Logo Passei Direto
Buscar

Atividade 4 (A4) DESAFIO CONTEMPORÂNEOS

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

John Rawls, o autor do clássico tratado Uma Teoria da Justiça (1971), é um filósofo político elusivo e, ao mesmo tempo, onipresente na discussão pública contemporânea. [...] "Uma Teoria da Justiça foi o resultado de um trabalho que ocupou o espírito de Rawls por mais de dez anos. A partir da década de 1950, ele praticamente ficou possuído pela ideia da "justiça como equidade" (justice as fairness) e de como ela poderia ser transmitida não só para as instituições democráticas de uma sociedade liberal como deveriam ser os Estados Unidos, mas também para a construção completa de uma comunidade bem-ordenada"
Considerando os apontamentos acima, indique os pontos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls.
a. Princípio da legalidade, da isonomia e ampla defesa.
b. Universalidade, equidade e integralidade.
c. Liberdade religiosa, restrição de poderes governamentais e acesso à justiça.
d. Garantia de liberdades fundamentais, igualdade de oportunidades e garantia que os menos favorecidos alcancem a cidadania.
e. Liberdade, igualdade e fraternidade.

Ao terminar a II Guerra Mundial, depois da divisão da Alemanha, Berlim também ficou dividida em quatro setores de ocupação: soviético, americano, francês e inglês. As péssimas relações entre os comunistas e os aliados foram crescendo até chegar ao ponto de surgirem duas moedas, dois ideais políticos e, finalmente, duas Alemanhas. [...] A maltratada economia soviética e a florescente Berlim ocidental fizeram com que até 1961 quase 3 milhões de pessoas deixassem para trás a Alemanha Oriental para entrar no capitalismo. [...] foi criada a chamada 'faixa da morte', formada por um fosso, um alambrado, uma avenida pela qual circulavam constantemente veículos militares, sistemas de alarme, armas automáticas, torres de vigilância e patrulhas acompanhadas de cachorros as 24 horas do dia. Tentar escapar era similar a jogar roleta russa com a arma carregada. Ainda assim, foram muitos os que tentaram.
A divisão geopolítica entre capitalismo e socialismo após a Segunda Guerra Mundial, tinha como ponto central e marcante a cidade alemã de Berlim, isto se deve ao fato de:
a. Pelo Portão de Brandemburgo, que havia sido construído na cidade como símbolo da vitória da paz sobre a guerra.
b. Pelo Palácio de Versalhes, que sediou o tratado que acabou com a Segunda Guerra Mundial.
c. Pelo Arco do Triunfo, construído em 1806 em homenagem as vitórias militares de Napoleão Bonaparte.
d. Pelo Muro de Berlim, que dividia a cidade em duas, a República Democrática da Alemanha e a República Federal da Alemanha evitando fugas de moradores.
e. Pelo Monumento do Holocausto, em homenagem aos judeus mortos na guerra.

Noticiários de TV, as manchetes do jornal, os discursos políticos e os tuítes da internet, usados para transmitir focos e escoadouros das ansiedades e dos temores do público, estão atualmente sobrecarregados de referência à crise migratória - que aparentemente estaria afundado a Europa e sinalizado o colapso e a dissolução do modo de vida que conhecemos, praticamos e cultivamos [...]. Para a massa da população, já assombrada pela fragilidade existencial e pela precariedade de sua condição e de suas expectativas sociais, esse influxo sinaliza ainda mais competição pelo mercado de trabalho, uma incerteza mais profunda e chances declinantes de melhoramentos. [...] Estranhos tendem a causar ansiedades por serem diferentes, e assim, assustadoramente imprevisíveis [...] pelo que conhecemos, o influxo maciço de estranhos podem ser o responsável pela destruição das coisas que apreciávamos e a sua intenção é desfigurar ou abolir nosso modo de vida confortavelmente convencional.
Desta forma, pode ser apontado como fatos dos movimentos de diásporas da atualidade:
a. Eclosão de Guerras.
b. Descobrimento de terras ainda não habitáveis.
c. Corrida em busca de minerais preciosos.
d. Aumento do nível dos mares.
e. Envelhecimento da população mundial.

