Buscar

PATOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discente: Rafaela Alves Sanches 
PATOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR
1 – Você foi chamado para atender um bovino em decúbito há 5 dias após o parto do bezerro, após os exames e aliado ao histórico você chegou ao diagnóstico de hipocalcemia pós-parto, o que é facilmente revertido com aplicação de cálcio junto ao soro. Após o tratamento na dose correta o animal continua sem conseguir se levantar. 
A) Qual o seu possível diagnóstico para esta situação? 
Síndrome da vaca caída ou necrose isquêmica de grandes músculos dos membros pélvicos, decorrente do decúbito prolongado, associado a hipocalcemia puerperal.
B) Explique qual a patogenia associada a este processo. 
A hipocalcemia resulta em fraqueza muscular profunda e decúbito no gado. Essa fraqueza é primariamente o resultado da interrupção da transmissão neuromuscular, posto que, o peso do corpo do animal em decúbito esternal pode causar isquemia dos músculos peitorais e de quaisquer músculos dos membros anteriores ou posteriores que estejam dobrados sob o corpo.
C) Quais lesões você espera encontrar em uma necropsia que confirmem o seu diagnóstico. 
O aumento da pressão intramuscular durante períodos prolongados de decúbito resulta em palidez muscular localizada (áreas de músculo de cor clara) de necrose secundária da miofibra à diminuição do fluxo sanguíneo causada pela compressão das artérias.
2 – Em um zoológico foi realizado um procedimento de captura e manipulação em um cervo que estava com uma ferida no olho. Após a manipulação animal este, parou de se locomover e não conseguia mais ficar em estação e veio a óbito. 
A) Qual seu diagnóstico? 
Miopatia de captura, síndrome produzida no processo de contenção, manuseio e transporte de animais selvagens em que o estresse envolvido é a principal causa.
B) Quais achados você espera encontrar na necropsia? 
O músculo afetado vai ter uma coloração mais clara e aparência seca. Necrose de grandes segmentos do músculo.
3 – O proprietário de um cão procura você na clínica, e relata que o seu animal um cão fêmea, da raça Dachshund de 8 anos, começou a apresentar dificuldade de locomoção e paralisia de membros posteriores após pular de cima da cama. 
A) Quais seus 2 possíveis diagnósticos? 
Degeneração do disco intervertebral, hernia de disco, ou talvez um trauma por conta da queda que leva a um quadro de fratura ou luxação na coluna vertebral.
B) Qual a epidemiologia e patogenia envolvidas nesta doença?
A raça Dachshund tem uma condição genética chamada condrodistrofia, que significa desordem da cartilagem e causa desenvolvimento ósseo anormal durante o crescimento do filhote para adulto. Os ossos longos do corpo são os mais afetados, e isso cria um cão com membros curtos. Os discos da coluna vertebral de um cão são cercados por uma cápsula fibrosa e têm gel no interior. No entanto, com a idade, os discos tornam-se mais fibrosos, perdem água e calcificam-se. As regiões cervical e lombar possuem vertebras maiores e mais largas, o que permite movimentos mais amplos. Já na região torácica as vertebras são mais estreitas, o que faz com que essa região seja responsável por 70% dos casos da Doença do Disco Intervertebral, mais conhecida como Hérnia de Disco. Os cães são os mais acometidos, no caso dos Dachshunds, aos dois anos de idade, 90% dos discos apresentam-se degenerados. Por volta dos 6 a 7 anos, 100% dos discos estão degenerados e 75% sofreram inchaço ou protrusão, causando ou não sintomas neurológicos e possibilidade de extrusão (ruptura) do disco.
C) Quais exames e o que você visualizaria neles para confirmar seu diagnóstico?
Radiografia da coluna e mielografia são alguns dos exames importantes a serem realizados. Deve-se avaliar o aumento de volume na superfície em contato com a medula espinhal, já que o disco protuiu e formou uma massa. Com a mielografia, o contraste é injetado no canal medular da coluna e a imagem permite avaliar se está havendo avanço da compressão da região. Também, uma tomografia ou ressonância magnética seria ideal para determinar o local e a gravidade de lesão na medula.

Outros materiais