Buscar

Cinesioterapia AV4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação3,00
Prova62103848
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros8/2
Nota8,00
1Utilizados inicialmente, os termos cadeia cinética aberta e fechada tiveram como objetivo prover um esquema de classificação que diferenciava dois enfoques distintos de exercícios: o de cadeia cinética fechada e o de cadeia cinética aberta (MOSER et al., 2010). Sobre as particularidades de cada cadeia, analise as sentenças a seguir: I- Na cadeia cinética fechada, temos a maior estabilidade e harmonia (congruência) articular nos exercícios realizados. II- Na cadeia cinética aberta, temos as forças de aceleração excêntrica e forças de desaceleração concêntrica. III- Na cadeia cinética aberta, temos a elevação das forças de aceleração e rotação, bem como a redução das forças de tração e a atividade funcional. IV- Na cadeia cinética fechada, há a redução das forças de cisalhamento que podem causar lesões. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: MOSER, A. D. de L. et al. Cadeia cinética aberta e fechada: uma reflexão crítica. Fisioter. Mov., v. 23, n. 4, p. 641-50, out./dez. 2010.
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
2A doença de Parkinson é um dos distúrbios de movimento que mais acomete os idosos. É caracterizada por quatro sinais clínicos essenciais: tremor de repouso, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural. Apresenta como manifestações secundárias incoordenação motora, micrografia, embaçamento da visão, disartria, edema, sialorreia, face em máscara, deformidade de mão e pé, distonia, escoliose, cifose, demência, depressão (TEIVE, 1998). Sobre os aspectos que estão relacionados à regulação da rigidez muscular, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: TEIVE, A. G. H. Sielo Brasil: O papel de Charcot na doença de Parkinson. Arq. Nero-Psiquiatr.. v. 56, n. 1. p. 4-14, 1998.
A
Relação tensão-comprimento do sarcômero mantido por estruturas ativo-assistidas.
B
Regulação da força muscular e do torque determinado pela arquitetura muscular.
C
Relação força-largura do sarcômero, relação tensão-comprimento do sarcômero mantido por estruturas passivas.
D
Somação espacial (frequência de ativação), somação temporal (recrutamento das fibras).
3Os efeitos deletérios de repouso prolongado no leito e imobilidade têm sido reconhecidos atualmente, podendo ocorrer também os adversos da imobilização, tais como contratura, atrofia muscular e óssea das partes sadias e membros. Politraumatismo é considerado a primeira causa de morte entre 20 e 40 anos de idade, período este da vida considerado o mais produtivo. Para paciente que foi submetido a procedimento cirúrgico, preconiza-se trabalho de cinesioterapia motora, livre, assistida e isometria, quando o paciente não é muito colaborativo, utilizando a cinesioterapia passiva (SILVA et al., 2008). Sobre os movimentos passivos, ativos e ativos assistidos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Movimento ativo: é uma forma de exercício que, além da pessoa estar realizando o movimento, com a finalidade de auxiliá-lo, é utilizada uma força externa manual ou mecânica. ( ) Movimento ativo assistido: corresponde ao movimento de um segmento dentro da amplitude de movimento livre, são realizados voluntariamente pelo indivíduo. ( ) Movimento passivo: uma outra pessoa realiza as movimentações no corpo do indivíduo, ou seja, o indivíduo não ajuda de forma ativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: SILVA, Miriam Rosalem et al. Efeitos deletérios: ausência da cinesioterapia na mobilidade articular em politraumatizado. Fisioterapia do Movimento, São José do Rio Preto, v. 2, n. 21, p. 39-45, abr. 2008. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/article/view/19075/18423. Acesso em: 12 ago. 2020.
A
V - F - F.
B
V - V - V.
C
F - V - V.
D
F - F - V.