Considerando a dicotomia direito/justiça, tendo o direito como objetivo a concretização do justo (a despeito de poder se afirmar a dificuldade de definição a respeito do que seja o justo), ou seja, a concretização da justiça, é de se salientar que, ao contrário do direito, nem sempre houve uma preocupação ou até mesmo uma definição a respeito do valor "justiça".
Dentro do sistema político econômico que vivemos, o conceito de Justiça Distributiva é importante âncora da:
a. Equidade.
b. Igualdade.
c. Democracia.
d. Justiça Social.
e. Representatividade.

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Apesar de designados constitucionalmente, a aplicação desses objetivos é bastante complexa, forçando a criação de políticas de auxílio. Entre essas políticas podemos citar:
a. Programa Fome Zero.
b. Bolsas de fomento à pesquisa.
c. Proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas.
d. Plano Real.
e. Programa Pastoral da Criança.

A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente. Trata-se do somatório de atos voluntários das organizações que direcionam suas atividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse coletivo e não somente os lucros, uma vez que priorizam o todo.
Podem ser entendidas como ações de responsabilidade social de empresas:
a. Supressão de sindicatos, por conta das boas relações entre patrões e empregados.
b. Crescimento para mercados estrangeiros, buscando atrair cada vez mais novos mercados.
c. Maior exposição aos riscos do mercado, pelo cumprimento das regras.
d. Negativas ao emprego infantil, ao trabalho forçado e garantia de saúde no ambiente de trabalho.
e. Estabilidade de confiança e credibilidade nas decisões tomadas.

A sociedade transnacional manifesta-se pelo intercâmbio comercial, pelos movimentos de pessoas, pelas crenças comuns, pelas organizações que ultrapassam as fronteiras nacionais, pelas cerimônias e competições abertas aos membros de todas as unidades políticas. Ela é tanto mais viva quanto maior é a liberdade de comércio, de movimentação e de comunicação; e quanto mais fortes forem as crenças comuns, mais numerosas serão as organizações não nacionais.
As sociedades transnacionais são um reflexo de nosso tempo, elas podem ser justificadas pela:
a. Comércio restrito a países vizinhos.
b. Negociações econômicas em bolsas físicas.
c. Facilidade de deslocamento no mundo globalizado.
d. Nações com padrões de culturas próximos.
e. Fortalecimento dos estados soberanos.

Em fevereiro de 1968, artistas e intelectuais se uniram e saíram às ruas do Rio de Janeiro para protestar contra o regime militar brasileiro e seu projeto de censura das artes. [...] Em momentos mais amenos, distantes das crises e das eleições, o ativismo estelar é menos polêmico, embora igualmente eficiente. A UNICEF reconheceu o poder de comoção que estas personalidades produzem na divulgação de campanhas humanitárias ao escolhê-las como seus embaixadores.
É comum que artistas, intelectuais e personalidades utilizem de seu prestígio em prol de uma causa, no Brasil isso não é diferente, desta forma, aponte um importante ativista brasileiro e sua importante ação social:
a. Dom Evaristo Arns e sua atuação no Fome Zero.
b. José Francisco Graziano da Silva, e sua Campanha contra Ditadura Militar.
c. Cristiane Torloni e seu ativismo junto à comunidade LGBT.
d. Daniela Mercury e sua atuação em prol da Amazônia.
e. Herbert de Souza, Bentinho e sua Campanha contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Poucas vezes é possível testemunhar um acontecimento e ter certeza que a História com h maiúsculo, está sendo escrita diante dos seus próprios olhos. Este certamente é um desses momentos [...] há poucos dias uma pessoa que tentasse atravessar do outro lado do Muro, de Berlim Oriental para cá, poderia ser fuzilada pelos guardas de fronteira. Hoje isso aqui parece uma rua de pedestres, as pessoas estão comemorando em ritmo de batucada. O Muro de Berlim em si ainda está aqui, mas em espírito ele já desapareceu.
A queda do muro de Berlim é um dos grandes acontecimentos da história das últimas décadas, isto se justifica:
a. Uma vez que a Alemanha se transformou na mais importante economia do planeta.
b. Supressão definitiva de fronteiras entre os países que possuem o mesmo regime político.
c. Em razão da seguida dissolução da União Soviética e a ascensão do capitalismo como modelo econômico único.
d. Pela expansão do socialismo em nações como Cuba e China.
e. Devido a pacificação das relações entre Estados Unidos e União Soviética.

