Buscar

Bovinocultura de Leite (GZO119) Avaliação Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bovinocultura de Leite (GZO119)
Avaliação Final
22/3/2021
Nome completo: Jéssika Vieira Cyrino 
Matrícula: 201720218 
Responda as questões abaixo da forma mais completa possível neste arquivo de Word. Salve suas respostas em um arquivo de pdf cujo título deve ser seu nome completo e seu número de matrícula. Você tem 2 horas para concluir o exame. Envie o arquivo com suas respostas impreterivelmente até 18:00 h para o email: reo.gzo119@gmail.com. Seu conceito será comparativo ao de seus colegas e a avaliação é individual.
1) Economia (2):
a. Como a época do ano afeta o preço do leite ao produtor no Brasil ? Porque isto ocorre ?
A época do ano vai afetar a disponibilidade de forragens que tem influência na produção de leite. Sendo assim, as chuvas têm início em setembro-outubro e se estendem até março-abril. Neste período, a disponibilidade e a qualidade das pastagens são melhores e a produção de leite tende a ser maior (pico em dezembro ou janeiro). Já a entressafra começa a partir de março-abril e vai até agosto no Brasil, que seria o período das secas, onde se tem menor produção de leite devido a baixa disponibilidade de pasto. Ou seja, conforme a oferta aumenta os preços tendem a cair e conforme a oferta diminui os preços aumentam.
b. Cite pelo menos uma estratégia de manejo reprodutivo que poderia ser adotada para lidar com a variação no preço do leite ao longo do ano no Brasil e assim não ter perda significativa na lucratividade anual da fazenda.
Estratégia de Manejo Reprodutivo Agressivo
Alcançar a eficiência reprodutiva adequada pode ser difícil, novas ferramentas de manejo podem ser usadas para aumentar a eficiência reprodutiva e atingir intervalos entre partos rentáveis em rebanhos leiteiros.
O Manejo Reprodutivo Agressivo é composto de duas estratégias:
1- Aumentar taxa de prenhez aumentando taxa de serviço;
2- Identificar vacas vazias precocemente e adotar estratégias para que sejam re-inseminadas o mais cedo possível (re-sincronização).
Estas estratégias estão focadas em reduzir a duração do intervalo entre partos, pela eliminação do período do final do PVE até a primeira IA e reduzir o intervalo da primeira IA até a concepção.
c. Quais os 4 principais critérios de pagamento de leite por qualidade no Brasil ? Cite pelo menos 2 critérios adicionais que podem definir o preço do leite ao produtor
Os principais critérios de pagamento de leite por qualidade no Brasil são: produtividade, concentração de CCS e CBT, teor de gordura e teor de proteína. Podem definir o preço do leite ao produtor também ausência de antibióticos e temperatura.
2) Instalações (2):
a. Em uma pista de alimentação, onde vacas em lactação recebem alimento à vontade ao longo do dia, qual deve ser o espaço linear de cocho por animal ? 
40 a 60 cm por animal.
b. Defina da melhor forma possível:
Free stall: No sistema, a vaca não fica contida, ela pode sair e entrar em qualquer cama a qualquer momento. Entretanto, na instalação tem que ter uma cama para cada animal. Apresenta máxima densidade animal em ambIente confortável ( a vaca expressa seu potencial de forma eficiente). As camas e os cochos são paralelos. Diariamente são realizados os processos de limpeza, manutenção de camas e alimentação. A reposição da cama é realizada de forma esporádica.
Tie stall: É realizada a contenção diária dos animais, sendo bem trabalhosa. Permite atenção individualizada (as vacas ficam separadas umas das outras, com fornecimento individual de ração). A utilização da sala de ordenha é opcional, sendo propiciado o lugar de ordenha a própria cama. A ordenha é rápida. Os rebanhos são pequenos.
Compost barn: No compost barn os animais compartilham a mesma cama, logo o esterco fica na cama (reduzindo a coleta de esterco), o calor gerado desidrata a cama, elas apresentam mais espaço para se movimentar, e é coberto.
 
c. Como deve ser o piso de um free stall ? Explique o porque da recomendação.
O piso deve possuir grande resistência, boa estabilidade, pouca aspereza, para que facilite os deslocamentos e não desgaste excessivamente os cascos. Devem possuir frisos, a fim de dar toda segurança aos animais. Ele também facilita a remoção de sobras, o escoamento de urina.
3) Melhoramento genético (2):
a. Interprete o controle leiteiro desta vaca brasileira:
2-4 305 10.500 3,5% 367 3,1% 325
A vaca aos 2 anos e 4 meses, com 305 dias de lactação, produziu 10.500 libras de leite com 3,5% de gordura e 3,1% de proteína, e produziu 367 libras de gordura e 325 libras de proteína no mesmo período.
b. Em que fase da lactação ocorre a maior proporção de perdas involuntárias de animais em rebanhos leiteiros ? Quais as 4 principais causas de descarte de vacas leiteiras e qual a mais importante atualmente ?
