Buscar

Relatorio estagio curricular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituição: Faculdade Cruzeiro do Sul
Nome: Gleiciane Campos Gonçalves 
RGM: 28965841
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estagio Curricular supervisionado 
Ano/semestre de realização do estágio: 2022/ 3º 
Quantidade de horas realizadas: 100hs.
Nome da escola: CENTRO INFANTIL MUNICIPAL CASTORINA MOREIRA DE JESUS DONA NINA
Endereço/ região da cidade: Rua Geraldo Jose Vieira nº 320 Alto Boa Vista - Betim-MG
Dependência administrativa (pública ou privada): Publica
Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: o(s) e nível (eis) escolar (es) observado(s): Educação Infantil - Creche Aulas no Período da Manhã -5 Turmas com uma Media de 18 alunos. Educação Infantil- Pre - Escola Aulas no Período da Manhã e Tarde - 9 Turmas em Media de 18 Alunos.
A Escola é constituída de 10 salas bem ventiladas e iluminação apropriada, sala de diretoria, sala de Professores, Cozinha bem higienizada, limpa e bem iluminada, sala de leitura com opções de Livros e Acessórios adequados ao Local, Parque Infantil com brinquedos de acordo com a faixa etária dos alunos, a escola conta com 2 banheiros identificados com Meninas e Meninos, o mesmo também é adequado para crianças deficientes ou com mobilidade reduzida, Sala de Secretaria bem organizada, Refeitório com bancos extensos para os alunos bem limpos, Almoxarifado, Pátio coberto e Pátio Descoberto. A Escola também conta com uma área verde, para serem visitadas pelas crianças. A unidade possui equipamentos básicos, como máquina de Xerox, som e TV, e o material didático, papel oficio, e o livro didático enviado recentemente pelo Mistério da Educação.
Introdução:
O intuito desse relatório e Mostra a importância em si vivenciar um estagio, e ver o quanto Pratica e a teoria São bem distintas, em certas ocasiões andam lado a lado. O dia a dia de ensinos na CIM, a Escola é bem estruturadas e a direção e bem complicente, vejo um trabalho em conjunto. O espaço é bem utilizado para as praticas pedagógicas. A intenção de caracterizar com firmeza o campo de estágio, a fim de melhor situarmos o trabalho pedagógico observado e vivenciado junto as crianças. Inclusive os trabalhos que eles tem feito pós Pandemia, devido o período em isolamento ter defasado a cabeça de crianças e adultos. Foi e é um trabalho árduo, e deve ser realizado dia a dia. O campo de observação é bem complexo, pois nos permites vivenciar coisas boas e nos trás uma visão bem ampla de uma realidade diferenciada da teórica que vemos na Faculdade. O Estagio trás uma importância, pois é uma atividade curricular que existe para auxiliar na formação inicial dos alunos e que vai além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando-nos uma ampliação no campo da formação enquanto professores. [...] “o estágio curricular se bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momento de relevante importância no processo de formação dos futuros professores” (FELÍCIO; OLIVEIRA, 2008, p. 217).
Guerra (1999 p.04) contribui com a nossa reflexão, ao afirmar que o “estágio é uma via de mão dupla, onde o estagiário precisa da escola, mas ao mesmo tempo o estagiário tem que se perguntar qual é a contribuição dele para a escola”. Faz nos entender que é necessário levar para a escola concepções de mudanças, ideias inovadoras, aplicando uma prática embasada em uma teoria de conhecimento e, que esteja articulado ao projeto de formação crítica e criativo da criança.
 Por fim apresentar as considerações sobre como foi o estágio para a formação, as contribuições, as dificuldades, as partes positivas e negativas nas intervenções e sugestões para uma nova metodologia de trabalho.
Perfil do Professor (a):
Professora Izabel Cristina formada em Pedagogia, Inclusão Social e Magistério.
Trabalhou 3 anos no ensino fundamental e a 18 anos exercesse a função em Educação Infantil. Atuou no primeiro ano e no terceiro ano dois ciclos do Ensino fundamental. Nesses 18 anos e meio de educação Infantil foram:
· 4 Anos no Berçário,
· 1 Ano no Creche I e Berçário,
· 1 Ano no Pre II
· 1 Ano no Creche II
· 1 Ano no Creche III
· 1 ano e meio como tesoureira
· 9 Anos no Pre II.