A globalização econômica enseja a formação de um mercado mundial que deve ser objeto de regulamentação multilateral no sentido da liberalização do comércio sem deixar de garantir a aplicação de certas medidas protecionistas. Ao contrário do que se costuma asseverar, o atual processo de globalização impõe uma regulamentação multilateral do comércio internacional, pautada por princípios que militam no sentido da liberalização comercial fazendo certas concessões ao protecionismo.
Os principais afetados por medidas protecionistas no mercado globalizado são:
a. Países periféricos com economias enfraquecidas.
b. Medidas de combate a epidemias internacionais - como estudos para combate ao HIV.
c. Fortalecimento de organismos internacionais como a OMC.
d. Grandes conglomerados econômicos.
e. Os países ricos ao não seguir as orientações do sistema.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

John Rawls, o autor do clássico tratado Uma Teoria da Justiça (1971), é um filósofo político elusivo e, ao mesmo tempo, onipresente na discussão pública contemporânea. [...] "Uma Teoria da Justiça foi o resultado de um trabalho que ocupou o espírito de Rawls por mais de dez anos. A partir da década de 1950, ele praticamente ficou possuído pela ideia da "justiça como equidade" (justice as fairness) e de como ela poderia ser transmitida não só para as instituições democráticas de uma sociedade liberal como deveriam ser os Estados Unidos, mas também para a construção completa de uma comunidade bem-ordenada"
Considerando os apontamentos acima, indique os pontos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls.
a. Princípio da legalidade, da isonomia e ampla defesa.
b. Universalidade, equidade e integralidade.
c. Liberdade religiosa, restrição de poderes governamentais e acesso à justiça.
d. Garantia de liberdades fundamentais, igualdade de oportunidades e garantia que os menos favorecidos alcancem a cidadania.
e. Liberdade, igualdade e fraternidade.

Ao terminar a II Guerra Mundial, depois da divisão da Alemanha, Berlim também ficou dividida em quatro setores de ocupação: soviético, americano, francês e inglês. As péssimas relações entre os comunistas e os aliados foram crescendo até chegar ao ponto de surgirem duas moedas, dois ideais políticos e, finalmente, duas Alemanhas. [...] A maltratada economia soviética e a florescente Berlim ocidental fizeram com que até 1961 quase 3 milhões de pessoas deixassem para trás a Alemanha Oriental para entrar no capitalismo. [...] foi criada a chamada 'faixa da morte', formada por um fosso, um alambrado, uma avenida pela qual circulavam constantemente veículos militares, sistemas de alarme, armas automáticas, torres de vigilância e patrulhas acompanhadas de cachorros as 24 horas do dia. Tentar escapar era similar a jogar roleta russa com a arma carregada. Ainda assim, foram muitos os que tentaram.
A divisão geopolítica entre capitalismo e socialismo após a Segunda Guerra Mundial, tinha como ponto central e marcante a cidade alemã de Berlim, isto se deve ao fato de:
a. Pelo Portão de Brandemburgo, que havia sido construído na cidade como símbolo da vitória da paz sobre a guerra.
b. Pelo Palácio de Versalhes, que sediou o tratado que acabou com a Segunda Guerra Mundial.
c. Pelo Arco do Triunfo, construído em 1806 em homenagem as vitórias militares de Napoleão Bonaparte.
d. Pelo Muro de Berlim, que dividia a cidade em duas, a República Democrática da Alemanha e a República Federal da Alemanha evitando fugas de moradores.
e. Pelo Monumento do Holocausto, em homenagem aos judeus mortos na guerra.

