Buscar

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 
	A aprendizagem organizacional é a capacidade que a empresa possui ou o processo que utiliza para manter ou melhorar seu desempenho com base na experiência adquirida. Entende-se a aprendizagem organizacional como a capacidade de uma organização adquirir conhecimentos com sua experiência e a experiência dos outros, e modificar sua forma de funcionar de acordo com conhecimentos. É mais que a soma do aprendizado acumulativo individual, que é necessário, mas não é o suficiente, pois não gera a mudança de comportamento.
Como podemos verificar se a organização realmente aprendeu?
	A aprendizagem organizacional ocorre quando a organização é capaz de alterar seus padrões de desempenho, a fim de antecipar e/ou reagir a mudanças ambientais descartando padrões que não são mais necessários. Uma aprendizagem só ocorre quando resulta em uma ação modificada. Portanto, a partir do momento que as organizações, por meio de seus componentes, adotarem a aprendizagem como um processo que incorpora erros e acertos, ter-se-á um ciclo de aprendizagem. A aprendizagem organizacional difere da individual em dois aspectos: 1)ela ocorre pelas percepções, conhecimentos e modelos mentais compartilhados; 2)o aprendizado é constituído com base em conhecimentos e experiências passados, com base na memória organizacional.
	Como vimos até agora, tanto indivíduos como organizações aprendem. Todas as organizações aprendem, quer façam as escolhas conscientemente ou não, e isso é um requisito fundamental para que elas continuem a existir.
	Nesse processo de aprendizagem, a maioria as empresas dedica-se ao que denominamos aprendizagem de ciclo único, no qual os erros são detectados e sua correção é baseada em rotinas passadas e com políticas atuais. Essa forma de aprendizagem não permite mudanças profundas na organização, permanecendo somente no nível incremental das mudanças e com adaptações contínuas aos ambientes. Um simples feedback operacional corrige ao erros detectados, modificando as rotinas para manter o desempenho organizacional. Por mais que as empresas queiram a mudança de filosofia, a estratégia operacional se torna muito difícil nesses casos. Por exemplo, consumidores reclamaram no SAC da empresa que a embalagem do produto não protegia o alimento. A empresa reformulou sua embalagem e o sistema de envaze e o problema foi solucionado. Por mais que as empresas queiram a mudança de filosofia, a estratégia operacional se torna muito difícil nesses casos.
	Outras organizações buscam um aprendizado mais profundo, que pode envolver mudança fundamental na direção estratégica da empresa, com ampla revisão de sistemas. Este tipo de aprendizagem é chamado de aprendizagem de ciclo duplo. Os erros são corrigidos por ações que podem modificar os objetivos, as políticas e as rotinas-padrão da empresa, pois esta aprendizagem de ciclo duplo desafio as premissas e normas profundamente arraigadas dentro da organização. Por se tratar de uma forma radicalmente nova na solução de problemas, ela permite grandes avanços de qualidade e posicionamento de mercado. Dessa forma, quando uma empresa opta por mudar profundamente o foco de atendimento a seus clientes e vender seus produtos somente para a classe de baixa renda, por exemplo, toda sua estrutura de negócios, equipe de vendas, investimentos em marketing e distribuição, políticas de crédito ao consumidor e financiamentos deverão ser realinhados, e a filosofia de trabalho, rotinas e envolvimento dos funcionários serão afetados.
Fatores facilitadores da aprendizagem organizacional
•	Reconhecer e aceitar as diferenças de desempenho: nem todos os departamentos apresentam o mesmo desempenho e algumas áreas comentem mais erros que outras e a empresa deve entender isso , com a ajuda mútua, fazer uma reavaliação para corrigir erro 
•	Fornecer feedback oportuno: informações atualizadas e revisadas constantemente
•	Constante fluxo de novas ideias: ideal para apoderar de ideias do ambiente ou para criar cultura de aprendizagem por meio de fórunse processos de discussão de ideias.
•	Assumirem riscos e enganos: representam oportunidade para treinamento e prática; estimulam e encorajam para vencer o medo e o constrangimento associados com o fato de cometer erros; promovem reconhecimento e recompensas pelos esforços na direção certa; considera normas que legitimam a ocorrência de erros e; reconhecem normas que recompensam o pensamento inovativo e experimentações.

Outros materiais