A área em que ela, mas se identifica é no Pre II, pois segundo a mesma por serem crianças maiores consegue ensinar tudo o que é proposto. Uma professora paciente e amável com os alunos sugere uma abordagem inicial com autoridade, para que as crianças entendam que a escola é um local de diversão, mas também de disciplina. Faz entender que existem regras no local de aprendizagem e deixa isso bem claro para as crianças. Por ter uma experiência ampla sabe exatamente como seguir com o plano de aula, conhece bem todos os alunos e sabe as dificuldades enfrentadas por cada criança, e trás consigo formas de auxiliar sem atrapalhar o rendimento das outras crianças. Participei por 100 horas em Estagio, na sala da Professora e percebi que os alunos gostam muito dela .
Pratica Pedagógica do Professor (a):
As praticas pedagógicas abordadas são por meio de brincadeiras e jogos Lúdicos no primeiro semestre com pouco uso de atividades em folhas, pois a criança necessita de estimulo para aprender e nessa idade ficar horas sentadas no mesmo lugar escrevendo elas não conseguem, se irritam facilmente e desestimulam com muita rapidez. Pois na infância e principalmente nessa idade são muito inquietas e bem ativas. Os jogos ou Brincadeiras se baseiam nos projetos que irão ser trabalhados incluindo confecções de matérias pedagógicas. Na questão de comportamento a docente geralmente é mais firme em especial no inicio do ano, pois a mentalidade deles não é de aprender e sim de brincar, e o foco do professor é ensinar e eles aprenderem, já com o passar do mês ela vai mesclando a firmeza com a flexibilidade e eles vão tornando mais responsáveis e tomando atitudes mais independentes dentro do que é proposto. A pratica, mas significativa é quando eles mesmo escolhem o que desejam fazer, já sabendo que eles estão ali para aprender. Vendo a forma de ensinar da Professora vejo que a mesma acaba abrangido o meio termo de autoritária e democrática, pois trabalha com firmeza a intensidade da escola em si, fazendo as crianças entender que a escola é um lugar de aprendizagem, de diversão e relação com vários “amiguinhos”, e o Legal é que no final agora do Ano eles tem muito interesse em atividades em folhas e lúdicos, não podendo faltar nenhum um. E eles mesmos pedem para que tenham tanto as atividades em folha como o Lúdico também. 
OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCOS DE DISCUSSÃO 
 A “contação” de Histórias
A escola ou CIM conta com uma sala de leitura, que também é utilizada para a hora da contação de Historia, por ser uma sala bem ampla e decorada com temas proposto, isso dependendo do plano de aula desenvolvido na semana. Uma das coisas que mais chamou minha atenção nesse período de observação do estagio foi como se consegue direcionar a atenção das crianças e leva las a participar da historia, em dois momentos de contos diferentes, um deles foi o cuidado em tratar de um assunto que parece comum de se entender e acaba nos fazendo perceber como isso mexe com eles de forma geral. A primeira Historia é da autora Sueli Ferreira de Oliveira, o Nome do livro é Lápis cor de pele, o Livro conta a historia de Ana e seu irmão Gêmeo Miguel, fala sobre a insegurança em que ela estava ao ir pra escola pela primeira fez, mas que ao ir pra escola sente mas segura pois foi recebida bem, nesse momento a professora começou a pergunta aos alunos com voz diferenciada e fantoche da menininha como eles se sentiram quando começaram a vim pra escola, eu particularmente imaginei que não teria êxito pois achei que as crianças eram novas e não iriam querer responder, porem eles estão presos e historia e participaram, continuando a historia , veio a parte em que o coleguinha de Ana pede a ele o Lápis cor de pele, então a professora munida de fantoches segura o lápis rosa claro, que a maioria considera como lápis cor de pele, e a fantoche coça a cabeça e cria vários pontos em sua cabeça nessa hora as crianças dividemopiniões, uns concordam e outros não, e ela continua, na historia Ana se indaga bastante sobre a cor do lápis, compara os colegas e ate em casa; e a professora fez o mesmo, e fez a seguinte pergunta? Se em algum momento eles também já havia se perguntando, ou se já falaram sobre isso com os papais, e nessa hora houve chuvas de respostas, fiquei impressionada