Noticiários de TV, as manchetes do jornal, os discursos políticos e os tuítes da internet, usados para transmitir focos e escoadouros das ansiedades e dos temores do público, estão atualmente sobrecarregados de referência à crise migratória - que aparentemente estaria afundado a Europa e sinalizado o colapso e a dissolução do modo de vida que conhecemos, praticamos e cultivamos [...]. Para a massa da população, já assombrada pela fragilidade existencial e pela precariedade de sua condição e de suas expectativas sociais, esse influxo sinaliza ainda mais competição pelo mercado de trabalho, uma incerteza mais profunda e chances declinantes de melhoramentos. [...] Estranhos tendem a causar ansiedades por serem diferentes, e assim, assustadoramente imprevisíveis [...] pelo que conhecemos, o influxo maciço de estranhos podem ser o responsável pela destruição das coisas que apreciávamos e a sua intenção é desfigurar ou abolir nosso modo de vida confortavelmente convencional.
Desta forma, pode ser apontado como fatos dos movimentos de diásporas da atualidade:
a. Eclosão de Guerras.
b. Descobrimento de terras ainda não habitáveis.
c. Corrida em busca de minerais preciosos.
d. Aumento do nível dos mares.
e. Envelhecimento da população mundial.

Considerando a dicotomia direito/justiça, tendo o direito como objetivo a concretização do justo (a despeito de poder se afirmar a dificuldade de definição a respeito do que seja o justo), ou seja, a concretização da justiça, é de se salientar que, ao contrário do direito, nem sempre houve uma preocupação ou até mesmo uma definição a respeito do valor "justiça".
Dentro do sistema político econômico que vivemos, o conceito de Justiça Distributiva é importante âncora da:
a. Equidade.
b. Igualdade.
c. Democracia.
d. Justiça Social.
e. Representatividade.

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Apesar de designados constitucionalmente, a aplicação desses objetivos é bastante complexa, forçando a criação de políticas de auxílio. Entre essas políticas podemos citar:
a. Programa Fome Zero.
b. Bolsas de fomento à pesquisa.
c. Proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas.
d. Plano Real.
e. Programa Pastoral da Criança.

A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente. Trata-se do somatório de atos voluntários das organizações que direcionam suas atividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse coletivo e não somente os lucros, uma vez que priorizam o todo.
Podem ser entendidas como ações de responsabilidade social de empresas:
a. Supressão de sindicatos, por conta das boas relações entre patrões e empregados.
b. Crescimento para mercados estrangeiros, buscando atrair cada vez mais novos mercados.
c. Maior exposição aos riscos do mercado, pelo cumprimento das regras.
d. Negativas ao emprego infantil, ao trabalho forçado e garantia de saúde no ambiente de trabalho.
e. Estabilidade de confiança e credibilidade nas decisões tomadas.

A sociedade transnacional manifesta-se pelo intercâmbio comercial, pelos movimentos de pessoas, pelas crenças comuns, pelas organizações que ultrapassam as fronteiras nacionais, pelas cerimônias e competições abertas aos membros de todas as unidades políticas. Ela é tanto mais viva quanto maior é a liberdade de comércio, de movimentação e de comunicação; e quanto mais fortes forem as crenças comuns, mais numerosas serão as organizações não nacionais.
As sociedades transnacionais são um reflexo de nosso tempo, elas podem ser justificadas pela:
a. Comércio restrito a países vizinhos.
b. Negociações econômicas em bolsas físicas.
c. Facilidade de deslocamento no mundo globalizado.
d. Nações com padrões de culturas próximos.
e. Fortalecimento dos estados soberanos.

