Buscar

Estrutura Celular - Aula II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estrutura Celular
Estrutura Celular
Ao mesmo tempo que as células tem diferenças em suas morfologias e fisiologias elas possuem uma identidade em comum que é a ancestralidade. Elas descenderam de um único ancestral tanto os procariontes (bactérias arqueas e as eubactérias) quanto os eucariontes. Todo o mecanismo dessas duas células é igual, possuem a mesma estrutura básicas e se diferem em algumas características os procariontes não há material genético separado do citoplasma por uma membrana e as eucarióticas possui um envoltório nuclear e núcleo individualizado.
PROCARIONTES
 São os organismos mais numerosos do planeta, ocupando uma grande variedade de habitats (quase todos) e em um grande solo fértil pode haver 2,5 bilhões de bactérias, 400 mil fungos, 50 mil algas e 30 mil protozoários, em um grande período a terra era habitada por procariontes e isso não quer dizer que ela pode habitar em todos os lugares, por conta das bactérias especificas que só habitam lugares específicos. 
CARACTERÍSTICAS
 As bactérias conseguiram ter uma grande evolução por conta da fonte de energia que são diversas entre elas é possível encontrar as bactérias foto autotróficas que produz sua própria nutrição com a energia da luz e tem como fonte de carbono o CO2; foto heterotróficas não possuem seu alimento sua fonte são os compostos orgânicos do ambiente juntamente com a luz para produzir seu alimento; quimio autotróficas não utilizam a luz e sim reações de compostos orgânicos ou inorgânicos e utilizam o CO2; quimio heterotróficas não produz seu alimento e também utiliza reações de compostos e os compostos orgânicos do ambiente. 
TIPOS, ANATOMIA E MEIO DE REPRODUÇÃO
 
 A maioria das procariontes são unicelulares e podem viver isoladas ou colônias e anatomicamente são variadas podendo ter a forma de cocos, vibrios, bacilos, cocobacilos, spirilum e spiruquetas, após um tempo foram descobertas as multicelulares que é esférica, oca composta por várias bactérias , cobertas de flagelos e caso ela se desprenda do seu grupo e haja um meio adequado ela consegue se reproduzir por reprodução binária (por fissão, assexuada) tem uma desvantagem que não permite a variabilidade genética mas conseguem trocar informação técnica através de uma ponte não dependendo do sexo. 
ESTRUTURA GERAL
 Em sua estrutura geral ela possui a membrana plasmática, região nucleóide com DNA (molécula única e circular), citoplasma contendo ribossomos, enzimas, água e pequenas moléculas; algumas podem apresentar parede celular e capsula. Na membrana plasmática nas bactérias gram-positivas que tem parede celular é formada de peptideoglicano que envolve a membrana plasmática e a membrana envolve o citoplasma, nas gram-negativas possui o citoplasma envolto pela membrana plasmática, uma parede de peptideoglicano, membrana externa e uma capsula, de um modo geral as gram-negativas estão comumente na causa de doenças por conta da capsula que dificulta a fagocitose pelos macrófagos. As bactérias podem ter fimbrias ou pili que são filamentos finos presente em várias bactérias (especialmente gram-negativas) constituída por pilina auxiliando na reprodução assexuada formando uma ponte e os flagelos que são as estruturas locomotoras que não está presente em todas as bactérias.
 As capsulas são formadas de uma camada viscosa de natureza polissacarídea (açúcar) ou polipeptídicas (proteínas), confere proteção, relacionada com a virulências, as capsulas são meio que variáveis a bactéria pode ficar encapsulada para se proteger assim como pode ficar sem a capsula para se proliferar em um ambiente favorável.
 Internamente ela possui formas diferentes por conta de um conjunto de proteinas presente no citoplasma as FtsZ, MreB e CreS elas constituem o citoesqueleto, a FtsZ se distribui no meio do citoesqueleto relaciona-se com a fissão binária, a MreB se distribui por todo corpo e confere a polaridade e a CreS possui uma face sendo a principal proteína definidora da forma das bactérias.
· Cianobactérias:
 Procariotos com um sistema semelhante ao das algas (vegetais eucariontes), ou seja, são bactérias fotossintetizantes esta em uma pequena invaginação da membrana, possivelmente responsável pelo acumulo de O2 na atmosfera, sobreviveram somente aqueles organismos que conseguiram utilizar o oxigeno, elas habitam em fontes termais, lagos antárticos, produzem toxinas, vida livre ou colônias, reprodução assexuadas e muitas resistem a alta salinidade e períodos de secas, as invaginações das membranas possuem os pigmentos fotossintetizantes.
Eucarióticas
 Descendem das células procarióticas, possuem compartimentalização, núcleo individualizado, formada pelo núcleo, sistema endomenbrana (reticulo endoplasmático, complexo de golgi, mitocôndria, peroxissomos, lisossomos. O citoplasma possui um sistema compartimentalizado sendo as organelas que não existem nos procariontes.
ESTRUTURAS
 A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídicas com proteinas inseridas, lipídios são hidrofóbicas e os fosfolipídios possuem hidrofílicas e hidrofóbicas, dentro do citoplasma da célula eucarióticas tem organelas que processam informação, processam energia, endomenbranas, centríolos, citoesqueleto e matriz extracelular, das organelas que processam informação é o núcleo e os ribossomos, o núcleo armazena a informação genética (DNA e RNA) formado de cromatina e ocorre o processamento sendo a replicação e transcrição ele é protegido por um envoltório a carioteca formado por duas bicamadas de fosfolipídios entre elas possui o espaço perinuclear e possui poros que permite o trânsito de moléculas, dentro dele possui o nucléolo sendo funcional e concentra os RNAs ribossômicos e a montagem dos ribossomos. 
 Os ribossomos são os principais para a síntese de proteinas, não são envolvidas por membranas, formadas por RNAr e proteinas, podem ser encontrados livres no citoplasma ou preso ao reticulo endoplasmático rugosa, eles expressam a informação genética processando-a. O ribossomo livre lê a mensagem do DNA e eles produzem as proteinas nucleares, cloroplastos, mitocôndrias, peroxissomos e o ribossomo preso ao RER está ligado a uma região (proteína) que o reconhece, existem ribossomos no RER pois é necessário a produção para dentro do reticulo que depois será direcionada para a membrana plasmática, vesículas secretoras e lisossomos.
 As mitocôndrias processam energia, a respiração celular e produção de ATP, possui membrana interna e externa, contém DNA e ribossomos próprios fica localizado dentro das invaginações ancoradas nela na matriz mitocondrial, algumas proteinas são produzidas pelo próprio DNA e ribossomos, de certa forma autônoma, mas não totalmente. As mitocôndrias possuem uma membrana externa voltada para o citoplasma, espaço intermembrana e a membrana interna voltada para a matriz mitocondrial todas elas em bicamadas lipídicas, a mitocôndria faz atp e possui proteinas inseridas entre o espaço intermembrana e membrana interna. Nas células vegetais tem os cloroplastos que fazem a fotossíntese tem o sistema de processamento de energia com as proteinas inseridas. 
 O genoma eucariótico é dividido entre o núcleo e mitocôndria sendo organelas semiautônomas.
SISTEMA DE ENDOMENBRANAS
 
