Buscar

Farmacocinética absorção, vias de administração, distribuição, biotransformação e excreção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Farmacocinética: absorção, vias de administração, distribuição, biotransformação e excreção
 ATIVIDADES
1 - A farmacocinética estuda o movimento dos fármacos no organismo humano. Sobre o processo farmacocinético de absorção é CORRETO afirmar que:R: Consiste na passagem do fármaco do local de administração para a corrente circulatória.
O processo de absorção representa a chegada do fármaco à corrente circulatória. Após essa etapa, o fármaco pode ser distribuído para os diferentes tecidos, incluindo o tecido em que terá ação. A via intravenosa consiste na aplicação do fármaco diretamente na corrente circulatória. Portanto, não apresenta o processo de absorção.
2 - A absorção, distribuição e eliminação dos fármacos são processos que dependem da passagem dessas moléculas pelas membranas celulares. Sobre o movimento dos fármacos através das membranas celulares, é possível afirmar:R:  Os fármacos lipossolúveis têm maior facilidade em passar as membranas celulares do que fármacos hidrossolúveis.
A maior parte dos fármacos ultrapassa as membranas celulares através do processo de difusão passiva. Dessa forma, fármacos lipossolúveis têm maior afinidade pela bicamada lipídica, passando mais facilmente pelas membranas. Os fármacos ácidos ou básicos difundem-se mais facilmente pelas membranas quando estão em suas formas conjugadas (sem cargas) e, assim, mais lipofílicas. Dessa forma, fármacos ácidos são mais facilmente absorvidos em ambientes com pH ácido (onde encontram-se majoritariamente na forma conjugada) e fármacos básicos são mais facilmente absorvidos em ambientes com pH básico (onde encontram-se majoritariamente em sua forma conjugada). Fármacos de alto peso molecular têm maior dificuldade em se difundir pelas membranas e utilizam processos como endocitose ou exocitose para entrar ou sair das células, respectivamente.
 3 -A eliminação dos fármacos consiste nos processos de biotransformação e excreção. Sobre esses processos, é CORRETO afirmar que:R; A biotransformação consiste em reações catabólicas e de conjugação que tornam os fármacos mais hidrofílicos.
Para serem mais facilmente eliminadas pela via renal, as moléculas precisam estar hidrofílicas, ou acabam sendo reabsorvidas do túbulo renal para a via circulatória. Assim, os fármacos são biotransformados, principalmente no fígado, para que fiquem mais hidrofílicos e, assim, possam ser mais facilmente eliminados.
4 - A biodisponibilidade consiste na fração do fármaco que chega inalterada à corrente circulatória. Diferentes fatores afetam a biodisponibilidade de um fármaco, como, por exemplo, a sua via de administração. Sobre a biodisponibilidade das vias de administração oral, sublingual e intravenosa, é possível afirmar: R :A via sublingual apresenta maior biodisponibilidade que a via oral e menor biodisponibilidade que a via intravenosa.
A via intravenosa apresenta biodisponibilidade total, pois toda a dose do fármaco é administrada diretamente na corrente sistêmica. A via sublingual consiste na administração do fármaco sob a língua. Nessa via ocorrem perdas do fármaco durante o processo de absorção. Dessa forma, a via sublingual apresenta menor biodisponibilidade do que a via intravenosa. Porém, a via sublingual apresenta maior biodisponibilidade do que a via oral, já que essa é suscetível ao metabolismo de primeira passagem. Na via oral, os fármacos são absorvidos para a circulação porta-hepática. Assim, parte do fármaco já acaba sendo biotransformada ao passar pelo fígado, antes mesmo da sua distribuição.
 5 - A escolha da via de administração de um fármaco depende de diferentes fatores, tais como, as características do fármaco e as necessidades do paciente. Sobre as vias de administração, é CORRETO afirmar que: A via sublingual apresenta a vantagem de poder ser utilizada para administração de fármacos que são inativados pelo pH ácido e enzimas do suco gástrico.
A via oral é a via de administração mais utilizada devido à sua facilidade de autoadministração, relativa segurança e fácil reversão. Contudo, não pode ser utilizada por pacientes desacordados ou nauseados ou, ainda, para fármacos que são degradados pelo suco gástrico. Na via sublingual, o fármaco é absorvido na cavidade bucal. Dessa forma, é uma alternativa para esse tipo de fármaco. A via intravenosa é bastante útil para o uso emergencial do fármaco, contudo, assim como a via intramuscular, exige a aplicação por profissional altamente capacitado. Além disso, como todo o fármaco, é administrado diretamente na corrente circulatória, apresenta maior dificuldade de reversão.

Continue navegando