Em fevereiro de 1968, artistas e intelectuais se uniram e saíram às ruas do Rio de Janeiro para protestar contra o regime militar brasileiro e seu projeto de censura das artes. [...] Em momentos mais amenos, distantes das crises e das eleições, o ativismo estelar é menos polêmico, embora igualmente eficiente. A UNICEF reconheceu o poder de comoção que estas personalidades produzem na divulgação de campanhas humanitárias ao escolhê-las como seus embaixadores.
É comum que artistas, intelectuais e personalidades utilizem de seu prestígio em prol de uma causa, no Brasil isso não é diferente, desta forma, aponte um importante ativista brasileiro e sua importante ação social:
a. Dom Evaristo Arns e sua atuação no Fome Zero.
b. José Francisco Graziano da Silva, e sua Campanha contra Ditadura Militar.
c. Cristiane Torloni e seu ativismo junto à comunidade LGBT.
d. Daniela Mercury e sua atuação em prol da Amazônia.
e. Herbert de Souza, Bentinho e sua Campanha contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Poucas vezes é possível testemunhar um acontecimento e ter certeza que a História com h maiúsculo, está sendo escrita diante dos seus próprios olhos. Este certamente é um desses momentos [...] há poucos dias uma pessoa que tentasse atravessar do outro lado do Muro, de Berlim Oriental para cá, poderia ser fuzilada pelos guardas de fronteira. Hoje isso aqui parece uma rua de pedestres, as pessoas estão comemorando em ritmo de batucada. O Muro de Berlim em si ainda está aqui, mas em espírito ele já desapareceu.
A queda do muro de Berlim é um dos grandes acontecimentos da história das últimas décadas, isto se justifica:
a. Uma vez que a Alemanha se transformou na mais importante economia do planeta.
b. Supressão definitiva de fronteiras entre os países que possuem o mesmo regime político.
c. Em razão da seguida dissolução da União Soviética e a ascensão do capitalismo como modelo econômico único.
d. Pela expansão do socialismo em nações como Cuba e China.
e. Devido a pacificação das relações entre Estados Unidos e União Soviética.

A globalização econômica enseja a formação de um mercado mundial que deve ser objeto de regulamentação multilateral no sentido da liberalização do comércio sem deixar de garantir a aplicação de certas medidas protecionistas. Ao contrário do que se costuma asseverar, o atual processo de globalização impõe uma regulamentação multilateral do comércio internacional, pautada por princípios que militam no sentido da liberalização comercial fazendo certas concessões ao protecionismo.
Os principais afetados por medidas protecionistas no mercado globalizado são:
a. Países periféricos com economias enfraquecidas.
b. Medidas de combate a epidemias internacionais - como estudos para combate ao HIV.
c. Fortalecimento de organismos internacionais como a OMC.
d. Grandes conglomerados econômicos.
e. Os países ricos ao não seguir as orientações do sistema.