 Membranas inter-relacionadas que formam compartimentos especializados, sendo bicamadas lipídicas e proteínas inseridas, compartimentos separados, mas se comunicam, formada pelo reticulo endoplasmático, complexo de golgi e lisossomos.
· O reticulo endoplasmático é o maior sistema de endomenbrana percorre toda a célula e ocupa grande parte do citoplasma forma cristas, possui bicamada lipídica com proteinas inseridas e o rugoso faz síntese proteica e o liso a lipídica diferente um do outro, mas não tanto. No rugoso possui as proteinas receptoras de ribossomos que dá a estrutura rugosa em uma visualização microscópica, os ribossomos sintetizam as proteinas que entra no reticulo e depois são direcionadas, as proteínas da membrana são produzidas no reticuloe são direcionadas para o complexo de golgi que vai processar e direcionar a proteína.
· O liso não possui proteinas inseridas receptora de ribossomos, portanto não há ribossomos aderidos, ele faz a síntese lipídica, que são produzidos na membrana do reticulo liso, essa membrana sempre cresce por conta dos fosfolipídios e está sendo sempre fragmentada como vesículas e sempre se renovam, as proteinas produzidas caem no lúmen do citosol, os fosfolipídios recém sintetizados são produzidos sempre de fora para dentro (produzido voltado para o citosol) e são transportados para a camada de baixo.
· O complexo de golgi é um sistema que aparenta ser vários sacos empilhados e tem vesículas que brotam do complexo de golgi que carregam as proteinas que foram produzidas no rugoso, após o complexo processa, modifica quimicamente e endereça as mesmas. Possui duas faces a trans que é voltada para fora que é onde brotam-se as vesículas que saí do complexo após a maturação e a sis que é voltada para o reticulo e recebe as vesículas do reticulo liso. As vesículas são formadas por lipídeos e o complexo so trabalha com proteinas, recebendo e metabolizando as que vem o RER. Após a maturação as proteínas passam pelo citosol e são endereçadas.
· Lisossomos é uma organela que é constantemente produzida, ela faz a digestão intracelular de lipídeos, produzida pelo complexo de golgi, ele recebe em sua membrana uma bomba de próton que permanece nela, o próton H+ é transportado para dentro do lisossomo usando ATP, tem pH ácido e morte celular programada como consequência, existe uma proteína que retira o próton do citosol para a organela e enzimas que so agem com acidez as lisossômicas se o pH diminuir desativa a as mesmas e impede a digestão intracelular pois os lisossômicas são as defesas que digerem os corpos estranhos e são ricos em lisossomos. 
· Peroxissomos, organelas esféricas que nem os lisossomos responsáveis pela detoxificação de radicais livres pelo metabolismo celular, a célula produz compostos que são prejudiciais a ela mesma como por exemplo o oxigênio o peroxissomos oxida o oxigênio livre e produz H2O2 que é degradado pela catalase. A neutralização acontece transformando o H2O2 em água pela enzima catalase, ocorre em todos os eucariontes. 
· Os centríolos não são envolvidos com membranas e são envolvidos nas formações de fusos (distribuição de cromossomos na divisão celular) estão organizados e ancorados quem faz a organização é o citoesqueleto formado por proteinas, microtúbulos filamentos de actina, o citoesqueleto sustenta e da forma a célula, transporte intracelular, movimento e processo de divisão celular.
· Matriz extracelular faz o preenchimento do ambiente celular fazendo com que nenhuma célula foque colada na outra, mas próximas. A matriz preenche esses espaços sendo o ambiente tecidual em multicelulares, ela da resistência, elasticidade, transporte de nutrientes e resíduos, diferenciação celular e sinalização.

Continue navegando