Buscar

AVALIAÇÃO II - FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação 1,50
Prova 52756252
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
1
A Resolução COFEN nº 427/2012, que normatiza os procedimentos da enfermagem no emprego de contenção mecânica de pacientes, permite o enfermeiro empregar a contenção mecânica em situações de urgência e emergência, e, preferencialmente, em conformidade com protocolos estabelecidos pelas instituições de saúde, públicas ou privadas, a que estejam vinculados.
A contenção do paciente só deve ser realizada quando:
A
Sempre que o paciente estiver agitado.
B
A equipe achar que for necessário, em concordância com os familiares do paciente.
C
A pedido dos familiares e ou responsáveis legais pelo paciente.
D
Não for possível nenhuma outra inversão, como a verbal e a medicamentosa (quando recomendada pelo médico), podendo ser empregado, então, o isolamento, a contenção física ou a contenção mecânica.
2
É a onda de expansão e contração das artérias, resultante dos batimentos cardíacos. Na palpação do pulso verifica-se frequência, ritmo e tensão. Nesse caso, referimo-nos a um sinal vital. 
Sobre o sinal descrito, assinale a alternativa CORRETA:
A
Saturação.
B
Pulso.
C
Pressão Arterial.
D
Respiração.
3
Quando falamos em temperatura, devemos considerar, ainda, dois conceitos: a hipotermia (redução da temperatura corporal abaixo de 35 °C) e a hipertermia (acima de 37,2 °C), lembrando que esse valor é para a temperatura corporal aferida nas axilas.
Com relação aos locais de aferição de temperatura, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Aferição global: é um método completo para verificação da temperatura corporal a partir do aferimento do sensor de temperatura no lóbulo da orelha.
B
Aferição oral: é a aferição da temperatura na boca. Tem como desvantagem a leitura lenta da temperatura (cerca de sete minutos), além do risco de contaminação do termômetro devido ao contato com fluidos. Não é indicada para crianças nem pacientes inconscientes.
C
Aferição retal: é a aferição de maior precisão, porém é um método desagradável, devido ao local de aferição. Esse local é indicado em pacientes com grandes queimaduras, por exemplo, sendo contraindicado em crianças recém-nascidas e pacientes com doenças intestinais.
D
Aferição axilar: é a menos precisa, porém a mais usada devido à facilidade de acesso. Mas é importante lembrar que a sudorese intensa pode prejudicar a aferição da temperatura, sendo necessário fazer a secagem das axilas antes de iniciar o procedimento.
4
A segurança do paciente é algo que nós, profissionais da saúde, temos como principal preocupação, por isso devemos pensar sempre no ambiente em que ele está inserido e como melhorar tal ambiente para que ele não ofereça risco. No entanto, além do paciente, precisamos lembrar dos profissionais de saúde, pois é importante avaliar os riscos e evitar, assim, danos à saúde do trabalhador.
Com relação à segurança do ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Risco mecânico: como o risco de queda.
B
Risco físico: como choque elétrico, temperatura elevada ou baixa, radiação, iluminação e umidade.
C
Risco químico: como incêndio, gases ou vapores.
D
Risco Espacial: a localização do setor de atendimento.
5
A pressão arterial é a força exercida sobre as paredes de uma artéria pelo sangue que pulsa sob pressão do coração. O sangue flui por meio do sistema circulatório por causa da mudança de pressão. Ele se move de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão.
Sobre a pressão máxima e mínima, assinale a alternativa CORRETA:
A
A pressão máxima é quando ocorre a ejeção de sangue para aorta (sístole), e a pressão mínima ocorre quando os ventrículos relaxam e o sangue permanece nas artérias (diástole).
B
A pressão máxima é quando os ventrículos relaxam e o sangue que permanece nas artérias (diástole), e a pressão mínima é quando ocorre a ejeção de sangue para aorta (sístole).
