímulo neutro, resultando em uma resposta condicionada.
Considerando isso, imagine a situação a seguir.
Você é psicólogo e recebeu em seu consultório um paciente que realiza treinamentos presenciais para compradores que utilizam os equipamentos médicos da empresa onde trabalha. A queixa apresentada por ele é de que não está conseguindo mais ministrar os treinamentos, pois vivencia sentimentos intensos de ansiedade diante da exposição a grandes grupos de pessoas.
Ao ser questionado sobre o surgimento dos sintomas relatados, ele informou que recentemente se sentiu mal durante uma apresentação, desmaiou e precisou ser resgatado por uma ambulância. Foi identificado que o desmaio ocorreu porque ficou muitas horas sem alimentação. Desde então, não conseguiu retomar suas atividades.
Diante da situação relatada pelo paciente, responda:
a) Como você explica o comportamento dele utilizando os princípios do condicionamento reflexo?
b) Como você pode trabalhar com o paciente na modificação desse comportamento?
Padrão de resposta esperado
a) Partindo-se dos dados presentes na queixa inicial do paciente, é possível supor que antes de ter passado mal diante de um grupo de pessoas, ele não apresentava sentimentos de ansiedade, ou seja, se tratava de um estímulo neutro. Ao vivenciar uma situação de constrangimento em público por ter passado mal (estímulo incondicionado), desenvolveu crises de ansiedade, passando a evitar momentos como esse (resposta incondicionada).
b) Para modificar o comportamento apresentado pelo paciente, é possível retomar a exposição diante de grupos menores de pessoas familiares, aumentando-a gradativamente a grupos maiores (estímulo condicionado). Nessas oportunidades, é importante garantir que ele se sinta confortável e receba feedbacks positivos para que minimize a ocorrência de sentimentos de ansiedade (resposta condicionada). O objetivo dessa abordagem é desassociar o estímulo incondicionado e o estímulo neutro resultantes na resposta condicionada.

Continue navegando