Buscar

SEMANA 9 - Estadiamento do linfoma

Prévia do material em texto

O que significa estadiamento de uma neoplasia? (Exemplo linfoma) 
O estadiamento significa realizar exames para determinar o estágio da doença, qual o grau de disseminação para que possa descobrir o tipo de tratamento que será necessário, possibilitando identificar as características como a sua localização, se houve disseminação e se está afetando as funções de algum órgão do corpo. Existe o estadiamento clínico, no qual avalia a extensão da doença antes de um procedimento cirúrgico sendo utilizado exames complementares para diagnosticar se no tratamento será necessário uma cirurgia ou quimioterapia com ou sem radioterapia, no caso de câncer. E o patológico que é depois da cirurgia por uma análise anatomo-patológica dos órgãos ou tecidos que foram retirados na cirurgia, definirá qual o grau da doença no órgão, possibilitando realmente saber qual o tipo de tratamento necessário. 
Qual a relação existente entre as cadeias de linfonodos e o estadiamento do linfoma de Hodgkin? 
O estadiamento é para identificar em qual fase a doença está, o quanto se espalhou e onde se localiza. O estadiamento se relaciona com as cadeias de linfonodos coma finalidade de identificar qual o tipo de estadiamento e quantas regiões estão comprometidas, por exemplo no estadiamento l o paciente tem só uma cadeia de linfonodo comprometida, no estadiamento ll tem duas cadeias comprometidas e assim por diante. 
Referências:
Estadiamento. Daniel Paulino Santana, cirurgia oncológica. Disponível em: https://www.drdanielpsantana.com.br/estadiamento. Acesso em: 12/04/2021.
Estadiamento do linfoma determina o tratamento. Revista Abrale On-line, Associação brasileira de linfoma e leucemia, 5 de outubro de 2019. Disponível em: https://revista.abrale.org.br/estadiamento-do-linfoma/. Acesso em: 12/04/2021.

Continue navegando