Buscar

ATIVIDADE 2 REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REPRODUÇÃO ASSISTIDA
1) Ao longo da história muito se discutiu sobre o papel de homens e mulheres no processo de fecundação. Muitas medidas pouco científicas eram usadas na idade média para produzir cavalos mais resistentes na guerra, contudo somente no século XVIII descobriu-se que as mulheres possuíam “ovos”. O registro do processo de inseminação artificial passou a ser de grande valia para o desenvolvimento da técnica e o compartilhamento de informações. O monge Lázaro Spalanzani realizou a primeira inseminação artificial registrada.
Assinale a afirmativa que explica o procedimento.
RESPOSTA CORRETA: Introduziu sêmen de um cão macho no trato reprodutor de um cão fêmea, comprovando que pode haver fertilização sem a presença física de um macho.
2) Os protocolos desenvolvidos em um laboratório de reprodução assistida devem ser seguidos com rigor, afinal, estamos falando em produção de embriões que realizarão o sonho de gerar uma criança. As verificações precisam ser constantes, com valores de referência e um Manual de Procedimentos completo e de fácil acesso. Quanto maior o controle, maior a possibilidade de sucesso.
Marque a alternativa correta quanto às averiguações que devem ser regularmente realizadas.
RESPOSTA CORRETA: No Brasil, é obrigatório que as amostras sejam registradas por uma sequência alfanumérica para evitar coincidências com homônimos.
3) O controle de qualidade em instituições de saúde, independentemente da natureza clínica, envolve não só o cuidado com as pessoas, mas também o investimento em tecnologia e mão de obra especializada para que elevados padrões de eficiência sejam alcançados. O controle de qualidade em reprodução assistida preza pela minimização dos riscos e aumento do sucesso dos procedimentos.
Para o aumento da eficiência, o controle de qualidade precisa prezar pela(o):
RESPOSTA CORRETA: presença do embriologista, do médico especialista e de anestesista no processo de coleta dos óvulos.
4) Sabemos que, no Brasil, a técnica de reprodução assistida e as pesquisas a ela relacionadas vêm evoluindo muito nos últimos anos, contudo a definição de regras e direcionamentos ainda é falha. Na falta de uma legislação definitiva, o Conselho Federal de Medicina (CFM), através de suas resoluções, adota as normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida.
Quanto à Resolução 2.294, de 27 de maio de 2021 publicado pelo CFM, podemos afirmar que:
RESPOSTA CORRETA: no momento da criopreservação, os pacientes devem manifestar sua vontade, por escrito, quanto à doação dos embriões em caso de divórcio ou falecimento do cônjuge.
5) Após o sucesso da clonagem da ovelha Dolly, feita pela empresa PPL Therapeutics na Escócia, a EMBRABA, em 2001, conseguiu clonar a bezerra Vitória. Enquanto Dolly é o clone advindo de células mamárias de um animal adulto, Vitória foi clonada a partir de células de um embrião de 5 dias, transferidas de maneira clássica. Vitória nasceu saudável, viveu 10 anos e teve 2 filhos concebidos de maneira natural.
Assinale as diferenças básicas ente os processos que deram origem a Dolly e a Vitória.
RESPOSTA CORRETA: A ovelha Dolly foi clonada a partir de uma célula já adulta, enquanto o bezerro Vitória, foi resultado da implantação do clone de um embrião.
6) O primeiro marco do desenvolvimento da reprodução assistida no Brasil foi a fundação, em 1947, da Sociedade Brasileira de Esterilidade (SBE), com objetivo de estimular o estudo e incentivar a criação de clínicas e serviços médicos. O primeiro caso de sucesso de FIV no Brasil, foi apenas em 1984, quando uma mulher que se casou pela segunda vez, e mesmo tendo feito laqueadura de trompas, teve uma menina através da FIV. 
Marque a alternativa que explica como foi possível a mulher engravidar mesmo já tendo sido esterilizada através da laqueadura de trompas.
RESPOSTA CORRETA: A laqueadura de trompas não impede a produção de óvulos, apenas sua passagem do ovário para o útero, impedindo, assim, seu encontro com o espermatozoide.
7) A primeira “bebê de proveta” do mundo nasceu em 1978 nos Estados Unidos e foi concebida artificialmente pelo método de fertilização in vitro, pois sua mãe tinha obstrução tubária. Essa enfermidade impede que o óvulo seja transportado do ovário até o útero, impedindo o encontro com o espermatozoide. Louise nasceu saudável e hoje em dia é mãe de 2 filhos, também saudáveis.
Sobre o procedimento realizado em 1978 podemos afirmar que:
RESPOSTA CORRETA: os óvulos da mãe de Louise foram coletados por laparoscopia.
8) O grande desafio para os laboratórios de reprodução assistida é conseguir recriar, da forma mais natural possível, um ambiente externo ao organismo. Para isso, é essencial o investimento em equipamentos de ponta, treinamento de uma equipe especializada, uma organização que siga protocolos rígidos de funcionamento e limpeza e um controle de qualidade que mantenha os padrões e corrija as falhas do processo.
Quanto ao tamanho e à localização de um laboratório de reprodução assistida, marque a afirmação correta.
RESPOSTA CORRETA: O laboratório de reprodução assistida deve possuir janela de comunicação pass through entre as salas.
9) O impacto de tudo o que ocorre dentro de um laboratório de reprodução assistida é medido pela taxa de sucesso em seus procedimentos. Para garantir a segurança e a replicabilidade dos métodos, é preciso um controle de qualidade contínuo de todos os setores dentro do laboratório. O manual de procedimentos de um laboratório deve dar orientações quanto à vestimenta da equipe, lavagem de vidraria, lavagem de mãos, higienização dos ambientes, além de temperaturas e umidades ideais.
Assinale a alternativa correta sobre o que podemos afirmar quanto à limpeza dos materiais e do ambiente antes, durante e após os procedimentos de FIV.
RESPOSTA CORRETA: Antes deve-se passar um pano com solução de amina quaternária em todas as superfícies.
10) A fertilização in vitro é uma técnica que consiste em fecundar um óvulo com um espermatozoide dentro de um laboratório. Por ser um processo extracorpóreo, permite a observação dos embriões até que possa ser transferido para o útero. O início do processo ocorre com a estimulação ovariana da mulher com o uso de hormônios, em seguida, os óvulos produzidos são colhidos e fertilizados pelo espermatozoide em laboratório. A técnica de FIV pode ser dividida em FIV clássica e FIV com injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).
Analise as afirmativas a seguir.
I. Na FIV clássica os óvulos e os espermatozoides coletados são colocados juntos em uma placa com meio de cultura para que a fecundação ocorra de maneira natural;
II. A taxa de sucesso na gravidez inicial é maior com a técnica de ICSI quando comparada com a FIV clássica;
III. A FIV clássica não precisa de mais do que 1 ciclo para que haja sucesso na gravidez;
IV. A FIV com ICSI é uma técnica que possibilita que homens com oligospermia, astenospermia e teratospermia possam ter filhos, pois apenas 1 espermatozoide é necessário para a fecundação;
V. A técnica de FIV com ICSI ocorre em laboratório, através da injeção de um espermatozoide em um óvulo com o auxílio de um microscópio acoplado a um micromanipulador.
Está correto o que se afirma em: I, IV e V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando