Buscar

SEMANA 7 - Catarata

Prévia do material em texto

SEMANA 7 - Catarata 
Qual a causa deste problema? 
Como enxerga um paciente com catarata? 
A catarata é a perda da transparência da lente, acontece que a lente fica menos transparente, se torna nebulosa, resultante das modificações estruturais das proteínas da lente impedindo que os raios luminosos possam chegar na retina. Normalmente acontece com pessoas com mais idade, no decorrer do envelhecimento, no entanto podem ser causadas por complicações decorrentes de outras doenças, uso prolongado de medicamentos à base de esteroides, lesões, exposição aos raios ultravioleta de maneira excessiva, como também o uso excessivo de tabaco. A catarata pode ser congênita também, crianças já nascem com a catarata ou por problemas genéticos ou a mãe teve sífilis, toxoplasmose ou rubéola durante a gestação (primeiro trimestre de gestação). Para melhorar e restaurar a visão é feito uma interferência cirúrgica, faz a remoção da lente danificada para colocar uma lente artificial nova. 
Assim que inicia a doença, o paciente tem uma visão embaçada porém com a evolução da catarata, aparecem mais dificuldades. Um paciente com catara mais avançada apresenta dificuldade de enxergar, escurecimento da visão, visão embaçada, visão dupla, mudança da percepção de cores, apresenta dificuldade em realizar atividades simples do dia a dia como ler, andar e dirigir, e são sensíveis à luz. 
Referencias: 
TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 14ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017.
Catarata: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento. Medicos de olhos, 2020. Disponível em: https://medicosdeolhos.com.br/catarata-o-que-e-sintomas-diagnostico-e-tratamento/. Acesso em: 16/09/2021.
 
O vovô e a vovó na velhice!
O que ocorre com nosso olho?
Normalmente com o passar da idade, acontecem alterações fisiológicas e funcionais da visão. Podem acontecer alterações dos músculos oculares (ficam debilitados), redução da acuidade visual (mesmo com o uso dos óculos), miopia (a luz vai ser focalizada à frente da retina) hipermetropia (a luz vai ser focalizada após a retina), presbiopia (cristalino rígido e não consegue focalizar) e o aparecimento de manchas aleatórias de pigmento. Podem ocorrer também doenças como : catarata descolamento da retina, a retinopatia diabética e degeneração macular.

Continue navegando