Prévia do material em texto

Iniciado em sábado, 6 mai 2023, 17:20
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 6 mai 2023, 17:31
Tempo
empregado
10 minutos 31 segundos
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
"John Rawls, o autor do clássico tratado Uma Teoria da Justiça (1971), é um �lósofo político elusivo e, ao mesmo tempo, onipresente na
discussão pública contemporânea. [...] "Uma Teoria da Justiça foi o resultado de um trabalho que ocupou o espírito de Rawls por mais
de dez anos. A partir da década de 1950, ele praticamente �cou possuído pela ideia da "justiça como equidade" (justice as fairness) e de
como ela poderia ser transmitida não só para as instituições democráticas de uma sociedade liberal como deveriam ser os Estados
Unidos, mas também para a construção completa de uma comunidade bem-ordenada"
Fonte: CUNHA, Martin. O que diz "Uma Teoria da Justiça", de John Rawls, que moldou a discussão política atual. Disponível
em:h�ps://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-dizuma-teoria-da-jus�ca-de-john-rawls-que-moldou-a-discussao-poli�ca-atual-cdm84kxulw0k7i765zxy51np8/
Considerando os apontamentos acima, indique os pontos fundamentais da teoria da justiça de John Rawls.
a. Princípio da legalidade, da isonomia e ampla defesa.
b. Universalidade, equidade e integralidade.
c. Liberdade religiosa, restrição de poderes governamentais e acesso à justiça.
d. Garantia de liberdades fundamentais, igualdade de oportunidades e garantia que os menos favorecidos alcancem a
cidadania.

e. Liberdade, igualdade e fraternidade.
"Ao terminar a II Guerra Mundial, depois da divisão da Alemanha, Berlim também �cou dividida em quatro setores de ocupação:
soviético, americano, francês e inglês. As péssimas relações entre os comunistas e os aliados foram crescendo até chegar ao ponto de
surgirem duas moedas, dois ideais políticos e, �nalmente, duas Alemanhas. [...] A maltratada economia soviética e a �orescente Berlim
ocidental �zeram com que até 1961 quase 3 milhões de pessoas deixassem para trás a Alemanha Oriental para entrar no capitalismo.
[...] foi criada a chamada "faixa da morte", formada por um fosso, um alambrado, uma avenida pela qual circulavam constantemente
veículos militares, sistemas de alarme, armas automáticas, torres de vigilância e patrulhas acompanhadas de cachorros as 24 horas do
dia. Tentar escapar era similar a jogar roleta russa com a arma carregada. Ainda assim, foram muitos os que tentaram."
Fonte: Tudo sobre Berlim, disponível em:h�ps://www.tudosobreberlim.com/monumentos-atracoes-berlim
A divisão geopolítica entre capitalismo e socialismo após a Segunda Guerra Mundial, tinha como ponto central e marcante a cidade
alemã de Berlim, isto se deve ao fato de:
a. Pelo Palácio de Versalhes, que sediou o tratado que acabou com a Segunda Guerra Mundial.
b. Pelo Portão de Brandemburgo, que havia sido construído na cidade como símbolo da vitória da paz sobre a guerra.
c. Pelo Muro de Berlim, que dividia a cidade em duas, a República Democrática da Alemanha e a República Federal da
Alemanha evitando fugas de moradores.