4O treinamento com exercícios resistidos tem sido praticado por uma grande variedade de indivíduos com e sem doenças crônicas, porque está associado a mudanças favoráveis na função cardiovascular, metabolismo, fatores de risco coronários e bem-estar psicossocial (JORGE et al., 2009). Sobre os exercícios resistidos progressivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O exercício resistido progressivo é utilizado para estabilização da força em um programa de tratamento. ( ) As contrações concêntricas são pouco resistentes à fadiga quando comparada às contrações excêntricas. ( ) No exercício resistido progressivo devem ser utilizadas contrações concêntricas e as excêntricas. ( ) As deficiências da força ou a inabilidade de um determinado músculo, para aguentar forças excêntricas, pode provocar lesão. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: JORGE, Renata Trajano et al. Treinamento resistido progressivo nas doenças musculoesqueléticas crônicas. Revista Brasileira Reumatologia, São Paulo, v. 6, n. 49, p. 726-734, 1 jan. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbr/v49n6/v49n6a09.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
A
F - V - V - V.
B
V - F - F - F.
C
V - V - V - V.
D
F - F - V - V.
5
[Laboratório Virtual – Teste de Flexibilidade] O Brasil está passando por um processo de envelhecimento populacional, o que resulta no crescimento do número de idosos no país. A população idosa apresenta um declínio no desempenho do sistema neuromuscular, com perda da massa muscular, redução da flexibilidade, da força, da resistência e da mobilidade articular, limitando a capacidade de coordenação e do equilíbrio corporal (AGOSTINI et al., 2018).
Sobre os testes de flexibilidade, assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: AGOSTINI, Camila Monteiro et al. Análise do desempenho motor e do equilíbrio corporal de idosos ativos com hipertensão arterial e diabetes tipo 2. Revista Brasileira Ciências da Saúde - Uscs, São Caetano do Sul, v. 16, n. 55, p. 29-35, 1º jan. 2018. Disponível em: https://www.seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/4690/pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
A
São testes de flexibilidade passivos: teste de Ober, teste de Thomas, teste de Thomas modificado, teste do ângulo poplíteo e teste para o tríceps sural.
B
São testes de flexibilidade ativos: teste de Ober, teste ativo dos flexores da coluna cervical, teste de Thomas modificado, teste do ângulo poplíteo e teste para bíceps.
C
São testes de flexibilidade ativos: teste ativo dos extensores da coluna cervical, teste de Thomas e teste ativo dos flexores da coluna cervical.
D
São testes de flexibilidade ativos: teste de Ober, teste de Thomas, teste de Thomas modificado, teste do ângulo poplíteo e teste para o tríceps sural.
6O desenvolvimento motor é definido como um processo sequencial, contínuo, atrelado à idade cronológica e dependente da interação de diversos fatores, tais como biologia do indivíduo, requisitos das tarefas e condições ambientais, sociais, intelectuais e emocionais (SANDRONI; CIASCA; RODRIGUES, 2015). Sobre os fatores responsáveis pela estruturação psicomotora global, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SANDRONI, Giuseppina Antonia; CIASCA, Sylvia Maria; RODRIGUES, Sônia das Dores. Avaliação da evolução do perfil motor de pré-escolares com necessidades educativas especiais após intervenção psicomotora breve. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 97, n. 32, p. 4-13, jan. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v32n97/02.pdf. Acesso em: 9 dez. 2020.
A
O equilíbrio ocorre por meio da integração sensorial, investimento emocional, ampliação das percepções generalizadas e dos sistemas aferentes e eferentes, ao longo dos dois aos três anos de idade.
B
A lateralidade começa a ficar evidente durante o aprendizado da postura bípede, segurança gravitacional e a evolução dos padrões locomotores, entre os 12 meses a dois anos de idade.
C
A tonicidade acontece por meio dos aprendizados neuromusculares, como conforto tátil e integração dos padrões motores, presentes do nascimento até os 12 meses de idade.
D
A tonicidade acontece por meio dos aprendizadosneuromusculares, como conforto tátil e a integração dos padrões motores, presentes do nascimento até os 4 anos de idade.
7
[Laboratório Virtual – Exercícios Isométricos] Paciente B. A. A, 43 anos, encontra-se no terceiro dia de lesão após entorse em inversão de tornozelo esquerdo grau 1. Por encontrar-se em um estágio agudo, apresenta edema na região articular e algia.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tipo de exercício indicado para o tornozelo esquerdo do paciente em questão:
A
Exercícios concêntricos, isométricos e manipulação.
B
Exercícios concêntricos, exercícios excêntricos e alongamentos.