em como alguns desde muitos novos se cobram tanto, então nessa hora ao concluir a historia, a professora começou a compara todos os alunos, para uma compreensão melhor sobre como podemos ser diferentes e que tudo bem ser diferentes e que não existe um lápis cor de pele, que podemos utilizar as cores brancas, preto marrom, bege e ate o amarelo e que somos únicos, e chamou um por um e mostrou aos outros colegas, que eles são diferentes e únicos, e que isso era muito especial, então o aluno Miguel Luz levantou e gritou eu sou muito especial (risos), e todos foram no ritmo dele. Gostei muito da forma que ela contou e como eles conseguiram entender e se sentirem especiais, depois disso na sala não falava lápis cor de pele e sim lápis bege. Outro fato interessante foi um mini teatro, em que reuniu outras turminhas, para falar sobre a pós-pandemia, a escola estava com alguns problemas de alunos devido as carências trazidas de casa, algumas deprimidas e de difícil amizades, então foi necessário mudar o plano de aula pra falar um pouco sobre isso, mostrou se acolhimento, aceitação de si e do outro, afeto e confiança, houve choro, mas também acolhimento. Escolhi esse foco em especial, por ver o tanto que as crianças gostam desse momento e quando tem fantoches ou caracterização, eles prendem a atenção e participam do conto em si. O Texto lido incentiva as crianças a usarem a imaginação, a criatividade em visualizar cenários, e se colocarem como personagens principais da historia. E traz um estimulo a leitura. 
Considerações Finais
 		A possibilidade de realizar um estagio supervisionado, trás consigo um leque de informações, mostra as varias formas de ensinar e aprender com as crianças, Pude perceber como a Faculdade tem andando lado a lado com a pratica, claro a teoria ensina o caminho da pratica, e Num primeiro momento aconteceram as observações, que nos propiciaram uma visão das dinâmicas presentes na escola. Em seguida as atividades desenvolvidas com as crianças foram momentos de grande significação, de construção e reconstrução de conhecimento, pude refletir sobre ações e de ter a certeza que estou no caminho certo.
		O papel de observador possibilitou não somente na compreensão das teorias estudadas, mas principalmente no campo da análise e reflexão acerca da prática, de forma que pelo processo do pensamento e da reflexão crítica possa ter mais qualidade enquanto docentes e desenvolver as aprendizagem adquiridas durante nossa formação, de forma a lidar com as diferentes situações que acontecem nos espaços educativos infantis. Apesar de ver bastante cumplicidade entre direção e educador, não é fácil desempenhar o papel de professor de ensinar e ainda lidar com toda a diversidade que se tem, principalmente por ser uma creche em área de comunidade, nem sempre se consegue trabalhar com o que foi planejado, percebi nesse período que os pais também tem se tornado melindroso, trazendo dificuldade ao corpo docente da escola.
Mas a forma que tanto a direção quanto os professores lidam com a situação é gratificante. Ao fazer e viver essa experiência vi o qual profissional a professora foi, ensina com amor, e tem destreza no que faz, lida bem com situações difíceis e conta com apoio da direção, nessas horas percebo que estou no futuro que espero para mim em quanto docente ou pedagoga. A experiência vivenciada nesse estágio me fez refletir sobre minha formação e atuação. Que tipo de profissional quer ser? Como posso melhorar minha atuação juntamente com as crianças, principalmente, no que se refere ao processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil? Que cidadãos quero formar e para que ambiente social? Essas questões só foram possíveis ser pensadas a partir da rica experiência vinda do estágio supervisionado em educação infantil. Espero desempenha um papel brilhante e contribuir da melhor forma possível para que seja um bom profissional, agradeço imensamente a oportunidade de desenvolver esse estagio.
Referências:
FELÍCIO; OLIVEIRA, 2008, p. 217
GUERRA, Mirian Darlete Seade. Reflexões sobre um processo vivido em estágio supervisionado: Dos limites às possibilidades. 1999.22 fls. p. 04.
Link Orientações Gerais > clique em Roteiro para elaboração do Relatório e siga as orientações. Faculdade cruzeiro do sul.

Continue navegando