d. Pelo Monumento do Holocausto, em homenagem aos judeus mortos na guerra.
e. Pelo Arco do Triunfo, construído em 1806 em homenagem as vitórias militares de Napoleão Bonaparte.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
1 MR 
https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-que-dizuma-teoria-da-justica-de-john-rawls-que-moldou-a-discussao-politica-atual-cdm84kxulw0k7i765zxy51np8/
https://www.tudosobreberlim.com/monumentos-atracoes-berlim
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
"Noticiários de TV, as manchetes do jornal, os discursos políticos e os tuítes da internet, usados para transmitir focos e escoadouros das
ansiedades e dos temores do público, estão atualmente sobrecarregados de referência à crise migratória - que aparentemente estaria
afundado a Europa e sinalizado o colapso e a dissolução do modo de vida que conhecemos, praticamos e cultivamos [...]. Para a massa
da população, já assombrada pela fragilidade existencial e pela precariedade de sua condição e de suas expectativas sociais, esse
in�uxo sinaliza ainda mais competição pelo mercado de trabalho, uma incerteza mais profunda e chances declinantes de
melhoramentos. [...] Estranhos tendem a causar ansiedades por serem diferentes, e assim, assustadoramente imprevisíveis [...] pelo
que conhecemos, o in�uxo maciço de estranhos podem ser o responsável pela destruição das coisas que apreciávamos e a sua
intenção é des�gurar ou abolir nosso modo de vida confortavelmente convencional."
Fonte: BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. 1. Ed. - Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
Desta forma, pode ser apontado como fatos dos movimentos de diásporas da atualidade:
a. Aumento do nível dos mares.
b.  Eclosão de Guerras.
c. Corrida em busca de minerais preciosos.
d. Envelhecimento da população mundial.
e. Descobrimento de terras ainda não habitáveis.
"Considerando  a  dicotomia  direito/justiça,  tendo  o  direito  como  objetivo  a concretização  do  justo  (a  despeito  de poder  se 
a�rmar  a  di�culdade  de  de�nição  a respeito  do  que  seja  o  justo),  ou  seja,  a  concretização  da  justiça,  é  de  se  salientar que, 
ao  contrário  do  direito,  nem  sempre  houve  uma preocupação  ou  até  mesmo uma de�nição a respeito do valor "justiça"."
Fonte: MORAIS, Márcio. O conceito de justiça distributiva no Estado Democrático de Direito. Disponível em:
http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Direito_MoraisME_1.pdf
Dentro do sistema político econômico que vivemos, o conceito de Justiça Distributiva é importante âncora da:
a. Equidade.
b. Igualdade.
c. Democracia.
d. Justiça Social.
e. Representatividade.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
1 MR 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
"Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; I
I - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem
preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."
Fonte: BRASIL, Constituição Federal. 1988.
Apesar de designados constitucionalmente, a aplicação desses objetivos é bastante complexa, forçando a criação de políticas de
auxílio.  Entre essas políticas podemos citar:
a. Programa Fome Zero.
b. Bolsas de fomento à pesquisa.
c. Proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas.
d. Plano Real.
e. Programa Pastoral da Criança.
"A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma
sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente. Trata-se do somatório de atos voluntáriosdas organizações que
direcionam suas atividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse coletivo e não somente os lucros,
uma vez que priorizam o todo."
Fonte: LOURENÇO, Luana. A importância da responsabilidade social nas empresas. Disponível
em:h�ps://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI288883,81042-A+importancia+da+responsabilidade+social+nas+empresas
Podem ser entendidas como ações de responsabilidade social de empresas:
a. Supressão de sindicatos, por conta das boas relações entre patrões e empregados.
b. Crescimento para mercados estrangeiros, buscando atrair cada vez mais novos mercados.
c. Maior exposição aos riscos do mercado, pelo cumprimento das regras.
d. Negativas ao emprego infantil, ao trabalho forçado e garantia de saúde no ambiente de trabalho
e. Estabilidade de con�ança e credibilidade nas decisões tomadas.
"A sociedade transnacional manifesta-se pelo intercâmbio comercial, pelos movimentos de pessoas, pelas crenças comuns, pelas
organizações que ultrapassam as fronteiras nacionais, pelas cerimônias e competições abertas aos membros de todas as unidades
políticas. Ela é tanto mais viva quanto maior é a liberdade de comércio, de movimentação e de comunicação; e quanto mais fortes
forem as crenças comuns, mais numerosas serão as organizações não nacionais" 