C
Exercícios excêntricos, isométricos e tração.
D
Exercícios passivos e isométricos.
8O alongamento é uma manobra terapêutica utilizada para aumentar a mobilidade dos tecidos moles por promover aumento do comprimento das estruturas que tiveram encurtamento adaptativo, podendo ser definido também como técnica utilizada para aumentar a extensibilidade musculotendínea e do tecido conjuntivo periarticular, contribuindo para aumentar a flexibilidade articular, isto é, aumentar a amplitude de movimento (ADM) (ALENCAR; MATIAS, 2010). Sobre o alongamento, analise as sentenças a seguir: I- O alongamento pode causar encurtamento ou fraqueza muscular do tecido, provocando uma diminuição na amplitude de movimento. II- O alongamento está relacionado ao tratamento das contraturas musculares. III- O autoalongamento é o exercício realizado de forma mais livre, ou seja, são os alongamentos executados pelo fisioterapeuta no paciente. IV- A realização da hipermobilidade seletiva por meio da execução de alongamentos acima do limite normal, em alguns casos, é necessária para os indivíduos que são considerados saudáveis, mas que apresentam a força e a estabilidade normal e que são praticantes de esportes. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ALENCAR, T. A. M. D.; MATIAS, K. F. S. Princípios fisiológicos do aquecimento e alongamento muscular na atividade esportiva. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 16, n. 3, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 4 set. 2020.
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
9As manifestações físicas da espasticidade incluem dores, movimentos involuntários, posturas anormais, deficiências de marcha e resistência aumentada ao movimento. Tais manifestações podem levar a problemas secundários, como alteração do comprimento muscular, culminando com o desenvolvimento de contraturas (reversível com tratamento conservador) e até mesmo deformidades musculares (SEGURA et al., 2008). Sobre as alterações biomecânicas na marcha, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SEGURA, D. C. A. et al. A evolução da marcha através de uma conduta cinesioterapêutica em pacientes hemiparéticos com sequela de ave. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v. 12, n. 1, p. 25-33, jan./abr. 2008.
A
Pé caído: nesta fase existe o apoio até o pré-balanço, essa marcha também é conhecida como marcha equina. Enquanto a causa é a contratura do tendão de Aquiles, tônus elevado do músculo tríceps sural.
B
Supinação excessiva do pé: esta fase ocorre no apoio médio até o pré-balanço. Enquanto a causa é a deformidade compensada do antepé ou retropé varo, chamada não compensada do antepé valgo, pé plano, dorsiflexão elevada do tornozelo, tíbia vara em excesso, membro longo, rotação medial não compensada da tíbia ou fêmur e tibial fraco.
C
Impulsão insuficiente: esta fase é do apoio médio até pré-balanço. As causas estão relacionadas à fraqueza do músculo tríceps sural, rompimento do tendão de Aquiles, metatarsalgia e hálux rígido.
D
Pronação excessiva do pé: esta fase corresponde ao choque do calcanhar até o apoio médio. Quanto à causa, observa-se uma deformidade não compensada do antepé valgo, pé cavo, membro curto, rotação lateral não compensada da tíbia ou do fêmur. Para o tratamento, deve ser utilizada as órteses, e para as situações de deformidades estruturais as palmilhas.
10O Brasil vivencia um aumento significativo da taxa de envelhecimento populacional. O processo de envelhecimento vem acompanhado de diversas alterações, classificadas como senescência e senilidade. Essas modificações podem levar a alterações fisiológicas e funcionais. Entre essas alterações, a queda se destaca por ser um indicador de perda total do equilíbrio postural e alterações na marcha (SANTOS et al., 2018). Sobre a marcha senil, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SANTOS, Christiane Vieira et al. A influência dos exercícios terapêuticos na marcha, equilíbrio e risco de quedas em idosos. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 5, n. 10, p. 1-1, jan. 2018. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/cadernos-educacao-saude-fisioter/article/view/1859. Acesso em: 9 dez. 2020.
A
Aumento do comprimento do passo.
B
Diminuição da velocidade, base de suporte mais estreita.
C
Altura do passo, extensão do quadril e do joelho.
D
Impulso, translação pélvica.

Outros materiais