Fase de lactação com maior proporção de perdas involuntárias: fase final, onde a vaca está passando por período de transição.
4 Principais causas de descarte involuntário: Problema reprodutivos, mastite, problema de casco. Sendo atualmente os problemas reprodutivos os mais importantes.
c. Cite pelo menos 3 características da raça Gir que dificultam sua adoção em grandes fazendas adotando sistemas confinados para produção de leite. Qual a raça mais adotada nos confinamentos leiteiros e porque ?
Animais da raça Gir tem problemas de temperamento, pedem o bezerro na hora da ordenha, a conformação de úbere as vezes não é mais adequada para uma ordenha mecânica. 
A raça mais adota em confinamentos leiteiros é a raça holandesa, porque é a raça leiteira com maior capacidade de produzir sólidos do leite por lactação, mesmo com baixo teor de sólidos por litro de leite, pois produz alto volume de leite.
4) Nutrição (2):
a. Como é a variação na exigência nutricional de vacas leiteiras ao longo da lactação ? Porque é difícil atender a exigência nutricional no início da lactação e o que isto pode causar no animal ?
A exigência varia de acordo com a produção de leite da vaca: o leite começa baixo depois do parto, sobe imediatamente depois do parto, chega no máximo na 4° a 8 semanas depois do parto, depois ele cai 10 a 15% ao mês. Isso está refletindo a exigência nutricional. A exigência nutricional é alta depois do parto e ela vem caindo com o avançar da lactação porque a secreção mamária de vai caindo com o avançar da lactação. 
Atender a exigência nutricional no início da lactação é dificil pois no momento que o animal tem a maior demanda nutricional, que é em torno do pico de produção, ele come pouco, não dá conta de comer. Isso é um grande problema para vaca de leite por isso que algumas fazendas adotam, por exemplo uma dieta específica pras 3 primeiras semanas de lactação, o que chamam de dieta de transição pós parto. Nessa fase o animal está propenso a distúrbio metabólico, hora que está sendo medicado por possível retenção de placenta, estar observando esse animal em pós parto e em alguns animais se usa ate uma dieta especifica pra essa fase de lactação. É nessa fase que o animal está propenso a ter acidose, pq as papilas do rumen não estão muito desenvolvidas, então se busca as vezes algumas estratégias específicas pra esse inicio de lactação e a maior estratégia é adensar a dieta, eu colocar mais nutriente por menos bocado. Isso significa colocar mais concentrado, mas eu não posso colocar muito concentrado porque essa vaca está propensa a acidose, então é um grande desafio essa nutrição em torno do parto.
b. Como o tipo do endosperma do milho afeta a digestibilidade do amido ? Qual o efeito da ensilagem sobre a digestibilidade do amido ? Porque isto ocorre ?
Será mais difícil processar os grãos de milho em silagem feita com milho mais maduro, especialmente quando forem híbridos de textura dura do endosperma. O milho brasileiro é predominantemente textura dura, ou seja, um milho de baixa digestibilidade e na hora que ensilo esse grão eu aumento a digestibilidade do amido.
A ensilagem degrada as prolaminas do endosperma que fazem o grão ficar duro, e eu posso quebrar aquelas proteínas por proteólise dentro do silo. A ensilagem melhoraa digestão do amido, eu tenho no amido uma menor perda fecal, posso trabalhar com nível de amido mais baixo, ou seja, ganho na digestão além de estar armazenando milho de forma econômica na fazenda.
c. Cite pelo menos duas estratégias de manejo alimentar que podem ser importantes para que não ocorra alta depressão do consumo de matéria seca em dietas baseadas em cana-de-açúcar para vacas leiteiras.
Em cana-de-açúcar a moagem deve ser a mais fina possível. A digestibilidade da FDN da cana é muito baixa (20 a 35% da FDN) e tem propensão a causar enchimento do trato digestivo por fibra e depressão do consumo. Cana estimula muita ruminação, mesmo quando moída finamente. Neste caso a moagem fina pode facilitar a passagem da fibra indigestível pelo trato digestivo e aumentar o consumo de matéria seca (e a produção de leite).
É bem importante ter um bom equipamento para moagem de cana-de-açúcar.
De uma maneira geral, não se recomenda utilizar cana no início de lactação para vacas de alta produção. O uso mais coerente seria usar na recria, e depois usar em grupos de vacas em meio e final de lactação, outra possibilidade é usar cana como parte da forragem e não como substituição total.
5) Mastite e reprodução (2):
a. Como a alta eficiência reprodutiva pode aumentar a lucratividade de uma fazenda leiteira?
Aumenta a proporção da vida produtiva em pico de lactação (aumenta produção ode leite por diminuição de DEL médio do rebanho).