Fonte: PETRI, Fernanda. Os efeitos da globalização nos processos de
integração dos blocos econômicos. Disponível em:h�p://coral.ufsm.br/mila/publicacoes/reppilla/edicao02-2006/2006%20%20ar�go%205.pdf
As sociedades transnacionais são um re�exo de nosso tempo, elas podem ser justi�cadas pela:
a. Comércio restrito a países vizinhos.
b. Negociações econômicas em bolsas físicas.
c. Facilidade de deslocamento no mundo globalizado.
d. Nações com padrões de culturas próximos.
e. Fortalecimento dos estados soberanos.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
1 MR 
https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI288883,81042-A+importancia+da+responsabilidade+social+nas+empresas
http://coral.ufsm.br/mila/publicacoes/reppilla/edicao02-2006/2006%20%20artigo%205.pdf
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
“Em fevereiro de 1968, artistas e intelectuais se uniram e saíram às ruas do Rio de Janeiro para protestar contra o regime militar brasileiro e
seu projeto de censura das artes. [...] Em momentos mais amenos, distantes das crises e das eleições, o ativismo estelar é menos polêmico,
embora igualmente eficiente. A UNICEF reconheceu o poder de comoção que estas personalidades produzem na divulgação de campanhas
humanitárias ao escolhê-las como seus embaixadores.”
Fonte: WAIBERG, Jacques. O ativismo das estrelas e a comunicação dissidente. Disponível
em:h�p://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/9847/2/O_a�vismo_das_estrelas_e_a_comunicacao_dissidente.pdf
É comum que artistas, intelectuais e personalidades utilizem de seu prestígio em prol de uma causa, no Brasil isso não é diferente, desta
forma, aponte um importante ativista brasileiro e sua importante ação social:
a. Dom Evaristo Arns e sua atuação no Fome Zero.
b. José Francisco Graziano da Silva, e sua Campanha contra Ditadura Militar.
c. Cristiane Torloni e seu ativismo junto à comunidade LGBT.
d. Daniela Mercury e sua atuação em prol da Amazônia.
e. Herbert de Souza, Bentinho e sua Campanha contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
"Poucas vezes é possível testemunhar um acontecimento e ter certeza que a História com h maiúsculo, está sendo escrita diante dos
seus próprios olhos. Este certamente é um desses momentos [...] há poucos dias uma pessoa que tentasse atravessar do outro lado do
Muro, de Berlim Oriental para cá, poderia ser fuzilada pelos guardas de fronteira. Hoje isso aqui parece uma rua de pedestres, as
pessoas estão comemorando em ritmo de batucada. O Muro de Berlim em si ainda está aqui, mas em espírito ele já desapareceu."
Fonte: MEMORIA GLOBO. Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
A queda do muro de Berlim é um dos grandes acontecimentos da história das últimas décadas, isto se justi�ca:
a. Uma vez que a Alemanha se transformou na mais importante economia do planeta.
b. Supressão de�nitiva de fronteiras entre os países que possuem o mesmo regime político.
c.  Em razão da seguida dissolução da União Soviética e a ascensão do capitalismo como modelo econômico único.
d. Pela expansão do socialismo em nações como Cuba e China.
e. Devido a paci�cação das relações entre Estados Unidos e União Soviética.
"A globalização econômica enseja a formação de um mercado mundial que deve ser objeto de regulamentação multilateral no sentido
da liberalização do comércio sem deixar de garantir a aplicação de certas medidas protecionistas. Ao contrário do que se costuma
asseverar, o atual processo de globalização impõe uma regulamentação multilateral do comércio internacional, pautada por princípios
que militam no sentido da liberalização comercial fazendo certas concessões ao protecionismo."
Fonte: TOMAZZETE, Marlon.  A necessidade de regulamentação multilaretal do comércio internacional: protecionismo x liberalização.
Disponível em:h�ps://www.publicacoes.uniceub.br/prisma/ar�cle/download/1194/1159
Os principais afetados por medidas protecionistas no mercado globalizado são:
a. Medidas de combate a epidemias internacionais - como estudos para combate ao HIV.
b. Países periféricos com economias enfraquecidas.
c. Os países ricos ao não seguir as orientações do sistema.
d. Fortalecimento de organismos internacionais como a OMC.
e. Grandes conglomerados econômicos.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
1 MR 
http://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/9847/2/O_ativismo_das_estrelas_e_a_comunicacao_dissidente.pdf
https://www.publicacoes.uniceub.br/prisma/article/download/1194/1159
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
Minhas Disciplinas Minhas Bibliotecas
1 MR 
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://carreiras.fmu.br/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=236

Mais conteúdos dessa disciplina