Buscar

Unidade 3 - processos biológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade 3 – Processos Bioquímicos que ocorrem com os lipídios em especial com os ácidos graxos como substrato para as mitocôndrias produzirem energia para a celular.
	Os ácidos graxos são uma importante fonte de energia para as células, especialmente para as mitocôndrias, que são as organelas celulares responsáveis pela produção de energia na forma de ATP (adenosina trifosfato).
	A proteína dos ácidos graxos é um processo complexo e regulado por várias enzimas, incluindo a acil-CoA desidrogenase, a enoil-CoA hidratase, a 3-hidroxial-CoA desidrogenase, e a carnitina palmitoiltransferase.	
Para a geração de energia, moléculas maiores dos alimentos são reduzidas a unidades menores: aminoácidos, glicerol e ácidos graxos. Em uma segunda etapa, ocorre a glicólise. Após esse longo processo, há o terceiro e último estágio, conhecido por "Ciclo de Krebs" ou "Ciclo do Ácido Cítrico" e fosforilação oxidativa, onde mais de 90% de ATP é produzido."
Os ácidos graxos pertencem ao grupo dos ácidos carboxílicos, compostos que apresentam a carboxila, carbono ligado a um oxigênio e a uma hidroxila.
	Apresentam cadeias carbônicas abertas saturadas ou insaturadas, nas quais o número de carbonos pode variar entre 4 e 22 átomos.
	A energia que a célula precisa para se manter operante é gerada em grande parte na mitocôndria, na forma de adenosina trifosfato (ATP). O ATP é um composto que ao ter quebrada uma de suas ligações fosfato gera ADP + P e assim libera energia. 
O processo químico de transporte de ácidos graxos para dentro da mitocôndria, requer primeiro a transformação dos ácidos graxos em acil-CoA. Para entrarem na mitocôndria estes reagem com um aminoácido "especial", a carnitina, liberando a coenzima A, pois a membrana da mitocôndria é impermeável á acil-CoA.
Esse processo de ingestão de gorduras ocorre em três etapas principais: a primeira é a ativação, em que o ácido graxo é ligad a uma molécula transportadora de coenzima A, formando um éster de acil-CoA.
A segunda etapa é a entrada do acil-CoA na mitocôndria através da membrana externa e da membrana interna, na terceira etapa o acil-CoA é oxidado na mitrocôndria através do ciclo de Krebs e da cadeia transportadora de elétrions, produzindo o ATP.
Em resumo, os ácidos graxos são oxidados dentro das mitocondrias para produzir acetil-CoA, que entra no ciclo de Krebs para produzir NADH e FADH2.
Esses compostos são então usados pelo sistema de transporte de elétrons para através da membrana interna da mitocôndria gerar um gradiente de protóns que é usado pela ATP sintase para gerar energia ATP.

Continue navegando