Buscar

FÓRUM 3 - Tétano

Prévia do material em texto

FÓRUM – SEMANA 3
TÉTANO
1. O Tétano pode matar? Por quê?	
O tétano é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Clostridium tetani que produz toxinas capazes de induzir a contração muscular involuntária, grave e não contagiosa. Essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e de seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele, pelas quais o microrganismo possa penetrar, provocando o tétano acidental. O tétano pode sim levar a morte, uma vez que ele pode provocar complicações sérias como fraturas ósseas, devido aos espasmos musculares, incapacidade de ventilar e até mesmo parada respiratória, pois leva a hiperexcitabilidade do sistema nervoso central.
2. Tétano Neonatal - como podemos evitar esta patologia?
O tétano neonatal ocorre a partir da falta de prevenção com a imunização durante o período de gestação associada a má esterilização do material cirúrgico utilizado durante o parto. Dessa maneira, essa patologia inicia a parir do coto do cordão umbilical impropriamente limpo, em crianças nascidas de mães imunizadas de forma inadequada. Sendo assim, o tétano neonatal pode ser evitado por meio da imunização da gestante sendo administrado três doses da vacina antitetânica se ainda não as tiver. Caso tenha, um reforço é necessário caso tenha mais que 5 anos de sua imunização. Já o neonato, por sua vez garante a imunização em torno de 2 meses, conferida pela vacinação adequada da mãe, pois filhos de mães vacinadas apresentam imunidade passiva e transitória até dois meses de vida. A imunidade passiva, por meio do soro antitetânico (SAT), dura em média duas semanas e pela imunoglobulina humana antitetânica (IGHAT) cerca de três semanas. 
REFERÊNCIAS:
RODRIGUES, Gabriela Meira; CARMO, Lucicleide Jesus; NETA, Olaís Rabelo. INFORMATIVO SOBRE O TÉTANO NEONATAL: REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA. Revista Liberum accessum, v. 1, n. 2, p. 27-32, 2020.
BRASIL, Ministério da Saúde. Tétano neonatal. < https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/tetano-neonatal#:~:text=Preven%C3%A7%C3%A3o,fundamentais%20na%20preven%C3%A7%C3%A3o%20da%20doen%C3%A7a.> Acessado em 23 de fevereiro de 2023.

Continue navegando