Buscar

o conceito de história

Prévia do material em texto

História e a ciência 
- Heródoto é apontado como pai da História, mas ainda não fazia uma História científica.
- A História científica começa a surgir a partir do século XVIII, no momento em que as demais ciências começam a evoluir.
- Leopold Von Ranke (1797-1886) é o “pai da história científica”, determinou a importância das fontes primárias para o trabalho do historiador. No entanto, Ranke dava atenção somente àqueles documentos produzidos pelo estado.
- Por outro lado, Ranke acreditava na total separação entre o historiador (sujeito) e o passado (objeto), defendendo que o seu trabalho deveria ser executado de forma neutra, com o historiador deixando de lado suas vivências, preferências e características pessoais, formando assim um processo de completa objetividade.
- De acordo com Ranke para produzir sua narrativa científica, o historiador deveria efetuar a crítica rigorosa das fontes (documentos escritos), organizados cronologicamente e sem especulações filosóficas sobre seus conteúdos. Ao obedecer a essas regras, surgiria a história como ciência.
- “História tal como ela foi”.
- Para Marc Bloch, a História é a ciência dos homens no tempo.
- Uma metodologia que serve para pesquisar acervos escritos do século XX possivelmente não servirá para um historiador que estude a história da pintura renascentista. Dessa forma, estão caracterizados os procedimentos formais para a construção do conhecimento histórico.
Contestação da História como ciência
- Paul Veyne diz que a história em hipótese nenhuma pode ser considerado ciência
- Seguindo esse caminho, Hayden White constesta o caráter cientifico da história, colocando-o junto com a literatura.
Três principais escolas históricas:
Positivista
- Segue a doutrina positivista criada por Auguste Comte, na França. A História Positivista pode ser considerada uma criação do historiador alemão Leopold Von Ranke.
- Crença de que existe verdade absoluta e incontestáveis porque são comprovadas pela ciência. Acreditasse que é possível “reconstruir o passado tal qual ele foi”.
- Utilizado somente fontes escritas e produzidas pelo Estado. Isto explica porque para eles o Estado Moderno seria a mais alta expressão da racionalidade.
Marxista
- Em contraste ao positivismo que prioriza o estado e as elites. O marxismo busca a história dos proletariados, classes subalternas. 
- “O homem faz sua própria história, mas em condições legadas pelo passado”.
- Centro de abordagem a luta de classes. Essas contradições é o motor da história, ou seja, toda vez que esses conflitos se expõem de forma acentuada, a sociedade se transforma como um todo. 
- Utilizado mais fontes como documentos operários, estudos econômicos, filosofia, etc.
Nova História
- Surge a partir da Terceira geração da Ecola de Annales
- Promove uma ruptura com o marxismo, buscando superar o economicismo.
- Valorização das subjetividades tem como foco as representações coletivas e mentalidades.
- Trabalha com outras ciências humanas. Ex: antropologia, psicologia, literatura

Continue navegando