Buscar

Matriciamento e Saúde Mental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATRICIAMENTO
-> Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
-> As equipes de saúde da família funcionam como equipes de referência interdisciplinares, atuando com uma responsabilidade sanitária que inclui o cuidado longitudinal, além do atendimento especializado que realizam concomitantemente a equipe de apoio matricial.
Matriciamento não é:
· Encaminhamento ao especialista
· Atendimento individual pelo profissional de saúde
· Intervenção psicossocial coletiva realizado apenas pelo profissional de saúde mental
-> O matriciamento deve proporcionar a retaguarda especializada da assistência, assim como um suporte técnico-pedagógico, um vínculo interpessoal e o apoio institucional no processo de construção coletiva de projetos terapêuticos junto a população. 
Quando solicitar um matriciamento?:
· Nos casos em que a equipe de referência sente a necessidade do apoio da saúde para abordar e conduzir um caso que exige, por exemplo, esclarecimento diagnóstico, estruturação de um processo terapêutico e abordagem da família
· Quando se necessita de suporte para realizar intervenções psicossociais específicas da atenção primária, como os grupos de pacientes com transtornos mentais
· Para integração do nível especializado com a atenção primária no tratamento de pacientes como transtornos mentais, como, por exemplo, para apoiar na adesão ao projeto terapêutico de pacientes com transtornos mentais graves 
· Quando a equipe de referência sente a necessidade de apoio para resolver problemas relativos ao desempenho de suas tarefas, como, por exemplo, dificuldade nas relações pessoais ou nas situações especialmente difíceis encontradas no trabalho diário
O que é CAPS?:
-> Centro de atenção psicossocial
O tipo de atendimento realizado pelos CAPS tem perspectiva do modelo de saúde ampliada, abandonando a visão de saúde como ausência de doença, na qual a atenção à saúde se voltava para um modelo biomédico, ou curativista, ou positivista. Era um jeito de perceber o sujeito fragmentado, em quem a forma de cuidado era estritamente biológico, ao mecanismo de cura e agente causador da doença, privilegiando os sinais e sintomas e o uso de medicações.
Tipos de CAPS
· Caps I: oferecem atendimento a municípios com população 20-50mil habitantes, tendo uma equipe mínima de 9 profissionais de nível médio e superior. O foco são usuários adultos com transtornos mentais graves e persistentes, transtornos decorrentes do uso de álcool ou outras drogas. 
· Caps II: oferecem atendimentos a municípios com mais de 50 mil habitantes. O público alvo são adultos com transtornos mentais persistentes.
· Caps III: são caracterizados por serem os serviços de maior porte da rede. Oferecem atendimentos a municípios com mais de 200 mil habitantes. Tem como público alvo pessoas com transtornos mentais persistentes de diferentes faixas etárias. 
· Capsi: é especializado para atender crianças e adolescentes com transtornos mentais.
· Capsad: focam o atendimento em pessoas que utilizam o álcool de maneira prejudicial e outras drogas.
Núcleo de apoio a família – NASF
-> O trabalho do NASF é orientado pelo referencial teórico-metodológico do apoio matricial. O apoio matricial no NASF para ESF se materializa por meio do compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os profissionais, bem como da articulação pactuada de intervenções, levando em conta a clareza das responsabilizações comuns e as específicas da equipe de APS.
-> O NASF tem como objetivo aumentar a resolutividade e a qualidade da atenção básica, ampliando o repertório de ações da atenção básica, a capacidade de cuidado de cada profissional e o acesso da população a ofertas mais abrangentes e próximas as suas necessidades.
-> Poderão compor o NASF: professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social, psicólogo, ginecologista, veterinário.
Projeto terapêutico singular – PTS
-> O PTS, pactua com o que há de inovador na reforma psiquiátrica. Ele é um movimento de coprodução e de cogestão do processo terapêutico de um sujeito individual ou coletivo, resultante da discussão de todos os envolvidos.
-> O PTS é um dos principais instrumentos de trabalho interdisciplinar dos CAPS, pois possibilitam o trabalho colaborativo entre equipe, paciente e família. Além do mais, permite também o desenvolvimento da autonomia e do empoderamento do usuário e sua família.
Como deve ser elaborado o PTS?
· O PTS deve ser centrado no usuário, em todas as suas necessidades e contextos, e ser reavaliado periodicamente
· Propor a adoção de alguns eixos norteadores: a centralidade na pessoa ou família, a parceria entre equipe e usuário, articulação dos recursos do território nas ações executadas
· A construção compartilhada e a definição de metas com duração previamente acordada
· Para a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde, o PTS deve compreender: a elaboração do diagnóstico, a definição de metas e a responsabilização de todos os sujeitos envolvidos na sua execução e constante avaliação

Outros materiais