Aumenta ganho genético anual, crescimento do rebanho, comercialização de animais.
Diminui o descarte pro reprodução, principalmente o involuntário. Quando eu tenho maior numero de animais nascidos e pouco saindo por reprodução, posso optar por quais animais vou ficar, criando apenas os melhores. 
Menor custo de recria por 1° parto em idade jovem (Cobrir os animais mais cedo possível para reduzir tamanho da recria –este é segundo maior custo da atividade leiteira).
Menor custo de vacas secas por menos secagens antecipadas por baixa produção.
Mantém a expectativa de época de parição dentro da opção mais econômica (requer IEP próximo de 12 meses).
Menor medicação do trato reprodutivo (protocolos de sincronização de ovulação, tratamentos) . 
b. O que é mastite contagiosa e o que é mastite ambiental ? Descreva as principais práticas de manejo geral e da ordenha para controle destes tipos de mastite no rebanho.
Mastite contagiosa: São transmitidas de vaca para vaca, geralmente durante a ordenha. Causada por microrganismos da glândula mamária e os dois principais agentes causadores são Streptococcus agalactiae e Staphylococcus aureus. As infecções da glândula mamária podem se tornar crônicas e subclínicas e aumentam a CCS do leite. Casos clínicos muito caracterizados pela presença de grumos após o terceiro jato de leite na ordenha. Principal local de transmissão é durante a ordenha.
Exemplo: uma caneca é colocada em uma vaca contaminada e depois coloca-se em outra saudável; a própria mão do ordenhador, no caso de ordenha manual.
Mastite ambiental: Transmitidas a partir do meio ambiente, em qualquer momento do dia ou fase de lactação. Causada por microrganismos presentes no ambiente, como Escherichia coli, Klebsiella, e Serratia. Presentes em todas fazendas (não erradicáveis) e a incidência no rebanho é muito dependente do grau de sujidade dos animais, o que é muito relacionado à condição das áreas de repouso (camas, barro). Doença de casos clínicos com severidade variável, podendo causar morte de animais ou necrose do tecido mamário. Pode ser proporcionalmente mais importante em rebanhos com bom nível de manejo da ordenha e baixa CCS, onde a mastite contagiosa está sob controle. Geralmente adquire-se mastite ambiental depois da ordenha, porque o esfíncter está aberto, e aí a vaca deita numa cama suja, ou no barro. Pode ocorrer também no momento da secagem, esse leite para de ser ordenhado, a glândula mamária enche um pouco, alguns dias, e nessa hora eu não quero a vaca deitando em local sujo, com úbere cheio de leite – ideal é uma grama limpinha, isso é mais asséptico.
 
Práticas de manejo e medidas de controle: 
· Imersão de tetas em desinfetante após a ordenha; 
· Tratamento de vaca seca com antibiótico intramamário; 
· Descarte de casos crônicos;
· Segregação e tratamento dos casos clínicos o Causando muito prejuízo; 
· Manutenção e manejo adequado do equipamento de ordenha (A maquina tem que ser bem regulada, bem higienizada);
· Camas inorgânicas (areia, colchão) 
· Qualidade de areia também pode afetar, tipo areia suja. No brasil tira areia de rio... pode ter contaminação por esgoto. 
· Animal não gosta de colchão, por isso é usual colocar uma cama orgânica por cima, serragem as vezes;
· Ordenhar tetas secas e limpas; 
· Se teve lavagem antes da ordenha já complicou aumentando chance de mastite ambiental;
· Imersão de tetas em desinfetante antes da ordenha pode ajudar o Chamado de pré-dipping;
· Lavagem extensiva de vacas antes da ordenha pode agravar problema;
· Evitar variação de vácuo; 
· Imersão pós-ordenha com produtos do tipo “barreira” (Intuito é formar uma película em volta do teto, não é muito efetivo mas ajuda na época de chuva por exemplo, que a mastite está muito alta. Esses dipping são mais caros do que os pós dipping convencionais);
· Manter vacas em pé após ordenha (o esfíncter mamário está aberto ainda)
· Realizar monitoramento de qualidade do leite e saúde da glândula mamária.
c. Defina:
Período de espera voluntário: Período do parto até a liberação da vaca para ser novamente coberta ou inseminada. 
Política de cobrições. Decisão da fazenda.
PEV normalmente entre 40 a 60 dias pós parto.
Taxa de serviço: Número de vacas inseminadas, ou cobertas por monta natural ou implantadas com embrião no período de 21 dias/Vacas aptas a serem cobertas neste período.
Taxa de prenhes: Taxa de Serviço x Taxa de Concepção. Número de vacas que ficaram gestantes no período de 21 dias/Vacas aptas neste período. Mede a velocidade que vacas ficam gestantes a cada 21 dias.

Outros materiais