Buscar

Algumas atitudes diárias podem garantir o retorno dos resíduos plásticos em novos produtos para o dia a dia

Prévia do material em texto

Algumas atitudes diárias podem garantir o retorno dos resíduos plásticos em novos produtos para o dia a dia. Começando pela Coleta Seletiva, que é um método de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados pelas pessoas que produzem esses resíduos. Estes materiais são encaminhados às cooperativas de catadores, são separados, limpos e comercializados com os recicladores que realizarão o processo de reciclagem, transformando-os em matéria-prima reciclada pronta para originar novos produtos plásticos, dentro do contexto da economia circular. Hoje, há diversos programas de coleta seletiva desenvolvidos por prefeituras, empresas privadas, públicas, universidades, condomínios, escolas etc.
Durante uma semana eu e minha família separamos diversos materiais de plásticos recicláveis. Sendo eles, duas garrafas de polietileno (PET), três garrafas de detergente e duas tampas de garrafas compostos de polietileno de alta densidade (PAAD), quinze sacolas de polietileno de baixa densidade (PEBD), cinco embalagens para alimentos de polipropileno (PP), doze embalagens de iogurte de poliestireno (PS).
Considerando cada tipo de plásticos utilizados durante uma semana, em um mês seriam gastos oito embalagens de PET, 20 embalagens de PAAD, 60 embalagens de PEBD, 20 embalagens de PP e 48 embalagens de PS. Sendo assim em um ano seriam consumidas 96 embalagens de PET, 240 de PAAD, 720 de PEBD, 240 de PP e 576 de PS.
As duas embalagens mais consumidas foram o poliestireno (PS) e o polietileno de baixa densidade (PEBD). O PS é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno (vinil benzeno). Essa polimerização acontece com aquecimento de uma suspensão em água e utilizando-se peróxidos para iniciar a reação, é um polímero sintético de adição versátil. 
O Polietileno (PE), também chamado de Polieteno, é um polímero obtido pela polimerização do eteno e constituído apenas de hidrogênio de carbono. É o polímero mais simples e mais barato do mercado devido à sua alta produção mundial. Os Polietilenos são polímeros parcialmente cristalinos e flexíveis, inertes frente à maioria dos produtos químicos comuns devido à natureza parafínica, o alto peso molecular e a estrutura parcialmente cristalina. Polietileno de Baixa Densidade é um polímero com alto grau de ramificações, menor cristalinidade (entre 40% e 60%), massa molar de 20.000 g/mol a 45.000 g/mol. É a versão mais leve e flexível do Polietileno, comumente aplicado na produção de embalagens industriais, agrícolas e alimentícias.
Considerando todos os tipos de embalagens plásticas separadas que podem ser vendidas em um mês pode-se ter um ganho aproximado de até dez reais.
O teste de flutuabilidade é uma das maneiras que um transformador ou reciclador consegue identificar a densidade do plástico conforme apresentado na aula. Ao adicionar o plástico na proveta pode-se observar o deslocamento de água e com isso se calcular a densidade. Em um Becker maior foi possível observar a variação de densidade entre todos os tipos de plásticos. Dessa forma pode ser possível fazer a separação de grandes quantidades de plásticos através da diferença de densidade. A densidade do plástico é uma característica muito importante para definir suas aplicações, os processos de produção e a forma ideal de reciclagem. De forma simples, qualquer material que apresenta densidade maior que 1 g/cm³ (que é a densidade da água) flutua na água. O restante decanta. Entender a densidade é fundamental para facilitar na hora da reciclagem dos resíduos plásticos pós-consumo. Os transformadores e recicladores têm dificuldades neste momento, pois muitos materiais se encontram misturados. É preciso separar os diferentes tipos de plásticos, pois alguns são incompatíveis entre si. Quando se baseiam em características físicas, como a densidade, e de degradação térmica dos plásticos, conseguem segmentar os materiais.

Continue navegando