C
A pressão máxima é quando ocorre a ejeção de sangue para as coronárias (diástole), e a pressão mínima ocorre quando os ventrículos se contraem (sístole).
D
A pressão máxima é quando a ejeção de sangue para cava (diástole), e a pressão mínima ocorre quando os átrios relaxam e o sangue permanece nas coronárias (sístole).
6
Temos o protocolo da cirurgia segura, no qual o objetivo é minimizar os riscos de possíveis eventos adversos durante o procedimento cirúrgico. Esse protocolo visa identificar o paciente certo, a realização do procedimento certo e o local do procedimento certo, ou seja, busca reduzir possíveis erros, danos e eventos adversos ao paciente. O protocolo de cirurgia segura, portanto, é baseado em três momentos. 
Sobre esses momentos, assinale a alternativa CORRETA: 
A
Antes de realizar o preparo cirúrgico; antes de realizar a incisão cirúrgica e antes da saída do paciente da sala de cirurgia.
B
Antes de realizar a incisão cirúrgica; antes de realizar a sutura final e antes da saída do paciente da sala de recuperação.
C
Antes de realizar a sedação e anestesia do paciente; antes de realizar a incisão cirúrgica e antes da saída do paciente da sala de cirurgia.
D
Antes do paciente entrar em sala, antes de realizar a incisão cirúrgica e antes da saída do paciente da sala de recuperação.
7
A segurança do ambiente não diz respeito apenas ao meio físico, mas também abrange o meio psicossocial, estando diretamente relacionada com a qualidade de vida do paciente. Apesar de ampla, essa definição aborda um cenário de cuidados da enfermagem com o paciente, que vai desde a sua hospitalização até locais comunitários, como escolas, creches, asilos e o próprio domicílio do paciente. Lembrando que o ambiente seguro não é bom apenas para o paciente, mas sim para o profissional que precisa assisti-lo. Diante disso, precisamos estar atentos aos grupos vulneráveis.
Sobre esses grupos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Adultos deficientes físicos, classes de baixa renda e analfabetos.
B
Crianças, idosos, doentes mentais e classes de baixa renda.
C
Crianças, analfabetos e idosos de baixa renda.
D
Adultos desempregados, mães solteiras e idosos.
8
A OMS coloca a segurança do paciente com seis atributos de assistência de qualidade, junto com a efetividade da assistência, o cuidado prestado, tendo o paciente como centro do atendimento, a oportunidade, a eficiência e a equidade. A partir disso, a segurança do paciente passa a ser subdivida em seis protocolos básicos.
Assinale a alternativa INCORRETA com relação aos protocolos:
A
Cirurgia segura.
B
Prescrição e administração de medicamentos seguros.
C
Rapto de crianças nas maternidades.
D
Identificação correta do paciente.
9
No exame físico de J.P., sexo feminino, 31 anos de idade, verificaram-se os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 36 ºC; respiração regular com 24 incursões por minuto; pulso radial de 68 batimentos por minuto; pressão sistólica de 115 mmHg e pressão diastólica de 75 mmHg.
Nesse caso, o enfermeiro identifica que a mulher apresenta:
A
Pressão arterial limítrofe.
B
Padrão respiratório de Biot.
C
Hipotermia.
D
Taquipneia.
10
A dor é considerada um sinal vital e quando está presente pode influenciar em outros sinais vitais. É importante considerar a dor conforme o relato do paciente, pois a sensibilidade é individual.
Sobre as formas de avaliação, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Existem, ainda, diversos modelos de escalas: Escala Verbal Numérica, Pain Assessment in Advanced Dementia (PAINAD) e Escala Behavior Pain Scale (BPS).
B
A avaliação da dor busca identificar a sua etiologia e também a sensação do paciente.
C
A avaliação da dor deve ser feita com instrumentos específicos que considerem a condição clínica do paciente, a faixa etária e o nível de consciência.
D
Após realização da avaliação da dor, se não houver medicação prescrita, não há o que a enfermagem fazer.

Continue navegando