Buscar

SEMANA 2 - Correlação anatomo-funcional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 2 - Correlação anatomo-funcional
Por que os Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos podem se manifestar de diversas formas?
Quando ocorre uma obstrução em uma artéria por um coagulo sanguíneo ou uma placa de gordura resultante da aterosclerose, pode ocasionar na morte do tecido do cérebro por conta da circulação inadequada de oxigênio e de sangue, isso é um acidente cerebral vascular isquêmico. Para fazer o diagnóstico é necessário ter como base os sintomas e a realização de exames de imagens do cérebro (ressonância magnética e tomografia computorizada) e um exame físico. Os sintomas aparecem subitamente e em pouco tempo causa a morte do tecido cerebral. Normalmente o primeiro sintoma é a cefaleia os demais sintomas se manifestam de acordo com a parte do cérebro afetada. Existem alguns fatores que podem aumentar o risco que são: diabetes, tabagismo, hipertensão, obesidade abdominal, alcoolismo, vasculite entre outros. 
Quais as correlações anatomo-funcionais? 
Os sintomas se manifestam de diferentes formas de acordo coma região e a artéria afetada. Quando é afetado uma artéria que é ramo da artéria carótida interna normalmente os sintomas são: fraqueza/paralisia de um braço, perna ou um lado do corpo, perda de visão de uma parte dos dois olhos ou cegueira em um olho. Quando a artéria afetada é um ramo das artérias vertebrais os sintomas são: perda de visão nos dois olhos ou visão dupla, fraqueza em um ou nos dois lados do corpo, tontura e vertigem. Pode ter também dificuldade em falar, perda de coordenação, incontinência urinaria e consciência comprometida. Dependendo da duração do acidente vascular cerebral pode ocasionar depressão, incapacidade de controlar emoções até mesmo o coma.
Referencia: 
Acidente vascular cerebral isquêmico. Manual MSD, 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/acidente-vascular-cerebral-avc/acidente-vascular-cerebral-isqu%C3%AAmico. Acesso: 15/08/2021.
JOTZ, Geraldo Pereira et al. Neuroanatomia Clínica e Funcional. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

Continue navegando