Buscar

A biomedicina transformará a sociedade

Prévia do material em texto

A biomedicina transformará a sociedade? 
A ciência e a Biomedicina são fundamentais na produção de conhecimento e são também um caminho para a aproximação da verdade e promoção da inovação em prol do diagnóstico e melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Nos dias atuais o Biomédico tem papel fundamental nos grupos de pesquisa do mundo inteiro e contribuem com a análise e experimentos científicos que trabalham para o bem comum. 
A diversidade dos campos de atuação do biomédico, as premissas legais do Conselho Federal de Biomedicina – CFBM no estabelecimento de áreas de atuação do profissional biomédico e a ampla experiência adquirida pelo profissional no curso de sua formação salientam a necessidade de se discutir e explorar a capacidade e as oportunidades de atuação do biomédico no campo de gestão em serviços públicos de saúde oferecidos pelos diferentes entes federativos. Num contexto amplo, é possível visualizar o profissional biomédico como peça-chave e contribuinte para a gestão em serviços de saúde, por seus conhecimentos nos campos da saúde, prestação e gestão de serviços, Sistema Único de Saúde – SUS, e por sua capacidade técnica de gerenciar equipes e estabelecimentos de saúde. Dessa forma, este artigo tem o objetivo de descrever e divulgar a importância do profissional biomédico na gestão dos serviços de saúde pública.
Um exemplo muito atual dessa contribuição na sociedade acadêmica e também no processo de disseminação da informação “verdadeira” é o COVID-19, um vírus que uniu cientistas, médicos e biomédicos em torno da solução, “vacina”, e da construção do diagnóstico e das informações concisas e confiáveis que são repassadas à sociedade.
Parte superior do formulário
Um exemplo divulgado dessas ações aconteceu com uma equipe de engenheiros biomédicos da Universidade de Boston, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Vermont, ambas nos Estados Unidos, que desenvolveram um modelo computacional do sistema pulmonar para analisar dados reais de pacientes com Covid-19. Com esse estudo puderam testar hipóteses e estabelecer cenários que explicam o que leva os pulmões a pararem de providenciar oxigênio para a circulação sanguínea:
“Nós não sabíamos como isso era fisiologicamente possível”, diz em comunicado o professor de engenharia biomédica, Bela Suki, da Universidade de Boston, e um dos autores do estudo. Ele classifica a hipóxia causada pela Covid-19 como “perturbadora”, uma vez que muitos pacientes experimentam níveis de oxigênio no sangue “incompatíveis com a vida” e que exames de pulmão frequentemente não mostram sinais de anomalias.
Os biomédicos trabalham na linha de frente dessa batalha nos hospitais, laboratórios e clínicas, principalmente no diagnóstico laboratorial e vem trazendo grandes contribuições de pesquisa científica. No Brasil, logo após a confirmação do primeiro caso, importantes estudos relacionados à sequência do vírus foram liderados por biomédicos.
Então, a pergunta que não quer se calar: A biomedicina transformará a sociedade? 
Segundo Rose, N. (2010).“sim” e “não”. Ou ainda “não”, “não” e “sim”.
 – Não: não haverá nenhum novo Éden, nenhum fim para nossa vida mortal, nenhum futuro sobre-humano. Nós vamos continuar humanos, humanos demais. Não: não podemos contar que avanços biomédicos, em sua forma atual, irão ajudar a colocar um fim à escandalosa desigualdade na saúde mundial. 
Isso vai continuar um problema não para a medicina, mas para a política. 
Mas “sim”, em uma grande quantidade de pequenas maneiras, mudanças menores, novas escolhas e dilemas em nossa existência diária, estamos habitando uma emergente forma de vida.”
 
Fontes:
https://www.fasar.com.br/noticias/biomedicos-e-farmaceuticos-atuam-no-combate-do-covid-19/
Rose, N. (2010). A biomedicina transformará a sociedade? O impacto político, econômico, social e pessoal dos avanços médicos no século XXI (E. R. P. Martins, Trad.). Psicologia & Sociedade, 22(3), 628-638.

Continue navegando