Buscar

PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO: 
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
O Planejamento Logístico: Uma Abordagem Estratégica para a Eficiência Operacional
Introdução: 
O planejamento logístico é uma área fundamental para o sucesso de qualquer organização que busca otimizar suas operações e alcançar vantagem competitiva no mercado. Por meio da análise, organização e implementação de atividades relacionadas ao fluxo de materiais, informações e recursos, o planejamento logístico permite uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos. Neste contexto, este artigo tem como objetivo discutir a importância do planejamento logístico, seus principais elementos e como eles controlam para a eficiência operacional das empresas.
Desenvolvimento:
1. Definição e escopo do planejamento logístico:
· Conceitos fundamentais: O que é planejamento logístico e quais são seus principais objetivos.
· Escopo da logística: Abrangência das atividades logísticas e sua interação com outras áreas da empresa.
2. Elementos do planejamento logístico:
· Gestão de estoques: Importância do controle eficiente dos estoques e sua relação com a demanda e os custos.
· Gestão de transporte: Otimização dos modais de transporte e roteirização para garantir a entrega de produtos de forma ágil e econômica.
· Armazenagem e distribuição: Layout de armazéns, gestão de centros de distribuição e estratégias de picking e embalagem.
· Tecnologia e sistemas de informação: Uso de ferramentas tecnológicas para otimizar a coleta, o processamento e o compartilhamento de informações logísticas.
· Parcerias e colaboração: Importância da integração com fornecedores e clientes para o planejamento colaborativo da cadeia de suprimentos.
3. Benefícios do planejamento logístico:
· Redução de custos: Otimização dos recursos e redução de desperdícios ao longo da cadeia de suprimentos.
· Melhoria da eficiência operacional: aumento da produtividade, redução dos tempos de espera e maior agilidade nas operações logísticas.
· Satisfação do cliente: Entrega no prazo, redução de erros e maior visibilidade das informações, proporcionando um serviço de qualidade ao cliente final.
Conclusão: 
O planejamento logístico é um papel crucial na eficiência operacional das organizações, permitindo a integração de processos e a otimização dos recursos ao longo da cadeia de suprimentos. Ao adotar uma abordagem estratégica e investir em tecnologia e parcerias colaborativas, as empresas podem alcançar benefícios alcançados, como redução de custos, melhoria da eficiência e satisfação do cliente. Portanto, é fundamental que as empresas reconheçam a importância do planejamento logístico e incorporem em sua estratégia de negócios.
Bibliografia:
Bowersox, DJ, Closs, DJ e Cooper, MB (2013). Gestão logística da cadeia de suprimentos. Nova York: McGraw-HillChristopher, M. (2016). Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. São Paulo
Lambert, DM, Stock, JR, & Ellram, LM (2011). Fundamentos da gestão logística. Nova York: McGraw-Hill.
Ballou, RH (2017). Gestão Logística Empresarial: Planejamento, Organização e Controle da Cadeia de Suprimentos. Upper Saddle River, NJ: Pearson.
Conselho de Profissionais de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. (2020). Definir e comunicar as profissões de logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Recuperado de https://cscmp.org/CSCMP/Educate/SCM_Definitions_and_Glossary_of_Terms/CSCMP/Educate/Definitions_and_Glossary_of_Supply_Chain_Management_Terms.aspx

Outros materiais